dúvidas sobre ratazanas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado out 08, 2011 8:15 pm

Olá a todos,
em breve irei comprar duas ratazanas fêmea eneste momento ando à procura damelhor solução para a giola delas. Tenho duas gaiolas grandes, de papagaio, uma delas encontra-se em melhorestado apesar de já não lhe dar uso há uns anos.

Tirei umas fotografias à gaiola para me darem a vossa opinião. Neste momento ainda está suja e ferrugenta, mas tratarei disso amanhã. Também não ainda qualquer tipo de estruturas como níveis, escadas, tuneis, etc.

A área da base é aproximadamente 52x52 cm, de altura tem 75 cm. O meu maior medo é o espaçamento entre as grades, pois tenho receio que elas se possam escapar por lá.

Aqu ivão as fotos da gaiola e do pormenor do espaçamento entre grades

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Imagem

Última edição por joana_boris em quarta out 12, 2011 7:37 pm, editado 1 vez no total.
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

sábado out 08, 2011 8:26 pm

onde passa a cabeça, passa o resto, cuidado com a distancia entre grades
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

sábado out 08, 2011 8:57 pm

Podes sempre forrar as grades com rede metálica...
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
joana_boris
Membro Veterano

sábado out 08, 2011 9:01 pm

Até agora todas as aiolas que encontrei com um tamanho decente tinham esta distancia, as que tinha uma menor destancia, tinham uma área muito pequena. Talvez não seja, então, má ideia forrá-la com rede metálica.
joana_boris
Membro Veterano

sábado out 08, 2011 9:02 pm

E em relação à área da base e altura, acham suficiente?
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

sábado out 08, 2011 9:17 pm

joana_boris Escreveu:E em relação à área da base e altura, acham suficiente?
Eu julgo que si, desde que aproveites a altura e cries algumas plataformas.... penso que chegue.

Mas espera pela opinião de alguém mais experiente.
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
wolfwoman
Membro
Registado: quarta ago 31, 2011 12:44 am

sábado out 08, 2011 9:17 pm

Eu acho que como tem bastante altura é mais que suficiente para duas ratz.

Em relação ao espaçamento das grandes, não consigo ter uma ideia da distância, mas posso dizer-te que eu que comprei uma gaiola indicada para pdi's e coelhos para as minhas ratazanas e o espaçamento das grades de 2,5 cm foi o suficiente para elas me fugirem todas as noites enquanto eu não a forrei com rede metálica.
Diga-se que elas também eram pequenas, mas saíam facilmente.

E essa gaiola é giríssima :)
Feather to fire, fire to blood, blood to bone, bone to marrow, marrow to ashes, ashes to snow.
joana_boris
Membro Veterano

sábado out 08, 2011 9:29 pm

Obrigada pela ideia do espaçamento wolfwomen, amanhã vou medir, mas parece-me que vou ter que forrar com rede metálica. Também há a opção de mandar fazer à medida mas o produto final nunca fica tão bonito.

Vou acrescentar-lhe alguns níveis, escadas, túneis e mangas, para aproveitar a altura da gaiola.
wolfwoman
Membro

sábado out 08, 2011 10:02 pm

Antes de comprar também me tentei informar aqui e só me safei mesmo com as dos coelhos, mas tive que a kitar. Comprei uma rede metálica no aki e umas horas depois estava com os braços e mãos todas as arranhados mas nunca mais nenhuma fugiu :P
Tirar fotos delas lá dentro é que é um cagalhoto porque tá tudo aos quadradinhos.

Pelo que parece a gaiola de sonho do pessoal daqui para as ratz são as tais de ferret nation, mas que pelo que percebi são caríssimas e complicadas de arranjar.

Vi em vídeos no youtube as jenny rat cage da ferplast e para além de também serem populares no estrangeiro, são indicadas especificamente para ratazanas - o espaçamento das grandes é perfeito e penso que já vêm com o aparato dos tubinhos e das prateleiras.
E mais baratas que as ferret nation e tudo. Se não tivesse já comprado a minha teria posto a hipótese de mandar vir uma dessas.
Feather to fire, fire to blood, blood to bone, bone to marrow, marrow to ashes, ashes to snow.
joana_boris
Membro Veterano

sábado out 08, 2011 10:08 pm

Pois é wolfwoman, eu também preferia mil vezes comprar uma gaiola novinha e completamente adequada às ratazanas, mas infelizmente estou limitada a um orçamento, e como já tenho uma gaiola...tudo aquilo que conseguir poupar seria optimo. Vemos lá a ver como fica esta com a solução da rede. De qualquer forma vou espreitar essas que mencionaste.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo out 09, 2011 11:30 pm

Consegues medir o espaçamento entre as grades? Por foto não dá pra perceber, mas se puderes dizer o espaçamento em centímetros já chegamos a algum lado ;)

Comprar rede para cobrir a gaiola fica bem mais barato que comprar toda uma nova gaiola... e podes usar só enquanto forem pequeninas e depois tirar :)
wolfwoman
Membro

segunda out 10, 2011 12:54 am

marianamar eu acho que nunca vou tirar a tirar a rede da minha... pelo andar da carruagem, não vão parar de chegar meninas pequeninas <3
joana_boris
Membro Veterano

segunda out 10, 2011 6:33 pm

Neste momento não consigo medir, porque estou a Lisboa e a gaiola ainda está em Leiria.
Tentei lavá-la com vinagre, limão e detergente, para tirar a ferrugem, consegui tirar alguma mas nas junções entre grades, pouco ou nada saiu, pelo que vou procurar um produto que tire a ferrugem e depois lavá-la bem para que não fique restício do produto.
Depois parto para a construção dos níveis e umas escadinhas. Vai dar trabalho mas estou entusiasmada.

Também pensei nisso, marianamar, primeiro coloco rede e depois tiro-a. Até porque das gaiolas que encontrei no mercado, nenhuma consegui ter as condições de altura e área da base que aquela tem. Ou são muito baixas (gaiolas para coelho) ou então têm uma base minuscula (de aves). Aquela gaiola é muito boa, tem três portas e o tecto também abre, o que me dá espaço para alguma criatividade no futuro, já ara não falar nas medidas.

As melhorzinhas e novas já me ficam muito fora de mão, pois vou ter que pagar da mensalidade que os meus pais me dão para estar a estudar, ao contrário do que se passou até aqui, em que os animais eram um gasto da casa e os meus pais o sopurtavam.

Vamos ver como fica o resultado, se achar que não tem condições para elas, lá terei que retirar algum das minhas poupanças.
joana_boris
Membro Veterano

quarta out 12, 2011 7:37 pm

Boa noite e todos, vou editar o título do post pois queria tirar mais algumas dúvidas sem ter que criar um tópico novo.

Em primeiro lugar gostava de saber quais os alimentos que lhes posso dar. Já imprimi a lista de alimentos proibídos que encontrei no site da marianamar, tentei seguir o link que estava por baixo dessa tabela com informação sobre alimentos permitidos, mas não ocnsegui abrir a página. Estou e pensar dar-lhes ração da Verselle-laga, já me inteirei dos preços, mas por vezes gostaria de lhes dar mais qualquer coisa (isto é, se não lhes fizer mal comer outras coisas em paralelo com a ração) e gostava de saber quais os melhores alimentos para lhes dar.

Em segundo lugar gostaria de saber que tipo de acessórios deverei comprar para complementar a gaiola delas. Que tipo de cama, brinquedos é que são adequados (quer os que posso comprar, quer os feitos em casa). Quanto aos níveis, não sei ainda onde poderei arranjar plástico para os fazer (madeira é estéticamente mais bonito mas parece-me menos higiénico), bem como as escadinhas para elas subirem.

Já vi uma das minhas meninas e estou apaixonada. A outra ainda irei escolher para a semana.
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

quinta out 13, 2011 2:20 pm

ja que a gama em portugal ainda é pequena, normalmente usa se camas e outros artigos para chinchilas e furoes
Responder

Voltar para “Exóticos”