Ola amigos
Bom dia. Tenho uma rola mansa macho há ano e meio que adquiri ainda muito novinha na feira dos pássaros no Porto (Cordoaria). Ela é muito mansa, muito dócil, muito dada á mim e á minha familia. Pode-se pegar nela á vontade, anda pela casa toda sem se sentir constrangida
No entanto de uma semana para cá o comportamento da rola mudou e coincidiu com a muda da pena. Sempre muito nervosa quando lhe tentam fazer festas, n deixa que peguem nela, não canta (quando anteriormente estava sempre a cantar e a "rir-se") sempre a coçar-se e a picar as penas e parece muito deprimida e com falta de apetite.
Gostaria de saber se alguém aqui já notou este comportamento nas rolas, se é normal com a muda da pena ou se a mesma poderá estar doente (talvez ácaros ou outros parasitas).
Comprei-lhe 2 produtos na Ornimundo no Norte Shopping (Porto)
Tabernil - Vermicida 20 ml solução oral para canários pombos e outros pássaros de gaiola (gotas para juntar na água)
e Tabernil - Insecticida Spray para colocar nas penas da rola e desinfectar a gaiola
mas tou com algum receio que lhe possa fazer mal. O que me aconselham?
Outra dúvida é qual o melhor produto que usam para desinfectar a gaiola, comedouro e bebedouro de possíveis bicharocos e de quanto em quanto tempo o devo fazer.
Abraço
Duvida Rola Mansa (Streptopelia Risoria)
pode ser sintomas da mudança da pena, mas va vendo se ela nao perde muito peso
Lavar os comedouros e bebedouros com sabão
que exagero... duvido que consigo tirar todo o produto dos recipientes...
Não é mais fácil, eficaz e seguro esfregar com um pano e lavar com água quente?!
Picollo, em relação à desparasitação externa, não vejo problema algum.
Ainda por cima é de aplicação externa em spray, não fará mal.
Em relação à interna... como não sei o que a rola tem não sei se poderá fazer mal ou não(não costumo fazer durante a criação nem muda...)...
Durante a muda as aves tendem a perder (alguma) gordura e ficar mais stressadas e irritadiças... Se o animal não emagreceu (muito) e não anda "murcho"/mais tristonho/mole acho que não há grande motivo para preocupação...
Se não come bem, é frequente vê-la de pescoço recolhido(não esticado) e penas levantadas, assim sim, tem que se detectar logo o problema e agir!

Não é mais fácil, eficaz e seguro esfregar com um pano e lavar com água quente?!
Picollo, em relação à desparasitação externa, não vejo problema algum.
Ainda por cima é de aplicação externa em spray, não fará mal.
Em relação à interna... como não sei o que a rola tem não sei se poderá fazer mal ou não(não costumo fazer durante a criação nem muda...)...
Durante a muda as aves tendem a perder (alguma) gordura e ficar mais stressadas e irritadiças... Se o animal não emagreceu (muito) e não anda "murcho"/mais tristonho/mole acho que não há grande motivo para preocupação...
Se não come bem, é frequente vê-la de pescoço recolhido(não esticado) e penas levantadas, assim sim, tem que se detectar logo o problema e agir!
Quando os meus canários, mandarins e codorniz da China mudam a pena não costumo administrar nada de especial e não os noto muito stressados, apenas um pouco menos activos.
Comem normalmente e não ficam muito nervosos nem agressivos.
Houve apenas uma vez, à uns quatro anos mais ou menos, que tive de administrar um líquido para moderar a queda de pena ( não me lembro do nome ). Foi o meu veterinário que disse para o fazer, uma vez que a muda da pena se estava a prolongar durante tempo a mais.
Após colocar o tal líquido, eles fizeram a normal muda no ano seguinte sem problemas.
Boa sorte para a rola.
Comem normalmente e não ficam muito nervosos nem agressivos.
Houve apenas uma vez, à uns quatro anos mais ou menos, que tive de administrar um líquido para moderar a queda de pena ( não me lembro do nome ). Foi o meu veterinário que disse para o fazer, uma vez que a muda da pena se estava a prolongar durante tempo a mais.
Após colocar o tal líquido, eles fizeram a normal muda no ano seguinte sem problemas.
Boa sorte para a rola.