O Yuki tem alguns problemas de comportamento. Ele está em casa dos meus pais e sou eu que o treino. Mas, só aos fins de semana.kittten Escreveu:Vamos ver o cão adulto não lhe obedece? Ou melhor a quem é que o adulto obedece? Deverá ser essa pessoa a apresentar a cachorra.
Tem cerca de 400-500 m2 de jardim para correr e dominar, pelo que não vai à rua tanto quanto seria desejável, pelo que tenho visto no domador de cães.
E por vezes tem dúvidas se é ele o líder ou se sou eu.
Não, n é totalmente submisso, de facto. Mas eu sou o líder na maior parte do tempo. Mas quando ele tem assim determinadas obsessões (4 patas), esquece realmente tudo.
Por razões obvias, penso eu. Porque acho que podem ser amigos, porque acho que podem brincar os 2 no jardim quando ela cá vem. Porque acidentes acontecem (portas abertas) e seria 1 drama se nunca houvesse tentativa de socialização. Porque superadas estas coisas, o Yuki é até muito meigo.Netherwing Escreveu:se ele vive fora e ela dentro, se ele não tem acesso à casa ( por motivos que não irei sequer tentar conhecer ), então vou fazer a questão básica:
Qual o interesse de os juntar?
Nop. Ele n a vê e ela n vive permanentemente na casa dos meus pais. Por outro lado, os cães n são gatos. Não pensam assim. Ela, a cachorra, talvez até pensasse, porque é de amuos, agora ele, não guarda ressentimentos nenhuns de nada.Netherwing Escreveu: se não vão partilhar um espaço comum ( talvez so o quintal por curtos periodos ) nunca serão unidos.
ele vai ficar a ve-la no quentinho enquanto chove, verdade?!
Isso eu sei. Que ele percebeu que anda por lá um 4 patas. Se calhar, até sabe que é uma. Mas duvido muito que ele veja as coisas da perspectiva "ela tem mais que eu". É mais "anda lá qlqr coisa e eu quero saber o que é"!Netherwing Escreveu: Ele pode não saber exprimir-se mas está perfeitamente ciente dum outro cão a viver dentro de casa dos donos.... da casa que ele sempre assumiu como dele... e na qual não pode entrar!!
sem chance, ele não a vai aceitar.
Teorias à parte.
Tive à pouco uma sessão de mimos com o Yuki, com ele de cabecinha no meu ombro e tudo, acalmei-o, dei biscoito, dei-me a cheirar, sentei-me no chão com ele, essas coisas. Estava calmo. Vim busca-la, a dormir, dei-lhe o rabito a cheirar no limite da proximidade e ele deu o tal impulso de se lançar, que deu ontem. Trouxe-a para dentro. Voltei lá, nova sessão de mimos e biscoito.
Ainda n está preparado. Mas talvez seja assim.
De qualquer forma, n lhe ladra! N é o mesmo impulso de quando vê cães grandes na rua. Talvez o impulso de rouba-la para matar as curiosidades dele. Mas isso n deixo. Os cães dão aquela sacudidela.