De novo os funcionários públicos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

sexta out 14, 2011 7:39 am

Ora pois bem, ontem à noite os funcionários públicos receberam por parte do Governo mais uma vez um privilégio, o que perderem os seu subsídios de Natal e férias. Realmente este país continua na mesma, a conceder privilégios só a alguns, neste caso privilégio de mais uma vez serem chamados a pagar a crise. Desta vez de maneira cruel. Afinal sempre servimos para alguma coisa, nem que seja para salvaguardar os interesses e direitos dos demais funcionários deste país.
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

sexta out 14, 2011 7:56 am

Sem dúvida que também os funcionários publicos são afectados (nem de outra forma poderia ser) por todo este descalabro a que chegamos.

Ainda assim e até ver, o funcionário publico ainda mantêm uma série de regalias e garantias que o comum dos cidadão não tem, como por exemplo, garantia de estabilidade no emprego.

Os que irão perder o subsidio de natal e de férias (ambos), são aqueles que ganham acima dos 1000 euros, ou seja, todos aqueles que ganham mais do dobro de boa parte dos Portugueses, que além de no final do mês trazerem para casa uma mão cheia de nada, nunca sabem se no dia seguinte têm emprego.

Dizer-se numa altura particularmente dificil para todos, que os funcionários publicos é que vão pagar a crise, é pura e simplesmente insultuoso.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta out 14, 2011 8:18 am

Eu até gostava de concordar com o xPauloSantos, porque isso queria dizer que ele tinha razão, mas infelizmente não é bem assim, eu sou funcionária publica á 5 anos, ganho pouco mais de 500,00€ e vou perder um dos subsidios, o que equivale a menos 500,00€ por ano que serviam para os imprevistos que aparecem. A minha colega ganha cerca de 1093,00€, perde os 2 subsidios, está aflita, pois sempre usou pelo menos um dos subsidios para pagar IMI e seguros.
Quanto á garantia de estabilidade, essa história já acabou á muito tempo, no meu caso, não devo sobreviver ao proximo ano, pois graças ás fusões e ao velho lema "antiguidade é um posto", sou das primeiras a sair.
Quanto ás regalias, quais regalias? Só se for a ADSE, mas para a termos, pagamos e mais do que se fosse um seguro de saúde, logo não me parece grande regalia.
Eu concordaria com esta medida, se tivessem criado outra forma de escalonamento, que penalizasse mais quem mais ganha!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
xPauloSantos
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 9:54 am

Minuxa Escreveu:Eu até gostava de concordar com o xPauloSantos, porque isso queria dizer que ele tinha razão, mas infelizmente não é bem assim, eu sou funcionária publica á 5 anos, ganho pouco mais de 500,00€ e vou perder um dos subsidios, o que equivale a menos 500,00€ por ano que serviam para os imprevistos que aparecem. A minha colega ganha cerca de 1093,00€, perde os 2 subsidios, está aflita, pois sempre usou pelo menos um dos subsidios para pagar IMI e seguros.
Quanto á garantia de estabilidade, essa história já acabou á muito tempo, no meu caso, não devo sobreviver ao proximo ano, pois graças ás fusões e ao velho lema "antiguidade é um posto", sou das primeiras a sair.
Quanto ás regalias, quais regalias? Só se for a ADSE, mas para a termos, pagamos e mais do que se fosse um seguro de saúde, logo não me parece grande regalia.
Eu concordaria com esta medida, se tivessem criado outra forma de escalonamento, que penalizasse mais quem mais ganha!

Minuxa

Continuo a achar que, se o mundo no funcionalismo publico está mau, cá fora, está bem pior.

O que não aceito, é que me venham dizer qu são os funcionários publicos que vão pagar a crise.

Vejo os sindicados da função publica insurgirem-se contra uma série de medidas, mas não vejo apresentar soluções.

Ainda não vi, por uma unica vez, um sindicato da função publica propor, por exemplo, que se coloquem a desempenhar a função para a qual todos investimos na sua formação, os operacionais da PSP, GNR ou Guarda Prisional e que hoje estão sentados frente a um computador, e no seu lugar, colocar funcionários publicos.... os tais que dizem estar em excesso

É que dizer-se que há falta de policias e excesso de funcionários publicos e ainda assim, nada se fazer...

Seja como for, para mim, o cerne da questão é somente este:

Não são apenas os funcionários publicos que vão pagar a crise, são todos os Portugueses.
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Minuxa
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 10:08 am

Concordo com tudo o que disse, aí estão boas propostas que deviam ser tidas em conta!
Mas em relação a dizer que os funcionários do privado estão bem pior, não concordo. Basta ver que á minha volta, gozam com os FP, porque têm que fazer os descontos todos e não podem fugir aos cortes, enquanto eles declaram o minimo possivel porque o restante vem "por baixo da mesa".
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

sexta out 14, 2011 10:36 am

Minuxa Escreveu:Concordo com tudo o que disse, aí estão boas propostas que deviam ser tidas em conta!
Mas em relação a dizer que os funcionários do privado estão bem pior, não concordo. Basta ver que á minha volta, gozam com os FP, porque têm que fazer os descontos todos e não podem fugir aos cortes, enquanto eles declaram o minimo possivel porque o restante vem "por baixo da mesa".
Minuxa tal como não gosta que as pessoas generalizem em relação aos Funcionários Públicos (e com razão), a meu ver, também não deveria generalizar em relação aos Privados. :wink:

Trabalho num privado e garanto-lhe que não fujo nem um cêntimo ao fisco. :wink:

Penso que se quer referir aos Empresários que sim, é verdade, alguns fogem com certo tipo de "manobras".

Em relação às benesses dos Privados, apesar de não sofrer na pele esses cortes porque não tenho certo tipo de regalias, acredite que nos privados os cortes já começaram há bem mais tempo do que no funcionalismo público.

Começando pelo "corte" nos telemóveis, passando pelos cartões de crédito e ... segundo se fala, agora os carros de serviço vão passar e constar como complemento do ordenado e, como tal ... passível de dedução fiscal. E no Público quando é que começaram? Quer-me parecer que, a acontecer será a partir de agora. :wink:
Minuxa
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 10:45 am

Eu também trabalhei no privado e não tive a sorte de "receber por baixo da mesa", mas também nunca tive telemovel ou carro, nem no publico, nem no privado. Mas a verdade é que tenho os amigos e conhecidos do privado a gozar com a FP.
Eu concordo com as medidas, mas parece-me que cortar um dos subsidios a quem ganha 500,00€ por mês não é justo!
Vi numa noticia que os patrões do privado estão a pensar adoptar as mesmas medidas, e sinceramente não acho bem :(
xPauloSantos
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 10:46 am

Minuxa Escreveu:Concordo com tudo o que disse, aí estão boas propostas que deviam ser tidas em conta!
O funcionalismo publico tem algumas honrosas excepções e muitos bons exemplos, portanto, longe de mim generalizar.

Dizer-se que os do privado recebem por baixo da mesa... há casos e casos e se entrarmos por aí, teriamos de observar outros maus exemplos do funcionalismo publico.

Só queria mesmo colocar uma questão, se é que a Minuxa me sabe responder e aí, poderemos então, com alguma margem de segurança, perceber se sector publico, está pior, melhor ou ao nivel do privado:

Dos mais de 600 mil desempregados, quantos são ex- funcionários publicos que, estando no quadro, se encontram agora na situação de desemprego ?
Última edição por xPauloSantos em sexta out 14, 2011 10:52 am, editado 1 vez no total.
</p>
<p> </p>
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

sexta out 14, 2011 10:51 am

Eu não sou funcionária Pública, mas também vejo a crise a meter a mão no meu bolso.

IRS se até aqui ainda recebia uns troquinhos com as novas alterações ás deduções fiscais, não deveo pagar mas também não recebo!

Há tantos anos que se fala em crise, mas maioria dos portugueses continuou a gastar o que tinha e o que não tinha, a crise não vêm só da despesa imensa do Estado!

Se tenho " pena " do funcionários Públicos, sim tenho, mas pensem até aqui ser funcionário público era uma regalia, um verdadeiro emprego, hoje em dia é diferente, mas até aqui um funcionário público teve regalias que os do privado não tiveram, ordenados que os do privado sonhavam em ter, etc, etc, infelizmente Minuxa no seu caso não é bem assim, e como a Minuxa outras pessoas. Se esses que ganham por debaixo da mesa, tivessem a decência de declarar e pagar os seus impostos se calahr era uma boa ajuda, mas Português que é Português olha para o seu bolso e esquece o resto! tenho orgulho em ser Portuguesa, mas a verdade é que a nossa boa imaginação usamos para construir esquemas em vez de produzirmos!
Minuxa
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 10:55 am

Provavelmente muito poucos ou nenhum (graças á treta da mobilidade especial), mas isso vai mudar e já no proximo ano, até porque já não existe o "quadro".
E eu sou a primeira a dizer que há muito bom funcionário publico que não tem qualificação e vocação para o trabalho que desenvolve. Ainda há muitos com o lema "devagar, devagarinho, parado", que metem baixa por tudo e por nada, mas que quando começarem os depedimentos, vão manter o posto, enquanto os mais novos e qualificados vai para o desemprego.
E vou ser sincera, prefiro mil vezes o metodo de trabalho do privado!
xPauloSantos
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 10:59 am

Minuxa Escreveu:Eu concordo com as medidas, mas parece-me que cortar um dos subsidios a quem ganha 500,00€ por mês não é justo!
Vi numa noticia que os patrões do privado estão a pensar adoptar as mesmas medidas, e sinceramente não acho bem :(

Eu também concordaria com as medidas, (esta é a forma de rapidamente o estado ir buscar dinheiro), se a máquina do estado apertasse também o cinto, infelizmente não é isso que acontece.

Como a máquina do estado continua pesada, as medidas agora tomadas, são apenas e só para tapar o sol com a peneira e o inicio do muito pior que aí virá.

É tão curioso "andarmos" sempre a olhar para os exemplos externos, sendo que, olhamos para os maus e os bons, passam-nos ao lado.

A Irlanda baixou o IVA para estimular a economia e o resultado está à vista.

Portugal está no caminho oposto... o resultado, muito em breve, estará também à vista.

Um dia a corda vai partir.
</p>
<p> </p>
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

sexta out 14, 2011 11:04 am

Totalmente de acordo consigo xPauloSantos. Como é que se consegue "estimular" a economia aumentando o IVA??? :cry: :cry:

Sabem do que eu tenho receio? Das "convulsões" sociais e, quer-me parecer que não devem estar muito longe. :cry: :cry:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta out 14, 2011 11:13 am

Os trabalhadores do privado e do público andam sempre em comparações em vez de se apoiarem, é mais um aval que dão aos governantes para porem e disporem dos trabalhadores como bem entenderem.

E porque houve, mais uma vez, uma grande derrapagem orçamental, vamos, mais uma vez, proceder a cortes. Para o ano, fica já prometido, mais uma vez, que não haverá derrapagem, porque, mais uma vez, o que lá está agora é que é. :roll:

http://www.youtube.com/watch?v=jACccaTogxE
Há quem tenha medo que o medo acabe...
Última edição por Acena em sexta out 14, 2011 11:16 am, editado 1 vez no total.
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

sexta out 14, 2011 11:16 am

Pois isso ta,bém é o meu grande receio!

Já temos/vemos tanta pobreza ( refiro à verdadeira pobreza não à pobreza dissimulada).

Mas como podemos nós, Povo, fazer ouvir o Governo e as nossas ideias!!

Se os responsáveis por esta desgraça andam por aí, livres., impunes, aos roubos e crimes que cometeram contra nós!

espero que algums personalidades do Governo, actual e do anterior, nunca passem em frente ao meu carro!!! :twisted:
xPauloSantos
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 12:10 pm

Lucci Escreveu:Mas como podemos nós, Povo, fazer ouvir o Governo e as nossas ideias!!:

Pois, não sei.

Mas ainda assim, eu gostava mais que a Justiça nos ouvisse e sobretudo, que agisse e julgasse todos aqueles que levaram este País ao estado em que ele se encontra.

Há dia atrás, o Medina Carreira dizia que os Politicos dos ultimos 10 anos, deveriam ser julgados e condenados pelo que fizeram.

Concordo, só acho que 10 anos atrás é recuar pouco, talvez 20 fosse o ideal e onde o Medina Carreira se incluia.
</p>
<p> </p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”