angie_bcl Escreveu:
Olá a todos,
Desculpe Nuno mas não podia estar mais em desacordo consigo.
Pt_men Escreveu:
Agora gostava de vos alertar a todos para um facto curioso que salta deste tópico: a grande maioria dos relatos começa com algo do género: quando eu era miudo(a)...
Se analisar os posts dos foristas verifica que a maior parte deles foram atacados em adultos:
eu própria;
Doll que estava gravida;
Rmarques pelo Rottweiller da namorada;
Ladyxzeus pelo rottweiller da empregada;
Dogue por uma matilha;
Last_Kiss não era bem adulta mas uma pré-adulta(14 aninhos);
Isabelnobre atacada por um cliente;
mãe de
besourinha;
texuga pelos cães de guarda;
aninhas2000;
cgtorres com 19 anos.
Pt_men Escreveu:
Atentem na análise cuidada do PauloC e vamos lá reflectir.
Vai-me desculpar mas apesar do respeito e consideração que tenho pelo forista
PauloC pela sua experiência, não o considero um supra-sumo que sabe tudo acerca do comportamento canino.
Até porque o objectivo deste tópico é a partilha de experiências e não fazer um qualquer juízo de valor acerca da perigosidade dos cães e nomeadamente da raça rottweiller.
Um bom dia para todos!
Boa tarde
Em primeiro lugar as minhas desculpas por só agora responder e por me reportar apenas às respostas dadas até ao momento em que coloquei a minha mensagem.
As minhas desculpas ainda por por ter alertado para um pormenor que me pareceu importante, mas que aparentemente não cabe no âmbito da sondagem solicitada.
Ainda assim angie_bcl, volte a reler as mensagens até ao momento da minha intervenção e verifique que
a maioria dos ataques relatados referem expressões do género "quando eu era muido"; aliás a sua análise não foi muito cuidada já que colocou na sua lista pessoas que relatam terem sofrido ataques em crianças.
Quanto ao PauloC, que não conheço pessoalmente mas que considero ter intervenções equilibradas no Forum, também eu não o considero nenhum supra-sumo (desculpe lá PauloC

), mas de facto a sua primeira intervenção pareceu-me muito inteligente, apesar de para si, aparentemente, não trazer nada de interessante ao tópico e não ser mais do que um reflexo de Pavlov do PauloC quando falam em mordidas
Portanto vamos lá lembrar a entrada do PauloC
PauloC Escreveu:
Nenhum cão, a não ser que sofra de sérias perturbações mentais ou de comportamento, morde sem razão. Pode é não ser uma razão válida para nós, mas para ele é certamente. O ideal seria que toda a gente percebesse de cinofilia (cães) e etologia (comportamento canino) e com isso pudesse compreender e prever o mais possivel as reacções de um cão. Mas como isso não é possível é importante que as pessoas tomem todas as medidas para evitar situações indesejáveis. Sobretudo há que perceber coisas como:
- um cão é um cão e não uma pessoa, é natural que aja irracionalmente e por instinto em determinadas situações;
- o dono é responsável pelo seu cão em todas as circunstâncias;
- Ninguém pode por as mãos no fogo a 100% pelas atitudes de um cão, por isso não se devem facilitar situações de perigo potencial;
- Nunca se deve deixar um cão sozinho com uma criança
Quer queiramos, quer não, nenhum cão morde sem razão, ainda que esta não esteja ao alcance da nossa percepção. Portanto volto a insistir neste pormenor, demasiados "ataques" de cães ocorrem contra crianças, que provavelmente não estão devidamente acompanhadas nesse momento, e eu considero que este é um ponto importante e sobre o qual se deve relectir, quer o autor do post considere ou não que o assunto fica desviado/desvirtuado.
Um abraço
Nuno Matias