Como apresentar cão grande(e bruto) a cadela pequena (bebé)?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AnnieBata
Membro Veterano
Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga

sábado out 15, 2011 10:38 pm

kittten Escreveu:Isso da mão na coleira é uma excelente ideia para o cão morder a cachorra ...

srYuki, o seu cão é macho e adulto, a cachorra é fêmea e bebé, raros são os casos em que um macho adulto ataca uma fêmea ainda por cima bebé.
Não digo a prende-lo pela coleira mas a dar-lhe fetas na zona perto da coleira para o acalmar... e dar-lhe mais atenção a ele e ignorar a pequena
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado out 15, 2011 10:44 pm

cbraga

Tenho o canil dele, que poderei usar como essa tal jaula!
Tenho que verificar 2 coisas primeiro:
- se ela ainda cabe por entre as grades ou não
- se ele reage mal por ser a zona do "quarto dele".
Por muito mal que reaja, não tem hipótese, porque é portão de ferro.

Ainda assim, para evitar isto, talvez tente a tal caixa de transporte para fazer essa transição.

Hoje não quis expor a cachorra, para não ficar stressada e nervosa, mas se calhar, fazer essa exposição protegida, quanto mais cedo, melhor.

E sim, em adultos, eles que se entendam porque concordo consigo, impõem os respectivos limites um ao outro, tamanhos à parte. Mas isso quando não houver possibilidade de ele a matar ou ferir com gravidade, mesmo sem querer. (Ela ainda não tem 10% do peso dele!)

Mas acho que vou tentar o canil dele. E para maior confiança minha, primeiro com caixa de transporte lá dentro (Segurança psicológica minha!!!! Exclusivamente)
Se ele mantiver a reacção que tem tido, deixo-a por lá e tento fazer brincadeiras com ele. Só se se mostrar mais agressivo é que eu entendo a mensagem de que aquele é o espaço dele... se bem que se calhar deveria ter essa atitude de "na minha casa mando eu"!

Nota - é que a reacção que ele tem tido, não tem sido "má" comparativamente com outras situações com outros cães, na rua. Nunca desatou a ladrar, por exemplo. Muito menos o "ladrar-de-vou-desfazer-te". É apenas grande, bruto, e não tem delicadeza nenhuma. E ela muito lady. :))))

Nota 2 - E não sei se os ganidos dela de ontem lhe causaram alguma espécie de cuidado nele. Veremos...
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

sábado out 15, 2011 11:03 pm

Desejo-lhe boa sorte e depois diga algo por aqui para sabermos como está essa aproximação entre os dois.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado out 15, 2011 11:18 pm

Eu não tenho conhecimento de um cão adulto atacar um cachorro, a não ser que o dono faça asneira grossa, mas mesmo assim... Ainda em Dezembro juntei uma cachorra às minhas, e o pior que sucedeu foi ela ter abusado logo de uma das cadelas, que a obrigou a submeter-se e ficou em cima dela a rosnar. Ainda agora, já adulta, faz avarias do género de roubar comida às outras mesmo debaixo dos seus focinhos, habilitando-se a uma sova, mas só leva rosnadelas de aviso. Quando era cachorra, nem isso, fazia o que queria e desatava aos gritos para lhe acudir mal se sentia minimamente ameaçada. Eu não ligava, e daí a pouco já andava a brincar, toda confiante. E olhe que as cadelas não têm tanta compaixão como os cães, que costumam parar quando o outro se mostra submisso. Está a proteger demais a sua bebé e a criar-lhe "neuroses" e medos desnecessários.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

domingo out 16, 2011 12:31 am

Você continua com a ideia da caixa de transporte, da jaula e afins... Tem medo do seu cão e parece-me, pelo que conta, que não tem autoridade sobre ele. Não será melhor esperar que a cadela possa sair à rua e aí sim, juntá-los para uns belos passeios?
Lado a lado, só os três, num local deserto onde saiba que não vão aparecer mais cães. Fica a sugestão.

Chamarrita Escreveu:Está a proteger demais a sua bebé e a criar-lhe "neuroses" e medos desnecessários.
Também acho...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo out 16, 2011 1:02 am

Ontem soltei sete cachorrinhos bebés no território dos meus dois cães (casa e quintal). O macho ainda não é adulto mas tem uns 20kg, é claro que se quizesse, podia fazer mossa. Primeiro estranhou um bocado tanta confusão e ganido, observando os cachorritos à distância... umas horas depois era ver canitos a rebolar-lhe em cima e fazer dele o que quizessem :D

Mas claro que conheço o meu cão e tenho confiança no seu feitio. Se o seu dálmata, como afirma, tem problemas comportamentais, é super territorial, difícil de controlar etc... Qual o interesse em juntar os dois?
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo out 16, 2011 1:16 am

bhess Escreveu:Você continua com a ideia da caixa de transporte, da jaula e afins... Tem medo do seu cão e parece-me, pelo que conta, que não tem autoridade sobre ele. Não será melhor esperar que a cadela possa sair à rua e aí sim, juntá-los para uns belos passeios?
Lado a lado, só os três, num local deserto onde saiba que não vão aparecer mais cães. Fica a sugestão.
Eu sei que tem boas intenções. Onde moro isso seria possível. Ou até encontrar outros cães calmos.

Aqui, é difícil. É um rua com várias vivendas e vários cães de guarda. E já temos sorte quando estão todos presos, porque estando, estão todos a cumprir o seu papel e é uma barulheira que não tem ideia. Com mais algum rafeirito (com ou sem dono) que anda na sua passeata, solto, mas sem confusão - mas a agitar mais todos os outros - não tem ideia.
Boa sugestão, não aplicável ao caso. Essa zona do passeio é de facto tensa.
Chamarrita Escreveu:Está a proteger demais a sua bebé e a criar-lhe "neuroses" e medos desnecessários.
Também acho...[/quote]

Oh sim. Estou a proteger a cachorra. Sem dúvida. Mas neste momento acho que é a minha missão. Não sei o que faria se acontecesse algo sério por culpa minha. Além de que a cachorra já n está com a mãe e vê em mim tudo o que confia. E não a quero trair nesse sentido.

Protege-la do Yuki, nesta fase, sim. Porque é necessário. Porque ha risco de vida, mesmo que ele n tenha intensão. Dentro de casa ela tb já tenta algumas mariquices, alguns abusos de colo, mas aí já não tem sorte. Aí começa a educação.
marianamar
Membro Veterano

domingo out 16, 2011 9:25 am

Acho que está a errar imenso com esse tipo de proteção excessiva, criando mais ciúmes no dálmata, É claro que a atitude dele é agressiva, se vê que todas as atenções e preocupações vão para ela. E se a meter à sua frente dentro de uma caixa... Nem sei explicar todas as razões porque seria errado, mas tenha consciência de que são muitas. Se quer assim tanto proteger a cadelinha do dálmata e não consegue faze-lo de outra maneira, em que os cães se encontrem no mesmo nível de hierarquia ou a cachorra num inferior, então simplesmente não os junte.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

domingo out 16, 2011 6:28 pm

srYuki Escreveu:Aqui, é difícil. É um rua com várias vivendas e vários cães de guarda. E já temos sorte quando estão todos presos, porque estando, estão todos a cumprir o seu papel e é uma barulheira que não tem ideia. Com mais algum rafeirito (com ou sem dono) que anda na sua passeata, solto, mas sem confusão - mas a agitar mais todos os outros - não tem ideia.
Boa sugestão, não aplicável ao caso. Essa zona do passeio é de facto tensa.
Não tem de ser aí... Pode esperar que a cachorra complete o plano de vacinação e leva ambos para um bom local para passearem descansados, uma mata, um parque, uma serra, qualquer sitio... Visto que o cão está com os seus pais, poderá até pedir-lhes que o levem mais vezes à rua para ele se habituar e não ficar tão stressado nesses passeios... Assim, quando chegar a altura de o passear com a cachorra, poderá ter conseguido alguns progressos...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda out 17, 2011 11:08 am

marianamar Escreveu: Se o seu dálmata, como afirma, tem problemas comportamentais, é super territorial, difícil de controlar etc... Qual o interesse em juntar os dois?
fiz a mesma questão na primeira pagina. é um objectivo da dona.
An ye harm none, do what ye will
Netherwing
Membro Veterano

segunda out 17, 2011 11:10 am

marianamar Escreveu:Acho que está a errar imenso com esse tipo de proteção excessiva, criando mais ciúmes no dálmata, É claro que a atitude dele é agressiva, se vê que todas as atenções e preocupações vão para ela. E se a meter à sua frente dentro de uma caixa... Nem sei explicar todas as razões porque seria errado, mas tenha consciência de que são muitas. Se quer assim tanto proteger a cadelinha do dálmata e não consegue faze-lo de outra maneira, em que os cães se encontrem no mesmo nível de hierarquia ou a cachorra num inferior, então simplesmente não os junte.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda out 17, 2011 9:06 pm

É claro que os vou juntar.
Somos TODOS uma família. Só não teria essa pretensão se em vez de 1 cachorra, tivesse adquirido um gato!

Mas não foi para isso que abri a resposta.

A minha princesa foi vacinada e chipada hoje. Após uma horita, já em casa quando decidiu deitar-se fartou-se de ganir. Acusou dorzitas. E um pequeno alto no sítio da vacina.

Daí em diante, até perceber que o problema era dela e não da cama ou de a dona pegar-lhe, ainda se mexeu mais umas quantas vezes, com bastantes ganidos à mistura. (metade são dorzitas, metade é pieguice!)

E estando ela em sofrimento do lado de dentro,
O "mauzão" começou a ficar aflito do lado de fora!
:)))

Demora mas amolece!
Não, não é um caso perdido!
Netherwing
Membro Veterano

segunda out 17, 2011 9:50 pm

... :|
marianamar
Membro Veterano

segunda out 17, 2011 9:57 pm

Uma família em que uns são filhos e outros enteados... está bem.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda out 17, 2011 10:26 pm

Só por causa disso, estou a pensar em passar a ir dormir para o canil, para sermos todos iguais...

E entregar as chaves do meu carro ao Yuki, para ele poder dar umas voltas à noite...
Responder

Voltar para “Cães”