Esterilizar ou não esterilizar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

sábado out 01, 2011 7:07 pm

moslie Escreveu:Desculpe lá mas tenho bastante familia na Alemanha, ainda estas férias lá estive e não só é raro ver um cão rafeiro na rua, como as pessoas preferem esterilizar os animais. Nem sai um animal macho ou fêmea do abrigos em ser esterilizado.
Até reparei que de facto, parece que não há SRD. .
Foram todos abatidos.

Aliás graças á BSL o ano passado um Pitbull foi abatido na rua em frente ao dono, na Alemanha, esse grande país respeitador dos direitos dos animais..um cão manso, meigo com crianças e cujo crime..foi ser pitbull
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado out 01, 2011 7:54 pm

Foram todos abatidos? Todos!
Olhe eu não sei o que é preferivel, se saber que foram abatidos, se ver como cá matilhas selvagens e canis com animais a apodrecer.
Mesmo com dono é raro ver um SRD. Sabe porquê? Porque como há muito menos animais a reproduzir á maluca, há muito menos hipóteses de haver resultados acidentais!
E como se sabe, a grande percentagem de animais nos canis são srd.
Porque toda a gente gosta muito de rafeiros mas eu bem vejo o tempo que leva para arranjar dono aos srd e aos de raça...
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado out 01, 2011 8:00 pm

Mas isso poderá não ter só a ver com esterilizações, pode ter (e isso até acredito mais) com a consciência dos donos que os não deixam reproduzir. Não há necessidade nenhuma de recorrer a uma medida drástica quando é uma situação que se resolve com tanta facilidade.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
moslie
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 8:19 pm

Na minha casa cá, não havia animais esterilizado porque tinhamos cadelas a reproduzir.
Mas isso é uma situação especifica. Porque o que vi foi que animais inteiros, mesmo com todos os cuidados, muitas vezes os acidentes acontecem.
O que me fartei de ver foi ninhadas a serem eliminadas, animais bebés doentes e esfomeados, ninhadas de srd planeadas porque é para a cadela não ficar doente, ou de raça porque são bonitos, cadelas com dono que pariam todos os cios.
Para mim, pelo menos nos concelhos não urbanos, devia mas era ser obrigatório e haver maneira de o fazer com pouco custo. Quem não tivesse os cães esterilizados pagava multa.
Pelo menos ia ver menos animais a sofrer nas aldeias.
Ia haver menos cães e gatos, pode ser que assim os apreciassem mais.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado out 01, 2011 8:37 pm

kittten Escreveu:Mas isso poderá não ter só a ver com esterilizações, pode ter (e isso até acredito mais) com a consciência dos donos que os não deixam reproduzir. Não há necessidade nenhuma de recorrer a uma medida drástica quando é uma situação que se resolve com tanta facilidade.
E essa tal de "consciência", onde anda? Pois que o problema é mesmo esse, e enquanto for coisa que não se possa comprar, mesmo com promoções, têm de se tomar as outras medidas mais ou menos drásticas.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado out 01, 2011 8:55 pm

AST88, acho ainda mais utópico pensar que as pessoas vão ser todas responsáveis.

E eu confirmo, nas aldeias que conheço tratam-se muito mal os animais. Eu não entendo como se pode, por exemplo, construir um barracão para abrigar o carro, mas o cão fica na rua, na ponta de uma corrente, a comer as sobras das sobras ou a fazer jejum, "para ser bom guarda" (depois de, evidentemente, lhe ter sido cortada a "lombriga da língua" para prevenir a esgana... :? ).
kittten
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 9:29 pm

moslie Escreveu:Na minha casa cá, não havia animais esterilizado porque tinhamos cadelas a reproduzir.
Mas isso é uma situação especifica. Porque o que vi foi que animais inteiros, mesmo com todos os cuidados, muitas vezes os acidentes acontecem.
O que me fartei de ver foi ninhadas a serem eliminadas, animais bebés doentes e esfomeados, ninhadas de srd planeadas porque é para a cadela não ficar doente, ou de raça porque são bonitos, cadelas com dono que pariam todos os cios.
Para mim, pelo menos nos concelhos não urbanos, devia mas era ser obrigatório e haver maneira de o fazer com pouco custo. Quem não tivesse os cães esterilizados pagava multa.
Pelo menos ia ver menos animais a sofrer nas aldeias.
Ia haver menos cães e gatos, pode ser que assim os apreciassem mais.
Só nas aldeias? O que não falta por este País fora é gente que abre a porta ao bobby e ao tareco para se irem aliviar ...

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
moslie
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 9:30 pm

E os animais carregados de carraças?
E presos por arames.
E as ninhadas comidas de pulgas e de lombrigas.

É utopia? Então vá ver como funciona em certos condados norte americanos. É preciso licença para não esterilizar. E se a pessoa já tiver sido apanhada em situações de negligência animal, então é que nunca vai ter licença para ter animais inteiros. O estado da Califórnia por ex. também decretou isto, houve muita reclamação, não sei como está agora.

Eu tenho uma tia no Canadá que tinha uma sharpei que não quis esterilizar e por acaso morreu com cancro da mama, acho que só mesmo os portugas é que tinham animais inteiros, os portugas e o pessoal problemático porque o resto, a maioria dos que eu conhecia, se não eram reprodutores eram castrados.
kittten
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 9:31 pm

Chamarrita Escreveu:
kittten Escreveu:Mas isso poderá não ter só a ver com esterilizações, pode ter (e isso até acredito mais) com a consciência dos donos que os não deixam reproduzir. Não há necessidade nenhuma de recorrer a uma medida drástica quando é uma situação que se resolve com tanta facilidade.
E essa tal de "consciência", onde anda? Pois que o problema é mesmo esse, e enquanto for coisa que não se possa comprar, mesmo com promoções, têm de se tomar as outras medidas mais ou menos drásticas.
Chama não vamos falar aqui de conscincias, porque para mim é tão inconsciente quem não castra a gata e a deixa reproduzir indiscriminadamente, como aquele que a castra e a deixa andar a passear e a dizimar tudo quanto é fauna selvagem que lhe apareça pela frente.
Na minha opinião é tão grave uma situação como a outra.

Não falemos portante dessas coisas porque a minha opinião e posição tu já conheces há muito.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Chamarrita
Membro Veterano

sábado out 01, 2011 10:11 pm

kittten Escreveu:
Chamarrita Escreveu:
Chama não vamos falar aqui de conscincias, porque para mim é tão inconsciente quem não castra a gata e a deixa reproduzir indiscriminadamente, como aquele que a castra e a deixa andar a passear e a dizimar tudo quanto é fauna selvagem que lhe apareça pela frente.
Na minha opinião é tão grave uma situação como a outra.

Não falemos portante dessas coisas porque a minha opinião e posição tu já conheces há muito.
e o que que a consciência de uma coisa tem a ver com a consciência de outra? só se for pelo facto de uma gata inteira ter mais predisposição para caçar do que uma gata esterilizada e bem alimentada. De resto, os gatos prestam serviços de "limpeza" nas zonas urbanizadas, evitando a proliferação de ratazanas, que acabariam por ser exterminadas com veneno. E o veneno não escolhe vítimas.
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

domingo out 02, 2011 6:25 am

Chamarrita Escreveu: os gatos prestam serviços de "limpeza" nas zonas urbanizadas, evitando a proliferação de ratazanas, que acabariam por ser exterminadas com veneno.
:lol: Pago para ver um gato matar uma ratazana :lol:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano

domingo out 02, 2011 2:14 pm

... sabe que elas não nascem com tamanho de adultas, não sabe? :o

Bom, mas de qualquer modo só ocasionalmente encontro cadáveres. Apenas 2 ou 3 dos meus gatos se atrevem a perseguir e, eventualmente, conseguem caçar presas maiores que gafanhotos. Podem ter o instinto, mas falta-lhes "o engenho e a arte" que a necessidade aguça e que nunca aprenderam.

E estou quase certa de que a responsável pelas "matanças" é uma gata feral que por aqui anda e que ainda não consegui apanhar para esterilizar e que me parece que está novamente prenha. Mas já cá cantam 2 filhos dela, um apanhado o ano passado, para castrar e libertar (mas amansou e vive a maior parte do tempo dentro de casa...) e outro apanhado recentemente, com cerca de 3 meses e a seu tempo será castrado/esterilizada também.

Felizmente tenho conseguido apanhar alguns machos da vizinhança (alguns com dono...), que são castrados também. Não ando atrás deles, mas se me aparecem aqui... vão à faca! E não, as pessoas não abusam, não vêm aqui deixar-me gatos inteiros para eu levar a castrar; os donos até querem os gatos inteiros, porque os castrados "ficam moles, preguiçosos e maricas". E como esses gatos passam a vida na rua, os donos nem se apercebem do desaparecimento por dois ou 3 dias e da castração, e assim todos vivemos felizes... 8)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

domingo out 02, 2011 8:44 pm

Eu tenho tudo esterilizado menos a Uva, que na altura não tinha dinheiro para o fazer e agora não vale a pena devido à idade

Na minha opinião é vantajoso , segundo os vets, esterilizar até aos 2 anos previne os tumores mamários

Não me arrependo se as ter esterilizado, tenho pena que não ter feito à Uva em devido tempo.
moslie
Membro Veterano

domingo out 02, 2011 9:25 pm

Os meus gatos comiam bem em casa mas eram caçadores de ratos implacáveis.
Ou seja, nunca perderam a prática! Especialmente as gatas acho-as melhores caçadoras que os machos.
Chamarrita
Membro Veterano

domingo out 02, 2011 10:34 pm

mas os meus nunca a ganharam, moslie. :) mesmo aqueles mais velhos, que eram de rua, vieram de Lisboa, de zonas em que, quando muito, caçavam baratas. A especialidade deles é mesmo o contentor do lixo. :P Os outros foram criados em apartamentos desde bebés, ainda que consigam apanhar uma presa, não sabem como matá-la, as cordas e bolinhas de papel não lutam pela vida... :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Cães”