comer as próprias fezes - o que fazer

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

domingo jan 11, 2004 10:37 pm

O tó (Cachorro de 4meses) hoje fez uma coisa que me deixou "preocupada"...comeu as fezes. Sei que é um assunto já debatido neste fórum mas queria que me ajudassem a perceber qual a causa em relação ao meu cachorro.
embora o esteja a ensinar a fazer as necessidades num sitio certo nunca briguei com ele por causa das fezes...tenho apenas insistido com ele para ele urinar no sitio certo...por isso creio que o medo não seja a razão. falta de comida parece-me dificil...dou o que me recomendou o veterinario...mas fico com medo que ele queira mais.
já houve quem dissesse que é falta de vitaminas ou outra razão. gostava de saber dos que tem mais experiencia com cães o que poderá ser. foi a primeira vez que o Tó fez isso...e hoje foi também o dia em que ele esteve mais tempo a passear na rua - fico a pensar que ao cansar-se mais necessitasse de mais comida mas parece-me dificil ser isso.

ps - ele tem um habito mau de comer tudo o que encontra...desde pedras, ervas, papel mas nunca tinha acontecido comer fezes.

a quem me puder dar umas ideias desde já obrigada
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

domingo jan 11, 2004 10:42 pm

Quando ele começar a abrir a boca pa comer as fezes ralhe com ele ou entao é por um daqueles sprays que deixam um cheiro horrivel para quando o cão for la cheirar nunca mais se aproximar dele (o cócó tambem tem um cheiro..mas pronto talvez ajude!)
Aleacim
Membro Veterano
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

domingo jan 11, 2004 10:46 pm

TomasGil Escreveu: Quando ele começar a abrir a boca pa comer as fezes ralhe com ele ou entao é por um daqueles sprays que deixam um cheiro horrivel para quando o cão for la cheirar nunca mais se aproximar dele (o cócó tambem tem um cheiro..mas pronto talvez ajude!)
pois...mas para isso tenho de tar 24horas por dia a olhar para ele :(...quando vi o que ele fez já ele estava no fim.
quanto ao spray, uma vez comprei um spray que dizia que ajudava a ensinar os caes e onde pusesse o spray eles não roiam nem faziam necessidades la...resultado: ele roia ainda mais e fazia sempre la as necessidades. ou o spray nao funciona ou o meu cao e mesmo muito estranho :)

vou tentar estar atenta mas espero arranjar uma solução mais eficaz, ou seja, descobrir a causa para poder combate-la. até porque não deve ser muito saudavel andar a comer o cócó.
obrigada TomasGil
Prionace
Membro Júnior
Registado: quinta nov 13, 2003 12:20 pm

domingo jan 11, 2004 11:22 pm

Eu tenho exactamente o mesmo problema com a minha cadela, uma Labradora com cerca de 4 meses tb, alias, ja tinha falado disso no tópico "comportamentos" no fórum de Retrievers do Labrador. Ao que parece é mais ou menos comum, e é mais preocupante se o bicho repetir a proeza com fezes alheias, pois ai, além de nojento :? passa a correr sério risco de ser contaminado com parasitas. A minha bicha está "melhor", pelo menos nos últimos tempo não tem repetido a gracinha, acho que é porque agora também estou a iniciar o treino de ir á rua, logo levanto-me mais cedo de propósito para ir com ela à rua, e mesmo que ela já tenha feito, sempre fica menos tempo em contacto com as fezes, reduzindo a "tentação".
Esperemos que seja apenas uma fase e entretanto vigie-o na rua para pelo menos não comer as poias dos outros cachorros e arriscar-se a aquirir parasitas internos.
Prionace
Membro Júnior
Registado: quinta nov 13, 2003 12:20 pm

domingo jan 11, 2004 11:24 pm

Eu tenho exactamente o mesmo problema com a minha cadela, uma Labradora com cerca de 4 meses tb, alias, ja tinha falado disso no tópico "comportamentos" no fórum de Retrievers do Labrador. Ao que parece é mais ou menos comum, e é mais preocupante se o bicho repetir a proeza com fezes alheias, pois ai, além de nojento :? passa a correr sério risco de ser contaminado com parasitas. A minha bicha está "melhor", pelo menos nos últimos tempo não tem repetido a gracinha, acho que é porque agora também estou a iniciar o treino de ir á rua, logo levanto-me mais cedo de propósito para ir com ela à rua, e mesmo que ela já tenha feito, sempre fica menos tempo em contacto com as fezes, reduzindo a "tentação".
Esperemos que seja apenas uma fase e entretanto vigie-o na rua para pelo menos não comer as poias dos outros cachorros e arriscar-se a aquirir parasitas internos.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

domingo jan 11, 2004 11:24 pm

Oix Ana

Eu tenho esse problema cá em casa com uma cadela adulta . Ela não tinha este problema qdo veio cá para casa mas nestes ultimos meses tenho vindo a observar essa situação. Em conversa com o meu vet fiquei a saber que a solução parte pela nossa reprovação no altura, tal como a Ana eu tb não presencio sempre que isso acontece mas as poucas que vejo faço questão de lhe dar uma palmada e repreende-la ficando com a esperança de que ela vá deixando a pouco e pouco de fazer esta "porcaria".

Fica bem

Sandra Albuquerque
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

segunda jan 12, 2004 12:22 am

Oçá Aleacim! Pois não é que também já me aconteceu isso? Por acaso não vi, foi o meu irmão mas penso que no caso da minha Noa tenha sido por medo. É que ralho com ela porque ainda está a aprender a fazer no sítio e também come tudo mesmo pedras. É impressionante :? :?
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jan 12, 2004 9:23 am

Há aqui um tópico recente com o título "coprofagia" onde são dadas algumas informações sobre o tema.
Sobre o que o Tomás Gil disse de lhe ralhar quando o apanhar em flagrantes, discordo: para além de só vir a surtir efeito quando o cão estiver na sua presença, o pior é que corre o risco de lhe estar a reforçar essa conduta. Já o adicionar às fezes algo que as torne extremamente desagradáveis para o cão ( e aí tem mesmo que deixá-lo comê-las...) parece-me boa ideia.
De qualquer modo o caso não tem grande importância, salvo o facto de ser repugnante aos nossos olhos. Normalmente desaparece com a idade.

Cumprimentos

José Carlos
Aleacim
Membro Veterano

segunda jan 12, 2004 1:37 pm

bem pessoal...parece que o "incidente" não se voltou a repetir. o tó já fez mais duas vezes "cócó" e não o voltou a comer. parece ter sido uma "ataque" passageiro. de qualquer forma continuo alerta, não vá o pequenito fazer-me nova partida.
muito obrigada a todos os que deram a sua opinião :)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jan 12, 2004 6:16 pm

o max como é um fenómeno não come as fezes dele mas as dos gatos. a carlota , também, fazia isso, mas passou-lhe. agora o cão :o :o em bebé, metia-se dentro da liteira a comer refastelado. agora, quando dou por mim, está a cozinha suja e as camas deles também. livra. cada maluco com sua mania :evil: :evil:
ers
Membro Júnior
Registado: quarta mar 12, 2003 7:41 pm
Localização: caniche, epagneul Breton, 1 gato(cruzado russian blue)papagaio, 2 pirikitos

quarta jan 14, 2004 11:30 pm

Essa situação é completamente normal, embora repugnante para os humanos, para os nossos amiguinhos de 4 patas nem por isso.

Se por acaso tiverem de apanhar as fezes evitem ao maximo que o vosso cão vos veja a pegar nas ditas, pois isso poderá incentiva-lo a imitar-vos, ou seja, se vocês pegam nelas eles vão concluir que se lhes pegarem (com a boca claro !! LOL) tb vcs vão ficar contentes !!

O meu epagnel breton teve esse problema aos 4/5 meses mas depois deixou-se disso. Uns tempos mais tarde e numa fase de "negação à ração seca" voltou a fazer isso mas com os dejectos do gato que por sua vez e quer queiramos quer não, são compostos por varios nutrientes e talvez fossem um chamamente em deterimento da ração seca.

Depois deixou-se disso .... o que é que se ha-de dizer ? coisa de jovens sem juizo !! LOLOL
Aleacim
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 11:33 pm

bem...ja passaram uns dias e o Tó não voltou a repetir o feito...só aconteceu uma vez. fiquei feliz, porque mesmo normal é desagradavel...
vamos lá ver se não volta a acontecer.

:) :) :)
doidona
Membro
Registado: terça nov 04, 2003 2:24 am

quinta jan 15, 2004 2:01 am

Aleacim Escreveu: bem...ja passaram uns dias e o Tó não voltou a repetir o feito...só aconteceu uma vez. fiquei feliz, porque mesmo normal é desagradavel...
vamos lá ver se não volta a acontecer.

:) :) :)
Olá!!!

Tenho a certeza que não volta a acontecer,ele nesse dia tava naquela fase de descoberta e quis provar para saber se era bom,como não gostou do sabor não volta a fazer o mesmo :lol: :lol:
Agora a serio penso que não haverá problema pois o Golias tb fez isso uma vez, não repetiu mais... ;)

Cláudia
Responder

Voltar para “Cães”