Chip de Identificação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Welsh_Corgi
Membro
Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm

domingo jan 04, 2004 9:44 pm

Olá
Se ker mesmo que o seu canito fike registado no caso de se perder ou ser roubado, a colocação de um chip de identificação seria o mais indicado. Câmaras como a de Oeiras facilitaram a funcionalidade e o colocamento dos chips nos animais o que evita menos cães nas ruas e menos cães a não serem encontrados. Também a colocação do chip é obrigatória para a inscrição de um canito para uma exposição.

Sobre a colocação e vantagens de um chip, poderá informar-se em qualquer veterinário ou http://www.hospvetprincipal.pt/ielect.htm .

Cumprimentos
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jan 06, 2004 10:00 am

up...
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

terça jan 06, 2004 6:54 pm

Olá,

Eu coloquei um no meu Labrador e já não sei se foi o correcto, pois quando encontrado tem que ser levado a um veterinário para se ler o chip, e realmente não vejo "toda" a gente que encontra um cão ou gato a se deslocar a um veterinário para se ver de quem é o animal.
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

terça jan 06, 2004 7:23 pm

ciclone Escreveu: Olá,

realmente não vejo "toda" a gente que encontra um cão ou gato a se deslocar a um veterinário para se ver de quem é o animal.
efectivamente....
mas olhe q quando encontrei o labrador, foi o q fiz, e por sinal o vet nem cobrou o teste.
o bicho n tinha chip mas mais tarde o dono sempre apareceu.
quando n são animais de raça, a maior parte das vezes é provavel q seja abandono, infelizmente!!!

uma coisa é certa, n sei até q ponto a tatuagem n será um método de identificação mais eficaz.

se o animal for roubado ou até mesmo fugido, qualquer pessoa pode ver q está tatuado.
claro q quem vir o numero não o associa a um determinado dono.
Jccl
Membro Júnior
Registado: sexta jan 02, 2004 3:28 pm

terça jan 06, 2004 8:23 pm

concordo com o chip mas nao sei é mto eficaz,o meu boxer tem o chip e desapareceu à uma semana e nada dele,o problema são as pessoas q encontram canitos e q os acham engraçados e ficam com eles e n se preocupam com as pessoas q perderam os seua companheiros e andam desesperadas à procura deles.esse e o verdadeiro problema.se houvesse maneira de descobrir o canito cm controlam os presos q tao em casa cm o GPS isso é q era
Welsh_Corgi
Membro
Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm

terça jan 06, 2004 8:29 pm

pois. há que contar com a solidariedade das pessoas. e se todos fizessem o mesmo, seria o melhor. Por um lado, todos introduziam o chip e por outro, todos se submetiam a reportar aos veterinários o cão, que, supostamente, era portador do chip. É talvez uma boa ideia, mas que nunca se irá realizar na perfeição, infelizmente.
Cumprimentos
westlis
Registado: terça dez 09, 2003 11:08 pm

segunda jan 12, 2004 10:07 pm

sabem se é obrigatorio mesmo para os rafeiros o chip????
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

segunda jan 12, 2004 10:12 pm

westlis Escreveu: sabem se é obrigatorio mesmo para os rafeiros o chip????
Penso que o chip ainda não é obrigatório.... mas corrijam-me se estiver errada! ;)
Vaso
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am

terça jan 13, 2004 3:02 am

Nao sei até que ponto o chip é eficaz , tenho 3 vets habituais , e em nenhum deles o cão é analisado para ver se é meu ou não com a maquina que le o chip.

Penso que seria uma boa atitude dos veterinarios antes de qq consulta verificar o chip no cao e se pertece á pessoa que o acompanha.
E tb nao conheço nenhum posto da psp ou gnr que tenha um aparelho para ver o chip.

Quanto a decisão por chip ou tatuagem , penso que a tatuagem é o ideal , pois é mais facilmente detectada , mas tb não é facil conseguir alguem que a faça e que seja realmente habilitado para o fazer!!!
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça jan 13, 2004 9:08 am

Olá

O D/L 313/2003 de 17/12/03 veio tornar obrigatória a identificação por método electrónico ( portanto a tatuagem está excluída ) de todos os cães. No seu At º 6 define :

" Os cães e gatos entre os 3 e os 6 meses devem encontrar-se identificados nos termos do presente diploma :

1) a partir de 1 Julho de 2004 :

a) cães perigosos ou potencialmente perigosos, tal como definidos em legislação específica ;
b) cães utilizados em actos venatórios;
c) cães em exposição , para fins comerciais ou lucrativos, em estabelecimentos de venda , locais de criação, feiras e concursos, provas funcionais, publicidade ou fins similares;

2) a partir de 1 de Julho de 2008 todos os cães nascidos após essa data ;

Por isso para os rafeiros que não se incluíam em nenhuma das categorias do nº 1) será obrigatório a partir de 1 de Julho de 2008 para os nascidos após essa data.

Saudações
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça jan 13, 2004 9:13 am

O veterinário do Dylan dissera-me que o chip vai ser obrigatório já no 2004, não sei ainda a data exacta.
Eu não dispenso é a chapinha pendurada na coleira com o meu número de telefone gravado, não sei se sera ingenuidade minha, mas penso que se o cachorro se perder e alguem o encontra, fica a saber imediatamente que esse cão tem dono e pode fácilmente telefonar para avisar que o encontrou, não acham? Isso se tem vontade de o devolver, lógicamente.

Alicia
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 13, 2004 9:25 am

aligra Escreveu: O veterinário do Dylan dissera-me que o chip vai ser obrigatório já no 2004, não sei ainda a data exacta.
Leia os excertos do Decreto Lei 213/2003 deixados aqui pelo boerboelfan. As datas e o 'calendário' de entrada em vigor para os diversos casos estão lá. ;)
jpfl
Membro
Registado: quarta fev 19, 2003 10:14 pm

terça jan 13, 2004 9:29 am

olá,
eu sou totalmente a favor da obrigatoriedade da colocação do chip nos cães, pois em caso de abandono é mais fácil a identificação do ser humano desprezível, "espécie de dono", que teve coragem de abandonar um animal.
se os veterinários e os canis municipais estiverem equipados com o equipamento de leitura do nº de identificação electrónica vai, também, ser mais fácil a entrega do cão ao dono.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 13, 2004 9:41 am

Eu quero acreditar no efeito preventivo, ou seja, no 'medo' que provoca às pessoas o facto de saberem que se abandonarem os cães têm as autoridades 'à perna' para lhes aplicarem coimas. As penalizações em caso de abandono serão um exemplo para que outros vejam, receiem o que lhes possa acontecer e, eventualmente, não abandonem os seus animais. Mas o chip não servem para resolver a situação do abandono que serve de exemplo em si mesmo ( faço-me entender?). O que quero dizer é que o cão abandonado de quem se consegue encontrar o dono através do Chip, em nada vai beneficiar com isso. Não vamos 'obrigar' alguém a aceitar de volta um cão que abandonou e a tratá-lo bem!! O Máximo que vamos fazer é multar essa pessoa e retirar-lhe o cão para tentar arranjar-lhe um novo dono. Caso isso não aconteça, provavelmente o cão é eutanasiado num qualquer canil municipal!
Bem.....pode ser que a função preventiva de que falei ajude a salvar alguns do abandono...mas quem sabe a que tipo de vida ( com donos contrariados) serão sujeitos :( Isto nunca há soluções perfeitas :(

Abraços
Paulo C.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça jan 13, 2004 12:24 pm

PauloC Escreveu: Leia os excertos do Decreto Lei 213/2003 deixados aqui pelo boerboelfan. As datas e o 'calendário' de entrada em vigor para os diversos casos estão lá. ;)
Obrigada, Paulo, acho que o post do Boerboelfan entrou junto com o meu e por isso não o tinha visto :oops: , lá esta tudo.

Alicia
Responder

Voltar para “Cães”