Comportamento - Saltar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jofernandes
Registado: domingo out 16, 2011 5:44 pm

domingo out 16, 2011 5:49 pm

Boa tarde,

Tenho dois problemas. Ambos relacionados com o facto de o meu cão saltar.

Um deles e quando tocam à campainha. Ele ouve, e vai logo a correr a saltar-me ou aos membros da minha família, a ladrar ferozmente e a morder as mãos (com contenção), como quem diz "Vai abrir a porta! Estão a tocar a campainha!" Em situações normais, eu mando-o para o ninho e ele vai, mas nesta ocasião de stress ele não responde aos comandos.

O outro problema prende-se com o facto de sempre que vamos sair de casa, ou algum membro sai de casa e fecha a porta, ou indicia que vai sair (pegando nas chaves, carteira, etc), ele faz o mesmo, como para nos impedir de sair. Após termos sucesso na saída, ouve-se ele a chorar lá dentro.

Como posso resolver estas situações? Com métodos positivos é claro...
gabri17
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

domingo out 16, 2011 6:02 pm

O seu cão pode ter é acumulação de energia e para isso precisa de uns grandes passeios e de actividades...

Ou pode sempre levar o seu cão para uma escola de treino.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo out 16, 2011 8:35 pm

Ignorem-no e só reajam quando ele parar com esse comportamento.
Também podem, se ele saltar e mordiscar, fecharem-no por minutos cada vez que ele o fizer. Rápidamente ele associa que não pode ladrar, saltar e morder.
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

domingo out 16, 2011 11:53 pm

Ou ensinem-lhe simplesmente o NÃO 8)
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

segunda out 17, 2011 12:21 am

moslie Escreveu:Ignorem-no e só reajam quando ele parar com esse comportamento.
Também podem, se ele saltar e mordiscar, fecharem-no por minutos cada vez que ele o fizer. Rápidamente ele associa que não pode ladrar, saltar e morder.

Concordo plenamente!
Cá em casa resultou em poucos dias. Ignorar momentos de exaltação e recompensar momentos de calma.
Neste caso concreto: dirija-se para a porta apenas quando ele estiver calmo. Pode simular uma situação pedindo a um familiar ou amigo que toque à campainha. Cada vez que ele saltar, pare e ignore. Espere que ele se acalme e recompense. Repita todo este processo até conseguir chegar à porta. Pode levar alguns minutos no início mas ele vai aprender num instante. Pode pedir que ele se sente e só abrir a porta quando ele estiver sentado e calmo.
Com o mordiscar concordo com o forista moslie. Pode também simplesmente sair da divisão onde ele está e assim ele percebe que sempre que morder não vai ganhar a sua atenção.
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda out 17, 2011 9:38 am

Penso que é por essa razão que aconselham os donos a não cumprimentar os seus animais quando chegam a casa e dão com os bixos estouvados.
Primeiro ignora-se o animal, vai-se à nossa vida e só depois, quando estiver tudo calmo é que se cumprimenta o bixo.
Responder

Voltar para “Cães”