Como apresentar cão grande(e bruto) a cadela pequena (bebé)?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta set 30, 2011 10:47 am

Ora então vamos por partes.
kittten Escreveu:Vamos ver o cão adulto não lhe obedece? Ou melhor a quem é que o adulto obedece? Deverá ser essa pessoa a apresentar a cachorra.
O Yuki tem alguns problemas de comportamento. Ele está em casa dos meus pais e sou eu que o treino. Mas, só aos fins de semana.

Tem cerca de 400-500 m2 de jardim para correr e dominar, pelo que não vai à rua tanto quanto seria desejável, pelo que tenho visto no domador de cães.

E por vezes tem dúvidas se é ele o líder ou se sou eu.
Não, n é totalmente submisso, de facto. Mas eu sou o líder na maior parte do tempo. Mas quando ele tem assim determinadas obsessões (4 patas), esquece realmente tudo.
Netherwing Escreveu:se ele vive fora e ela dentro, se ele não tem acesso à casa ( por motivos que não irei sequer tentar conhecer ), então vou fazer a questão básica:

Qual o interesse de os juntar?
Por razões obvias, penso eu. Porque acho que podem ser amigos, porque acho que podem brincar os 2 no jardim quando ela cá vem. Porque acidentes acontecem (portas abertas) e seria 1 drama se nunca houvesse tentativa de socialização. Porque superadas estas coisas, o Yuki é até muito meigo.

Netherwing Escreveu: se não vão partilhar um espaço comum ( talvez so o quintal por curtos periodos ) nunca serão unidos.

ele vai ficar a ve-la no quentinho enquanto chove, verdade?!
Nop. Ele n a vê e ela n vive permanentemente na casa dos meus pais. Por outro lado, os cães n são gatos. Não pensam assim. Ela, a cachorra, talvez até pensasse, porque é de amuos, agora ele, não guarda ressentimentos nenhuns de nada.
Netherwing Escreveu: Ele pode não saber exprimir-se mas está perfeitamente ciente dum outro cão a viver dentro de casa dos donos.... da casa que ele sempre assumiu como dele... e na qual não pode entrar!!

sem chance, ele não a vai aceitar.
Isso eu sei. Que ele percebeu que anda por lá um 4 patas. Se calhar, até sabe que é uma. Mas duvido muito que ele veja as coisas da perspectiva "ela tem mais que eu". É mais "anda lá qlqr coisa e eu quero saber o que é"!

Teorias à parte.
Tive à pouco uma sessão de mimos com o Yuki, com ele de cabecinha no meu ombro e tudo, acalmei-o, dei biscoito, dei-me a cheirar, sentei-me no chão com ele, essas coisas. Estava calmo. Vim busca-la, a dormir, dei-lhe o rabito a cheirar no limite da proximidade e ele deu o tal impulso de se lançar, que deu ontem. Trouxe-a para dentro. Voltei lá, nova sessão de mimos e biscoito.

Ainda n está preparado. Mas talvez seja assim.
De qualquer forma, n lhe ladra! N é o mesmo impulso de quando vê cães grandes na rua. Talvez o impulso de rouba-la para matar as curiosidades dele. Mas isso n deixo. Os cães dão aquela sacudidela.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta set 30, 2011 10:55 am

Yuki... teorias à parte:

não facilite com a cachorrinha.

cães e gatos são predadores e carnivoros, uns tem quatro patas e ladram outros tem quatro patas e miam.
pensam rigorosamente da mesma forma, quando se trata de territorio e invasão do mesmo.

all said.

boa sorte para todos aí por casa :)
An ye harm none, do what ye will
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta set 30, 2011 12:51 pm

Peço desculpa pelo que vou dizer, mas não é preciso nenhum "Cesar Millan" para ver qual o problema aqui.
Também não é preciso ser nenhum "Cesar Millan" para saber que dois cães que vão conviver, ainda que por curtos períodos, têm ou devem ser apresentados em território neutro, o que não aconteceu (isso deveria ter sido bem referido pelo vet).

Agora... como quer que um cão adulto que é privado do convívio com a família, pois passa a maior parte do tempo no exterior, e preso à corrente aceite um cão que está lá dentro junto a todos?

O cão é um animal social. Você mesma disse que ele tem problemas comportamentais e isso é perfeitamente compreensível...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

sexta set 30, 2011 1:08 pm

A minha quando veio para casa, pequenita, nós tinhamos feito uma jaula propositadamente para ela.
Então, ela ficava na jaula (de dia, claro) e o cão solto.
Ao fim de 2 dias, deixei-os juntos dentro de casa.
A grande diferença é que o meu cão sempre dormiu dentro de casa e passeava livremente fora e dentro, e ela depois de um período a dormir comigo para se habituar a fazer chichis fora de casa, quando chegou o verão, tinha livre acessoa o interior, mas à noite dormia na casita dela. Até que, um dia, ou melhor uma noite, deciciu que era altura de vir dormir para dentro de casa junto do cão. E pronto. Agora dormem os dois juntos, ela é doida por ele, onde ele vai ela vai, ele que era um bruto também, não gostava de partilhar comida, com ela permitiu-lhe uma série de coisas, como trocam de tijela quando comem, trocam de cama quando dormem, e só quando ela o chateia muito é que ele lhe dá um chega para lá.
Quando era pequena era ela que lhe fazia isso e o totó deixava.
Agora tecendo alguns comentários à sua situação.
Calma, foi o que eu aprendi que era preciso.
Também acho que é preciso haver aquele click entre eles para que se dêm logo bem;
É mau ter um preso e o outro solto. Eu tinha a minha com coleira e trela, e estava sempre a vigiar, no principio, qualquer coisa que eu visse que ia acontecer, era mais fácil puxar por ela que por ele.
Raramente me meti entre eles. A não ser quando o cão achava que era o dono da casa e abusava da brincadeira, lá ia uma sapatada no traseiro dele (isto porque ele quando começa a ficar muito efusivo parece que perde o controle de si próprio, e é uma maneira de o chamar a atenção) De resto eles brigavam e brigavam por vezes e rosnavam e o pessoal de casa já sem saber o que fazer, e eu aprendi a ficar nas calmas.
Por vezes chamava o cão para imos à rua. Era uma forma dele se distrair do assunto.
Fiquei com pena do seu dalmata. Os meus têm 700 m de terreno e mesmo assim todos os dias vão à rua. (Excepto Domingo que é dia de descanso cá em casa)
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta set 30, 2011 2:52 pm

Bem,
vamos lá ver se consigo responder sem levantar muita polémica.

Se eu soubesse COMO resolver, não perguntava!

Depois, ao que percebi, o Cesar Millan, ajuda a resolver problemas de comportamento, mas já vi que há dias que n se pode mandar 1 piadola!

Mas que tolice dizer que o cão adulto é privado de socializar com a família!!!!! Passamos imenso tempo no jardim, a jardinar, cortar relva, bricolages, brincar com ele...

Desculpem lá, mas muito pior estão cães maiores do que o Dalmata, fechados em varadas, cujos donos tb n têm vontade de os trazer à rua. Ele gosta de vir à rua, sim, mas na rua ele n pode correr como corre no jardim, porque nunca o solto. Tem relva, tem terraço, tem pátio, tem 1 canil só para ele... acreditem se quiserem que é 1 cão muito feliz, mesmo que n possa deitar-se no sofá ou ver televisão!

Posto isto, volto a repetir, que ele está quase sempre solto, excepção feita a quando andamos a entrar e sair com os carros. Raras vezes está preso entre as 18h e as 9h da manhã!

Eu sou mto má com áreas e distâncias, mas o terreno tem cerca de 1hectare. Talvez a casa... tenha quase 300m2. Portanto de restante área exterior 700 m2. QUADRADOS. Não é de frente!

A história do território neutro... na verdade acho que não resolve nada porque ele n é mais calmo na rua, quando em presença de outros cães! Muito pelo contrário. E como eu já disse, estaria preso por trela, que está sempre.

Ah, e que eles se zanguem de vez em quando depois eu n me importo! Cada animal defende o seu espaço e impõe as suas regras. Só me preocupe é ele poder agarrar-lhe e dar 1 safanão. Como disse o outro user, isso eu n vou facilitar, nem que leve bastante tempo.

- - - - -

Outra ideia.

Já me lembrei de a colocar na caixa de transporte (com grade) e então deixa-lo cheirar com ele solto e à vontadinha. Mas acho que é stressante para ela. Mas pode ser uma boa e SEGURA forma de proximidade!

Que acham desta?
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta set 30, 2011 5:34 pm

srYuki Escreveu: - - - - -

Outra ideia.

Já me lembrei de a colocar na caixa de transporte (com grade) e então deixa-lo cheirar com ele solto e à vontadinha. Mas acho que é stressante para ela. Mas pode ser uma boa e SEGURA forma de proximidade!

Que acham desta?
Já fiz esta. Primeiro apenas com manta lá dentro, depois com cadela. Correu bem. Ele dava ao rabo e ela n estava com medo. Ele só é é muito bruto! Dá umas patadas na caixa, daquelas patadas de agarrar para trazer para ele, mas tinha posição de brincadeira, como eu disse, a dar à cauda!

Para já vamos estando assim, e... vou deixa-la ganhar mais tamanho!
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta set 30, 2011 11:19 pm

srYuki Escreveu:Mas que tolice dizer que o cão adulto é privado de socializar com a família!!!!! Passamos imenso tempo no jardim, a jardinar, cortar relva, bricolages, brincar com ele...
Mais uma vez peço desculpa, mas às vezes parece que as pessoas precisam de levar um banho de "água fria" para perceberem as coisas! É que realmente não consigo conceber cães a viver praticamente só no exterior da casa, ainda por cima sozinho (sem outro companheiro da mesma raça), mas trata-se de uma opinião pessoal que estou a expor. Podem dizer que passam muito tempo fora de casa com ele, mas não deve ser mais do que aquele que passam dentro de casa sem ele, e não é só "sentar no sofá e ver TV" como referiu. Trata-se de assistir às nossas lidas dentro de casa, observar-nos apenas se for o caso. Isso significa muito para eles.
srYuki Escreveu:Desculpem lá, mas muito pior estão cães maiores do que o Dalmata, fechados em varadas, cujos donos tb n têm vontade de os trazer à rua.
Não vamos entrar por aí... Há cães em muito piores situações do que o seu, é verdade, mas não vamos justificar os nossos erros com erros ainda piores.
srYuki Escreveu:Ele gosta de vir à rua, sim, mas na rua ele n pode correr como corre no jardim, porque nunca o solto. Tem relva, tem terraço, tem pátio, tem 1 canil só para ele... acreditem se quiserem que é 1 cão muito feliz, mesmo que n possa deitar-se no sofá ou ver televisão!
É importante ele ter esse espaço para correr e exercitar-se, é verdade, e é privilegiado por isso. Mas esse espaço não substitui os passeios.
srYuki Escreveu:A história do território neutro... na verdade acho que não resolve nada porque ele n é mais calmo na rua, quando em presença de outros cães! Muito pelo contrário. E como eu já disse, estaria preso por trela, que está sempre.
Não se trata de ser mais calmo fora do seu território. É uma questão de instinto. Dentro do seu território ele vai sempre vê-la como uma "intrusa", daí ser aconselhável apresentar dois cães que vão conviver num território neutro. Mas agora já está...

Mais uma vez peço desculpa, estas situações realmente mexem comigo. Mas como já referi, é uma questão de opinião.
Agora terá de supervisionar quando estão juntos e com tempo eles vão aprender a conviver. Quando há diferenças de tamanho há uma preocupação acrescida mas eles vão "ensinar" até onde o outro pode ir.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado out 01, 2011 1:43 am

bhess Escreveu: Mais uma vez peço desculpa, estas situações realmente mexem comigo. Mas como já referi, é uma questão de opinião.
Agora terá de supervisionar quando estão juntos e com tempo eles vão aprender a conviver. Quando há diferenças de tamanho há uma preocupação acrescida mas eles vão "ensinar" até onde o outro pode ir.
Agradeço sempre as respostas que me dá, mas temos que saber respeitar a opinião dos outros. Eu não me importo nada que os seus andem pela casa. O Yuki não tem o acesseio e modos necessários para andar pela casa.

É efectivamente 1 membro da família, que valorizamos bem mais do que muitos, mas, pelo menos aqui em casa não esquecemos que é um cão! E que portanto não lhe damos certos previlégios, porque também nunca foi esse o objectivo. É como alguns chamam " um cão de trabalho", ou seja, de guarda! Pelo que a função delee é no exterior.

Quanto aos 2... vou continuar a apresentar a cachorra dentro da caixa de transporte bem fechada e esperar que ele se habitue e que o interesse diminua. Tenho q me lembrar de que apesar de ela ser SUPER inteligente, no q me tem dado a conhecer... n me posso esquecer q o yuki é sempre mais lento na aprendizagem,.

Acho que esta exposição da caixa, diminui o stress
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta out 14, 2011 10:36 pm

Ora bem... isto não foi lá muito famoso este fim de semana.

Após uns longos minutos com os 2 cães controlados por mim, com o grande já acalmado previamente e com o meu corpo como barreira a que se lançasse à pequenota (ela no braço do lado de dentro, ele solto, do lado de fora, eu a travar a porta da casa com o corpo e como auxílio).

Nos primeiros momentos apesar de não ter sido perfeito, estavam ambos controlados e consegui acalmar o Yuki (o maior, mais velho e bruto).

A situação descontrolou-se quando a minha mãe se aproximou. Primeiro, ela muito menos calma que eu (ela dizia que sim! Que estava calma) e agitou o Yuki penso eu que parte, por capta-la a ela e parte por ele querer... talvez defender a minha mãe.

Resultou em distracção minha, estupidez dele e numa dentadeca na pequenina. E foi no focinho!
Ganiu e esperneou como se não houvesse amanhã (eu nunca a larguei e tentei acalmá-la!), deitou de facto umas gotitas de sangue e agora que já desinfectamos, tem um corrimento transparente no narizito que a chateia e acaba por não a deixar dormir, já que nunca a vi a dormir de boca aberta.

Não devo ficar preocupada com um corrimento transparente, pois não?

Penso que no geral ela está bem, porque lhe dei um pedaço de pão levemente bezuntado com doce (mesmo muito ao de leve), que ela comeu cheia de vontade!!!! Se estivesse magoada, nem comeria, certo? Deve ter sido mais o susto.

Estou também chateada com a minha própria estupidez/distracção. Isto é um processo mais demorado, se é que alguma vez ficará concluído...

Queria que eles se dessem bem, para aproveitarem o jardim e a companhia um do outro, e para que não acontecesse um desastre, se por acaso o maior conseguisse entrar em casa por acidente...

Detesto vê-la de olhinhos tristes...
(apesar de já ter tentado brincar)
Netherwing
Membro Veterano

sábado out 15, 2011 12:18 am

srYuki Escreveu:Ora bem... isto não foi lá muito famoso este fim de semana.
quem diria?! :roll:

era suposto o dalmata senior adorar ver ao colo a cachorrinha nova, fazer chá de cidreira e madalenas e lancharem os dois no alpendre.

juro que não entendo esse cão............................... :? sempre vai ser preciso chamar o Milan afinal!
Netherwing
Membro Veterano

sábado out 15, 2011 12:22 am

srYuki Escreveu:Resultou em distracção minha, estupidez dele e numa dentadeca na pequenina. E foi no focinho!

ao contrário, ao contrário... distraido estava o cão, senão a dentada tinha sido maior e noutro lugar.

é da idade, reflexos mais lentos... é normal!
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado out 15, 2011 1:15 am

Sim, espero que sejam bons amigos.
Nomeadamente quando um não é uma ameaça para o outro e quando não são competidores directos.

Mais,
espero que ele a proteja, como protege o resto da família.

Acho natural e possível.
Se isto não acontecer, é apenas por incompetência minha. Por isso me tento informar. E por isso me "passeio" por aqui. Não apenas pela crítica "construtiva".

E se falhar, aí que venha o Millan, ou um Millan Português.
Podia vir já, se o achasse com facilidade!

Não tenho problema nenhum na FORMA como o problema é resolvido, desde que SEJA resolvido.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado out 15, 2011 9:50 am

bhess Escreveu:
srYuki Escreveu:Mas que tolice dizer que o cão adulto é privado de socializar com a família!!!!! Passamos imenso tempo no jardim, a jardinar, cortar relva, bricolages, brincar com ele...
Mais uma vez peço desculpa, mas às vezes parece que as pessoas precisam de levar um banho de "água fria" para perceberem as coisas! É que realmente não consigo conceber cães a viver praticamente só no exterior da casa, ainda por cima sozinho (sem outro companheiro da mesma raça), mas trata-se de uma opinião pessoal que estou a expor. Podem dizer que passam muito tempo fora de casa com ele, mas não deve ser mais do que aquele que passam dentro de casa sem ele, e não é só "sentar no sofá e ver TV" como referiu. Trata-se de assistir às nossas lidas dentro de casa, observar-nos apenas se for o caso. Isso significa muito para eles.
srYuki Escreveu:Desculpem lá, mas muito pior estão cães maiores do que o Dalmata, fechados em varadas, cujos donos tb n têm vontade de os trazer à rua.
Não vamos entrar por aí... Há cães em muito piores situações do que o seu, é verdade, mas não vamos justificar os nossos erros com erros ainda piores.
srYuki Escreveu:Ele gosta de vir à rua, sim, mas na rua ele n pode correr como corre no jardim, porque nunca o solto. Tem relva, tem terraço, tem pátio, tem 1 canil só para ele... acreditem se quiserem que é 1 cão muito feliz, mesmo que n possa deitar-se no sofá ou ver televisão!
É importante ele ter esse espaço para correr e exercitar-se, é verdade, e é privilegiado por isso. Mas esse espaço não substitui os passeios.

(...)
Não entendo a necessidade de o companheiro de brincadeiras ser da mesma raça. De resto, estou completamente de acordo com a bhess.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado out 15, 2011 10:00 am

Sr.Yuki, normalmente não gosto de humanizar os sentimentos dos cães, mas olhe que neste caso, se fosse a faze-lo, explicaria perfeitamente a atitude do dálmata.

Ele tem uma grande amiga, que adora e com quem vive, mas dentro de determinados limites. O jardim é dele, o seu domínio, enquanto ela mora na casa. Convivem assim durante anos. De repente, chega um piolhito da sua espécie, que conquista imediatamente o espaço ao qual ele nunca teve acesso - o interior - consequentemente, a amizade da sua grande amiga, e que agora tem também intenções de lhe roubar o jardim. É demais para ele, sente-se substituído!

Pronto, podem enforcar-me por humanizar os sentimentos do cão.
Mas acho que dava uma boa novela :lol:
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sábado out 15, 2011 10:27 am

Sr Yuki, estava outra vez com a cachorra ao colo?

O seu dálmata é um cão velho e mal sociabilizado, se continua a tentar mostrar-lhe a cadela ao seu colo isso vai acabar por correr mal para si ou para ela.

Na minha casa, quando aparece um cachorro novo, é posto no chão com os outros cães.

Os adultos cheiram-no, e o cachorro deita-se de costas e deixa-os. Depois fazem uma sessão de montar o cachorro novo à vez, dã-lhe umas sapatadas no focinho e ao fim do dia estão todos a dormir juntos.

Mas eu tenho confiança nos meus cães, e eles sabem que não tolero agressões.

A maioria dos cães adultos gosta de cachorros. Tenho alguns que se esquecem que já têm uma idade respeitável, e passam uns meses aos saltos a brincar com os cachorros que vêm cá para casa como se fossem da mesma idade. Há outros que não têm grande paciência para esse tipo de brincadeiras, mas uma rosnadela é o suficiente para os mais novos perceberem o lugar deles.

Eu nunca tive grandes problemas de agressividade entre os meus cães, excepto as disputas ocasionais por um brinquedo, ou uma cadela com o cio ficar mais intolerante em relação às outras fêmeas. Mas isto é entre adultos, os cães adultos regra geral são extremamente tolerantes com os cachorros.
Responder

Voltar para “Cães”