Peneireiros em Lisboa

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta out 05, 2011 7:19 pm

Desta é que eu não estava á espera...

Hoje de manha oiço uns sons muito altos e ponho-me a pensar: "querem ver que anda ai um papagaio.." :lol:
Venho á janela para ver se via alguma coisa e quando olho para o céu vejo dois pássaros a "planarem" em circulos. Toca de ir buscar os binóculos e por-me a olhar para o céu. Eram duas aves de porte médio e castanhas isto visto de baixo.
Pareceram-me águias.

Mas descobri de seguida que eram peneireiros pois para meu espanto estava um empoleirado numa árvore :o a olhar para o descampado lá em baixo
Esse sim deu para ver bem. Era castanho "pintalgado" com o bico laranja. LINDOO :lol:

Bem fiquei espantada de os ver por aqui ainda por cima 3
(tinha visto um a voar há um mes atrás mas na altura não consegui confirmar)

Isto passou-se em plena Lisboa (Sana Engrácia) perto de um descampado onde exite uma parede bastante alta penso que será um bom sitio para nidificarem

Vi-os de manhã e não os voltei a ver mais. Não sabia que os peneireiros tambem andavam por cá, mais alguem já observou aves destas em Lisboa ou outras cidades?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quarta out 05, 2011 7:28 pm

:)
AnnieBata
Membro Veterano
Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga

quarta out 05, 2011 7:32 pm

Sim de facto também já avistei um casal desta especie em plena Lisboa, mais precisamente em Alvalade
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quarta out 05, 2011 7:46 pm

Moro nos arredores de Leiria, e a zona onde moro é uma zona semi-rural. Por isso ainda existe muitos animais que não é costume ver dentro das cidades. Tenho observado algumas vezes pássaros de médio porte a planarem aqui na zona, e por vezes piam. Pelo porte são aves de rapina de certeza, embora eu não consiga confirmar qual a espécie. Tanto podem ser peneireiros como milhafres ou outra ave de rapina do género.
Perto do castelo de Leiria (como tem uma zona arborizada razoável à volta, e existe outro monte arborizado muito perto) também já tenho visto aves de rapina a planarem bem alto.

Há muitos anos atrás houve uma ave de rapina de pequeno porte que entrou numa pequena igreja que fica num monte arborizado cá em Leiria. Tinha o peito branco com pintas brancas e as asas eram pretas, se não me engano. Era muito parecido com um falcão. De qualquer maneira, os peneireiros são da família dos falcões.

Também existem corujas da torre em Leiria, que já as vi a sobrevoar a cidade à noite, embora no siítio onde estou agora a morar nunca mais as tenha visto.

Uma coisa que noto é que as pegas, que eram predominantes no meio rural, começaram a aproximar-se das zonas urbanas. E os melros também, mas estes à muitos mais anos. Onde moro de vez em quando aparecem também corvos, que já os tenho ouvido. E as pegas são por aqui frequentes.
Responder

Voltar para “Aves”