6 meses e ainda não faz necessidades na rua... AJUDA!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

quinta out 13, 2011 5:59 pm

Boa tarde!

O meu cão já vai fazer 6 meses na semana que vem e ainda não faz as necessidades na rua... Preciso urgentemente da vossa ajuda porque ele está cada vez maior (mais de 20kg) e apesar de ter um quintal só para ele não há condições para que ele faça lá todas as necessidades.
Não sei o que estou a fazer de errado. Ao acordar levo-o à rua e ele normalmente lá faz o seu xixi... Levo-o também depois das refeições (3 vezes por dia) mas aí é que não faz nada. Levo-o sempre ao mesmo sítio e faço sempre o mesmo percurso. Já prolonguei o tempo que fico com ele na rua... mas nada! :| E quando chega a casa basta eu virar costas e pronto, lá tenho um "presente".

Alguém teve numa situação semelhante?
Alguém com experiência pode explicar o que estou a fazer de errado?

Obrigada desde já!
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
AnnieBata
Membro Veterano
Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga

quinta out 13, 2011 6:16 pm

Tente mudar o sitio para onde vai com ele
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quinta out 13, 2011 6:18 pm

O meu faz 7 meses para a semana e volta e meia faz um xixi em casa, principalmente quando nos atrasamos.

Não há dramas. Tenho lido por aqui relatos de cães que com 2 anos ainda o fazem.

Experimente recompensá-lo (não tem que ser com guloseimas, mas cada um sabe de si) quando faz na rua e reprimi-lo (um forte NÃO e uma jornalada não matam ninguém) quando o faz em casa, mas na hora, pois se passar muito tempo do "delito" vai estar a castigar o cachorro sem ele saber porquê!

De qualquer maneira há por aqui um cazilião de tópicos sobre o assunto. Pesquise pois há várias teorias e aja como achar melhor.

Boa sorte :wink:
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
FCachapa
Membro Veterano

quinta out 13, 2011 11:49 pm

Obrigada pelas vossas respostas!

O problema aqui é que nunca o apanho no acto, digamos assim! Por isso não me serve de muito ralhar com ele... E como não tenho conseguido que ele faça na rua também não tenho como recompensá-lo! Eu bem que levo o fiambre para lhe dar assim que ele faça... Mas não tem servido de muito :roll:
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta out 13, 2011 11:59 pm

FCachapa Escreveu:Obrigada pelas vossas respostas!

O problema aqui é que nunca o apanho no acto, digamos assim! Por isso não me serve de muito ralhar com ele... E como não tenho conseguido que ele faça na rua também não tenho como recompensá-lo! Eu bem que levo o fiambre para lhe dar assim que ele faça... Mas não tem servido de muito :roll:
No seu lugar, eu não armaria grandes cenários a respeito disso. Corre o risco de o animal ser levado a concluir que para ganhar um pedaço de fiambre ou uma gulodice, ou chamar a atenção quando está aborrecido, basta fazer um xixi. E fá-lo-á esteja onde estiver.

É muito mais produtivo armar-se de uma infinita paciência e continuar a levá-lo à rua a horas rigorosamente certas, limpando os descuidos sem nada lhe dizer e sem dar mostras de impaciência. Quando conseguir quebrar esse ciclo de xixi-recompensa, seja ela fiambre, biscoito ou ralhos, e quando ele perceber que de tantas em tantas horas vai à rua, ele próprio se controlará e adquirirá o hábito de fazer quando sai.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
FCachapa
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 12:04 am

LuluB: eu percebo o que está a dizer e tem razão! Sabe, o meu receio é ele nunca aprender que é muito melhor fazer na rua... Mas isto é ansiedade de dona inexperiente 8) Eu levo-o 3 vezes à rua (sempre depois das refeições). Acha que é pouco? Devo levá-lo ainda mais vezes? Ou ele acaba por perceber que para fazer terá que fazer numa dessas saídas?
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta out 14, 2011 12:22 am

FCachapa Escreveu:LuluB: eu percebo o que está a dizer e tem razão! Sabe, o meu receio é ele nunca aprender que é muito melhor fazer na rua... Mas isto é ansiedade de dona inexperiente 8) Eu levo-o 3 vezes à rua (sempre depois das refeições). Acha que é pouco? Devo levá-lo ainda mais vezes? Ou ele acaba por perceber que para fazer terá que fazer numa dessas saídas?
Penso que três vezes é mais do que suficiente, mesmo para um cachorrão adolescente. E se passar a tratar os descuidos em casa com a devida indiferença, ele vai acabar por perceber que aquele acto não lhe rende dividendos.

Por outro lado, um cão equilibrado e bem socializado adora sair, ir cheirar coisas, rastos de outros cães, de pessoas. Pela força do exemplo que colherá ao cheirar os lugares onde outros cães urinaram, e mesmo ao ver outros cães a fazê-lo, ele, até instintivamente, acabará a fazer o mesmo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
FCachapa
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 9:04 am

Obrigada novamente LuluB. Eu vou procurar ser mais rigorosa nos horários para ver se ele se habitua. Confesso que nem sempre saio com ele a horas certas... E isso pode também ser a fonte do problema, pelo que estou a perceber.

Também já li que limpar com vinagre tira o cheiro e inibe-os de fazer nesse local. É verdade?
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
pborgesf
Membro
Registado: sexta set 09, 2011 12:23 pm

sexta out 14, 2011 10:35 am

FCachapa Escreveu:apesar de ter um quintal só para ele não há condições para que ele faça lá todas as necessidades.
Se tem um quintal para o cão porque é que ele tem de fazer as necessidades na rua? Não apanha os cócos que ele faz na rua? Se apanha os cócos que ele faz na Rua não vejo qual o problema de limpar os "presentes" que ele faz no quintal, prefiro que os meus cães façam os cocós no quintal e limpar lá do que andar a passear com ele na rua e ter de apanhar os cocós que eles possam fazer.
Se é dos que querem levar o cão a fazer na Rua porque não apanham nada e se fôr no nosso quintal/jardim já têm de apanhar então nem merece a pena estar para aqui a comentar... :o
FCachapa
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 11:01 am

pborgesf Escreveu:
FCachapa Escreveu:apesar de ter um quintal só para ele não há condições para que ele faça lá todas as necessidades.
Se tem um quintal para o cão porque é que ele tem de fazer as necessidades na rua? Não apanha os cócos que ele faz na rua? Se apanha os cócos que ele faz na Rua não vejo qual o problema de limpar os "presentes" que ele faz no quintal, prefiro que os meus cães façam os cocós no quintal e limpar lá do que andar a passear com ele na rua e ter de apanhar os cocós que eles possam fazer.
Se é dos que querem levar o cão a fazer na Rua porque não apanham nada e se fôr no nosso quintal/jardim já têm de apanhar então nem merece a pena estar para aqui a comentar... :o
Antes de mais "obrigada" pela sua simpatia e preocupação em deduzir tanta coisa sem me perguntar primeiro.

Se passeia ou não passeia o seu cão e se apanha ou não apanha o que eles fazem é problema seu. Se eu quero passear o meu cão e se quero que ele faça as necessidades na rua acho que é problema meu. Não perguntei aqui se acham bem ou mal que o meu cão faça as necessidades no meu quintal. Isso é decisão minha, como calcula.

Não apanho os "presentes" na rua simplesmente porque ele não os faz na rua... Foi assim que comecei o tópico, lembra-se? Se os apanho em casa igualmente apanharei na rua. Limpar o quintal já o faço todos os dias... E não espero que fique imundo para o limpar. Se tivesse preguiça deste tipo de coisas nem tinha ponderado ter um cão. Mas se escolhi tê-lo faço questão de lhe dar a melhor qualidade de vida. E tendo em conta que, como muitos, trabalho durante o dia acho que é melhor para ele fazer as necessidades a horas certas na rua do que fazer quando quer no quintal e passar o dia no meio das porcarias, moscas e etc... Não acha também?
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta out 14, 2011 12:02 pm

Eu adoptei um método de não ralhar quando faziam dentro de casa, dizia apenas um "não" firme mas sereno e colocava-o no local onde queria que ele fizesse. Quando eles fazem no sitio que nós queremos, aí sim é que devemos fazer uma festa e associar uma frase a esse momento, por exemplo "xixi aqui" ou apenas "lindo menino".
(Isto escrevi eu num tópico em que falávamos deste assunto. )

Eu adoptei este método porque acho que ralhando ou batendo não vamos lá, mas isto é uma opinião pessoal, há quem opte por fazê-lo. Bater ou ralhar alto só os leva a perceber que não é ali que deve fazer, mas onde fazer? Perguntam eles. E mais, quando eles ali fazem e você não vê ou não está, nada lhe acontece, portanto vai fazer apenas quando você virar as costas.
Relativamente ao facto de não fazer na rua, e também me aconteceu, a explicação da veterinária é de que se trata de um comportamento imaturo, faz apenas no seu "território". O meu cão, por exemplo, nunca fazia na rua, embora nunca tenhamos deixado de fazer os passeios, fazia sempre no sitio que estipulamos em casa. Agora que temos uma cadela ele começou a fazer tudo na rua.
Tenha paciência que ele vai até aprender.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
pborgesf
Membro
Registado: sexta set 09, 2011 12:23 pm

sexta out 14, 2011 12:37 pm

FCachapa Escreveu:
Antes de mais "obrigada" pela sua simpatia e preocupação em deduzir tanta coisa sem me perguntar primeiro.

Se passeia ou não passeia o seu cão e se apanha ou não apanha o que eles fazem é problema seu. Se eu quero passear o meu cão e se quero que ele faça as necessidades na rua acho que é problema meu. Não perguntei aqui se acham bem ou mal que o meu cão faça as necessidades no meu quintal. Isso é decisão minha, como calcula.

Não apanho os "presentes" na rua simplesmente porque ele não os faz na rua... Foi assim que comecei o tópico, lembra-se? Se os apanho em casa igualmente apanharei na rua. Limpar o quintal já o faço todos os dias... E não espero que fique imundo para o limpar. Se tivesse preguiça deste tipo de coisas nem tinha ponderado ter um cão. Mas se escolhi tê-lo faço questão de lhe dar a melhor qualidade de vida. E tendo em conta que, como muitos, trabalho durante o dia acho que é melhor para ele fazer as necessidades a horas certas na rua do que fazer quando quer no quintal e passar o dia no meio das porcarias, moscas e etc... Não acha também?
Eu não deduzi nada, comecei por dizer "Se apanha os cócos na Rua, tb os poderá apanhar em casa". Com o meu comentário, APENAS quis falar numa abordagem que muitas das vezes é esquecida por donos de cães e que querem à força toda que as necessidades sejam feitas na Rua. Tal como disse a minha abordagem a este assunto e na situação de haver um quintal/jardim prefiro que o cão faça o "presente" no meu terreno do que o faça na rua. Prefiro limpar quando chego a casa do trabalho do que ter de limpar e guardar "no bolso" quando a passear com ele. O meu Shaggy (que partiu em Julho) fazia as necessidades no quintal, por conveniência dele fazia sempre na mesma área, por isso quando chegava a casa bastava-me passar nesse local e apanhava o que ele tinha feito... Para mim parece-me mais simples do que ir para a rua com ele para ele fazer os cócos, nesta situação os passeios na rua são como o nome dia PASSEIOS...
Quis apenas mostrar que se pode, quando há condições para isso (terreno), abordar o assunto dos cocós de outra forma, não a acusei a si de não apanhar os cocós, apenas falei de uma forma genérica que há os donos que os levam à rua e não apanham. Mais uma vez e para que fique claro, NAO ME REFERI A SI em concreto porque não o/a conheço para poder afirmar algo desse género.
FCachapa
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 7:55 pm

bhess: a ideia de ser um comportamento imaturo parece-me interessante e nunca tinha pensado nela! Quando ele era mais pequeno eu levava-o sempre para o sítio onde quero que ele faça. Hoje ele faz sempre no mesmo sítio no quintal. Houve até uma altura em que, principalmente para os xixi's eu pegava nele e levava-o para a rua. Acontece que ele com 5 meses está com mais de 20kg (!) e levá-lo ao colo deixou de ser uma hipótese :P Vou apostar em manter horários mais rigorosos na hora de sair com ele, elogiar quando acerta, ignorar os acidentes e cruzar os dedos para que ele aprenda!

pborgesf: estamos então esclarecidos :wink: Eu também exaltei-me um pouco! Aqui a questão é que o meu quintal não é assim tão grande como posso ter dado a entender e por isso ficamos logo com um cheiro bastante desagradável, além das moscas que acabam sempre por aparecer ao fim do dia quando não tive oportunidade de ir limpado à medida que ele faz. Eu percebo o seu ponto de vista e agradeço sinceramente o seu contributo. Contudo não se aplica ao meu caso. Mas claro que o pborgesf não podia adivinhar, por isso desculpe-me a minha pouca paciência na resposta anterior!

Obrigada a todos vós!
Quando tiver novidades vou dando notícias!
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
Sevenhups
Membro Júnior
Registado: sábado jan 02, 2010 6:34 pm

terça out 18, 2011 7:30 pm

Boa tarde. A minha Tara também com 6 meses achava que as ruas serviam apenas para passear e tudo o resto era guardado para se fazer em casa.
Este seu péssimo hábito foi combatido com os passeios às horas habituais, a ida para um local onde outros cães não paravam e lá ficar até a vontade já ser incontrolável e não dar para chegar a casa (uma bela noite foi 1h na rua) e montes de elogios quando fazia tudo bem.
Lambidelas da Tara.
joaovasco18
Membro Júnior
Registado: sábado jan 09, 2010 11:25 pm

quarta out 19, 2011 4:05 pm

passeios maiores resulta ;)
Responder

Voltar para “Cães”