Fui mordido pelo meu proprio cao!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Hug0g
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 10:34 am

sexta out 07, 2011 4:02 pm

Acena Escreveu:Não sei o que entende por situações extremas, pelo relatado o dono foi mordido pelo cão e está com medo que se repita, não confia no cão e não sabe o que fazer. É preciso chegar a que ponto?
Não precisa de chegar a ponto nenhum. Não está à espera que ele mal tenha sido mordido vá a correr à procura de um treinador,não? O Wifi está provavelmente a pedir opiniões a amigos, familiares, ou procurando na internet. A questão do treinador até pode ser uma hipótese para ele. Ou não.
Acena Escreveu:E em que ponto está este caso concretamente? Conhece o dono para saber se tem alguma hipótese de conseguir resolver o problema sozinho, além de saber que está cheio de medo do cão? E se for um problema de saúde que o leva a ter este comportamento, também é para deixar agravar?
Pronto, aí está outra sugestão que se lhe pode dar. Atenção, pode ser um problema de saúde, tente falar com o seu veterinário.
Acena Escreveu:O Hug0g responsabiliza-se se o dono seguir o que aconselha e tentar resolver primeiro o problema sem ajuda especializada?
Bem, havia de ser o primeiro a ter de me responsabilizar por dar uma opinião num fórum da internet :wink: . Que não dei.
Vamos a ver uma coisa. Eu apenas concordei com Colette que não podemos assumir que a ida a uma escola de cães ou a um treinador está no topo das nossas prioridades. Não estamos a falar de algo essencial como um veterinário ou alimentação. Mas estava a falar genericamente e não a falar neste caso em particular.

Para finalizar e já que ainda não dei nenhuma sugestão ao forista Wifi, acho que antes de ir a um treinador, devia falar primeiro com o seu veterinário habitual. Quanto ao resto é off-topic e não vale a pena continuar.

:)
<p>Hugo</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta out 07, 2011 4:35 pm

Hug0g Escreveu:
Bem, havia de ser o primeiro a ter de me responsabilizar por dar uma opinião num fórum da internet :wink: . Que não dei.
Se não deu a sua opinião, deu a opinião de quem?
Não estava à espera que se responsabilizasse, aliás esse é um dos problemas dos fóruns na net…
Hug0g Escreveu:
Para finalizar e já que ainda não dei nenhuma sugestão ao forista Wifi, acho que antes de ir a um treinador, devia falar primeiro com o seu veterinário habitual. Quanto ao resto é off-topic e não vale a pena continuar.
:)
:wink: Concordo!
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta out 07, 2011 5:33 pm

Há uma situação chamada de "alteração das condições de vida", que acontece actual e frequentemente neste país.
Quando estamos numa situação razoável de emprego pleno, estabilidade e condições financeiras razoáveis e decidimos adoptar um cão, ponderamos (ou deveríamos ponderar) todas essas coordenadas: se temos dinheiro para o sustentar convenientemente, para as despesas veterinárias de rotina e, eventualmente, outras que possam surgir de doença (a do treino nunca me passou pela cabeça, mas enfim até admito que possa passar pela de outras pessoas, principalmente porque os cães actuais parecem, cada vez mais, ter problemas comportamentais - vá-se lá saber de quem é a culpa).
Mas de repente tudo muda: um dos membros do casal ou ambos fica sem emprego ou o patrão lhes reduz os vencimentos ou outra qualquer ocorrência - doença, morte, separação - tanta coisa pode suceder e os rendimentos diminuem de forma drástica ou deixam de existir. E com eles lá se vão também as boas intenções e as previsões feitas.
É mais do que óbvio que, nestes casos, as necessidades do cão ficam no fim da linha. Donos conscientes da sua responsabilidade, mas que têm que apertar o cinto em todas as frentes, não abandonam os seus animais, mas são obrigados a procurar uma forma mais económica de os sustentar e a definir prioridades. E da maneira como as coisas estão, esses até são os sortudos, porque é sinal de que ainda têm alguma coisa a que se agarrar.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

sexta out 07, 2011 8:28 pm

Hug0g Escreveu:[
mas aqui já estamos a falar de situações extremas. Até chegar a esse ponto o dono do cão deve ter de tentar resolver primeiro o problema.
Se está com medo do animal e nºaoik tem experiência o melhor é arranjar um treiandor ;)
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta out 07, 2011 8:37 pm

Por acaso ainda não percebi de onde retiraram a informação de que o user não pode pagar a um treinador!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

sexta out 07, 2011 8:54 pm

kittten Escreveu:Por acaso ainda não percebi de onde retiraram a informação de que o user não pode pagar a um treinador!
Inventaram.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

sexta out 07, 2011 8:56 pm

Nao querendo ofender de modo algum, uma pessoa que compra um Akita nao pode ficar com medo á primeira reacçao negativa do cao. Será o fim da sua relaçao com o animal. Desculpe o comentario. O Tosa aos 10 meses rosnou á minha mulher, a reacçao dela foi mais rapida que a propria luz, mandou-lhe um soco no foçinho (desculpem, mas na altura meteu piada porque nem eu estava á espera,lol) e o assunto ficou arrumado. Nao é necessaria violencia, mas neste caso a reacçao foi tao rapida que acho que o Tosa aprendeu a nao mais desafiar a dona.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta out 07, 2011 9:08 pm

Claro, a reacção deve ser imediata e à medida do acto, se o cão rosna ou tenta morder deve ser punido na altura.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta out 07, 2011 9:35 pm

Um cão não morde do nada, muito menos já com um ano, por norma tem antecedentes, podem é ter sido desvalorizados por ser cachorro...

Além do mais, não se diagnosticam problemas de agressividade em cães, via net. Avaliar a origem da agressão de um cão, o tipo de agressão, a atitude do dono, o estado psicológico do cão e o modo como reagir a todos esses factores de modo a corrigir o comportamento agressivo, não pode ser feito pela internet, só pode ser feito ao vivo e muitas vezes não é uma avaliação imediata, pode demorar algum tempo a ter um "diagnóstico" correcto.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

sexta out 07, 2011 9:36 pm

Há circunstâncias em que não acho correcto a chapada no nariz do cão.
Nem sempre é a melhor solução.
No caso em apreço, não estamos de posse de todos os pormenores para opinar.
Falta saber se tem algum problema de saúde, e o que poderá ter acontecido para morder. Não é normal.
Avisou, ou seja, rosnou antes de morder?
Atirou-se de imediato a morder o dono sem aviso?
Alguém lhe fez algo que o fizesse associar a atitude do dono a uma ameaça?
Ou mesmo o dono?
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

sexta out 07, 2011 9:38 pm

Não foi combinado :lol:
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta out 07, 2011 10:21 pm

ovcharka Escreveu:Nao querendo ofender de modo algum, uma pessoa que compra um Akita nao pode ficar com medo á primeira reacçao negativa do cao. Será o fim da sua relaçao com o animal. Desculpe o comentario. O Tosa aos 10 meses rosnou á minha mulher, a reacçao dela foi mais rapida que a propria luz, mandou-lhe um soco no foçinho (desculpem, mas na altura meteu piada porque nem eu estava á espera,lol) e o assunto ficou arrumado. Nao é necessaria violencia, mas neste caso a reacçao foi tao rapida que acho que o Tosa aprendeu a nao mais desafiar a dona.
e pronto assunto arrumado.

esta frase não é minha é do Jofelix, quando um dia eu disse que uma lapada na hora certa evitava muitos "nãos" no futuro, ele respondeu que um "não" na hora certa evitava muitas lambadas futuras.

Tinhamos os dois razão penso, a educação (neste caso canina) é dinamica, fruto da interacção permanente entre o animal e o dono/a .

A escola de treino dá ao dono as ferramentas para poder lidar com o cão, pode ser uma muleta muito util mas não bastará.

Se o dono não tiver o que é preciso para as usar ( e isto ja foi amplamente abordado, a questão da inibição e do medo perante determinados cenarios ) de pouco ou nada adiantará em casos de agressividade.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta out 07, 2011 10:30 pm

TheOne Escreveu:Um cão não morde do nada, muito menos já com um ano, por norma tem antecedentes, podem é ter sido desvalorizados por ser cachorro...

Além do mais, não se diagnosticam problemas de agressividade em cães, via net. Avaliar a origem da agressão de um cão, o tipo de agressão, a atitude do dono, o estado psicológico do cão e o modo como reagir a todos esses factores de modo a corrigir o comportamento agressivo, não pode ser feito pela internet, só pode ser feito ao vivo e muitas vezes não é uma avaliação imediata, pode demorar algum tempo a ter um "diagnóstico" correcto.
perfeitamente de acordo.

toda essa avaliação pode e deve ser feita posteriormente sim, mas no momento em que ocorre o episodio importante é saber preservar a nossa integridade fisica e dos demais presentes.

se o meu cão me ataca e me encolho é um azar meu, temos pena, ele morde-me e eu fico com elas.

se eu sei que me encolho e continuo a ter um cão agressivo, que um dia pode mudar de alvo e atacar alguem mais fragil do que eu... e eu sei que me encolho e muito provavelmente não vou ter pulso para o desatracar, aí sou inconsciente e algo mais....

mas isto ja é especular demasiado e não importa nada.

espero que o user consiga aprender a lidar com o animal e ultrapasse o desconforto e o receio :)
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta out 07, 2011 11:23 pm

cbraga Escreveu:Não foi combinado :lol:
:lol: :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”