Touradas em Portugal ! Alguém se lembra de Estudar Historia!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Varela
Membro
Registado: quarta jun 12, 2002 4:01 am
Localização: 2 Samoyedos > Wolfie(mãe), Foxie(filha) e 1 Gata Europeia Comum, a G.G.

quarta ago 07, 2002 6:01 pm

Deixem-me dar-vos uma pequena aula de História de Portugal!

A tradição da Tourada, nomeadamente das Touradas de Morte, foi desde os tempos mais remotos até ao reinado do rei D. Jose I, tradição Portuguesa, até que durante o reinado do Rei acima referido, morreu colhido por um Touro, um fidalgo, filho do Conde de Marialva (Lembram-se da Historia da Severa????), o pai desse fidalgo como era muito influente junto da corte e do clero, presionou o Cardeal, o Rei e o 1º Ministro (Marquez de Pombal) a fim de acabar com as Touradas em Portugal, o que aconteceu. No entanto os Aficionados, e respectivo publico, descontente com a decisão desidiram realizar ainda assim uma tourada perto de Lisboa (não sei precisar o local), resultado: foram presos!

Então alguns matadores, foram para terras de Castela, onde implantaram a Tradição Portuguesa das Touradas de Morte, apoiados pelo Povo, pelo clero e pela corte.

Em Portugal poucos foram os sitios onde a tradição não se perdeu logo ou não se foi perdendo ao longo dos tempos, restando somente na actualidade na localidade de Barrancos.

Esta seca toda só para vos lembrar de uma coisa, antes de atacar ou criticar algo há que conhecer as origens, os motivos, e a opinião do Povo.

Não sei o que será mais digno, matar o Touro logo na Arena e acabar com o sofrimento do animal, ou leva-lo para os Curros ferido, mete-lo num transporte e leva-lo para o Matadouro para evidentemente mata-lo, mas longe do olhar do publico, deixando o animal a sofrer longas horas!

Portugal não pode abdicar das suas tradições, faz parte da sua identidade Nacional.

Daqui a Pouco, deixamos de fazer as tipicas Mortes de Porco do Alentejo, ou matar galinhas para fazer a Celebre Canga ou a Cabidel só porque o animal sofre!

Eu também adoro animais (a prova disso é que possuo animais desde bébe), mas há que ver todos os lados da questão, e acima de tudo sejamos Patrioticos (coisa que muitos parecem ter esquecido).

1 Abraço

P.S.1 - Desculpem ter ferido os sentimentos de algumas pessoas mas as vezes é preciso forçar as pessoas a abrirem os olhos!

P.S.2 - Se quiserem saber mais para poderem contestar com base em algo e não somente no sentimento, aconselho a leitura de um livro que se Chama "O Fado e as Touradas" ou então irem á Torre do Tombo vasculhar nos Documentos do Marquez de Pombal, Rei D. Jose I e Conde de Marialva.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta ago 07, 2002 6:39 pm

Ou seja, é patriótico matar touros na arena e contribui para a manutenção da identidade nacional ?
Visitante

quarta ago 07, 2002 7:45 pm

Desculpem-me, mas não consegui deixar de responder.
Passando à frente da lição de história (a qual agradeço pois, o saber não ocupa lugar e eu pois não tinha conhecimento de tais factos), chegamos à parte em que o Sr. Varela refere:
"Não sei o que será mais digno, matar o Touro logo na Arena e acabar com o sofrimento do animal, ou leva-lo para os Curros ferido, mete-lo num transporte e leva-lo para o Matadouro para evidentemente mata-lo, mas longe do olhar do publico, deixando o animal a sofrer longas horas!"

este é um dos argumentos + utilizado pelos defensores dos touros de morte. Estamos fartos de o ouvir. Fartos....
Mas tb deviam estas pessoas estar fartas de saber, que quem está contra os touros de morte está em primeiro lugar contra as touradas. Está em primeiro lugar, contra todo e algum espectáculo/diversão que utilize animais e obviamente o sofrimento destes.
Matar o touro?!!! Nem quando ele está arena, Nem quando sai fora dela!!! Simplesmente pq o touro NUNCA deveria ter lá entrado.
O protesto é em relação aos touros de morte, pq infelizmente, em termos legais (dentro da nossa lei), essa é, ou melhor,era a única via que podíamos usar.

E só para finalizar...
"Portugal não pode abdicar das suas tradições, faz parte da sua identidade Nacional.
Daqui a Pouco, deixamos de fazer as tipicas Mortes de Porco do Alentejo, ou matar galinhas para fazer a Celebre Canga ou a Cabidel só porque o animal sofre!"

O que é que uma coisa tem a ver com a outra?!!!
Não vou aqui defender a "tipica morte do porco alentejano" ou a cabidela... mas compara-las à tourada/touros de morte?!!!! mt sinceramente....
... se calhar podia tb ter referido os tapetes de arraiolos, as louças das caldas, as rendas de Viana, etc, etc... é tudo tradição, vem de há mts mts anos...
Qq dia tb há-de haver uns malucos que se põe contra isto.. querem ver?!!!

:D

Bea
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta ago 07, 2002 8:10 pm

Já se discutiu este assunto à saciedade.
Só lhe pergunto ? Que sabe você do que o povo gosta ? A tourada está moribunda e o fado também.
Faça uma tourada ao mesmo tempo que um jogo de futebol (não tem de ser o Benfica-Porto pode ser o Vitória de Setúbal-Braga) e vamos ver quem vai à tourada !
E depois, desde quando, o que o povo gosta deve orientar o que nós gostamos?
Sou obrigada a ver o Big Brother ?
Tenho de partilhar, em nome da pátria, o gosto pela telenovela e pelo concurso?
Se é tradição neste país lamber as botas do chefe, disser mal pelas costas e fingir que se é atrasado mental (não são os brandos costumes que são apanágio nacional mas sim a sonsice) tenho por solidariedade
que ser assim?

Ora adeus !

A tourada é uma questão de consciência não é uma questão de patriotismo.
LMika
Membro Júnior
Registado: domingo ago 04, 2002 11:21 pm
Localização: Cães(2 perdigueiros,2 huskys, 1 cocker e 1ª rafeirinha), gatos(europeus) e passaros

quinta ago 08, 2002 12:57 am

Não concordo com kalker tipo de tourada ou de sofrimento animal para prazer de alguns humanos k s tomam no direito de chamar civilizados. E kanto a liçao de historia, va ver melhor e procure todas as tradiçoes da humanidade e encontrara algumas coisas bem crueis e inumanas. Mas acha msm k a humanidad evolui para manter as suas tradiçoes crueis ker para humanos como para animais, ou para criar uma melhor consciencia e melhorar a humanidad? Ou ja k apela as tradicoes, bora la todos po coliseu ver os gladiadosres matarem-se uns aos outros... Vamos ver a humanidade como realmente é, um animal com complexos de superioridade.
Se ker dar liçoes de historia, leia toda a historia, não so a ke lhe convem... 8)
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

quinta ago 08, 2002 7:51 am

esta estória toda das touradas já me chateia, acho que quanto mais se fala nisso mais barrancos e as touradas marcam uma posição.

por isso cá vou ficando na minha cadeirazita a ver as belas imagens de pessoas colhidas por touros ... no fundo é a unica coisa interessante que aquilo tem, "muuu muuuu muuuuu" que traduzido dá qq coisa como : "e agora?! hummm?! gostas????".

mas até aqui se pode ver o que as pessoas que gostam de touradas e outros eventos festivos associados a bovinos tem dentro da cabeça. quem raio anda a correr pelo meio das ruas no meio de gado assustado?!
ou quem raio faz pegas de caras com um bicho de 500kg?!
e que raio de piada tem andar de cavalo em circulos em volta de um touro a espetar-lhe ferrinhos nas costas?

só consigo comparar isto à estupidez, inocente, de um puto que caminha em cima de muros quando a mãe não está a ver.

P.S. como agora é habitual neste forum criticarem e pedirem para tirarem os utilizadores menos simpáticos ou que de alguma forma insultam outros, ficam aqui as minhas mais sinceras desculpas por de alguma forma dizer que há pessoas de cabeça vazia ou que inocentemente ou não são um bocado estupidas.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta ago 08, 2002 8:27 am

Agora, só uma observação em nome do meu marido :
Viu, na televisão, as pessoas em extase com a visão de um touro moribundo ?
Babando-se de satisfação com a dor e a tortura de um animal que nunca lhes fez mal ?
É este tipo de visão que acha que deve ser perpétuada ?
É para gozar com este tipo de espectáculo que vai educar os seus filhos ?

Não vê que quem sai degradado deste tipo de 'show' não é o touro, nem o toureiro, é quem assiste e goza com isto ?
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 08, 2002 9:19 am

A História é importante porque supostamente ajuda-nos a evitar os erros do passado.

Em cada época as pessoas tinham os seus entretenimentos.

Desde o tempo dos Etruscos existiam combates de gladiadores.
As execuções públicas eram um acontecimento comparável a uma festa, com direito a feiras, etc,etc.

Supostamente terá havido uma evolução. Com ela certas tradições acabam por não terem sentido, serem cruéis ou devassarem a vida pública ( o enxovalhar em publico as mulheres adúlteras em certas terras do norte)
A tourada em nada serve para a perpetuação da identidade nacional e do patriotismo. Tenho a certeza que sou mais patriota que muitos aficionados que por aí andam que gostam de se espanholar todos...

A crise da identidade nacional dura desde os finais do Sec XIV, já que gosta de história deve ir à torre do tombo e ler as crónicas que falam da pouca auto-estima lusa e dos problemas criados pela ideia de que o que é estrangeiro é bom. Pelos vistos os tempos das touradas de morte não serviram muito para o patriotismo português, se os barranquenhos consideraram isso mais importante que obedecer ao governo da república À qual pertencem e a cujas leis estariam subordinadoas se as autoridades tivesses coragem para se impor...
E mais valia ter-se ignorado barrancos para não se chegar a isto. Afinal, Barrancos tem alguma coisa de interesse ? Podiamos ter trocado por Olivença e ficávamos a ganhar.
Eu podia ir mais longe e dizer que não é patriótico ter cães que não sejam de raças portuguesas...

Um perdigueiro em cada casa, um Serra da Estrela em cada vivenda...

Vivam os cães portugueses, abaixo as importações...

HIP ! HIP !

HURRA !!
Lycia
Membro
Registado: domingo jul 07, 2002 12:09 pm
Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)

quinta ago 08, 2002 9:37 am

Pois eu então....
nem touradas.
nem matanças de porco.
sou contra isso tudo.
se calhar dizem-me.... "pois mas gostas de um bifinho e etc e sabe-te bem.
e eu respondo: infelizmente gosto. mas se tivesse que ver o porquinho morto antes de o comer, podem ter a certeza que não o comia, e isso já aconteceu, recusei-me pela primeira vez este ano a ir à terra dos meus sogros, porque ia haver uma matança. e eles não tiveram outro remédio senão compreender o "capricho" desta menina mimada da cidade que não está habituada às coisas do campo.
e quanto à canja de galinha.... faço daquelas da knorr, uma vez que nem sou capaz de trazer uma galinha (mesmo morta) do supermercado.

e viva as tradições citadinas..... HIP HIP HURRA....

touradas, matanças e afins são tabus na minha familia. adorava ver os toureiros todos espalmados no chão da arena, e farto-me de rir sempre que algum vai parar ao hospital, com um furo na testa.
era melhor que as pessoas pensassem no bem estar dos animais em vez de se regalarem e babarem com o sofrimento deles.

Lycia
Varela
Membro
Registado: quarta jun 12, 2002 4:01 am
Localização: 2 Samoyedos > Wolfie(mãe), Foxie(filha) e 1 Gata Europeia Comum, a G.G.

quinta ago 08, 2002 8:09 pm

Sinceramente não entendo uma coisa (se calhar estou ómente a ver um lado da questão), mas pelo que estou a ver e tal como foi mencionado, não concordam com espectáculos de animais, mas gostam de exposições de cães e gatos :?:

Talvez seja ignorancia da minha parte em relação a este assunto, tal como parece haver ignorancia de outras pessoas em relação a outros assuntos, mas não são as exposições um espectáculo, onde para além de se pagar para entrar, os coitados dos cães e gatos têm de estar nos seus cubicolos esperando a sua hora de desfilar :!:

Eu sempre criei animais (cães, gatos, passaros e até pequenas tartarugas) e nunca coloquei nem colocarei nenhum numa dessas exposições! Eu sempre comi carne e sempre continuarei a comer, claro que me impresiona um pouco ver a galinha, o coelho ou o porco a morrer, mas faz parte da vida, da cadeia alimentar, e das tradições, em relação aos touros passa-se o mesmo, custa-me ver o animal em sofrimento, mas penso no que passará pela cabeça do animal quando colhe algum forcado e penso alegremente "ca se fazem cá se pagam" e depois quando vou ao talho comprar um bom bife da vazia agradeço ao bovino que vi a sofrer, e acabo por dar graças pela sua morte.

Agora mais de metade de voçês vão me querer convencer a virar vegetariano :p NUNCA, jamais, em tempo algum!!!

Sou 100% Carnivoro!

Tal como disse na minha 1ª intervenção, só vos quis escalrecer acerca da questão das origens e desculpem caso não concordem, mas convem saber falar.

P.S.1 - Não faço parte de nenhum grupo de forcados, nem nada do género, sou simplesmente um português com opinião.

P.S.2 - Em relação á questão dos cães de raças portuguesas, fique V. Exa a saber que possuo 4 Perdigueiros Nacionais, 2 Podengos, e uma cadela de Cão d'Água, e a Wolfie é o meu primeiro animal que ñ é raça nacional!
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 08, 2002 8:17 pm

O que não entendo é associar touradas a patriotismo(?) e defender as mesmas com a identidade nacional que é o que fez acima, vai-me desculpar e depois relacionar um espectáculo onde os animais são mortos ou feridos às exposições. Como eu já fui a touradas e não gostei e vou regularmente a exposições caninas aconselho-o a ir a uma exposição canina para poder falar...

Cumprimentos

Vasco
Varela Escreveu: Sinceramente não entendo uma coisa (se calhar estou ómente a ver um lado da questão), mas pelo que estou a ver e tal como foi mencionado, não concordam com espectáculos de animais, mas gostam de exposições de cães e gatos :?:

Talvez seja ignorancia da minha parte em relação a este assunto, tal como parece haver ignorancia de outras pessoas em relação a outros assuntos, mas não são as exposições um espectáculo, onde para além de se pagar para entrar, os coitados dos cães e gatos têm de estar nos seus cubicolos esperando a sua hora de desfilar :!:

Eu sempre criei animais (cães, gatos, passaros e até pequenas tartarugas) e nunca coloquei nem colocarei nenhum numa dessas exposições! Eu sempre comi carne e sempre continuarei a comer, claro que me impresiona um pouco ver a galinha, o coelho ou o porco a morrer, mas faz parte da vida, da cadeia alimentar, e das tradições, em relação aos touros passa-se o mesmo, custa-me ver o animal em sofrimento, mas penso no que passará pela cabeça do animal quando colhe algum forcado e penso alegremente "ca se fazem cá se pagam" e depois quando vou ao talho comprar um bom bife da vazia agradeço ao bovino que vi a sofrer, e acabo por dar graças pela sua morte.

Agora mais de metade de voçês vão me querer convencer a virar vegetariano :p NUNCA, jamais, em tempo algum!!!

Sou 100% Carnivoro!

Tal como disse na minha 1ª intervenção, só vos quis escalrecer acerca da questão das origens e desculpem caso não concordem, mas convem saber falar.

P.S.1 - Não faço parte de nenhum grupo de forcados, nem nada do género, sou simplesmente um português com opinião.

P.S.2 - Em relação á questão dos cães de raças portuguesas, fique V. Exa a saber que possuo 4 Perdigueiros Nacionais, 2 Podengos, e uma cadela de Cão d'Água, e a Wolfie é o meu primeiro animal que ñ é raça nacional!
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

sexta ago 09, 2002 8:54 am

caro sr. Varela:

eu não sou vegetariano, como carne , gosto de carne.... isso não tem nada a ver com touradas. Se existe algo que eu sou contra é com mortes lentas, eu sou contra o sofrimento, nesta curta vida que temos, temos q a ter plena, prefiro morrer a sofrer, se o sr. acha bem que os touros passem uma hora a serem espetados, o sr. deve gostar muito de animais...

fala-me em tradição, voltemos então a tradição, ao tempo da escravatura, quando as mulheres eram espancadas, quando havia a lei do mais forte, quando as pessoas julgadas e queimadas a frente do publico...e muito mias coisas.

Existe uma palavra q é evolução, e nem sempre esta palavra está associada a tradição...

evolua meu caro, evolua...

Paulo Carvalho
Lycia
Membro
Registado: domingo jul 07, 2002 12:09 pm
Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)

sexta ago 09, 2002 9:51 am

faço minhas as palavras dos dois oradores antecedentes(Vascov e Pajo)
e quanto às suas, Sr. Varela..... no comments.
se não é forcado deveria ser, acho que tem vocação e que bem lhe ficava levar umas "cornadas" em cima, para depois vegetar uns diazinhos antes de desfalecer.

desculpem lá, mas quando se vem aqui defender os touros de morte, eu fico chocada. é por estas e por outras parecidas que o país não evolui e que a mentalidade da maior parte das pessoas segue o mesmo caminho.
já estou como a outra, quando lhes chama "bimbos" (com o devido respeito e entre aspas - entenda-se).
Lycia
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

sexta ago 09, 2002 10:06 am

com opiniões destas a favor de violencia com animais e claro, não perdendo costumes e tradições, podemos sempre voltar à idade média e cortar as mãos a certas pessoas :)
moons
Membro Júnior
Registado: sexta mai 17, 2002 10:23 am

sexta ago 09, 2002 1:28 pm

Gostava apenas de fazer uma observação e espero não ser crucificada por isso!
A questão das touradas não é o espoente máximo do sofrimento animal. Não, não vou defender as touradas, mas pensem no seguinte, tentem analisar o caso friamente (sei que é difícil, mas tentem):
Um touro bravo sofre essencialmente, em três situações:
1- Quando é transportado para as touradas (vão vários num camião, com espaço reduzido, sofrem de stress e ansiedade);
2- Quando é toureado ( com a dor das bandarilhas que lhe espetam)
3- Enquanto não é e quando é transportado para o matadouro ( enquanto não vai para o matadouro, cortam-lhe um " bife" para tirarem as bandarinhas, essa ferida pode ser desinfectada ou não, conforme o destino do touro, matadouro ou campo. No transporte para o matadouro passa-se o mesmo que no transporte para a praça, com a agravante das feridas).
Tudo isto somado, vai dar, mais coisa, menos coisa um dia ou dois ( tendo em conta que o touro vai para o matadouro e não para o campo).

Agora comparemos isto com as vaca de leite, de carne, os porcos, os frangos, etc...

Peguemos nos porcos como exemplo:
- Um porco nasce num espaço reduzido, mal nasce cortam-lhe os dentes, a mãe dele está num espaço tão reduzido que não se consegue levantar. O pequeno leitão à medida que cresce menos espaço tem, pois rua nem vê-la, a sua casa e único espaço por ele ocupado é uma "jaula" de 1metro por 1 metro ( na melhor das hipóteses). Os porcos vão para o matadouro mais ou menos com 4 anos, são transportados nas mesmas condições ( ou piores) que os touros bravos.

Vamos a contas?

Um porco tem 4 anos de sofrimento ou seja toda a sua vida!!!!!!

Um touro bravo vive num campo bastante grande, em manada "livre" durante mais ou menos 6 anos, sofre 2 dias!

Quem sofre mais ????

Qual é a morte mais lenta?????

Agora, pergunto:
- Porque ninguem fala do porco, da vaca, do frango????????

-Porque só falam dos touros?????

Reparem bem que não estou a defender as touradas, nem que sejamos todos vegetarianos!

Estou sómente a sugerir que lutemos, também e primeiro que tudo pelas condições de vida (enquanto a têm ) dos porcos e de todos os animais que utilizamos na nossa alimentação! Para que tenham pelo menos uma vida, curta mas sem sofrimentos desnecessários!

Pensem bem: Não acham que estão a fazer muito alarido por um animal que sofre 2 dias e a esquecer os que sofrem anos?

Tudo de bom para todos
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”