Ajuda com canário.

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
DiogoM21
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 4:54 pm

sexta out 07, 2011 8:01 pm

Boas…

Tenho um canário ainda novo que e cruzado de Gloster com Canário Comum.

Em primeiro lugar queria saber se quando se agarra num canário e o viramos com o ventre para cima se levantar o rabo a macho? Isso e fiável? O meu ainda e novo e ver pela cloaca dizem não ser 100% fiável e o criador que mo vendeu disse que era macho.

Tenho desde ontem, e ainda e novo ele não canta. E normal?

Esta numa gaiola de 35X31X20cm e indicada para ele? E por dentro esta quase ampla só tem dois poleiros uma “banheira” no chão e a comida e bebida esta da parte de fora.

Vou fazer uma para ter um casal com 80X40x30cm com uma divisória a meio!

Será o suficiente para um casal?

Obrigado
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado out 08, 2011 10:39 am

Olá.
Isso de levantar o rabo quando pegamos não é fiável. As maneiras mais fiáveis de distinguir o sexo dos canário é pelo canto do macho ( uma vez que é apenas este que canta ) e pela disposição da cloaca ( se for mais para o redondo é fêmea, se se notar um espigão é macho ). Esta última técnica requere alguma experiência. Pode pedir à funcionária de uma loja que frequente para lhe mostrar a cloaca de um macho e a de uma fêmea, para ver assim as diferenças e facilitar a sexagem para a próxima vez.

É normal que nos primeiros dias o canário não cante, pois ainda não está ambientado com o novo local e com os novos donos.
Se for demasiado novo é também normal que ainda não cante.

Eu acho essa gaiola pequena. Uma com 45cm de comprimento, 40cm de largura e 35cm de altura é o que eu aconselho como medidas mínimas.
Em relação à banheira, eu aconselho uma daquelas que se prendem nas grades da gaiola, pois é mais higiénica ( sendo que os excrementos não entram ).

Para um casal creio que essas medidas fossem boas mas sem divisória. Se vai colocar uma divisória a meio ficará pequena.

Boa sorte.
DiogoM21
Membro

sábado out 08, 2011 9:45 pm

Nitara Escreveu:Olá.
Isso de levantar o rabo quando pegamos não é fiável. As maneiras mais fiáveis de distinguir o sexo dos canário é pelo canto do macho ( uma vez que é apenas este que canta ) e pela disposição da cloaca ( se for mais para o redondo é fêmea, se se notar um espigão é macho ). Esta última técnica requere alguma experiência. Pode pedir à funcionária de uma loja que frequente para lhe mostrar a cloaca de um macho e a de uma fêmea, para ver assim as diferenças e facilitar a sexagem para a próxima vez.

É normal que nos primeiros dias o canário não cante, pois ainda não está ambientado com o novo local e com os novos donos.
Se for demasiado novo é também normal que ainda não cante.

Eu acho essa gaiola pequena. Uma com 45cm de comprimento, 40cm de largura e 35cm de altura é o que eu aconselho como medidas mínimas.
Em relação à banheira, eu aconselho uma daquelas que se prendem nas grades da gaiola, pois é mais higiénica ( sendo que os excrementos não entram ).

Para um casal creio que essas medidas fossem boas mas sem divisória. Se vai colocar uma divisória a meio ficará pequena.

Boa sorte.

a divisoria so vai ser posta se a femea poser ovos...ou seja na altura da criaçao. porque depois isso a gaiola vai ficar sem divisao. porque vai dar para por e tirar nao vai ser fixo.

obrigado pela ajuda
Nitara
Membro Veterano

sábado out 08, 2011 9:53 pm

Só uma coisa que não percebi.
Só vai ser posta se a fêmea puser ovos ... para separá-la do macho ?

O macho precisa de intervir na criação. É ele que vai alimentar a fêmea e os filhos e quando a fêmea sair do ninho, ele vai substituí-la.
É muito díficil uma fêmea conseguir criar os filhos sem a ajuda do macho.

Foi isto que entendi.
Desculpe se pretendia transmitir outra coisa e eu não precebi :oops: .
DiogoM21
Membro

domingo out 09, 2011 12:48 am

Nitara Escreveu:Só uma coisa que não percebi.
Só vai ser posta se a fêmea puser ovos ... para separá-la do macho ?

O macho precisa de intervir na criação. É ele que vai alimentar a fêmea e os filhos e quando a fêmea sair do ninho, ele vai substituí-la.
É muito díficil uma fêmea conseguir criar os filhos sem a ajuda do macho.

Foi isto que entendi.
Desculpe se pretendia transmitir outra coisa e eu não precebi :oops: .

Sim entendeu o que eu disse…
Sempre ouvi dizer que devia-se separar a fêmea do macho… agora em que fase não lhe consigo dizer com certeza. Eu sempre ouvi dizer que era quando ela estava no ninho.
Mas a sua explicação tem lógica. Então quer dizer que nunca se deve separar o macho da fêmea? Em nenhuma altura da reprodução nem fora da mesma?
E que e a primeira vez que tenho canários e não sei nada sobre como cria-los…
Nitara
Membro Veterano

domingo out 09, 2011 9:56 am

Olá novamente.

Eu já fiz várias criações de canários.
Em todas o macho participou do início ao fim.

São eles que fazem as tarefas que eu já referi. Sem eles, é muito provável que parte das crias morram, que a fêmea abandone o ninho ou que desista da criação.

É fundamental a participação do macho na criação.

Não separe nunca o macho da fêmea. Apenas em casos raros o macho pode eventualmente tentar matar as crias ou a fêmea, mas como disse, em raros casos. E eu que já faço criação de canários à bastantes anos, nunca tive um caso destes, mas conheço quem teve.

Por isso, não os separe.
Tente pesquisar sobre como fazer criação de canários de uma maneira responsável e correcta, de forma a tentar fazer com ela tenha sucesso.

Boa sorte.
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

terça out 11, 2011 2:06 am

No caso do canário e outros pássaros, ao contrário por exemplo dos exóticos, é a fêmea que choca sempre(os machos, se chocarem, é só enquanto ela sai para comer), além disso a fêmea consegue criar a ninhada sozinha com relativa facilidade. Contudo, não adianta estar a sobrecarregar a fêmea pois o macho também ajuda. Só em casos de agressividade é que se justifica separar o casal.
DiogoM21
Membro

terça out 11, 2011 2:15 am

Nitara Escreveu:Olá novamente.

Eu já fiz várias criações de canários.
Em todas o macho participou do início ao fim.

São eles que fazem as tarefas que eu já referi. Sem eles, é muito provável que parte das crias morram, que a fêmea abandone o ninho ou que desista da criação.

É fundamental a participação do macho na criação.

Não separe nunca o macho da fêmea. Apenas em casos raros o macho pode eventualmente tentar matar as crias ou a fêmea, mas como disse, em raros casos. E eu que já faço criação de canários à bastantes anos, nunca tive um caso destes, mas conheço quem teve.

Por isso, não os separe.
Tente pesquisar sobre como fazer criação de canários de uma maneira responsável e correcta, de forma a tentar fazer com ela tenha sucesso.

Boa sorte.

obrigado pela ajuda... vou postar umas imagens para me dizer se e realmente um canrio...
DiogoM21
Membro

terça out 11, 2011 2:16 am

MFPJ Escreveu:No caso do canário e outros pássaros, ao contrário por exemplo dos exóticos, é a fêmea que choca sempre(os machos, se chocarem, é só enquanto ela sai para comer), além disso a fêmea consegue criar a ninhada sozinha com relativa facilidade. Contudo, não adianta estar a sobrecarregar a fêmea pois o macho também ajuda. Só em casos de agressividade é que se justifica separar o casal.

obrigado pela ajuda... vou postar umas imagens para me dizer se e realmente um canrio...
DiogoM21
Membro

terça out 11, 2011 2:36 am

Gostaria que me dissessem se e mesmo um canário, a pessoa que me o vendeu disse que era um cruzamento entre um Gloster e um Canário Comum. Já agora conseguem me dizer se ele e mesmo novo? E que o homem disse-me que ele era deste ano... e realmente ele tem canudos das penas na cabeça...
E possível pelas fotos saber se e um macho ou Femea? Tambem me disseram que este tipo de canario mais escuros não cantam tanto como os outros. E verdade?

Imagem

Imagem

Imagem[/b]
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

terça out 11, 2011 12:41 pm

Parece ser uma canário deste ano... (pelo menos a cabeçinha parece de f^mea... mas isso é muito relativo)
Se for macho canta, é um comportamento muito comum.
A aptidão de canto de acordo com a cor do pásssaro não é verdade.
Responder

Voltar para “Aves”