Olá, preciso da vossa ajuda,pois todos os dias morre um guppy e não sei o porquê! As fêmeas são as que mais morrem,até agora só morreu um macho. Juntei recentemente uma fêmea de espada para fazer companhia ao macho que já tinha. Será por essa razão? A temperatura da água é normal estar nos 27º e reparei que com o calor na casa ela aumentou 2º,mas não me parece que tenha sido por isso. O ph da água está normal entre os 7 e os 7.5, o que nunca foi preciso regular regular.
Tenho uma fêmea que penso estar gravida e que se está a refugiar no canto do aquario junto ao termostato em cima, e não queria que também morresse.Parece-me que é uma forma de fugir dos machos que andam sempre atrás dela e a aborrecem.
Guppys mortos
Qual é o aspecto dos guppys que aparecem mortos ?
Têm partes do corpo comidas ?
Apresentam feridas ?
Têm as barbatanas incompletas ?
Se a resposta for sim, pode ser agressão de algum peixe, nomeadamente a espada. Os espadas são muitas vezes agressivos, especialmente com peixes ' vistosos ' embora isso nem sempre aconteça. Eu já tive espadas muito pacíficas e outras matavam todos os peixes que viam pela frente.
Veja se tem oxigénio na quantidade adequada.
Reveja os parâmetros, nomeadamente a amónia ( já que controla o pH ). Níveis elevados de amónia podem facilmente matar todos os peixes do aquário, pois esta é muito tóxica. Se o seu aquário estiver sobrelotado, os níveis de amónia serão altos.
Veja também se têm doenças. As mais comuns são estas:
- Íctio ( o peixe apresenta pontos brancos por todo o corpo )
- Bactérias degenerativas ou apodrecimento das barbatanas ( a cauda vai-se desfazendo e fica desfiada )
- Hidropsia ( o peixe fica muito inchado e com as escamas eriçadas )
- Costia ( os peixes podem apresentar feridas ao longo do corpo que vulgarmente se parecem com queimaduras )
- Fungos ( o peixe apresenta tufos brancos ao longo do corpo )
- Hexamita ( o peixe apresenta buracos na cabeça )
- Popeye ( o peixe apresenta um ou os dois olhos inchados e pode ficar cego ou com dificuldade para ver )
- Tumores ( o peixe apresenta vários altos pelo corpo ou apenas num sítio )
Estas são algumas das mais comuns doenças que aparecem por vezes nos nossos aquários.
Caso a cauda da morte dos seus guppys for alguma doença, pode comprar numa loja de animais um medicamento indicado.
Boa sorte.
Têm partes do corpo comidas ?
Apresentam feridas ?
Têm as barbatanas incompletas ?
Se a resposta for sim, pode ser agressão de algum peixe, nomeadamente a espada. Os espadas são muitas vezes agressivos, especialmente com peixes ' vistosos ' embora isso nem sempre aconteça. Eu já tive espadas muito pacíficas e outras matavam todos os peixes que viam pela frente.
Veja se tem oxigénio na quantidade adequada.
Reveja os parâmetros, nomeadamente a amónia ( já que controla o pH ). Níveis elevados de amónia podem facilmente matar todos os peixes do aquário, pois esta é muito tóxica. Se o seu aquário estiver sobrelotado, os níveis de amónia serão altos.
Veja também se têm doenças. As mais comuns são estas:
- Íctio ( o peixe apresenta pontos brancos por todo o corpo )
- Bactérias degenerativas ou apodrecimento das barbatanas ( a cauda vai-se desfazendo e fica desfiada )
- Hidropsia ( o peixe fica muito inchado e com as escamas eriçadas )
- Costia ( os peixes podem apresentar feridas ao longo do corpo que vulgarmente se parecem com queimaduras )
- Fungos ( o peixe apresenta tufos brancos ao longo do corpo )
- Hexamita ( o peixe apresenta buracos na cabeça )
- Popeye ( o peixe apresenta um ou os dois olhos inchados e pode ficar cego ou com dificuldade para ver )
- Tumores ( o peixe apresenta vários altos pelo corpo ou apenas num sítio )
Estas são algumas das mais comuns doenças que aparecem por vezes nos nossos aquários.
Caso a cauda da morte dos seus guppys for alguma doença, pode comprar numa loja de animais um medicamento indicado.
Boa sorte.
Boa tarde Nitara,desde já agradeço a sua resposta. Não verifico nenhuma das doenças mencionadas e o aspecto deles continua normal após a morte.
Em relação á amónia, não sei como medir isso,pois o teste que faço é daqueles que se compram na loja de animais e que se coloca 4gotas na quantidade de água certa retirada.
Em relação á amónia, não sei como medir isso,pois o teste que faço é daqueles que se compram na loja de animais e que se coloca 4gotas na quantidade de água certa retirada.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm
também ha teste de amonia com gotas, mas se fez a ciclagem, faz TPA regularmente, põe as bactérias após a TPA e se não tem peixes a mais para o tamanho do aquário, a razão não deve ser essa, talvez excesso de cloro, voce põe o anticloro na agua que coloca no aquário?
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Eu na muda da agua coloco bacterias vivas e anti-cloro. Tenho neste momento 1 casal de espadas, 2 guppys macho e 3 guppy femea num aquario de 50lt. tenho plantas cabomba e bola de musgo. Filtro e bomba de ar. Tudo normal.