Olá a todos,
a minha cadela está a começar a ficar com uma pelada na zona do lombo/base da cauda. Coça-se, e vê-se que cortou algum pelo dessa zona (cerca de 5cm). Não vejo nada fora do normal na pele ou pelo. Estou com algumas dúvidas em ir ao veterinário só para dizer que ela se coça de vez em quando... Mas também não gosto de ver a coitada a roer o pelo e não quero que fique careca. Conhecem algum creme que alivie? Não percebo porque corta o pelo nessa zona, a pele tem aspecto normal. O que será?
Ando com a paranóia que ela poderá estar com pulgas, mas por mais que procure não encontro (excepto talvez uma pulga ocasional, uma vez por mês, o que já me irrita bastante, e me faz limpar e arejar as coisas dela com imensa frequência).
Como é que ajudo a bicha a coçar-se menos e não arrancar o pelo?
Obrigada.
Comichão e início de pelada
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Pode ser DAPP sim (Dermatite Alérgica à Picada da Pulga)Lourenca Escreveu:Olá a todos,
a minha cadela está a começar a ficar com uma pelada na zona do lombo/base da cauda. Coça-se, e vê-se que cortou algum pelo dessa zona (cerca de 5cm). Não vejo nada fora do normal na pele ou pelo. Estou com algumas dúvidas em ir ao veterinário só para dizer que ela se coça de vez em quando... Mas também não gosto de ver a coitada a roer o pelo e não quero que fique careca. Conhecem algum creme que alivie? Não percebo porque corta o pelo nessa zona, a pele tem aspecto normal. O que será?
Ando com a paranóia que ela poderá estar com pulgas, mas por mais que procure não encontro (excepto talvez uma pulga ocasional, uma vez por mês, o que já me irrita bastante, e me faz limpar e arejar as coisas dela com imensa frequência).
Como é que ajudo a bicha a coçar-se menos e não arrancar o pelo?
Obrigada.
Normalmente caracteriza-se com comichão nessa zona do corpo (base da cauda), e basta haver uma pulga para que isso aconteça.
Aconselho-a a colocar uma pipeta adequada para as pulgas, todos os meses (Advantage). Se após colocar a pipeta ela continuar a coçar-se vá com ela ao Vet.
Obrigada. Não sabia que essa dermatite se caracterizava por comichão nessa zona. Nós pomos-lhe uma pipeta de Advantix todos os meses, mas não tem sido 100% eficaz. Queremos mudar para Pulgex-Spot, que dizem que é mais eficaz, mas ainda não conseguimos encontrar (alguém sabe onde há na zona de Lisboa-Oeiras-Queluz?).
Essa dermatite deveria então acabar se não apanhasse qualquer pulga?
Boa tarde,
Eu sinceramente aconselho a ir ao veterinário com a sua cadela o quanto antes.
O meu cão teve uma Dermatofitose (vulgar "tinha") e os sintomas eram exactamente os mesmos à alergia da picada da pulga (muita comichão com uma ligeira falta de pêlo).
Como nestas coisas preferido "jogar pelo seguro" assim que percebi da pelada fui à veterinária e fizeram-lhe um exame (tipo raspagem no local) e foi-lhe detectado um fungo. O tratamento foi extremamente demorado mas felizmente o pêlo voltou a crescer no local (não quer dizer que o fungo não volte a manifestar-se). Para além do mais a veterinária alertou-nos que este fungo é extremamente contagioso para os humanos (felizmente ninguém apanhou porque "atacámos logo").
Não querendo alarmá-la acho melhor, pelo sim pelo não, ir com a cadela ao veterinário. Sempre ficará mais descansada!
PS: editei para corrigir um erro ortográfico
Eu sinceramente aconselho a ir ao veterinário com a sua cadela o quanto antes.
O meu cão teve uma Dermatofitose (vulgar "tinha") e os sintomas eram exactamente os mesmos à alergia da picada da pulga (muita comichão com uma ligeira falta de pêlo).
Como nestas coisas preferido "jogar pelo seguro" assim que percebi da pelada fui à veterinária e fizeram-lhe um exame (tipo raspagem no local) e foi-lhe detectado um fungo. O tratamento foi extremamente demorado mas felizmente o pêlo voltou a crescer no local (não quer dizer que o fungo não volte a manifestar-se). Para além do mais a veterinária alertou-nos que este fungo é extremamente contagioso para os humanos (felizmente ninguém apanhou porque "atacámos logo").
Não querendo alarmá-la acho melhor, pelo sim pelo não, ir com a cadela ao veterinário. Sempre ficará mais descansada!
PS: editei para corrigir um erro ortográfico
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
A Bennie1 tem razão. Se calhar era melhor despistar o que se passa junto do vet.
Quanto ao Pulvex, pode comprar ou em lojas de animais ou na farmácia. Penso que na farmácia é mais barato, mas nem todas têm Pulvex.
Quanto ao Pulvex, pode comprar ou em lojas de animais ou na farmácia. Penso que na farmácia é mais barato, mas nem todas têm Pulvex.
As pipetas não evitam que as pulgas saltem para o cão, apenas faz com que elas morram quando picam.Lourenca Escreveu:Obrigada. Não sabia que essa dermatite se caracterizava por comichão nessa zona. Nós pomos-lhe uma pipeta de Advantix todos os meses, mas não tem sido 100% eficaz. Queremos mudar para Pulgex-Spot, que dizem que é mais eficaz, mas ainda não conseguimos encontrar (alguém sabe onde há na zona de Lisboa-Oeiras-Queluz?).
A DAPP (dematite alégica à picada de pulga), é uma alergia à picada da pulga, ou seja, só há alergia porque a pulga morde na pele do cão. Se o cão estiver protegido, a pulga morde e morre. Mas não evita que outras pulgas continuem a subir e a morder, e consecutivamente provocar alergia.
Leve o cão ao veterinário para ter a certeza que se trata de uma DAPP, e para que possa dar qualquer coisa para tirar a comichão ao animal e evitar que a dermatite fique pior.