Gatos e Bebé...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

8patas
Membro
Registado: terça jul 14, 2009 4:08 pm

sexta out 14, 2011 1:02 pm

ola a todos!!
Ca estou eu de volta!
Os meu petits chats estão optimos e em boa saude!! :D
Acontece que estou gravida, o nascimento é para abril, mas tem-me surgido algumas duvidas em relação aos meus bebés ja da casa e o proximo a chegar... ja tnh ouvido "almas bondosas" me dizerem que tnh que me desfazer dos MEUS gatos (essa gente nao tem noçao do k fala!!! :evil: ) ou k as coisas vao ser diferente, que ja nao vou ter tempo para eles... a mnh resposta?? "o amor nao se divide, multiplica-se!!"
Gostava de trocar ideias com pessoas que ja tenham passado por essa situação, qual é a melhor maneira de preservar a saude do meu bebé e o bem estar dos meus gatitos?

Beijos a todos!
<p>&nbsp;</p>
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta out 14, 2011 1:52 pm

Não percebo a pergunta :?
Mas desde quando é que os gatos fazem mal á saude dos bébés? :o
Se vamos falar de taxoplasmose, sabe que caso não seja imune, terá que ter cuidados redobrados ao limpar a caixa da areia e mais cuidado ainda com a alface que come, que os legumes crus são bem mais perigosos que os gatos 8)
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
8patas
Membro

sexta out 14, 2011 2:07 pm

pois infelizmente ainda ha mtos preconceitos sobre o facto dos gatos fazerem mal aos bebés.. (enfim) desde do "nao os deixes deitar em cima da tua barriga" ao "tem cuidado com os pelos k o bebe pode engolir"...

kt a areia, eu nem le mexo, o meu marido é que trata dela...

apensa gostava de ter opinoes sobre pessoas que passarem pela mesma fase... :wink:
<p>&nbsp;</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta out 14, 2011 2:47 pm

Eu não tenho filhos, mas acho que os animais se comportam da mesma forma quando são bem tratados e depois vem um elemento novo acrescer a família o que pode provocar comportamento de ciumes.
O que eu acho que deva fazer é tomar providencias para que os gatos não possam fazer mal ao bebé, nos primeiros meses.
Deixar a criança sozinha numa divisão com os animais sem supervisão, não que eles maldosamente lhe vão fazer mal, mas porque correm, são curiosos, e pode sempre escapar uma arranhadela indesejada aqui e ali.
Não enxotar agressivamente os animais de ao pé da criança para que não tenham ciumes. Dar a mesma atenção ou pelo menos arranjar uns minutos para lhes dar particularmente atenção para que não se sintam excluídos e atribuam as culpas ao recém chegado (novamente ciumes).
Ter sempre as unhas mt bem cortadas para evitar algum azar.
Não deixar os gatos dormir em cima das roupas/mantas/fraldas do bébé por causa dos pêlos, mas acho que isto é do senso comum e um cuidado que toda a mãe tem :P
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

sexta out 14, 2011 3:00 pm

A minha neta, que tem 4 meses e meio, "convive" em minha casa com 4 bichanos e na casa dos pais com 2 cães, sempre vigiada, como é óbvio. Ainda não se vislumbram alergias nem nada que se pareça ..... Isto desde os 8 dias de vida :D
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

sexta out 14, 2011 3:40 pm

Eu quando estive grávida nunca deixei de me "estafajar" com os meus bichos, sempre fiz tudo como até então. Agora tem é que fazer o teste (creio que é um teste, pois já passaram 20 anos) da toxoplasmose.
8patas
Membro

sexta out 14, 2011 3:49 pm

ja fiz as analises sim, e apesar de ter passado grande parte da mnh vida com gatos, deu negativo para a imunidade...
A diferença agor é que nao mexo na areia deles, e ja nao mexo nos gatos de rua... :(
<p>&nbsp;</p>
Minuxa
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 3:59 pm

8patas Escreveu:ja fiz as analises sim, e apesar de ter passado grande parte da mnh vida com gatos, deu negativo para a imunidade...
A diferença agor é que nao mexo na areia deles, e ja nao mexo nos gatos de rua... :(
Pode mexer na areia deles, basta usar luvas :wink:
E não se ponha a dar ouvidos a esses mitos de não deixar o gato dormir em cima da barriga, são tão falsos como o do ronronar 8)
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
8patas
Membro

sexta out 14, 2011 4:03 pm

Deixo essa tarefa ao meu marido!!! hehehehe

Mas realmente, quando a tia dele me disse que tinha que me desfazer dos meus gatos, acho que mudei de cor!!!!
<p>&nbsp;</p>
Minuxa
Membro Veterano

sexta out 14, 2011 4:12 pm

8patas Escreveu:Deixo essa tarefa ao meu marido!!! hehehehe

Mas realmente, quando a tia dele me disse que tinha que me desfazer dos meus gatos, acho que mudei de cor!!!!
Eu acho que desatava a rir á gargalhada na cara dela, pois ia achar que estava a gozar comigo :lol:
A sério, isso são mitos de antigamente e felizmente já não há muita gente a acreditar nessas tretas.
Sejamos realistas, que mal é que o animal poderia fazer por estar junto a si???
8patas
Membro

sexta out 14, 2011 4:38 pm

sei que pode parecer excessivo, mas os meus gatos fazem parte da mnh vida e sao elementos mtos importantes para a mnh felicidade... dormem cmg todas as noites, onde estou eles estao tambem...
Posso estar a preocupar-me por nada, mas sei que alguns desses habitos vao ter que mudar com a chegada de um novo elemento, e tenho medo de nao conseguir estar a altura, apesar de uma parte de mim dizer que vou ser capaz de amar e mimar os meus tres bebés...
Tenho lido alguns conselhos tb na net, parecem-me interessantes, tais como o papa trazer da maternidade roupas que o bebe tenha usado para eles se irem habituando ao cheiro, etc...
<p>&nbsp;</p>
Mafadocas
Membro Júnior
Registado: terça out 16, 2007 6:00 pm

sexta out 14, 2011 7:50 pm

Quando fiquei grávida á 11 anos atrás, tinha 3 maravilhosos gatos, também fiquei com duvidas, mas depois, deram-me conselhos diversos.
A Mafalda nasceu, nunca lhe fizeram mal, ficavam à porta do quarto a observar o que se passa, até por vezes iam avisar que ela tinha acordado ou a chorar.
Ficaram connosco até 2007, infelizmente morreram num pequeno espaço de tempo.
Por isso só lhe desejo as maiores felicidades.
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

sexta out 14, 2011 8:35 pm

Olá, eu passei por essa esperiencia e por ouvir esses comentários... :) sobrevivi e o meu bichano também, e era persa com o seu lindo e longo pêlo "que se aloja nos pulmões dos bebés" e "que faz alergias" e "a toxoplasmose" e "bla bla bla"
Higiene, sempre, mas com ou sem bebés... escovar... lavar as mãos... etc e tal o que já sabemos!
Mais, a minha filhota não sobre de quaisquer alergias nem asma nem nada que se pareça, gatinhou no chão por onde também passeava o meu bichaninho, brincou e andou, agarrou os pelos dele (ups... eu estava lá e salvei-o logo, hehehe) enfim, naturalmente o gato não tinha acesso à caminha dela e as coisinhas dela eram sempre cuidadas por causa dos pelos mas nada de exagerado, o mesmo que para mim!

Correu tudo normal, sem nada de especial, não nos atrapalhou em nada e mantive o meu menino sempre! :D

Sem stress... :)
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta out 14, 2011 8:51 pm

Como o tema já foi abordado imensas vezes, lembrei-me de ir rebuscar parte duma resposta minha que talvez lhe sirva de algum proveito na protecção do bebé :wink:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... xoplasmose
leonildecarvalho Escreveu: (...)

Um conselho muito válido que lhe posso dar é o de que um tempinho antes do bebé nascer, tenha o berço aberto, mesmo que não tenha roupa nele (lençois) para que o gato espreite para lá, pela curiosidade normal de todos os gatos... até que ele se canse da "bisbilhotice"... :wink: . Depois, pouco antes do bebé nascer, compre uma daquelas redes mosquiteiras que se penduram do tecto para tapar o berço do bebé; isto se não quer que o gatito entre para a cama do bebé :wink: . Ele irá aperceber-se que aquela rede é como "uma porta fechada ou uma entrave" a que salte lá para dentro :wink: .

Pode ter a certeza de que ter-se crianças a desenvolver a par com os animais é das educações mais Naturais e de princípios Morais de extremo valor para os jovens e adultos em que se irão tornar!

Vai deliciar-se de ver o carinho e delicadeza dum animal perante um bebé :wink:

Contudo, como em tudo, até mesmo com a interacção de outras crianças com um bebé de tenra idade, com um animal também não é diferente; requerendo-se SEMPRE supervisão de um adulto quando estas interacções acontecem.

Os meus parabéns... e muito boa sorte,

Leo

Boa sorte e parabéns

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
8patas
Membro

sexta out 14, 2011 11:28 pm

Obrigada pelo link! eu realmente procurei se encontrava aqui alguma coisa no forum sobre esse assunto( para nao o repetir), mas nao devo ter posto as palavras chaves exactas... :D

Mtos obrigada a todos mesmo!
:mrgreen:
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”