Como juntar um novo gatinho à familia??? AJUDA....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

cacisergio
Membro Júnior
Registado: terça jun 17, 2003 1:13 am

sábado out 01, 2011 1:51 am

Boa noite,

Vou começar pelo inicio... Eu tenho um gato de 15 anos que sempre se deu bem com outros gatos. Quando ele tinha 9 anos teve gengivite linfoplasmocitica e tem uma "constipação crónica" que quando se manifestou pela primeira vez quase o matou tendo ele de estar uma semana internado no vet.
Nessa altura apanhei um gatinho pequeno na rua, levei-o para casa e juntei-o a este gato e a outros que tinha.
Os dois nunca se deram bem. O mais velhinho ia-se defendendo e impondo algum respeito enquanto o outro era pequeno, mas quando ele começou a crescer e reparou que o outro estava fragilizado e doentito começou a aproveitar-se para lhe roubar o "território", fazendo a vida do mais velho num inferno. A partir desse momento o mais novo começou a atacar o mais velho de modo a que se pudesse o matava, e quando contrariado atacava-nos a nós por tentarmos defender o outro, tendo atacado pessoas gravemente (fora isso é super meigo e amigo do dono...).
Esta situação obrigou a ter sempre algém em casa e a vigiá-los para evitar mais ataques que podiam magoar gravemente o mais velho.
Esta situação durou vários anos até que tive que mudar de casa e trouxe o gato mais velho comigo (o mais novo ficou na casa dos meus pais onde ele se sente bem e nunca mais ouve confusao nem ataques...).
Actualmente o gato mais velho tem também insuficiencia renal o que o leva a estar ainda mais fragil.
Tem uma nova amiga, de 6 meses (a gatinha de um outro tópico: gatinha doente :( preciso opinioes...), que infelizmente ficou doente há cerca de 3 semanas e pensa-se que será de origem cardiaca, estando ela mais em baixo, mas antes disso deram-se bem, brincavam, mas sempre tinha que ter atenção porque mesmo ela quando podia abusava um bocadinho e como ele está traumatizado do outro gato tem medo e não alinhava nas brincadeiras dela... Fora brincadeiras, dormiam juntos e parecem gostar um do outro. A gatinha como está doentita é que se tem afastado dele (e de nós também).
Recentemente encontrei um gatinho de um mês na rua (tembém já escrevi aqui no forum sobre ele nos pedidos de adopção - e não encontrei ninguém que queira adoptá-lo, o que me levou a deixa-lo ir ficando mais uns dias, atrás de outros dias e estou a habituar-me a ele - e a gatinha que tenho também visto que parece te-lo adoptado) e custa-me deixa-lo numa instituição. A relação do meu gato com este novo gatinho não tem nada a ver com a relação do pequeno com a gatinha. ele faz tudo com a gatinha, é a "mamã" nova dele. O meu gato parece ter medo dele. O pequeno quer brincar, ele foge ou bate-lhe. Se o velhinho come o pequeno vai tentar comer o que ele come. Cola-se para dormir no sitio do velhote e o velhote foge porque não quer estar com ele...
Ao adoptar o gatinho pequeno estando o meu gato fragilizado fisica e psicologicamente tenho medo que se repita o mesmo padrao de disputa e violencia entre eles visto que o gato pequeno faz-me lembrar bastante o gato que tenho na outra casa... Ele comporta-se como o "macho lider" que manda nos outros gatos que o rodeiam... e o velhote não se impôem nem se defende, apenas foge, o que pode levar a que o pequeno ganhe confiança excessiva e se torne como o outro gato...
Não sei se alguém ja teve um caso semelhante, mas mesmo que não, agradecia todas as ideias e dicas para eu poder ficar com este pequenino já que como ele ainda é um bebé pode ser ensinado a não se tornar como o outro... não sei se é da personalidade do outro ou se errei na educação dele, por isso precisava do máximo de ajuda possivel para tornar esta adopção possivel.
Obrigado

aqui fica uma amostra dos meus bebés... O siamês é o velhinho, a vaquinha é a gatinha e o pequeno.. dá pa ver... :p

Imagem
minimeu
Membro
Registado: sexta jul 22, 2011 4:31 pm

sábado out 01, 2011 9:16 am

eu nao sei se os seus gatos estavam castrados, se não o prblema da primeira vez pode ter sido devido á marcação de território. para já para o pequenino ainda parece ser novinho para castrar, mas quando fizer 6 meses faça-o, assim evitará os problemas territoriais. desejos as melhoras do seu gatinho e da sua gatinha... boa sorte.
cacisergio
Membro Júnior

sábado out 01, 2011 12:38 pm

Olá,
o gato velhinho já estava castrado. o mai novo fui castrado aos 6 meses, os vets nao o castravam mais cedo, e mesmo assim foi papá... a sorte é que como ele era muito novito a gata so teve um gatinho...
Ficaram os dois castrados e os problemas continuaram e agravaram-se... acentuou-se também quando dois "amigos" do velhote morreram e só ficou o velhote, o novo a gata e a bebe gatinha filha do mais novo...
e sempre que o mais novo pegava e atacava o mais velho todos atacavam o velhote e ele ficou isolado, fora do grupo com medo de andar na sua propria casa.
Tenho medo que se volte a passar o mesmo agora... a gatinha que tenho agora adoptou o pequenino e se ele se torna como o outro que tive? não sei como ela reage e se se junta a ele a implicar com o mias velho... para já dao-se todos bem, é certo, mas com o outro também correu tudo bem emquanto era pequeno...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado out 01, 2011 1:25 pm

cacisergio, o que se passa é algo bastante natural e raros são os casos em que o gato mais velho ou debilitado não é "afastado" pelos demais. Como muito bem referiu, o seu gato mais velho tinha amigos, que já faleceram, e estes novos gatos já o conheceram velhote e doente. A minha casa, como é multigatos, tem exemplos de tudo :lol:, bons e maus... Um dos meus gatos, o Gabriel, é o "verdadeiro totó". É novo, mas tem uma saúde muito débil e não tem pingo de maldade: não ataca e também não se defende. É a companhia favorita dos bebés, os únicos que não o ultrapassam na hierarquia do grupo... até crescerem! Por sorte, como ele é mesmo muiiiito totó, não há conflitos, os outros levantam a pata e ele fica a olhar, surpreendido. Alguns dos mais novos ainda são "amigos" dele, lavam-no, brincam com a cauda fininha (ele não sabe brincar), mas na hora da comida tenho de estar presente, senão não o deixam comer.

Também tenho e já tive outros casos, uma gata mais velhota que veio para cá já há um ano e não se dá com os outros gatos; embora não os agrida, tem medo e é vítima de "ameaças" pelos gatos que vivem comigo à mais tempo, sobretudo na minha presença. E houve também o caso de dois irmãos inseparáveis, muito amigos, mas quando um adoeceu com PIF o outro começou a afastar-se e a "bater-lhe" (mesmo antes de eu notar qualquer sintoma de doença).

O que faço nestes casos é proteger o agredido e castigar o agressor, ralhando ou pegando pelo cachaço e erguendo-o no ar, dizer-lhe firmemente e zangada, "não". Sem irritação ou hostilidade alguma, sempre muito calma mas mostrando claramente que desaprovo o comportamento e demonstrando que quem manda sou eu (quando lhes pego pelo cachaço, tornando-os vulneráveis). isto quando não há hipótese de os pôr a brincar juntos, que me parece ser o caso aí em casa...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado out 01, 2011 1:39 pm

Essa foto dos três está maravilhosa :D

Sinceramente, se vir que o gato velhote não se adapta ao gatinho pequenino se calhar é melhor afastá-los, no entanto, por ter corrido mal com o outro, não significa que vai acontecer o mesmo com esse.
Vamos esperar que fiquem amigos os três.
No entanto tenho de dizer uma coisa, gato meu que atacasse outro animal de casa ou os donos levava era uma sova, voces deviam ter tomado uma atitude no primeiro caso.
Sónia
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sábado out 01, 2011 1:46 pm

catrules Escreveu:Essa foto dos três está maravilhosa :D

Sinceramente, se vir que o gato velhote não se adapta ao gatinho pequenino se calhar é melhor afastá-los, no entanto, por ter corrido mal com o outro, não significa que vai acontecer o mesmo com esse.
No entanto tenho de dizer uma coisa, gato meu que atacasse outro animal de casa ou os donos levava era uma sova, voces deviam ter tomado uma atitude no primeiro caso.
ehehhehehe és cá das minhas :lol: 8)
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado out 01, 2011 1:48 pm

99smiles Escreveu:
catrules Escreveu:Essa foto dos três está maravilhosa :D

ehehhehehe és cá das minhas :lol: 8)
Sou é muita má :evil:
Sónia
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado out 01, 2011 4:20 pm

Concordo com alguns comentários... mas agora dou-lhe a minha sincera opinião:

Com um gato velhinho e doente, portanto mais vulnerável nos confrontos, normais dos felinos para estabelecerem a hierarquia.. eu não poria nenhum gato muito jovem ou até bebé com um gato que o que precisa actualmente é sopas e descanso. Mas, isto sou eu a pensar.... que, infelizmente, muitas vezes não há outra hipótese...como a do caso em que acabou por ter que ficar com o gatinho bebé...

Ninguém lhe pode dar garantias do mesmo não se voltar a repetir... tem é que ter mão firme e até "pesada" caso seja necessário...para impor regras e a ordem o que, num felino, especialmente inserido numa "colónia" de casa, é complicado :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cacisergio
Membro Júnior

sábado out 01, 2011 9:30 pm

Ao gato novo na altura eu punha-o de castigo e quando necessário dáva-lhe uma ou outra palmadita para ele perceber a mensagem, ao que ele não ligava nenhuma e continuava a fazer o mesmo... fiz de tudo até que um dia ele se virou a mim e me desfe o braço todo... :s Agora já sei interpretálo e sei quando ele está para atacar, mas confrontá-lo apenas dá asneira e implica alguém sempre a sair magoado...
Com este novo pequeno quero evitar isso desde o inicio!! Não sei se tenho que abusar nos mimos, castiga-lo mais forte, n sei.. mas não pode mesmo acontecer o mesmo... ele parece que vai ser um gatinho grande e como macho que é vai querer o seu território... minha grande dúvida é como o deixar ter o território dele mas partilhado com quem já estava cá antes... se ficassem amigos... bem, ouro sobre azul... :p
A casa onde me encontro é pequena e estar a dividi-la caso eles não se entendam é muito complicado...
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

domingo out 02, 2011 1:35 am

cacisergio a foto do "molhinho de peludos" está linda eles são tão autenticos que nos encantam :wink:

Sabe por vezes todos nós "cantamos de galo" quando nada de menos positivo nos toca á porta... deste lado existem animais de idades e temperamentos diferentes, existem animais que nunca sofreram ou seja chegaram aqui em bébés e vindos de sitios optimos, existem aqueles que entraram já adultos e sofridos, existe tambem 1 gatuxa linda que tem doença irreversivel e que se tem vindo a acentuar e o que faço por ela agredir ou tentar de vez em quando virar se aos outros?dou-lhe uma sova?entrego a alguem?não ela é minha tenho de saber lidar com a situação e nada mais a fazer não tem de ser rejeitada por ser "diferente" tento sim separar e por vezes tem de haver um ralhete mas a tolinha dela não dá mesmo para mais.

Claro que animais idosos e tranquilos com bébés pode não resultar muito bem mas vá aos poucos e já que salvou o "pequeno"(qual o nome dele?) aos poucos vai ensinando e educando o garoto pois ninguem nasce ensinado mas acredito que dentro em pouco todos serão amigos e tb vem o Inverno a chegar e o frio p eles aperta daí haver já aquela foto tão ternurenta.

boa sorte :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
cacisergio
Membro Júnior

domingo out 02, 2011 2:19 am

O pequeno ainda não tem nome... ainda estamos a procura de um nome indicado para ele... que tenha alguma coisa a ver com ele... Ele é muito esperto e despachado, mas isso ainda não nos sugeriu nenhum nome...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo out 02, 2011 2:52 am

Bond... James Bond. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
cacisergio
Membro Júnior

segunda out 03, 2011 2:15 am

Boa noite..
O nome bond era giro, mas nao tem nada a ver com ele.. ele é um bocadinho medricas e apenas se atreve mais quando leva a "mama" (a vaquinha...) a trás dele... lol
Ficou baptizado de Niko! isto porque ele é um niquito muito pequeno.. quando crescer não vai fazer tanto sentido, mas...

Ontem o gato mais velho foi para um dos sofás da sala onde o Niko costuma dormir.. o Nico estava a brincar com um bicho de peluche e quando notou que o mais velho estava lá pegou no boneco com a boca e levou-o para o sofá e ficou lá a brincar. o mais velho nao gostou e deu-lhe uma chapada e nós tiramos o Niko do sofá. Depois disso o Niko andou a rondar o sofá e a pressionar o mais velho para sair até que conseguiu e foi ele para o lugar do mais velho...
Será que ele queria desde o inicio brincar ou era mesmo para pegar com o outro???
Foi a primeira disputa entre eles...
cacisergio
Membro Júnior

segunda out 03, 2011 2:21 am

já agora... hoje a tarde o Niko estava ao pé da "mamã" e ela resolveu dar-lhe uma banhoca bem demorada... aqui está a prova do crime.. apanhados em flagrante:

Imagem
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

segunda out 03, 2011 3:09 am

Mas que delicia de foto... :wink:

tambem tenho por aqui mamãs dessas nunca perdem o instinto maternal.

Olhe eu acho que o pequeno quer brincadeira e o idoso coitado "sopas e descanso"...mas não deveria deixar o amigo Niko chatear o o nosso gatuxo idoso ao ponto de o outro coitado ter de se afastar, ralhe apenas com ele pois está na idade de brincar, não precisa de lhe bater basta mudar o tom de voz e ele o entende por completo.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”