O cão e a criança

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Malkovich
Membro
Registado: domingo jan 11, 2004 3:12 pm

segunda jan 12, 2004 10:43 am

Os cães trazem muitos benefícios às crianças que os tem em sua companhia.

São verdadeiros agentes terapêuticos. Um cão vem acabar com a solidão , com a depressão e com o stress. Ele é capaz de tirar de qualquer rosto por mais triste que seja, um lindo sorriso e proporcionar muitos momentos de alegria.

Por isso, pais e mães lembrem-se desta dica para melhorar o ambiente em casa!!! :D
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jan 12, 2004 10:57 am

Olá

Eu concordo em linhas gerais com o conceito. Mas da forma mais ou menos abstracta como está colocado o tema, poderá ser encarado de outras formas. E uma delas é esta: que a aquisição do cão não seja feita como se de um brinquedo se trate. É que infelizmente isto é muito habitual.
Este poderá ser o aspecto mais negativo.
Mas os aspectos positivos, tal como são evidenciados pelo Malkovich, são imensos.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jpfl
Membro
Registado: quarta fev 19, 2003 10:14 pm

terça jan 13, 2004 9:44 am

olá,
tal como referido, os aspectos positivos de ter um cão são imensos para crianças, mas também para os mais idosos.
para estes além de uma fonte anti-solidão, são também um estímulo à actividade física. Estudos científicos indicam que idosos com animais apresentam menor índice de obesidade e de doenças cardíacas do que idosos sem animais. (o levar o cãozinho a passear é um dos melhores exercícos físicos que existe).
Pratol
Membro
Registado: sexta mai 23, 2003 11:10 am

terça jan 13, 2004 11:38 am

...Nunca deixar o(s) cão(ães) e a(s) criança(s) sozinho(s)!...

8)

;)
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

terça jan 13, 2004 2:22 pm

Pratol o que disse está correcto, pois os acidentes que tem acontecido entre crianças e cães é devido a criança estar sem supervisão.. Estica-se e depois apanha dentada. Os cães para além de serem uma grande forma de terapeutica, são companheiros inseparáveis tal como comprava-se pela a famosa história, que após a morte do dono, o cão nunca mais abandonou a campa do mesmo.
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

terça jan 13, 2004 8:31 pm

Olá,

Eu vou falar unicamente na minha experiência e no que tenho visto.

Quanto às crianças:
Bom , eu tenho um cachorro, e realmente tem feito milagres aos meus filhos (um rapaz de 10 e uma rapariga de 11), estão mais responsáveis, pois têm tarefas que lhes dei em relação ao Labrador, o Amon-Rá (Rá), partilham brincadeiras entre eles e até comunicam melhor entre eles. Não estou nada arrependida do meu "caçulita" que já faz parte da familia, mesmo tendo, por enquanto de ser membro da "brigada da esfregona".

Mas só as gargalhadas e o bem estar que se conseguiu na familia valr apena :)

Quantoa os idosos:
Eu tinha cão, um pastor alemão, o Reef, do qual eu gostava muito.
Mas abri mão dele para a minha mãe, pois ajuda a quebrar a solidão, agora depois da morte do meu pai, e o carinho e dedicação dele para com ela, valeu a pena, mesmo a custo, ter aberto mão dele.

Continu-o a ver, e vejo que está bem e sei que a minha mãe tem uma companhia com a qual desabafa, mesmo sabendo que não a entende, mas faz companhia e ela da-lhe carinho.

Se isto é terapeutico ou não, naõ tenho conhecimentos sufucientes para o avaliar, mas que equilibrou uma situação, isso sim.

Eu sou a favor de crianças terem cães, assim como os idosos, mas há que ter o cuidado dos vigiar, pois uns estão na 1ª infância os outros na terceira...e o elemento canino, é uma icógnita...talvez na idade do armário ou da travessia.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jan 14, 2004 8:37 am

Olá bom dia

Cães e crianças, [b]normalmente[/b] são uma optima conjugação, desde que as crianças não sejam ums selvagemzinhos que só estão bem a fazer mal ao cão. O que infelizmente acontece muita vez. No meu caso concreto os meus 3 filhos sempre conviveram com cães, sempre tive cães, e o conjunto deu-se sempre bem ;)

Mas o que dizer duma criança, o meu neto com 7 anos, (sou velhota mas não sou muito, tenho 44 anos ;) ) que não tem medo e é incapaz de fazer mal a um animal, ontem quando andava com os amigos a jogar à bola, um cão SRD foi atrás deles e mordeu-o numa perna. Não foi grave felizmente mas poderia ter sido, mas não deixou de ter que ser assistido no centro de saúde e ter que ser mantido sob vigilancia mas só por causa do perigo de infecção.
Foi numa perna, se ele caísse poderia ter sido na cara.
Portanto permitam-me corrigir, nunca deixar cães soltos e sem vigilancia num sitio onde há crianças a brincar, neste caso à porta de uma escola.
[b]Mas isto não é noticia, foi um SRD que até tem dono mas que vem à rua sózinho fazer xi-xi.[/b]

Tenho uma amigo que é professor do ensino básico numa escola para deficientes em Almeirim, aqui à dias entrou na escola um cachorrinho de Serra da Estrela com 4 mêses, a alegria das crianças foi tal que até uma criança que tem paralisia cerebral profunda tento atirar-se da cadeira de rodas para brincar com o cão. Mas a Direcção da Escola não permite que hajam cães na Escola. Apesar de estar comprovado que a interacção cão/criança com deficiencia, ser muitissimo benéfico para as crianças.

[/b]
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”