Escovar cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Shilly
Membro Júnior
Registado: quarta jul 27, 2011 5:26 pm

sexta out 14, 2011 11:12 am

Bom dia!

A nossa Zara está com 6 meses, feitos esta semana. É uma cadela bastante obediente e muito brincalhona.

Problema: não deixa que a escovemos. Assim que vê a escova fica agitada. Se nos aproximamos, foge ou encolhe-se. Se tentamos escovar tenta morder (bem, não morde mesmo a sério, mas afinca o dente com fimeza...).
Pergunta: truques ou dicas para contornar isto?

Sei que temos culpa no cartório pois não a habituámos desde pequenina a ser escovada, pois como tinha o pêlo curto e tal...enfim.
Mas agora o pêlo está um 'cadinho maior e embora esteja calor, quando vier as chuvas, ela vai ficar com terra agarrada ao pêlo e não vamos sempre a dar-lhe banho cada vez que isso acontecer.
Já lhe dei a escova a cheirar para ela ver que não lhe faz mal, mas não funcionou.

Eis a fera:

Imagem

A escova. Usamos (ou melhor, tentamos usar) a parte vermelha, que é em metal. A parte preta é mole e não penetra nos pêlos.
Imagem
Imagem[/img]
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 14, 2011 11:29 am

Olá

Eu nunca usei esse tipo de escova. Com isto não estou a reprová-la, para a Zara até poderá ser a mais adequada, não sei... O que pode acontecer é, sem querer, ela ter-se magoado com essa.
Tente usar outra diferente como esta que sempre usei com os meus, nem que seja apenas de forma transitória:
Imagem
Se ela também a recusar... não sei. Mas provavelmente não acontecerá isso.
Boa sorte
Shilly
Membro Júnior

sexta out 14, 2011 2:42 pm

Essa escova é de borracha?
Gostava que a actividade de pentear fosse prazerosa para cadela e não ficasse tão agitada...
pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

sexta out 14, 2011 3:05 pm

Desculpe desviar-me do assunto, mas que linda cadela!
Faz-me lembrar a do meu irmão.
A sua é que raça?
Shilly
Membro Júnior

sexta out 14, 2011 3:34 pm

Olá pupyylab!
Já trocámos algumas palavras noutro tópico e se não me engano você tb tinha uma cachorra parecida com a minha (ou a minha parecida com sua, ehehe).

Este belo exemplar é da famosa raça rafeira! 8)

Imagem

Como está gémea desta? ;)
Última edição por Shilly em sexta out 14, 2011 3:44 pm, editado 1 vez no total.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta out 14, 2011 3:36 pm

nel Escreveu:Olá

Eu nunca usei esse tipo de escova. Com isto não estou a reprová-la, para a Zara até poderá ser a mais adequada, não sei... O que pode acontecer é, sem querer, ela ter-se magoado com essa.
Tente usar outra diferente como esta que sempre usei com os meus, nem que seja apenas de forma transitória:
Imagem
Se ela também a recusar... não sei. Mas provavelmente não acontecerá isso.
Boa sorte
Huuummmm, com os nossos resulta, eu uso para dar banhos :wink: Para retirar o pelo morto aos whippets basta uma "camurça" daquelas de limpar os vidros, para a teckel uma daquelas de borracha dá, para cães de pelo muito maior como é o caso do da foto, dúvido, mas também não me parece que seja necessária uma cardadeira.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
pupyylab
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 3:44 pm

Shilly Escreveu:Olá pupyylab!
Já trocámos algumas palavras noutro tópico e se não me engano você tb tinha uma cachorra parecida com a minha (ou a minha parecida com sua, ehehe).

Este belo exemplar é da famosa raça rafeira! 8)

Imagem

Como está gémea desta? ;)
Sou mesmo despistada, realmente havia por cá uma sosia da Neuza, mas já nao me lembro de quem é...

A Neuza está boa e jeitosa :lol: Vou ver se arranjo umas fotos dela.

A Zara está lindaaaaaaaaaaaa. Estas com quantos meses?
Shilly
Membro Júnior

sexta out 14, 2011 3:47 pm

Ela já tomou 2 banhos desde que a temos, e nisso não há problema.

Será que a escova que uso é muito agressiva para a cadela e por isso ela não deixa pentear?
Esta escova que o nel colocou aqui faz-me lembrar aquelas luvas para pentear os gatos.
Shilly
Membro Júnior

sexta out 14, 2011 3:50 pm

pupyylab:
Shilly Colocada: Sex Out 14, 2011 11:12 am Assunto: Escovar cães

--------------------------------------------------------------------------------

Bom dia!

A nossa Zara está com 6 meses, feitos esta semana
:wink:

Editei para dizer que pesa 11kg, pesados ontem no vet.

PS - Acho que não é bem assim que se cita.... :oops:
pupyylab
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 3:54 pm

Depois de escrever a mensagem a perguntar, vi que ja tinha escrito.
Confirma-se pois a minha "despistação" :oops:

A Neuza fez 4 meses esta semana e está muito parecida mesmo, mas mais clara no focinho e as orelhas ainda não se aguentam totalmente em pé. Uns dias estao em pé, outros não, outros uma está em pé e a outra deitada... A vet diz que é normal, que até aos 8 meses, mais ou menos, deverá estabilizar: ou para cima ou para baixo, mas acha que vão arrebitar! :lol:
Shilly
Membro Júnior

sexta out 14, 2011 3:59 pm

Diz o povo que não se deve mexer muito nas orelhas para elas não «partirem». Mito ou não, algum fundo verdade deve ter. Esta tb só começou a arrebitar totalmente a partir dos 4 meses, mais ou menos.
Quando puder coloque fotos da Neuza, para vermos a bichinha! :)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 14, 2011 4:19 pm

Olá

Eu não tenho a certeza de que o modelo que sugeri resulte. Sugeri que se usasse outra escova apenas por ser diferente e presumindo que a cadela tenha algo contra a que foi usada até aqui.

Eu sempre usei a que apresentei antes e dou-me perfeitamente bem com esse modelo. Nunca usei a camurça... Aliás, julgo que é uma questão de adaptação a um processo e cada pessoa terá o seu modo pessoal a que se habituou.

Já agora, vou apresentar uma questão respeitante a este modelo. A escova que mostrei atrás tem aqueles piquinhos ponteagudos, que são excelentes porque vão mesmo à pele e tanto massajam como removem eventual caspa que eles tenham. Como o material é de borracha, a sua acção não é dolorosa e julgo que eles têm até prazer com a sua passagem.
Mas com o tempo os picos gastam-se e ficam rombos, arredondados, deixando de ser tão eficientes. Por isso, ao longo do tempo, fui pondo de lado uma série de escovas gastas. O que acontece é que nunca mais encontrei à venda esse modelo, mas sim este, em que substituiram os picos por umas protuberâncias mais elaboradas mas que não resultam tão bem.
Imagem
Já procurei em todas as lojas aqui do Porto e arredores e nada. Até já fui às lojas dos chineses. Só encontro esse tal que mostro na foto.
Se alguém souber onde se encontra à venda o da 1ª foto, fico grato pela informação.

Ainda em relação ao assunto do tópico, a escovagem faz bem em dois aspectos distintos. Contribui para a higiene do cão e também porque, normalmente, o cão tem prazer em sentir-se escovado. Por lhe aliviar eventuais comichões que tenha (quem não tem comichões? até nós... :lol: ) e também porque se estabelece uma mais forte empatia entre o dono e o cão, que ele interioriza mesmo.
É por estes motivos que seria importante vencer esse obstáculo, respeitante à rejeição da escova.
Mantenho a sugestão: tente usar outra, de modelo diferente, mesmo que não seja a mais adequada para uma escovagem perfeita, mas simplesmente para ela aceitar melhor o utensílio.
Shilly
Membro Júnior

sexta out 14, 2011 4:37 pm

Obrigado pelo conselho nel.
Realmente pode ser que ela aceite melhor uma escova de borracha e tire prazer da escovagem. É que até já tentei alicia-la com biscoitos (associar o biscoito à escova), mas ela começa logo a passar-se, só de ver a dita... :|
pupyylab
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 4:50 pm

Aqui está a criaturinha há um mês atrás (não tenho mais recente).

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta out 14, 2011 8:08 pm

Segundo me foi dito, a cardadeira é apropriada para cães de pêlo duplo, como o labrador.
Talvez a escova fira o cão...

Há aqui um artigo que talvez a ajude

http://arcadenoe.sapo.pt/print_article.php?id=652

Este artigo aconselha as escovas de cerdas :

Imagem
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”