Como apresentar cão grande(e bruto) a cadela pequena (bebé)?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Olá.
Tenho em casa dos meus pais, o Yuki, Dalmata, macho e com 10 anos. E tenho agora a Cavalier com 2 meses.
Preciso de apresentar 1 ao outro.
O Yuki é tipo "guarda" e pouco sociável com outros 4 patas. E sim, brutinho, às x mesmo connosco mas é o jeito dele de ser grande!
O Veterinário, que já conhece ambos, diz para aos poucos ir mostrando a cachorra ao Yuki, mas dar-lhe mais importância e festas a ele.
Ora bem... aqui quem está a errar devo ser eu...
Então à pouco, depois do jantar do yuki (deveria estar calmo!) e depois da sesta da pequena, prendi o grande e levei o pequeno, depois de já ter dado a cheirar o cheiro dela em mim, várias vezes, sem ela. Ok, levei-a ao colo, mas estava a falar com ele! E assim mto no limite da corrente, deixei-o cheirar o rabito dela. E ia falando com ele e ofereci um biscoito.
Ora, ele n quis saber de biscoito nenhum (inédito!) e se pudesse tinha travado conhecimento com os dentes!!!!
Mas como é que eu consigo dar atenção e mimos ao Yuki, se ele está cego e absolutamente centrado na cadela???? Nem me vê. Nem ao biscoito! Eu sei que ela estava ao meu colo, mas se a meter no chão, ele dá puxões à corrente a pontos de eu ficar com medo que se consiga soltar!!!!
Têm que me ajudar!!
Qual é a forma correcta de fazer isto?
Tenho em casa dos meus pais, o Yuki, Dalmata, macho e com 10 anos. E tenho agora a Cavalier com 2 meses.
O Yuki é tipo "guarda" e pouco sociável com outros 4 patas. E sim, brutinho, às x mesmo connosco mas é o jeito dele de ser grande!
O Veterinário, que já conhece ambos, diz para aos poucos ir mostrando a cachorra ao Yuki, mas dar-lhe mais importância e festas a ele.
Então à pouco, depois do jantar do yuki (deveria estar calmo!) e depois da sesta da pequena, prendi o grande e levei o pequeno, depois de já ter dado a cheirar o cheiro dela em mim, várias vezes, sem ela. Ok, levei-a ao colo, mas estava a falar com ele! E assim mto no limite da corrente, deixei-o cheirar o rabito dela. E ia falando com ele e ofereci um biscoito.
Ora, ele n quis saber de biscoito nenhum (inédito!) e se pudesse tinha travado conhecimento com os dentes!!!!
Mas como é que eu consigo dar atenção e mimos ao Yuki, se ele está cego e absolutamente centrado na cadela???? Nem me vê. Nem ao biscoito! Eu sei que ela estava ao meu colo, mas se a meter no chão, ele dá puxões à corrente a pontos de eu ficar com medo que se consiga soltar!!!!
Têm que me ajudar!!
Para já, comece por libertá-lo da corrente. E depois ponha a cachorra no chão e deixe-o chegar-se e cheirá-la. Fique atenta, para poder intervir no caso de haver algum despropósito do grande, mas deixe-os entenderem-se e não interfira: o grande sabe que se trata de uma cachorrinha bebé, e esta tem de aprender a relacionar-se com os outros. Se ele lhe fizer alguma coisa a mais, ela própria se defenderá, ganindo e pedindo colo à dona.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Bolas!!!LuluB Escreveu:Para já, comece por libertá-lo da corrente. E depois ponha a cachorra no chão e deixe-o chegar-se e cheirá-la. Fique atenta, para poder intervir no caso de haver algum despropósito do grande, mas deixe-os entenderem-se e não interfira: o grande sabe que se trata de uma cachorrinha bebé, e esta tem de aprender a relacionar-se com os outros. Se ele lhe fizer alguma coisa a mais, ela própria se defenderá, ganindo e pedindo colo à dona.

Que medo!
Ela ainda não tem tamanho sequer de 1 gato, acho que vou esperar mais 1 pouco p fazer isso... Tenho medo que lhe pegue e dê 2 safanões no pescoço....
O Yuki, de seu lado, resolveu montar guarda à porta, mais uma vez com obstinação!
Acho que enquanto não perder este "interesse excessivo" nada feito. Pode demorar uns dias mas acabará por se habituar ao "cheiro estranho" ainda que do outro lado da porta... digo eu...
Se bem q tb pode ficar mais ciumento... Que coisa...
Quanto mais defender a cachorra do cão grande, pior será o primeiro contacto. Vá por mim, ambos sabem como se conhecer.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm
se o dalmata tem um historial de ser "abrutalhado" e pouco sociavel penso que deveria aguardar algum tempo mais, a cachorra é muito novinha e qualquer dentada bem assente pode ser o fim dela.
eu não arriscava um contacto directo de momento.
p.s: as correntes não ajudam, aumentam a ansiedade e o stress do animal. é contra producente.
ele deve estar relaxado, cansado e receptivo... a corrente anula todas estas condicionantes.
soltar o dalmata de forma permanente seria muito bom, ele já é senior... merece
boa sorte!
eu não arriscava um contacto directo de momento.
p.s: as correntes não ajudam, aumentam a ansiedade e o stress do animal. é contra producente.
ele deve estar relaxado, cansado e receptivo... a corrente anula todas estas condicionantes.
soltar o dalmata de forma permanente seria muito bom, ele já é senior... merece

boa sorte!
An ye harm none, do what ye will
Prender o Yuki não ajuda nada, é normal que ele esteja cheio de curiosidade, não se mostre tão apreensiva, o Yuki percebe e pensa que tem motivos para ficar também apreensivo. Para se sentir mais confiante deixe o Yuki com a coleira posta, mas sem estar preso, assim se ele abusar é mais fácil puxá-lo para trás.
Se acha que estando o Yuki solto a coisa pode correr mal, terá que fazer as apresentações na rua, em território neutro, aí o Yuki já não estranhará andar de trela.
Se acha que estando o Yuki solto a coisa pode correr mal, terá que fazer as apresentações na rua, em território neutro, aí o Yuki já não estranhará andar de trela.
-
- Membro Veterano
o local do proximo contacto não vai ser preponderante para a reacção do pintas (penso), ele está já perfeitamente ciente da presença da cachorra em casa.
soltá-lo isso sim, pode e vai garantidamente deixá-lo muito mais sereno para a poder aceitar e a partir daqui definir-se hierarquicamente perante a nova companheira.
dalmatas machos ( inteiro muito provalvelmente ) com mau feitio, não são o melhor amigo de um cachorrinho tão novo. é dar tempo ao tempo
soltá-lo isso sim, pode e vai garantidamente deixá-lo muito mais sereno para a poder aceitar e a partir daqui definir-se hierarquicamente perante a nova companheira.
dalmatas machos ( inteiro muito provalvelmente ) com mau feitio, não são o melhor amigo de um cachorrinho tão novo. é dar tempo ao tempo

Provavelmente já não faz diferença, a não ser pela questão de o ter controlado com trela num local onde ele está habituado a andar de trela. Mas estou a supor que o cão está habituado a passear na rua com trela e que não está acorrentado em casa, não sei se é o caso...Netherwing Escreveu:o local do proximo contacto não vai ser preponderante para a reacção do pintas (penso), ele está já perfeitamente ciente da presença da cachorra em casa.
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Netherwing Escreveu: soltar o dalmata de forma permanente seria muito bom, ele já é senior... merece
Ele anda sempre solto! Só n anda mais pq n aprendeu a não fugir quando entramos e saímos com os carros. É nesta altura que o prendemos.
boa sorte!
O meu receio é realmente fundamentado. Ele é muito abrutalhado. E na rua n é melhor, com os outros cães. É aquela história da atitude. Eu fico calma, n tenho medo, apenas evito que ele se chegue aos outros cães, que por vezes só vêem para lhe dar 1 cheirada, mas ele é tipo rambo e lança-se!!!! E os outros reagem, como é normal. Mas n tenho medo, pq se as coisas correrem mal, solto a trela e eles que se entendam. Em 10 anos isto nunca foi necessário, mas é por isto que n tenho medo!Acena Escreveu:Prender o Yuki não ajuda nada, é normal que ele esteja cheio de curiosidade, não se mostre tão apreensiva, o Yuki percebe e pensa que tem motivos para ficar também apreensivo. Para se sentir mais confiante deixe o Yuki com a coleira posta, mas sem estar preso, assim se ele abusar é mais fácil puxá-lo para trás.
Em casa... como sugerem, ele dá puxões e tem mesmo mta força. Para terem 1 ideia, há uns 2 anos, n fiquei os pés no chão na altura certa, durante 1 caminhada vimos a minha mãe... e eu lá fui de rojo!!!! E olhem que eu n sou meia-leca!
Portanto, em casa e solto, se ele se lançar, nem sempre é garantido que eu lhe consiga deitar a mão. Hoje está mais calmo, mas ainda vigilante à porta! Sei que quanto mais tempo passa, maiores são os níveis de ansiedade, a menos que espere tempo suficiente para que ele se adapte.
Muito inteiro!Netherwing Escreveu: dalmatas machos ( inteiro muito provalvelmente ) com mau feitio, não são o melhor amigo de um cachorrinho tão novo. é dar tempo ao tempo
LOL
Ah, e outro detalhe! Ela é cão de casa e ele cão de rua. Raras vezes se lhe dá acesso a que fique 1 pouco pela cozinha. Normalmente sou eu que o faço à noite, de inverno e por pouco tempo! Ela ter o espaço que ele sempre quis, tb não deve facilitar!
Acho que vou usar o biscoito como barômetro. Hoje ainda n quis a guloseima dele, por estar fincado na porta!
Última edição por srYuki em sexta set 30, 2011 10:35 am, editado 2 vezes no total.
Acho que o que está a negrito e sublinhado é que é o cento da questão!![/u]srYuki Escreveu:Olá.
Têm que me ajudar!!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Entendi tudo. Medo. Puxões. Corrente.kittten Escreveu:Acho que o que está a negrito e sublinhado é que é o cento da questão!![/u]srYuki Escreveu:Olá.
ele dá puxões à corrente a pontos de eu ficar com medo que se consiga soltar!!!!
Têm que me ajudar!!
(suspiro)

Vamos ver o cão adulto não lhe obedece? Ou melhor a quem é que o adulto obedece? Deverá ser essa pessoa a apresentar a cachorra.
O adulto preso pelo pescoço terá sempre tendência a ser agressivo, garanto que se me prendessem pelo pescoço eu iria até ao limite da corrente até morder!!!
O adulto preso pelo pescoço terá sempre tendência a ser agressivo, garanto que se me prendessem pelo pescoço eu iria até ao limite da corrente até morder!!!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
se ele vive fora e ela dentro, se ele não tem acesso à casa ( por motivos que não irei sequer tentar conhecer ), então vou fazer a questão básica:
Qual o interesse de os juntar?
se não vão partilhar um espaço comum ( talvez so o quintal por curtos periodos ) nunca serão unidos.
ele vai ficar a ve-la no quentinho enquanto chove, verdade?!
não há milagres. Ou vivem juntos e têm alguma chance de se entenderem ou vivem em realidades distintas e sendo ele um animal com dez anos, não haverá grandes mudanças de atitude.
Ele pode não saber exprimir-se mas está perfeitamente ciente dum outro cão a viver dentro de casa dos donos.... da casa que ele sempre assumiu como dele... e na qual não pode entrar!!
sem chance, ele não a vai aceitar.
Qual o interesse de os juntar?
se não vão partilhar um espaço comum ( talvez so o quintal por curtos periodos ) nunca serão unidos.
ele vai ficar a ve-la no quentinho enquanto chove, verdade?!
não há milagres. Ou vivem juntos e têm alguma chance de se entenderem ou vivem em realidades distintas e sendo ele um animal com dez anos, não haverá grandes mudanças de atitude.
Ele pode não saber exprimir-se mas está perfeitamente ciente dum outro cão a viver dentro de casa dos donos.... da casa que ele sempre assumiu como dele... e na qual não pode entrar!!
sem chance, ele não a vai aceitar.