Esterilizar ou não esterilizar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta set 30, 2011 9:56 pm

é que nem há resposta para tal pergunta. Uma coisa é estudar os tumores mamários em gatas, por serem muito semelhantes aos das muheres; outra coisa são aparelhos reprodutores completamente distintintos...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta set 30, 2011 10:22 pm

mjoaomarques Escreveu:
kittten Escreveu:Então para combater o cancro da mama nas mulheres nada como a esterilização em tenra idade é isso?
kitten, o melhor é não dar idéias. Já estou mesmo a ver as campanhas. "Recolha o cordão umbilical e aproveite para esterilizar o seu filho à nascença. Pacotes de preços especiais para esterilização, abalação de mamas e cólon" .......
O pior é que esta histeria colectiva assim que for proibida nos animais em breve se vira para os humanos. Há já há muito tempo mulheres que por terem familiares com cancro de mama fazem mastectomias preventivas. Por isso já nada me admira ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta set 30, 2011 10:25 pm

mastectomias preventivas? disso não sabia. Viva o mercado das próteses! :o
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta set 30, 2011 11:28 pm

Sou a favor das esterilizações para combater a estupidez humana. Não só a esterilização de animais, mas também de algumas mulheres 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sexta set 30, 2011 11:43 pm

Eu acho muito leviana esta comparação. Por muitas razões, sendo a principal delas a causa de morte de familiares demasiado próximos para sequer compreender onde está a lógica...

Claro que a principal razão que me levou a esterilizar as minhas gatas foi não querer ter ninhadas indesejáveis, não querer aturar os miados da altura do cio. Foi para meu comodismo, sim.
Já nas cadelas.... têm grandes cios, proporcionais ao tamanho. É chato, ando sempre a limpar... Mas enquanto não me provarem A+B que é vital para elas, ficam inteiras.
Sou melhor ou pior dona que quem esteriliza os seus? Não sei.... fico à espera da tal prova A+B...
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Chamarrita
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 12:10 am

NicaJunior Escreveu:Eu acho muito leviana esta comparação. Por muitas razões, sendo a principal delas a causa de morte de familiares demasiado próximos para sequer compreender onde está a lógica...

Claro que a principal razão que me levou a esterilizar as minhas gatas foi não querer ter ninhadas indesejáveis, não querer aturar os miados da altura do cio. Foi para meu comodismo, sim.
Já nas cadelas.... têm grandes cios, proporcionais ao tamanho. É chato, ando sempre a limpar... Mas enquanto não me provarem A+B que é vital para elas, ficam inteiras.
Sou melhor ou pior dona que quem esteriliza os seus? Não sei.... fico à espera da tal prova A+B...
Nicas, n tem nada a ver com ser bom ou mau dono. Se eu tivesse cadelas como as tuas, tb pesaria tudo muito bem (literalmente, pq o peso importa). Eu esterilizo pq n tenho alternativa, pq n quero ninhadas, nem piómetras, n tenho possibilidades de andar a separar, e defendo as ideias q toda a gente já conhece. Também não me considero pior pessoa ou pior dona por isso. É claro que não é uma cirurgia vital e há muitas circunstâncias em que é mesmo de evitar, mas quando não se tem a certeza de se poder controlar as coisas, tem de ser. O resto é com a consciência de cada um.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado out 01, 2011 2:10 am

Nicas, se tivesses os problemas que eu tive, garanto-te que as esterilizavas.... ou esterilizavas ou fazias um acordo com o vet para te fornecer agrafadores, linhas de sutura e respectivas agulhas, alguns anestésicos para as mais profundas, antibióticos e anti inflamatórios a preço de "amigo"... :roll:

Eu por acaso tenho tido péssimas experiências com cadelas inteiras... Ainda há umas 2 semanas a minha irmã ia perdendo a cadela dela, rafeira de grande porte, com uma piómetra, teve de ser operada de urgência e safou-se mesmo por um fio, pois da piómetra já tinha passado a peritonite, fez uma piómetra interior ou que raio se chama, é das que não dão sinais exteriores como corrimentos fedorentos e acastanhados. Uma cadela reprodutora que muito bem conheço, de um Criador, teve há cerca de um ano, e já depois de 3 ninhadas, uma piómetra. Não foi esterilizada por opção do Criador, mas esteve internada, muito mal, para ser tratada à piómetra... A cadela do meu falecido avô, uma rafeira de 6kg má como os diabos, também morreu com um tumor no útero e posteriormente nas mamas, o meu avô, claro está, nunca a quis operar... era dos que achavam que não se operavam cadelas velhas :roll:

E no geral tenho visto N cadelas inteiras com problemas.

Há quem defenda que não, que nunca tiveram problemas, que vindo de quem vem, eu acredito e nem sequer questiono, mas já estou como a Nicas, enquanto não me provarem por A+B que cadelas inteiras têm poucas probabilidades de sofrer piómetras e tumores, portanto contrariar a minha experiência, eu continuarei a esterilizar as minhas, sempre com um excelente acompanhamento veterinário.

Claro que se estou de acordo com o corte de orelhas e caudas, também teria de estar com as esterilizações :twisted:

De qualquer modo, depois de ler um documento que foi facultado por uma pessoa que merece toda a minha confiança, até porque "nunca se engana", nem com a agricultura de quintal 8) , já não sou tanto a favor com a castração de cães, pois nestes casos, as desvantagens talvez superem as vantagens :wink: , ao contrário das fêmeas.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado out 01, 2011 5:39 am

Note-se que eu sou a favor das esterilizações.
Mesmo das que são só por convinìência (um excelente motivo, a meu ver - lembro-me muito bem do que penei por ter a cadela inteira...).

Vivemos num mundo muito complicado - tomar uma opção é cada vez mais complexo, à medida que preconceitos e ideias feitas são destruídos.

Era bem bom dizermos faça-se assim ou assado, sem dúvidas.
Mas tudo o que podemos fazer é reunir o máximo de informação possível e assumir o risco das decisões "menos boas".

Pessoalmente, acho que as vantagens de esterilizar ultrapassam as desvantagens.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sábado out 01, 2011 7:22 am

TheOne Escreveu: pois da piómetra já tinha passado a peritonite, fez uma piómetra interior ou que raio se chama, é das que não dão sinais exteriores como corrimentos fedorentos e acastanhados.
Olha, TheOne, desculpa, mas se uma piómetra fechada não dá sinais exteriores - esses tais corrimentos - dá muitos outros sinais de que um dono atento se apercebe muito precocemente. Deixar uma piómetra chegar a peritonite é mesmo de não ligar pevide ao bicho que tem em casa :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

sábado out 01, 2011 8:24 am

Estas discussões levantam sempre uma série de questões, sendo que uma delas, é a velha história do "por ter feito isto, sou mau dono?"

Não me custa nada admitir que sim, ao fazê-lo, posso não ser propriamente um maus dono, mas não sou certamente um dono responsável.

O argumento, que também foi o meu, de não querer ver cães a babar, a lutar, a chorar ou seja lá o que for, resolve-se de uma forma simples... não se pode, não se tem.

Ainda assim, eu optei por ter um cão, depois uma cadela, depois outro cão e depois outra cadela e mais um cão... e outro.

Os motivos foram variados, uns por decisão ponderada (se calhar mal ponderada) outros por adopção quase forçada, mas o facto é que fui eu que decidi ficar com eles, quando sou livre para dizer que não.

Portanto, a questão do comodismo, é perfeitamente ultrapassável e é da nossa única e exclusiva responsabilidade.

A par do comodismo, temos as questões de saúde e aí meus amigos, tenham lá paciência mas... retirar o aparelho reprodutor a um animal apenas porque se instituiu com base em informações, algumas delas, completamente descabidas (outras talvez tenham a sua razão de ser) que se o animal não usa mais vale tirar para não dar problemas... énum bocadito "pesado", não ?

Há por aí muito boa gente que não utiliza a aquele o cérebro , ainda assim, ninguém ainda se lembrou de começar a reduzir peso, retirando aquele kilozito de massa cinzenta que anda ali anda a pesar e sem qualquer utilidade.

É facto que uma parte significativa dos Vets aconselha a esterilização, mas também é facto que uma parte muito significativa dos donos, pressiona os vets nesse sentido e mais, essa mesma parte muito significativa dos donos, raramente questiona o seu Vets assistente sobre eventuais desvantagens de tal intervenção.

O argumento, acaba-se o cio e provavelmente evitam-se umas doenças, é por si só, factor decisivo e inquestionável. A mim parece-me pouco.

Contabilizamos as situações muito a olhómetro e com base no que está à nossa volta, sem recorrer a dados concretos e mais abrangentes, que julgo nem existirem, que nos digam sem margem para dúvidas que, uma cadela inteira tem mais problemas que uma esterilizada.

Pessoalmente tenho vindo a mudar a minha opinião sobre estas intervenções, até porque, tal como referi inicialmente, este uma ferramenta ao nosso dispor que nos permite evitar expor os animais a determinadas situações (e não tem só a ver com o assunto em causa), essa ferramenta chama-se "poder de decisão"

Não se pode ter um cão e uma cadela... tem-se apenas um dos dois.

Não se o quer pingo de sangue pela casa... cão.

Não quer o cão a babar pela cadela do vizinho que está com o cio... Periquito
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado out 01, 2011 9:22 am

Também me incluo na categoria de donos comodistas, gatos para mim sim senhor, mas castrados, sempre, para mim não há outra forma de viver com um gato/gata.
Quem diz que sim, que é possivel, são as pessoas que de manhã abrem a porta aos gatos e adeusinho até logo :wink:

Em relação aos cães, já não considero necessário, um cão não castrava, e uma cadela nunca teria, lá está, porque sou comodista.
S&oacute;nia
xPauloSantos
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 9:34 am

catrules Escreveu: Quem diz que sim, que é possivel, são as pessoas que de manhã abrem a porta aos gatos e adeusinho até logo :wink:
:roll:

Eu nunca abri a porta da rua ao meu Persa e só foi castrado aos 2 anos, e a minha mãe não abre a porta da rua ao dela, e ele está lá, inteirinho.
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado out 01, 2011 9:47 am

Os persas atingem a maturidade sexual bastante mais tarde do que os gatos rafeiros, e sendo um animal tão calmo e pachorrento acho que não o vai querer comparar aos outros gatos.

EU acredito que algumas pessoas tenham gatos e gatas inteiros fechados em apartamento, mas são raras as pessoas que estão para isso, com machos, ter as paredes e objectos marcados com xixi, deve ser uma maravilha, com as gatas aqueles miados altissimos na altura do cio, para além de estarem sempre (gato e gata) a tentarem escapulir-se por alguma janela, deve ser um ambiente 5 *
É por isso que referi a minha opinião, cá em casa nem pensar.
S&oacute;nia
xPauloSantos
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 10:24 am

catrules Escreveu:Os persas atingem a maturidade sexual bastante mais tarde do que os gatos rafeiros, e sendo um animal tão calmo e pachorrento acho que não o vai querer comparar aos outros gatos.

EU acredito que algumas pessoas tenham gatos e gatas inteiros fechados em apartamento, mas são raras as pessoas que estão para isso, com machos, ter as paredes e objectos marcados com xixi, deve ser uma maravilha, com as gatas aqueles miados altissimos na altura do cio, para além de estarem sempre (gato e gata) a tentarem escapulir-se por alguma janela, deve ser um ambiente 5 *
É por isso que referi a minha opinião, cá em casa nem pensar.

Tive mais problemas com o Persa do que tenho com o da minha mãe que foi resgatado da rua.

Talvez porque a minha mãe está num apartamento e ali em volta não existam tantos gatos, nem se dê pelas gatas na rua na altura dos cios.

Eu, que vivo numa casa tipo moradia, numa rua sem saída, é o poiso por excelência das gatas com cio, daí que, me vi obrigado a castrar o Persa, pois esse sim, na altura dos cios, tentava escapulir-se.

Nunca achei que fosse assim tão difícil de controlar, mas admito que tive medo que ele fugisse.
</p>
<p> </p>
Chamarrita
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 12:55 pm

Babaorum Escreveu:Deixar uma piómetra chegar a peritonite é mesmo de não ligar pevide ao bicho que tem em casa :roll:
Acha mesmo? E se o animal não apresentar sintomas, ou apresentar sintomas de outra doença? Ainda há pouco tempo levei uma gata ao vet, porque estava um pouco constipada havia uns dias e na noite anterior começou a tossir. No dia em que a levei comeu perfeitamente, estava apenas um pouco mais murchinha, o que podia dever-se à coriza. No entanto, notei-lhe uma ligeira "barriguinha", muito suspeita, e mencionei isso ao vet, que depois da palpação lhe fez uma ecografia e, efectivamente, tratava-se de uma piómetra, fechada, já com peritonite. A infecção respiratória surgiu devido à sua debilidade e acabou por camuflar o problema real. Se eu não prestasse atenção, nem teria reparado na barriguinha ínfima nem a teria levado ao veterinário por causa de uma tossezita. E este problema só surgiu porque não a esterilizei quando devia, aos seis ou sete meses, porque, perante doenças graves que requeriam exames onerosos e tratamentos dispendiosos, a esterilização não é uma prioridade. Mas neste caso, era... e podia ter perdido a gata.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Cães”