O que significa ajudar os animais ?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jan 10, 2004 11:59 pm

Sendo prático, o que acham que se deve fazer para proteger os animais ? Na globalidade. Existem animais prioritários a ser ajudados pois não podemos ir a todo o sitio, deve-se começar por mudar a mentalidade face ao abandono de animais, por exemplo ?

Deve-se começar pelos canis, pelas escolas ou por ambos ?

Ou fazer lóbi para que a lei existente seja fiscalizada ?

Que acham ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

domingo jan 11, 2004 12:05 am

Boa noite
Acho que tem que começar em ambos os sitios, e muito mais em casa, os pais tem a obrigação de ensinar os filhos a tratar e tratar bem.
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

domingo jan 11, 2004 12:19 am

CasadeAnaval Escreveu: (...), pelas escolas (...)?
Nas Escolas já é feita a sensibilização... aos jovens. ;) Falta dar aulas aos Pais... :roll:
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

domingo jan 11, 2004 12:39 am

Concordo consigo, mas terá de haver uma concertação quanto à forma como essa ajuda se faz, sem que alguns indivíduos caíam radicalismos absurdos e ponham por terra o trabalho feito até aí.
A consciencialização que fala deve ser também apoiada por entidades de maior relevo, como os média, pois também se trata de um serviço público.
Há quanto tempo não se vêem nos nossos canais de televisão campanhas a alertar e a pedir para que se não abandonem os animais?
Claro a questão técnica de como estas campanhas são feitas, teriam de ser alteradas em relação ás anteriores de forma a que tivessem mais impacto.

Quanto à lei existente, peço desculpa pela minha ignorância mas não a conheço a fundo para me poder prenunciar sobre ela.

Um bem haja
RuteMartins
Membro Veterano
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm

domingo jan 11, 2004 11:51 am

Como a Odemirense já disse acho que deve começar em casa
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

domingo jan 11, 2004 12:27 pm

A educação deve começar na escola sem dúvida mas criar um lóbi para que a lei seja cumprida seria de certo muito útil, até porque se as crianças ou as pessoas forem sensibilizadas mas depois não haver cumprimento legal, torna todo esse processo de sensibilização fragil.
vald
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 12:45 pm

Mas não só na escola, cabe aos pais a educação e o transmitir de valores.
Os filhos não se criam só com escola, claro que é muito mias cómodo delegar a educação dos nossos filhos aos outros, mas não é o mais correcto.

Um bem haja
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo jan 11, 2004 1:10 pm

Penso que a legislação existente em portugal a respeito dos animais é pouco protectora dos mesmos. De facto, os animais são considerados como bens móveis, e as obrigações recaem sobre os seus donos.

São, então, os donos os responsáveis pelos seus animais.

Sendo assim, todas as campanhas de alerta sobre o bem estar dos nossos amigos são válidas, embora concorde que há muito tempo que não se vê nada sobre esse assunto (sobretudo acerca do abandono).

Soluções poderão passar pela aplicação efectiva da legislação existente, incluindo a aplicação das coimas previstas, e também pela criação de novas leis. Como é possíve haver tamanha discrepância entre países da UE, como o nosso e o Reino Unido, onde os animais são de facto considerados como seres vivos dignos?
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

domingo jan 11, 2004 1:33 pm

Olá!

Essa pergunta cabe aos pais ensinar aos filhos, muitas vezes as escolas não ensinam. A escola também não tem que ensinar tudo, não é? Tem que haver um acompanhamento também pelos pais.

Adeus
mini
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

domingo jan 11, 2004 1:42 pm

Eu acho que primeiro deveria ser feita a sensibilização dos adultos, principalmente no mundo rural, onde há menos informação. As campanhas televisivas são um pouco insensíveis, explicando melhor, não se sabe até que pouco atingem as massas para a mudança.
Para mim deveriam ser feitos focos de voluntariado constituídos por cidadãos comuns, com pessoas informadas a dirigir, de preferência pessoas "respeitáveis" bem aceites pela comunidade, para sensibilizar. Estes focos deveriam ocupar Portugal todo geograficamente... É um pouco utópico, mas com vontade poderia ser feito.
As Campanhas nas escolas também são muito importantes, as crianças poderiam ter visitas às associações, podendo alimentá-los ou ajudar de outras formas...Era uma forma de aprenderem a gostar e tratar dos animais, porque muitos miúdos ainda os tratam mal, mesmo nas lojas a bater nos vidros, a perturbar, etc e sem terem repreensão dos pais...
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo jan 11, 2004 1:45 pm

Andreia, subscevo inteiramente. Os núcleos de voluntariados teriam de ser financiados, claro, mais não fosse por causa de instalações e alimento/higiene dos animais. A RSPCA, no Reino Unido é um exemplo que poderia ser seguido - mas lá está: há um grande trabalho de sensibilização a ser feito.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo jan 11, 2004 2:01 pm

Aos jovens é preciso ensinar-lhes que não basta só amarem os seus animais. Têm também que se responsabilizar por eles e que da mesada há que por algum de reserva para qualquer eventualidade que possa surgir. Os pais vendo os filhos responsáveis terão também mais cuidado com as suas atitudes e acabarão por se consciencializarem e, por exemplo não os abandonarem quando vão de férias. Penso que esse abandono é mais culpa dos pais que dos filhos e que se os jovens derem o exemplo também os pais não se atreverão a serem irresponsáveis. Porque os filhos também podem educar os pais.
Por outro lado, a lei de protecção já existe e é bem completa, só que não chega estar no papel. Há que faze-la cumprir. E para tal há que consciencializar mais o Estado.
Campanhas públicas, acções de formação, denunciar os casos que tenhamos conhecimento, poderão ajudar.
Num país que abandona os seus velhos nos hospitais (sobretudo quando vão de férias) como não poderemos esperar que abandonem os seus animais?
Mas temos estado a assistir por parte do Estado a campanhas de consciencialização afim de evitarmos fugas de impostos tais como o IVA etc...,porque não faze-lo sobre o abandono dos animais? Porque não proibir quem já tenha dados provas de maus tratos e abandono de poder voltar a ser dono de um animal?

MHZ
vald
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 9:39 pm

_Last_kiss_ Escreveu: Eu acho que primeiro deveria ser feita a sensibilização dos adultos, principalmente no mundo rural, onde há menos informação.
Principalmente no “mundo rural” porquê?
É só no “mundo rural” que os animais são mal tratados?
Ou está a querer dizer que os habitantes rurais são “os bárbaros” e os citadinos a vanguarda da civilização?

Tanto existem maus tratos em animais nos meios urbanos como rurais.
No “mundo rural” também existe televisão, Internet e cidadãos conscientes das necessidades de um animal.

Como vê hoje em dia não existem muitas diferenças entre um citadino e um rural.

Choca-me que alguns citadinos tenham este tipo de opinião acerca rurais, se soubessem a opinião de alguns rurais acerca dos citadinos…. O que também reprovo.

Agora o mais importante, o tema do tópico:

Estamos a opinar só tendo em conta o abandono animais domésticos.

E os animais selvagens e o seu habitat não podem entrar nessa sensibilização?
Será que são compridas as leis que os defendem?
As coimas estão ajustadas à gravidade da prevaricação?

Um bem haja
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

domingo jan 11, 2004 9:50 pm

_Last_kiss_ Escreveu: Eu acho que primeiro deveria ser feita a sensibilização dos adultos, principalmente no mundo rural, onde há menos informação.(...)
Deixe-me só dizer-lhe que, há menos animais abandonados no meio rural que nas cidades. Só na época de caça é que se encontram, infelizmente, bastantes cães pelas ruas. Também no meio rural muitas pessoas têm bastantes animais em casa, principalmente quem tem moradias térreas com quintais e recolhem qualquer cão ou gato abandonado que apareça.

Talvez seja verdade que, no meio rural, alguns animais encontram-se nos quintais, presos com correntes pequenas a bidãos de lata mas também outros estão na rua junto às portas de casa, podendo ter essa liberdade devido ao pouco movimento de carros comparativamente com o da cidade. Se os animais no meio rural são mais ou menos mal tratados que os da cidade, não sei. Nas cidades os animais estão fechados nos apartamentos e raramente ou nunca são vistos, como sabemos o que se passa lá dentro?

No meio rural é fácil arranjar quem trate dos animais quando se vai de férias - um vizinho, um amigo que viva perto,... Na cidade é muito mais difícil e, por isso mesmo, quando chega o período de férias, vê-se a desgraça!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jan 11, 2004 9:53 pm

topdown Escreveu: No meio rural é fácil arranjar quem trate dos animais quando se vai de férias - um vizinho, um amigo que viva perto,... Na cidade é muito mais difícil e, por isso mesmo, quando chega o período de férias, vê-se a desgraça!
E cuyriosamente é no tecido urbando que se diz existir um laço maior entre pessoas e animais de companhia, dá que pensar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”