Apenas um desabafo..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

sábado out 08, 2011 3:59 pm

Olá, venho aqui contar-vos uma coisa, para me dizerem se acham que eu estou a exagerar ou não..
A daisy é o primeiro cão que tenho, como tal sou um pouco "dona galinha", às vezes até exagero, tenho noção disso..
Desde que a tenho que tento sempre dar-lhe uma boa ração, apesar de às vezes não ser fácil..
Acontece que o meu namorado tem também uma cadela, mas quem trata da alimentação dela são os pais dele. A cadela dele come de tudo, desde restos cheios de molhos, batatas fritas, ração da mais barata, porque são pessoas que não têm conhecimento sobre os benefícios das rações e etc.. Mas pronto eu aqui não me meto, porque a cadela dele é muito bem tratada..
De vez em quando, umas duas ou três vezes por semana, vamos para casa dele e levamos a Daisy também. Já pedi ao meu namorado para não lhe darem comida, que eu encarrego-me disso, mas já por várias vezes, incluindo hoje lhe deram comida.. Hoje foi massa carbonara misturada com aquela ração que come a cadela do meu namorado..
Provavelmente estou a exagerar ao não gostar disto, afinal não é todos os dias, mas chateia-me eu esforçar-me para lhe dar o melhor e depois irem-lhe dar estas coisas que só lhe fazem mal.. Não sei como abordar o assunto com a minha sogra, visto que para ela um cão come qualquer coisa..

Desculpem o testamento, foi só um desabafo..
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado out 08, 2011 4:05 pm

Diga que o veterinário lhe disse que a cadela tem um problema crónico no estômago e só pode comer uma ração específica, tudo o resto poderá levá-la a ter um problema grave de saúde...
Pode também dizer que ela já comeu ou que tem estado mal dos intestinos e não pode comer comida de gente...

Mas porque não diz simplesmente que não quer que a cadela coma outra coisa para além de ração? A cadela não é sua? O seu marido não é capaz de ter essa conversa com a mãe??? :|
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
bearock
Membro Veterano

sábado out 08, 2011 4:07 pm

Pois eu já disse que ela só podia comer ração, mas para a minha sogra todas as rações são iguais, não há umas melhores que outras.. O meu namorado também não é esquisito com o que se dá aos cães..
Digamos que a minha sogra tem um feitio complicado, mas vou ter de abordar o tema novamente..
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sábado out 08, 2011 4:14 pm

Como eu a compreendo... É uma luta constante! Principalmente com aqueles que gostam de dar comida à mesa.
De há uns tempos para cá tem sido mais fácil evitar que lhe dêem esses "petiscos" pois como adoptei uma cadela que tem um problema de pele consegui dar a volta a todos. Como sabem que ela está doente e poderá ficar pior se comer essas "porcarias" não lhe dão nada, e com isto consegui que não dessem nada ao Calvin também, pois estariam a ser injustos... IIIUUUPPIIIII!! :D Experimente esta técnica!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
bearock
Membro Veterano

sábado out 08, 2011 4:18 pm

Não posso estar a inventar doenças que o meu namorado sabe que ela não tem.. Mas agora pensando melhor, posso dizer que ela ficou com diarreia por ter comido estas comidas ou qualquer coisa assim..
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sábado out 08, 2011 4:25 pm

Sim, não precisa inventar algo tão grave como a minha cadela tem. Mas pode dizer essa da diarreia, ou inventar uma alergia ou ainda um episódio de vómito.

Pode tentar mais uma vez dizer exactamente aquilo que sabemos, que os cães não são pessoas e por isso não podem comer comida nossa assim como nós não comemos comida deles. Se conseguisse que eles compreendessem isto já abolia, pelo menos, as comidas com molhos. A ração menos boa, olhe, se é só esporadicamente... Deixa para lá. Desde que não tenha nenhum sintoma estranho.

Boa sorte.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sábado out 08, 2011 4:39 pm

Eu á 3 anos que luto contra isso, em casa do meu namorado é exactamente a mesma coisa, tem o rafeirito velhote que sempre comeu restos, e agora desde á 3 anos, que luto contra isso, a minha sorte é que o meu namorado tambem se passa quando apanha alguma situação, mas eles fazem nas nossas costas... dão pão, restos de tudo e mais alguma coisa, e nós a compra RC para o setter...
A unica coisa que ja conseguimos abulir graças á gula do setter foram os ossos de frango, pois ele por algumas vezes que ja se engasgou e ficou com os ossos atravessados...
esta gente nao tem noção do perigo que é...
mas pronto. boa sorte!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
bearock
Membro Veterano

sábado out 08, 2011 5:13 pm

É complicado mudar mentalidades de anos, de um momento para o outro.. Houve uma vez que a Daisy ficou mesmo com diarreia por ter comido já não me lembro o quê.. Falei com eles e pedi para não darem, essa situação o meu namorado compreendeu, mas pelos vistos não serviu de nada.. Vou começar pela questão dos restos, a ração é que é mais complicado, mas lá vou ter de aceitar..
pituxa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado out 08, 2011 5:24 pm

bearock Escreveu:Pois eu já disse que ela só podia comer ração, mas para a minha sogra todas as rações são iguais, não há umas melhores que outras.. O meu namorado também não é esquisito com o que se dá aos cães..
Digamos que a minha sogra tem um feitio complicado, mas vou ter de abordar o tema novamente..
Bearock, a TheOne tem razão... O seu marido pode não querer "enfrentar" os pais mas, se um dia a sua cadela vier a ter um problema de estômago e tiverem de desembolsar uma boa quantia no Veterinário, depois chora.

Feitios complicados todos têm, mas ao falar com eles, deve os conselhos do CM ( :) ): seja "calma e assertiva"; um "não" é um "não" e a cadela é sua.
Se não pode ou não tem "lata" para o fazer, simplesmente deixe de levar a bicha. Já não se chateia com ninguém e ela não corre o risco de adoecer ou virar uma "salsicha andante"...
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado out 08, 2011 5:35 pm

Eu também compreendo estas situações. Não tenho nenhum cão, mas estou em constante contacto com situações destas.

É normal que certas pessoas defendam que um cão deva e possa comer apenas restos, sendo que os argumentos mais usados para defender isto sejam o facto de serem comidas naturais, são mais baratas, não fazem mal, etc.

Na verdade, como já foi aqui dito, a ração ( sendo esta de boa qualidade, sim, porque nem todas são de boa qualidade e muitas só têm corantes e conservantes e são extremamente pobres em nutrientes essenciais ) fornece todos os nutrientes que um cão necessita para um bom desenvolvimento e saúde.
Os restos podem ser considerados guloseimas, pelo que apenas devem ser dados muito ocasionalmente e mesmo assim devem ser livres de molhos, sal e açúcar.

Tente explicar à sua sogra que a ração é importante pelos motivos que eu já referi e que os restos podem prejudicar a saúde do cão se dados vulgarmente.
Pode sempre voltar a referir o episódio da diarreia e dizer que o motivo desta foi o facto do cão ter comido restos.

Como já aqui disseram, a cadela é sua, pelo que é você que decide o que ela pode ou não comer.
Faça a sua sogra compreender isto e se for preciso, apresente-lhe textos que o provem :twisted: .

Desejo-lhe boa sorte e que a Daisy seja feliz :wink: .
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

sábado out 08, 2011 6:18 pm

É bater o pé! Se o seu cão ficar doente devido à má alimentação quem é que paga os tratamentos.

Tive um "problema" semelhante na casa de uns amigos. Churrasco... e vai de dar chouriço ao Kalash... Bati o pé e não repetiram!
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
bearock
Membro Veterano

sábado out 08, 2011 8:56 pm

Concordo com tudo o que aqui foi dito.. Quinta feira volto lá a casa e depois conto como correu a conversa.. Vai ser complicado, porque já várias vezes pedi, mas vou tentar novamente
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado out 08, 2011 10:46 pm

Bater o pé e não deixar o cão encarregue a quem não segue as suas indicações, se estiver presente pode impedir, se não estiver não pode. Acredito que para eles, que sempre alimentaram os cães assim e se calhar sem problemas de saúde, não faça sentido nenhum dar só ração, por isso não sei até que ponto vão entender as suas explicações.
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

sábado out 08, 2011 10:58 pm

Tem toda a razão em não querer que o seu cão coma restos. Como o cão é seu terá de explicar pela milésima vez que NÃO QUER que ele coma as porcarias que o outro come. Pode até inventar que a última vez que ele esteve lá em casa ficou com diarreia e, um conselho ... quando for para casa dos seus sogros leve uma caixa com a ração do seu cão e assim já não existem desculpas para lhe darem outra.

Deixe-me também que lhe diga que se o seu cão até agora ainda não teve diarreias, teve muita sorte pois uma vezque ele de cada vez que lá vai, come a ração "rasca" que o outro come. :cry: :cry: :cry:
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo out 09, 2011 8:49 am

Eh pá, mas que drama! O cão come um "petisco" de vez em quando, não é de certeza hábito qual é o drama? Não me digam que os vossos nunca "roubaram" nada de cima da bancada da cozinha?

Olhem os meus só se não chegarem lá!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”