barbatanas a desaparecer

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
rubenpescas
Membro
Registado: sábado nov 27, 2010 9:50 pm

sexta out 14, 2011 11:10 pm

boa noite

Ultimamente os rabos dos meus guppys e agora o rabo do beta começa a desaparecer fica tipo ramificado, 2 guppys morreram por causa deste problema.

tenho um ph ligeiramente alcalino, já fiz tpas a ver se melhorava e não melhora.

O que acham que deve de ser?
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

sábado out 15, 2011 8:16 am

se tens um betta macho com os guppys, não é boa ideia, porque os guppys ameaçam a "beleza" do betta, por isso ele vai atacá-los.
também pode ser uma doença, vê se eles tem algum comportamento estranho, ou assim.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado out 15, 2011 8:31 am

O betta também é conhecido por mordiscar as barbatanas de outros peixes. Tive um betta num comunitário à uns anos e todos os dias um dos meus guppys aparecia sem um pedaço da cauda. Uma vez vi-o em acção de noite. Enquanto os guppys descansavam no chão, ele atacava a sua cauda. Na mesma noite separei-o para outro aquário e o problema acabou, sendo que mais de metade dos guppys regenerou completamente a cauda.

Já conheci também casos de pessoas em que os bettas começavam a lutar contra os guppys com a cauda mais comprida e colorida, pois confundiam-nos com outros bettas.

Pode ser também alguma doença que é o que eu acho mais provável. Com esses sintomas eu diria que são bactérias degenerativas. O peixe apresenta a cauda sem cor e desfiada e vulgarmente faltam-lhe bocados.
Compre numa loja de animais um bactericida de boa qualidade e faça o tratamento segundo as indicações da embalagem.

Por fim, veja também as condições da água. Amónia em excesso provoca muitas vezes o aparecimento das tais bactérias degenerativas.
Se o pH está ligeiramente alcalino está bem para os guppys ( 7.2 ). Já os bettas preferem-no neutro ( 7.0 ).

Boa sorte.
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

sábado out 15, 2011 12:39 pm

sempre tive betas com guppies e nunca houve mais do que persiguições, existe sim porrada quando o pessoal junta tudo ao molho em aquarios com pouca capacidade.

acerca do user, acho que isso é o apodrecimento de barbatanas
Nitara
Membro Veterano

sábado out 15, 2011 12:54 pm

No meu caso tinha 5 guppys macho, 9 guppys fêmea e o betta num aquário de 190 litros.
Mesmo assim, de vez em quando, o betta lá mordiscava as barbatanas dos guppys, mas nada de grave.

Também à que ponderar a personalidade do betta. Há uns que são muito agressivos e outros nem por isso. Eu já cheguei a ver dois bettas machos juntos sem lutarem numa loja. Até avisei a funcionária que tinha dois bettas machos juntos e corria um sério risco de poderem lutar a qualquer momento e um deles morrer ou ficar ferido, mas ela respondeu-me que já estavam assim juntos à meses e nunca aconteceu nada. Não faço a mínima ideia do desfecho desta história.
doctorbrinco
Membro Veterano

sábado out 15, 2011 6:49 pm

alguém sabe de peixes que possam tar com neons????
eu queria colisas, não podem porque há porrada, escalares o aquário não tem tamanho, só fico pelos danios zebra, corydoras e outros tetras tipo nariz de bebado, mas eu queria outro tipo de peixes!
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Deeadman
Membro Veterano

sábado out 15, 2011 10:14 pm

doctorbrinco Escreveu:alguém sabe de peixes que possam tar com neons????
eu queria colisas, não podem porque há porrada, escalares o aquário não tem tamanho, só fico pelos danios zebra, corydoras e outros tetras tipo nariz de bebado, mas eu queria outro tipo de peixes!
quem disse? nao deves é ter dois machos, mas um casal é na boa
colisa lalia são muito fixes
doctorbrinco
Membro Veterano

domingo out 16, 2011 7:27 am

estes vendedores...
so a porrada!!!!!
e sabes mais espécies que possam ir para o meu comunitário 75???
eu tava a pensar em kuhlis, mas nãõ sei...
Deeadman
Membro Veterano

domingo out 16, 2011 9:27 am

siiimmmmmmm tambem ja tive e são brutais, boa escolha como limpa fundos
Nitara
Membro Veterano

domingo out 16, 2011 9:52 am

Eu também já tive kuhlis. São peixes excelentes para colocar num comunitário. Também ajudam a libertar gases presos no substrato, pois enterram-se facilmente e frequentemente no substrato se este o permitir ( se for areia, por exemplo, pois é fina e leve ).

Tirando as kuhlis, com néons, vou enumerar algumas espécies que eu aconselho a colocar:
Nariz de bêbedo
Colisa ( como já disseram em casal não há problema algum )
Outros tetras ( olho de fogo, serpae, limão, pristela, cego, fantasma, glowlight, etc, )
Ramirezi
Coridora ( albina, leopardo, bronze, adolfoi, sterbai, hastatus, etc. )
Camarão ( takashi amano, red crystal, etc. )
Rásbora arlequim

Nunca tive problemas em manter estas espécies que referi com néons.

Boa sorte.
doctorbrinco
Membro Veterano

domingo out 16, 2011 10:55 am

sendo assim, ja escolhi:
setup:
areão semi-grosso daquele daquele há nas lojas de animais, com 1cm de substrato por baixo;
plantas:
musgo de java (que ja tenho e ta preso a uma pedra);
anubias (também já tenho);
e outras que hajam nas lojas (tanto faz);
vida animal:
cardume 6 neons;
2 colisas (casal);
2 kuhlis;
1 tubarão martelo (não sei se fica bem, mas já o tenho há muito tempo e faz parte da família :D )
cerca de 5 camaroes red cherry;
2 ampulárias;
4 danios zebra;
vo por um tronco dum lado também para a agua ficar ligeiramente ácida, com umas plantas agarradas, e uma pedra do outro que já tem o musgo de java agarrado, depois vou plantar mais um bocadinho, e já ta.
o aquário é de 75 litros, é um ferplast cayman 60, que já vem com um filtro com os 3 tipos de filtragem, mas se não chegar, vou comprar um aquaball da eheim.
o sistema de co2 é caseiro, so falta comprar o dispersor próprio, acho que ta tudo!
se tiver alguma coisa mal, digam!
doctorbrinco
Membro Veterano

domingo out 16, 2011 10:58 am

os Ramirezi sao lindos!!!!
so que nunca vi nenhum numa pet shop :(
Nitara
Membro Veterano

domingo out 16, 2011 11:11 am

Creio que não são muito difíceis de encontrar, mas por acaso ultimamente não tenho visto muitos.
Os que tive à uns tempos custaram cada um 6€.

São peixes bastante sensíveis em relação à qualidade e parâmetros da água. Não toleram muito bem mudanças bruscas. E já ouvi falar que são um pouco esquisitos em relação à ração ( não aceitam muito bem alimento de pouca qualidade e pouco variado ). Os que tive sempre comeram sem problemas o mesmo que todos os outros peixes ( alimentação base TetraMin Peixes Tropicais e suplementos artémia, bloodworm, dáfnia e pastilhas de spirulina ).
doctorbrinco
Membro Veterano

domingo out 16, 2011 6:33 pm

obrigado, nitara!
mas com o setup do aqua acham que ta tudo bem???
vai demorar mais temo do que eu esperava, o meu pai diz que so desmonta este movel e monta o outro quando tiver mais fresco :oops:
o resto é comigo 8) 8)
Responder

Voltar para “Peixes”