Golden Retriever em apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lionman
Membro Júnior
Registado: sexta ago 28, 2009 12:39 pm

terça out 04, 2011 10:19 am

Ola !

Vamos buscar a nossa nova menina (uma Golden Retriver) daqui a 2 semanas.

Ela vai habitar o nosso apartamento de 130m2 juntamente com os nossos 3 persas.

Tenho colocado várias questões em fóruns estrangeiros e toda a gente me diz: "Que horror um golden retriever num apartamento ! Nem pensar ! Vai ter o levar a rua de 2 em 2 horas ! O cão vai ficar depressivo !"

Obviamente que isto me tira o animo, mas ja tinha falado com varios donos de retrievers na minha zona e todos me disseram que eles se habituam pefeitamente a um apartamento desde que passeados de manhã antes de ir para o emprego e um passeio ao final do dia (obviamente que contavamos com isto).

Alguem tem Golden Retrievers em apartamentos que queira partilhar a sua experiencia ?

Fico desde já muito grato !
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

terça out 04, 2011 11:11 am

Bom dia.
Eu tenho um rafeiro Golden retriever (sem LOP...)
Vivemos num apartamento...
Levo-o à rua quando nos levantamos, depois de ele comer, por volta das 06/07 horas. Como só tem quase oito meses ele ainda não aguenta a noite toda sem urinar, logo normalmente tem de limpar um charco na cozinha :). Até aos cinco meses comeu três vezes por dia, apartir daí passou só a comer duas (06 e 18 horas +-). A minha filha por vezes chega a casa por volta das 15 horas e leva-o à rua. Por vezes não fez nenhuma mij... por vezes fez... Quando ela não chega mais cedo eu apareço por volta das 17... e a primeita coisa a fazer é levá-lo a espairecer... correr um pouco... brincar com ele... meia horita ou pouco mais... depois janta... enquanto estamos em casa vamos com ele à rua de três em três hora +-... a ultima saída é por volta das 22...
Se dá para viver num apartamento... claro que dá. Tem de ter o cuidado de ter certas coisas fora do alcance dele :). Tudo o que der para comer ele come... Só este fim de semana foram meia duzia de pães de leite e parte de um melão... Quando ele aparecer a abanar o rabo e de boca fechada, é melhor ver o que ele lá tem.... deve ser uma meia...
Não será má ideia levá-lo a uma escola de obediência... São teimosos por natureza mas nuito inteligentes e aprendem muito depressa.
E outra coisa boa que têm: só ladram quando estão na brincadeira... pelo menos o meu é assim...
Se puder ajudar em mais alguma coisa...
lionman
Membro Júnior

terça out 04, 2011 7:59 pm

Obrigado pela usa resposta. Ajuda-nos a tranquilizar a nossa escolha. É que de facto existem imensos cães de grande porte aqui na zona (só apartamentos) e eu tinha na minha cabeça ter um.

Coloquei a mesa questão num forum americano (http://www.goldenretrieverforum.com/) e nem queiram saber o que me responderam. Foi como se estivesse num tribunal !

Estranha cultura mas que encaixa com a percepção que tengo das várias viagens que já fiz a este país.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça out 04, 2011 8:26 pm

Convém ter em mente que o GR é um cão de caça com alta exigência de actividade e bastante inteligente ou seja, o estar fechado em casa vai fazer com que trasnfira energia para a destruição, já que não conte que passe o dia inteiro a dormir!

Pessoalmente não gosto de restringir animais a um espaço como a tão utilizada cozinha. Ao fim do dia o cão está perfeitamente explosivo e isso compreende-se.

Eu acho que dois passeios por dia são muito pouco especialmetne para um animal jovem.

Isso pressupõe também que ele vai estar sózinho bastante tempo.

Há quem ache que se pode e deve habituar os animais a isso tudo. Eu por mim acho que não, são opções.
lionman
Membro Júnior

terça out 04, 2011 8:42 pm

moslie Escreveu:Convém ter em mente que o GR é um cão de caça com alta exigência de actividade e bastante inteligente ou seja, o estar fechado em casa vai fazer com que trasnfira energia para a destruição, já que não conte que passe o dia inteiro a dormir!

Pessoalmente não gosto de restringir animais a um espaço como a tão utilizada cozinha. Ao fim do dia o cão está perfeitamente explosivo e isso compreende-se.

Eu acho que dois passeios por dia são muito pouco especialmetne para um animal jovem.

Há quem ache que se pode e deve habituar os animais a isso tudo. Eu por mim acho que não, são opções.
Agradeço o seu comentário e conselhos. O cão nunca irá estar confinado à cozinha. Numa fase inicial (até que gatos e cão convivam em perfeita harmonia) estará numa sala com 32 m2. Posteriormente terá a casa toda para ele (e seus companheiros) com excepção dos quartos.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça out 04, 2011 8:58 pm

Mas se vai ter o cão sózinho todo o dia, não vai ser fácil educá-lo e socializá-lo, quer a fazer as necessidades num sitio, quer a obedecer. Os cães bebés precisam de repetição frequente dos procedimentos que queremos que aprendam.
Duas vezes por dia não chega, até porque um cão leva bastantes meses a controlar as necessidades e ao incio eles fazem cada vez que comem.

Para ele se habituar aos gatos e os gatos a ele, vai ter de conviver com eles, com alguém presente a controlar. Atenção que ele vai ser bebé apenas uns 2 meses, rápidamente adquire tamanho suficiente para ser uma ameaça concreta para os gatos de modo que tem de ser mesmo habituado cedo. Se está fechado, quando o soltar vai direitinho investigar de que se trata e como os gatos vão correr, é a perfeita imagem da presa que foge.

Espero que não se incomode com muito pêlo, porque os golden largam bastante :wink:
lionman
Membro Júnior

terça out 04, 2011 9:41 pm

moslie Escreveu:Mas se vai ter o cão sózinho todo o dia, não vai ser fácil educá-lo e socializá-lo, quer a fazer as necessidades num sitio, quer a obedecer. Os cães bebés precisam de repetição frequente dos procedimentos que queremos que aprendam.
Duas vezes por dia não chega, até porque um cão leva bastantes meses a controlar as necessidades e ao incio eles fazem cada vez que comem.

Para ele se habituar aos gatos e os gatos a ele, vai ter de conviver com eles, com alguém presente a controlar. Atenção que ele vai ser bebé apenas uns 2 meses, rápidamente adquire tamanho suficiente para ser uma ameaça concreta para os gatos de modo que tem de ser mesmo habituado cedo. Se está fechado, quando o soltar vai direitinho investigar de que se trata e como os gatos vão correr, é a perfeita imagem da presa que foge.

Espero que não se incomode com muito pêlo, porque os golden largam bastante :wink:
A sociabilização será atentamente vigiada por nós. Mas estou plenamente convicto que será dos cães que com maior facilidade aceita outros companheiros e nunca será uma ameaça aos felinos.

A simples introdução de um novo gato gera imenso stress e iremos fazer exactamente o mesmo método que costumamos fazer: aproximação controlada.

Quanto ao pelo.........imagine o pelo que soltam 3 persas.....não existem palavras.....por aí já estamos mais que costumados :-)

Quanto aos passeios estamos a ponderar as hipóteses (uma delas poderá passar por colocarmos férias durante 2 semanas).

Estamos também a estudar hipóteses de Dog-Walking.
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

terça out 04, 2011 10:11 pm

Olá
Qual é a sua zona?
Conheço uma rapariga, que passeia os canitos (tem pagina no facebook e tudo) e não leva nada caro!
lionman
Membro Júnior

terça out 04, 2011 10:16 pm

Saracocas Escreveu:Olá
Qual é a sua zona?
Conheço uma rapariga, que passeia os canitos (tem pagina no facebook e tudo) e não leva nada caro!
Zona Expo Norte.

Obrigado.
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

quarta out 05, 2011 7:43 am

moslie Escreveu:Convém ter em mente que o GR é um cão de caça com alta exigência de actividade e bastante inteligente ou seja, o estar fechado em casa vai fazer com que trasnfira energia para a destruição, já que não conte que passe o dia inteiro a dormir!

O GR é um cão de caça, e isso nota-se pelo farejar constante... o que ás vezes não é muito bom nas aulas de obediência :). precisam de exercicio... claro, e adoram correr. mas também gostam de descanso, e por vezes eu para tirar o meu de casa vejo-me aflito... só com a ajuda de biscoitos... Dois passeios maiores, um de manhã e outro à tardinha e ele anda feliz da vida. Quanto aos outros, para as necessidades... E ás vezes é ele que me arrasta para casa...
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quarta out 05, 2011 11:03 am

a raça por si só não é impeditiva de viver dentro de casa, seja em apartamento ou em moradia.

o que determina a viabilidade de viver ou não dentro de casa é o treino de higiene e obediencia dado ao animal.

de acordo, isso sim, com as caracteristicas da raça ( e caracter do cão ).

um animal energico e com a vitalidade dum golden precisa de muito exercico e estimulo fisico. os passeios de manha e à noite para fazer as necessidades, não vão ser suficientes. principalmente nos primeiros anos de vida com a "electricidade" ao rubro :)

Não tem que ver com tamanho, mas essencialmente com caracter!

Mil vezes um cão de grande porte equilibrado e que me faça tropeçar a cada pedido de mimos com aquelas patorras, do que uma coisinha de tres quilos a ladrar non stop para tudo que mexe :twisted:

é questão de gosto, os cães grandes vivem lindamente dentro de casa não tenha medo pelo porte mas dê especial cuidado ao exercicio e passeios.... é aqui que se define a vossa relação e não nos momentos de dormir em frente ao televisor. O comportamento dele dentro de casa vai ser o reflexo do trabalho no exterior ;)

Boa sorte e bons passeios!
An ye harm none, do what ye will
Netherwing
Membro Veterano

quarta out 05, 2011 11:06 am

nota de rodapé:

parabéns pela escolha, boa raça, bons cãopanheiros ;)
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

quarta out 05, 2011 1:18 pm

Não sei se ela poderá ir para esses lados, no entanto deixo aqui o contacto dela (se tiver facebook escreva: trela e companhia)
965356175
lionman
Membro Júnior

quarta out 05, 2011 6:00 pm

Netherwing Escreveu:nota de rodapé:

Obrigado pelas palavras e conselhos !

Não podia estar mais de acordo que a felicidade de um cão é directamente proporcional ao carinho e dedicação que recebe do dono.
Netherwing
Membro Veterano

quinta out 06, 2011 8:35 am

lionman Escreveu:
Netherwing Escreveu:nota de rodapé:

Obrigado pelas palavras e conselhos !

Não podia estar mais de acordo que a felicidade de um cão é directamente proporcional ao carinho e dedicação que recebe do dono.
e para assegurar a felicidade dos donos também:
uma disciplina equilibrada ( ele vai asneirar é seguro... :) ), serenidade e firmeza no treino diario, e as tais doses industriais de carinho!!

os primeiros 18 a 24 meses vão ser trabalhosos... mas depois "é sempre auto-estrada"!

vai correr tudo bem.
Responder

Voltar para “Cães”