Sinceramente, já não me lembro ao certo de quando levei a minha cadela para ser esterilizada.
Quando o meu irmão a foi buscar era com o intuito de fazer criação, até porque ela tem LOP e tudo mais. E como é Rottweiler os filhotes iam dar uns bons trocos. Isto pensava ele. Quando aos 5 meses ele quis dar, porque ela dava muito trabalho. A partir desse dia, eu passei a ser a dona da cadela. Entretanto muda-mos de casa, passou 1 ano, e os cios eram coisa que me chateavam na rua, porque havia muitos machos soltos (nao eram abandonados, só iam para casa à noite, e mesmo assim nem isso) . Eles faziam xixi na porta do meu prédio, já sabiam as horas que eu vinha á rua com ela, porque mal eu descia as escadas do prédio e olhava lá para fora, eram tipo uns 5 sentados á espera. E ficava impossível ela passear e andar á vontade. Além disso, ela sempre dormiu comigo, na MINHA cama, então nas épocas do cio eu tentava pôr um resguardo por cima dos meus lençóis, mas nao dava, era sangue por todo o lado.... Uma porcaria.
Depois comecei a pensar nos tumores, a minha gata com 14 anos foi operada 2 vezes, num espaço de 3 meses para retirar 5 tumores, e isso começou a pesar na minha consciência. Ponderei e vi que não havia motivo para ela não ser esterilizada, até porque tendo Rottweiler, pelo que li a lei obrigada a 'castrar' animais potencialmente perigosos. ENFIM...
Neste momento ela está a caminho dos 8 anos, não tem problemas de maior. Tumores, nunca os detectaram, e feitio, não mudou nada. Ela sempre foi meiga, e continuou.
Devido a um problema num joelho (que teve que ser operada aos 11 meses) não pode correr nem saltar, então a tendência para engordar que já é alta por causa da esterilização, acabou por ser o único problema dela. O excesso de peso. Tento controlar com a ração da RC satiety support, mas sacos de 14Kg custam à volta de 80€.
Esterilizar ou não esterilizar?
Moderador: mcerqueira