Castrar, ou não castrar, eis a questão - furões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos

Devem, os furões ser castrados?

Sim, por questões de saúde.
3
60%
Sim, para não criarem.
1
20%
Sim, para ficarem mais dóceis.
0
Sem votos
Não, é contra a sua natureza!
1
20%
Não estou dentro do assunto.
0
Sem votos

Total de votos: 5
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

domingo jan 11, 2004 10:34 am

Devem os seus donos castrar os furões? Dêem a vossa opinião...
(Não tenho a certeza se em portugal os castram, mas qualquer veterinário especializado em exóticos o devia saber...)
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo jan 11, 2004 11:02 am

Apesar de não ter nenhum furão (aliás com muita pena minha, mas a oferta é muito escassa :( ), penso que devem ser esterilizados se tivermos macho+fêmea na mesma gaiola e não desejarmos que procriem.
Exactamente como deveria suceder com todos os animais de quem não queremos descendência - para que não se verifiquem questões de abandono, por exemplo...
No entanto, às vezes os preços são proibitivos (no fórum dos porquinhos da índia tenho um posto recente sobre este assunto).
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jan 11, 2004 1:51 pm

Nunca vos informaram que se devem esterilizar s fêmeas e porquê ?

:o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ines_faria
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 4:44 pm

Respondendo por mim, sei que a esterilização nas fêmeas é até aconselhável por questões de súde, nomeadamente para evitar carcinomas nas mamas e/ou sistema reprodutor.
Contudo penso que não seja esse o tema fulcral do tópico.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo jan 11, 2004 7:04 pm

A resposta a esta questão, na minha opinião, não é um simples castrar ou não castrar. Eu não sou a favor da castração, mas é certo que a castração dos machos inibe o odor que emitem e se não cruzarmos as fêmeas elas morrem. São opções individuais consoante o caso.
No Brasil, por exemplo, é obrigatória a sua castração. Aliás, só deixam importar já castrados devido ao problema de desiquilíbrio da fauna.
Esperemos que por cá não façam depender a sual legalização da castração.
Mas eu se puder optar, prefiro sacrificar qualquer animal o menos possível.
MHZ
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

domingo jan 11, 2004 8:17 pm

[quote=ines_faria]
Respondendo por mim, sei que a esterilização nas fêmeas é até aconselhável por questões de súde, nomeadamente para evitar carcinomas nas mamas e/ou sistema reprodutor.
Contudo penso que não seja esse o tema fulcral do tópico.
[/quote]

Pois, responda só por si porque a informação que está aqui a deixar está errada. As pessoas não devem mesmo falar do que não sabem.

A razão da esterilização obrigatória das fêmeas furão é outra completamente diferente.

Acho que uma leitura ou post colocado no Forum dos Furões será respondida por quem percebe do assunto.

Não é uma questão de preservação da natureza nem de comodismo humano sobre se cheira mais ou menos mal. Falem com o vendedor, criador ou o vosso veterinário.
MHZ
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 8:55 pm

zooexotico Escreveu: Não é uma questão de preservação da natureza nem de comodismo humano sobre se cheira mais ou menos mal. Falem com o vendedor, criador ou o vosso veterinário.
Mesmo os veterinários são de opiniões diferentes.
No início de vida do Opale a minha casa começou a ficar com cheiro e o Vet em Lisboa que lhe deu a 1ªvacina aconselhou a castração, mas já no Porto as duas Vet que o viram não foram da mesma opinião.
Até porque a castração demasiado cedo pode provocar o cancro segundo li e me informaram. na minha opinião, castração nos machos é uma questão de comodismo humano, já que as vantagens que traz é só atenuar o cheiro e, ou, torná-los mais mansos no caso de serem muito agressivos. Mas são animais tão pequenos que se controla bem a sua agressividade.
As fêmeas já correm risco de hemorragias, mas podem cruzar-se e o problema fica resolvido. Para já, como há poucos furões ainda por cá, fácilmente se dão as crias. Quando houver necessidade de as matar como fazem com os gatinhos, por ex., então acho preferível a castração. Já não será só um problema de comodismo humano.
Talvez daqui por uns aninhos (muitos) consigamos ter um planeta só para cães, gatos, furões, etc e então mandamos o excedente para lá e já não precisamos de sacrificá-los... :D
Mas não cheguei a perceber qual é a sua opinião, já que como criador deve ter uma opinião melhor abalizada que a minha, que sou "avó" de um há muito pouco tempo.

MHZ
zooexotico
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 11, 2004 9:03 pm

Criador?

Eu não sou criador de furões...
:?:
:o

A minha resposta está no Forum dos Furões...

(colocar 2 posts identicos em dois locais só baralha)
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 9:59 pm

Inês, por acaso a esterilização das fêmeas é uma questão fulcral, pelo que vejo não estava informada sobre isso,k a solução que refere acontece potencialmente as gatas e cadelas, não nos furões mas o problema é também grave. Foi bom este tópico porque veio levantar uma lebre. Veja no fórum dos furões a resposta e faça como diz o zooxótico.

Divagando, é uma óptima ideia antes de se comprar animais ter alguma informação, porque muitas vezes quem vende não percebe nada, são jovens com emprego em part-time para fazer uns tustos que até podem gostar de animais mas nãos abem dar informação específica.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
MHZ
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 10:18 pm

zooexotico Escreveu: Criador?

Eu não sou criador de furões...

Em princípios de 2003 quando soube que não era legal ter furões, tentei informar-me junto de criadores e entre eles, falei pelo telefone com um sr. José Santos que tinha sido criador e fiquei convencida que era o Zooexótico. Na altura tinha outro nickname.
Peço desculpa se fiz confusão.

MHZ
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 10:27 pm

Esse é o Bichos do Mato :D
MHZ
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 10:42 pm

CasadeAnaval Escreveu: Esse é o Bichos do Mato :D

Quer dizer que ambos são José Santos, só que pessoas distintas?

MHZ
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 10:45 pm

Nãos eis e são a msma pessoa. Agora estou baralhado :D
ines_faria
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 10:48 pm

CasadeAnaval, obrigada pelo esclarecimento. Já tinha lido sobre a necessidade de se cruzarem as fêmeas de furão, por razões da sua prórpia saúde/vida, e na realidade no meu post estava ageneralizar a questão da esterilização (como sempre tive cadelas, pensei no caso destas).

Zooexótico, eu não sou criadora de furões, você também não, e o que eu escrevi não é nenhuma barbaridade. Tenha calminha, sim?
zooexotico
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 12, 2004 12:23 am

Pois o Bichosdomato tb era eu mas já não uso esse nick há muito tempo porque me esqueci da password.

E sim, eu tive uma Furão que levei a um macho para evitar a anemia e ele teve uma ninhada há já algum tempo... mas daí a ser criador!!!

Se falou comigo com certeza lhe informei da ilegalidade dos furões pois tentei registar as crias e soube que era ilegal ter furões. Nunca mais "tive" crias.
Responder

Voltar para “Exóticos”