Olá:
Gostava de pedir ajuda porque o meu chihuahua, actualmente com 4 meses deu em comer as fezes. A veterinária receitou-lhe uns medicamentos à base de fermentos, mas já os toma há 2 semanas e se não pode estar sozinho que come tudo! O problema é que por causa disso não tem apetite nenhum, já estou a dar vitaminas mas fico preocupada porque ele já é pequenito e pouco resistente? O que me aconselham? Ralhar não adianta, pois ele fica aflito e acarta para a casota para esconder e comer depois!!! Já não sei o que fazer, visto que não posso estar com ele debaixo de olho 24 horas.
coprofagia
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm
Há varias razões para que isso possa estar a acontecer, vou dar algumas dicas e será a Cleo que deverá identificar onde reside o problema, normalmente deriva de problemas comportamentais:
Muitos cães têm esse hábito para chamar a atenção dos donos. Nesse caso quando o cão defeca deverá ser desviada a atenção dele para uma brincadeira ou outra coisa!
Outros fazem-no com medo de serem repreendidos pelos donos, porque fizeram onde não era correcto e tentam esconder o erro.
Se nada disto se passa comece a pensar nisso como um problema patológico:
Normalmente isso deriva de uma má digestão o que faz com que as fezes ainda tenham para o cão um valor nutritivo muito significativo. Neste caso deve optar por uma ração de alta gama e bastante rica em fibra. Tenha a certeza de que o cão está bem desparasitado.
Descarte a possibildade de estar perante um caso de insuficiencia do pancreas!
fale com o seu Veerinário sobre tudo isto e boa sorte
Muitos cães têm esse hábito para chamar a atenção dos donos. Nesse caso quando o cão defeca deverá ser desviada a atenção dele para uma brincadeira ou outra coisa!
Outros fazem-no com medo de serem repreendidos pelos donos, porque fizeram onde não era correcto e tentam esconder o erro.
Se nada disto se passa comece a pensar nisso como um problema patológico:
Normalmente isso deriva de uma má digestão o que faz com que as fezes ainda tenham para o cão um valor nutritivo muito significativo. Neste caso deve optar por uma ração de alta gama e bastante rica em fibra. Tenha a certeza de que o cão está bem desparasitado.
Descarte a possibildade de estar perante um caso de insuficiencia do pancreas!
fale com o seu Veerinário sobre tudo isto e boa sorte

Boa noite. A coprofagia é muito vulgar em cachorros e em alguns casos permanece como hábito durante a idade adulta. Na maior parte das vezes, no entanto, tem tendência a desaparecer com o crescimento do cachorro.
Pode ter causas orgânicas (intoxicações, parasitoses) e não orgânicas, que é o que acontece mais vezes. Estas são:
- estados de stress ou de tédio;
- elevado instinto exploratório e de sobrevivência do indivíduo;
- conduta reforçada pelo ralhar do dono.
Assim, o que normalmente é aconselhável é:
- visita ao veterinário para despiste das causas orgânicas e revisão da dieta;
- exercício moderado e sociabilização para evitar o stress;
- indiferença perante esse comportamento, a fim de evitar reforços inconscientes da conduta;
- pulverização de fezes-alvo com produtos extremamente desagradáveis para o cão (a escolha deve ser supervisionada pelo veterinário)
Cumprimentos
José Carlos
Pode ter causas orgânicas (intoxicações, parasitoses) e não orgânicas, que é o que acontece mais vezes. Estas são:
- estados de stress ou de tédio;
- elevado instinto exploratório e de sobrevivência do indivíduo;
- conduta reforçada pelo ralhar do dono.
Assim, o que normalmente é aconselhável é:
- visita ao veterinário para despiste das causas orgânicas e revisão da dieta;
- exercício moderado e sociabilização para evitar o stress;
- indiferença perante esse comportamento, a fim de evitar reforços inconscientes da conduta;
- pulverização de fezes-alvo com produtos extremamente desagradáveis para o cão (a escolha deve ser supervisionada pelo veterinário)
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro
- Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
- Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
- Contacto:
Ele está desparasitado!Come ração da Royal Canin mini junior da gama veterinária aconselhada pela médica veterinária. Penso que o problema é comportamental pois tirando isto porta-se impecavelmente! Faz o chichi no tabuleiro, não estraga nada! Mas mal faz coco parece querer esconder para agradar o dono, tanto que se o apanho a comer ele treme com medo! Por isso é que não posso ralhar porque é super meiguinho e até chora se eu ralhar! Tédio acho complicado pois ele só não está acompanhado 3 horas de manhã e durante a noite, onde dorme na sua caminha! Ágradeço a vossa ajuda!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Eu já tive o mesmo problema, mas no meu caso era a minha cadela que comia as fezes do gato. Eu não fiz nada de especial..quando a apanhava a ir à "casa de banho do gato" repreendia-a e ela nem entrava...depois foi perdendo o vício! Espero que consigas resolver esse problema, porque além de poder trazer muitos problemas ao cão, é talvez um bocadinho nojento quando o nosso cão vem carinhosamente dar-nos beijinhos (às vezes na cara... - a minha tem muito esse vício...
).
Tenta falar com o veterinário dele e juntos arranjarem uma solução para o problema.
Um bjinho grande*ana

Tenta falar com o veterinário dele e juntos arranjarem uma solução para o problema.
Um bjinho grande*ana
-
- Membro
- Registado: quarta fev 19, 2003 10:14 pm
olá,
o Conan também tinha o hábito de comer as suas fezes (nunca comeu as fezes de outros cães).
segundo o que li (algures em diversas pesquisas na net) deve-se a carências de vitamina B e outra que agora não me lembro.
na altura sempre que o apanhava a nesse bufete
ralhava com ele.
com a mudança de ração, ou com a idade começou a largar esse hábito.
o Conan também tinha o hábito de comer as suas fezes (nunca comeu as fezes de outros cães).
segundo o que li (algures em diversas pesquisas na net) deve-se a carências de vitamina B e outra que agora não me lembro.
na altura sempre que o apanhava a nesse bufete

com a mudança de ração, ou com a idade começou a largar esse hábito.