Alguma vez foram atacados por um cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Alguma vez foram atacados por um cão

Votação encerrada em sexta jan 23, 2004 4:13 pm

Sim
38
52%
Não
35
48%

Total de votos: 73
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda jan 12, 2004 10:34 am

aligra Escreveu:
cgtorres Escreveu: O Raf era rafeiro, e nem dava para perceber arraçado do quê...havia ali qualquer coisa de perdigueiro no focinho, mas ele era todo preto e maior que um perdigueiro..enfim, da raça não era com certeza.
E o que aconteceu com o Raf? se não se importa de contar, claro.

Alicia
Não, se puder esclarecer alguém em relação a não deixarem os cães serem demasiado dominantes.... já foi há 5 anos.
Depois do episódeo de morder o meu irmão na cara, 1 ano depois de andar medicado contra a "depressão"...foi abatido antes que matasse alguém... o que eu não dúvido que pudesse acontecer :cry:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jan 12, 2004 4:32 pm

Parece-me que há mais uma causa de agressividade nos cães que ainda não foi citada : doença.
Um tumor, pe, pode tornar o canito meigo numa fera descontrolada.
Aliás, também pode acontecer o mesmo com pessoas.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda jan 12, 2004 6:58 pm

aisd Escreveu: Parece-me que há mais uma causa de agressividade nos cães que ainda não foi citada : doença.
Um tumor, pe, pode tornar o canito meigo numa fera descontrolada.
Aliás, também pode acontecer o mesmo com pessoas.
Exactamente aisd como eu digo no meu post anterior.
boerboelfan Escreveu: Não nos podemos esquecer , também , que um problema patológico pode alterar o comportamento do cão .Neste caso, a questão nem se põe como genética nem de falta de educação , mas no próprio problema patológico.
e não é só o caso de tumor.Por exemplo um cão com displasia acentuada pode revelar um comportamente instável ( devido ás dores ).

Saudações
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jan 12, 2004 7:09 pm

Desculpe, boerboelfan, li mas não relacionei.
Deve ser da idade...
Nikey
Membro Júnior
Registado: sexta jan 02, 2004 3:45 pm

segunda jan 12, 2004 8:15 pm

Bem eu já fui mordida teria eu 11 anos... Em casa de uns amigos dos meus tios que têm 2 cadelas (uma srd e uma dobberman). No fim de semana que eu lá estive a dob que sempre se dera tão bem comigo andava mais nervosa, rosnava a tudo e todos, do género de vir pôr a cabeça no nosso colo e depois rosnar... Numa das vezes estava eu sentada nas escadas ela vem para o pé de mim e NHAM! Eu nem sei bem o que aconteceu, só sei que me desviei para trás e deitava sangue do lábio inferior e de debaixo do olho. Foi estranho pois ainda hoje convivo com a cadela, não fiquei com medo dela por causa disso, ela dá-se mesmo muito bem comigo... Supomos que tenha sido da filha do casal (a verdadeira dona da cadela e quem toma conta dela) estar de férias há um mês e essa ser uma reacção da cadela À falta da dona.
Não pretendo denegrir os dobberman, porque eu sei que são uma raça fantástica, mordeu-me ela como me poderia ter mordido a srd nas mesmas condições, ou mesmo o meu Duke.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça jan 13, 2004 1:00 am

Mordida aos 4 anos por um chihuahua, que me ferrou as nalgas e ficou lá pendurado por um bom bocado.
Mordida vezes sem conta em adulta por cães que não estão habituados a serem manejados, contrariados e que mordem nos próprios donos. Outros medrosos demais que mordem sem avisar e sem a menor razão lógica, pelo menos para a nossa "lógica humana". A maioria cães pequenos.
Por um cão dominante, nunca fui mordida, por enquanto ;)
Isabel
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça jan 13, 2004 1:07 am

isabelnobre Escreveu: A maior que levei ironicamente foi um cão de água, fiquei literalmente sem um bife no braço. Mas este cão não me era nada, era só um cliente que não queria cortar o cabelo.
Sim, mas essa desgraçada era uma cadela com 5 anos que em quase toda a sua vida só via gente quando ia ao vet ou uma vez por ano cortar o pêlo.
E... a abordagem foi muito na descontra ;)
Se tem dentinhos... morde 8)
Isabel
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

terça jan 13, 2004 7:41 am

Pedra Escreveu:
E... a abordagem foi muito na descontra ;)
Se tem dentinhos... morde 8)
Isabel
;) Eu sei.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jan 13, 2004 3:25 pm

Olá

Eu votei não. de facto nunca fui mordida por nenhum cão. Cresci com cães e sempre lidei com eles, mas nunca fui mordida por nenhum. Acho que também tive um bocado de sorte, porque ás vezes abuso um bocadinho com aminha mania de lhes fazer festas sem os conhecer de lado nenhum :oops:

Beijokas
kathleen
Pt_men
Membro Júnior
Registado: domingo jul 27, 2003 6:26 pm

quarta jan 14, 2004 2:45 pm

angie_bcl Escreveu: Olá a todos,

Desculpe Nuno mas não podia estar mais em desacordo consigo.
Pt_men Escreveu: Agora gostava de vos alertar a todos para um facto curioso que salta deste tópico: a grande maioria dos relatos começa com algo do género: quando eu era miudo(a)...
Se analisar os posts dos foristas verifica que a maior parte deles foram atacados em adultos:
eu própria;
Doll que estava gravida;
Rmarques pelo Rottweiller da namorada;
Ladyxzeus pelo rottweiller da empregada;
Dogue por uma matilha;
Last_Kiss não era bem adulta mas uma pré-adulta(14 aninhos);
Isabelnobre atacada por um cliente;
mãe de besourinha;
texuga pelos cães de guarda;
aninhas2000;
cgtorres com 19 anos.

Pt_men Escreveu: Atentem na análise cuidada do PauloC e vamos lá reflectir.
Vai-me desculpar mas apesar do respeito e consideração que tenho pelo forista PauloC pela sua experiência, não o considero um supra-sumo que sabe tudo acerca do comportamento canino.
Até porque o objectivo deste tópico é a partilha de experiências e não fazer um qualquer juízo de valor acerca da perigosidade dos cães e nomeadamente da raça rottweiller.

Um bom dia para todos!
Boa tarde

Em primeiro lugar as minhas desculpas por só agora responder e por me reportar apenas às respostas dadas até ao momento em que coloquei a minha mensagem.

As minhas desculpas ainda por por ter alertado para um pormenor que me pareceu importante, mas que aparentemente não cabe no âmbito da sondagem solicitada. :? :?

Ainda assim angie_bcl, volte a reler as mensagens até ao momento da minha intervenção e verifique que a maioria dos ataques relatados referem expressões do género "quando eu era muido"; aliás a sua análise não foi muito cuidada já que colocou na sua lista pessoas que relatam terem sofrido ataques em crianças.

Quanto ao PauloC, que não conheço pessoalmente mas que considero ter intervenções equilibradas no Forum, também eu não o considero nenhum supra-sumo (desculpe lá PauloC ;) ), mas de facto a sua primeira intervenção pareceu-me muito inteligente, apesar de para si, aparentemente, não trazer nada de interessante ao tópico e não ser mais do que um reflexo de Pavlov do PauloC quando falam em mordidas :D

Portanto vamos lá lembrar a entrada do PauloC
PauloC Escreveu: Nenhum cão, a não ser que sofra de sérias perturbações mentais ou de comportamento, morde sem razão. Pode é não ser uma razão válida para nós, mas para ele é certamente. O ideal seria que toda a gente percebesse de cinofilia (cães) e etologia (comportamento canino) e com isso pudesse compreender e prever o mais possivel as reacções de um cão. Mas como isso não é possível é importante que as pessoas tomem todas as medidas para evitar situações indesejáveis. Sobretudo há que perceber coisas como:
- um cão é um cão e não uma pessoa, é natural que aja irracionalmente e por instinto em determinadas situações;
- o dono é responsável pelo seu cão em todas as circunstâncias;
- Ninguém pode por as mãos no fogo a 100% pelas atitudes de um cão, por isso não se devem facilitar situações de perigo potencial;
- Nunca se deve deixar um cão sozinho com uma criança
Quer queiramos, quer não, nenhum cão morde sem razão, ainda que esta não esteja ao alcance da nossa percepção. Portanto volto a insistir neste pormenor, demasiados "ataques" de cães ocorrem contra crianças, que provavelmente não estão devidamente acompanhadas nesse momento, e eu considero que este é um ponto importante e sobre o qual se deve relectir, quer o autor do post considere ou não que o assunto fica desviado/desvirtuado.

Um abraço
Nuno Matias
Pt_men
Membro Júnior
Registado: domingo jul 27, 2003 6:26 pm

quarta jan 14, 2004 2:58 pm

angie_bcl Escreveu: Ok Ladyxzeus está esclarecido!
Eu analisei todos os ataques feitos a todos os foristas, e naqueles casos de múltiplos ataques pela vida fora só dei relevância aos ocorridos na idade adulta e pré-adulta :lol: :p para reiterar ao Nuno que não tinha acontecido só quando os foristas eram crianças.
Um bom dia para si!
E depois continuei a leitura do tópico...

Esta é muito boa :evil: Só dar relevância a determinado tipo de ataques :evil: Agora sim, parece-me crer que a descriminação existe e que o PauloC deve agir ainda com mais rapidez na defesa da "sua" raça :lol: :lol: :lol:

Cara angie_bcl, eu só queria chamar à atenção para um dos diversos aspectos de possível análise no post, que eram os ataques a crianças, os quais não devemos menospresar. Aliás, deverão ser esses os tidos como mais perigosos: as crianças são pequenas, não se conseguem defender tão eficazmente, não sabem certamente os melhores comportamentos a ter na presença de animais, etc.

Portanto não me venha com essa do "reiterar ao Nuno que não tinha acontecido só quando os foristas eram crianças".

Um abraço
Nuno Matias
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quarta jan 14, 2004 4:42 pm

Bom dia Nuno!
Pt_men Escreveu: Esta é muito boa :evil: Só dar relevância a determinado tipo de ataques :evil: Agora sim, parece-me crer que a descriminação existe e que o PauloC deve agir ainda com mais rapidez na defesa da "sua" raça :lol: :lol: :lol:

Cara angie_bcl, eu só queria chamar à atenção para um dos diversos aspectos de possível análise no post, que eram os ataques a crianças, os quais não devemos menospresar. Aliás, deverão ser esses os tidos como mais perigosos: as crianças são pequenas, não se conseguem defender tão eficazmente, não sabem certamente os melhores comportamentos a ter na presença de animais, etc.

Portanto não me venha com essa do "reiterar ao Nuno que não tinha acontecido só quando os foristas eram crianças".
Vai-me desculpar mas só não entende quem não quer.
Como o Nuno afirmou que a maior parte dos ataques teriam sido feitos a crianças, eu, após uma análise cuidada às histórias de cada um retirei a parte correspondente ao ataque feito em adulto, para contrapor à sua afirmação.

Eu nunca disse que os animais não atacam sem razão. Se reler de forma mais cuidada as minhas intervenções verificará que falo em razão aparente para as pessoas.

Aceito a sua análise nos termos que falou acima: os ataques a crianças, os quais não devemos menospresar. Também considero que não se devem menoprezar. Não adianta estar sempre a bater na mesma tecla: Não se devem deixar as crianças com animais sem a supervisão de um adulto. Mas o que deu a entender na sua primeira intervenção é que os ataques só tinham ocorrido porque se tratavam de crianças.

E quanto ao seu último parágrafo "eu venho com o que eu quiser" assim como qualquer outra pessoa ;)

Um bom dia para todos!
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quinta jan 15, 2004 12:21 pm

Olá a todos!

Quero agradecer a todos os participantes neste tópico, pelas suas histórias pessoais, que gentilmente partilharam com os restantes ;)

Quero também apelar aos restantes foristas para que contem a sua história. Não se inibam, participem!
Responder

Voltar para “Cães”