ABRA - DEANE femea SRD porte pequeno jovem - ADOPTADA

Este fórum é dedicado a animais cujos apelos de adopção tiveram um desfecho feliz.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda out 17, 2011 9:42 pm

Dona da Deane,

Olá, eu sou a dona do Jimmy e descobri a existência da sua cadela através da Bronkas no Facebook. Fiquei de boca aberta quando vi a foto dela no avatar da Bronkas.

Quero dizer-lhe desde já que o meu Jimmy está inocente (isto é brincadeira, obviamente) quanto à existência da Deane, mas se não fosse por eu o ter há 13 anos, juro que ele podia bem ser o pai da sua cadela. São praticamente iguais. A Deane é mais para o ruivo, o Jimmy é mais cor de areia.

Em conversa com a Bronkas no FB descobri que tinham dado uma carecada na menina e vim dar uma dica: nestes cães de pêlo cerdoso não se faz tosquia, faz-se uma coisa chamada stripping e que consiste em tirar com a nossa mão (ou com uma faca própria que se vende nas lojas de animais) os pêlos maiores. Isto faz-se em Julho ou Agosto e não lhes causa qualquer dor ou desconforto. O meu Jimmy costuma dormir ao colo da minha cunhada enquanto ela faz isto. Faz-se com movimentos rápidos, puxando apenas as "cerdas" compridas. Sabemos que chegou a altura quando puxamos e aquilo sai tudo facilmente. E notamos que o animal está a gostar. Não se tiram os pêlos à volta dos olhos e podemos, se gostarmos, apenas aparar os pêlos ao redor da boca.

Faz-se isto a todos os cerdosos: Westies, Schnauzer, Teckel, etc.

Segundo um criador e juiz de Teckel, o Jimmy (e provavelmente a Deane) é fruto do cruzamento entre um Teckel e um Podengo Pequeno de Pêlo Cerdoso.

Desejo-lhe felicidades com a sua pequena e espero que ela seja como o meu velhote: doce, meiga e muito esperta. :D
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda out 17, 2011 10:02 pm

Entretanto estive a ler algumas coisas neste post e parece-me (não li tudo porque é enorme) que não sabem o passado da Deane.

O que vos posso dizer é que este tipo de cão é muito comum na minha zona (Mafra e arredores) por causa da porcaria da caça. Há de todos os tamanhos e feitios e quando um imbecil com mais uns euros compra um Teckel, lembra-se logo de o cruzar até à exaustão com todos os cerdosos que lhe apareçam à frente.

No final da época da caça, já sabe o que acontece. Foi assim que fui "presenteada" com o Jimmy. Ele não tinha ainda 10/11 meses (sei isto porque o meu macho Cão da Terranova não o reconheceu como adulto) e estava ao meu portão apavorado.

Meses depois, com ele já chipado, o treinador dos meus cães ao passear com eles descobriu na aldeia mais próxima uma série de "Jimmys" e calculamos que seja daí que ele tenha vindo. Jogando pelo seguro, durante uns tempos ele não foi com eles para a aldeia :D , não fosse dar-se o caso de termos que largar os grandes a algum caçador mais entusiasta.

Uns anos passados, percebi que nunca o quereriam de volta: apareceu um rato no jardim e ele conseguiu chegar primeiro que eu dentro de casa a fugir (os Terranova também me conseguiram ultrapassar). :lol: :lol:

Hoje é um velho senhor, os amigos grandes já partiram, as duas amigas adoradas, uma Bulldog e uma Basset também, mas o treinador que entretanto emigrou, vem todos os Verões visitá-lo.

Tem agora uma amiga enorme, uma Dogue Alemã, de quem ele muito precisava (o meu Jimmy é altamente social) e a quem ele ajudou a voltar ao mundo quando ela chegou num estado miserável. Ver os dois lado a lado a patrulhar o jardim é uma coisa que me dá muita alegria. :D
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

segunda out 17, 2011 11:20 pm

Estou a imaginá-los a fugirem do rato :lol: :lol: :lol: O Jimmy deve ser um cão fantástico :D
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

terça out 18, 2011 9:28 am

WaterMonitor Escreveu:Dona da Deane,

Olá, eu sou a dona do Jimmy e descobri a existência da sua cadela através da Bronkas no Facebook. Fiquei de boca aberta quando vi a foto dela no avatar da Bronkas.

Quero dizer-lhe desde já que o meu Jimmy está inocente (isto é brincadeira, obviamente) quanto à existência da Deane, mas se não fosse por eu o ter há 13 anos, juro que ele podia bem ser o pai da sua cadela. São praticamente iguais. A Deane é mais para o ruivo, o Jimmy é mais cor de areia.

Em conversa com a Bronkas no FB descobri que tinham dado uma carecada na menina e vim dar uma dica: nestes cães de pêlo cerdoso não se faz tosquia, faz-se uma coisa chamada stripping e que consiste em tirar com a nossa mão (ou com uma faca própria que se vende nas lojas de animais) os pêlos maiores. Isto faz-se em Julho ou Agosto e não lhes causa qualquer dor ou desconforto. O meu Jimmy costuma dormir ao colo da minha cunhada enquanto ela faz isto. Faz-se com movimentos rápidos, puxando apenas as "cerdas" compridas. Sabemos que chegou a altura quando puxamos e aquilo sai tudo facilmente. E notamos que o animal está a gostar. Não se tiram os pêlos à volta dos olhos e podemos, se gostarmos, apenas aparar os pêlos ao redor da boca.

Faz-se isto a todos os cerdosos: Westies, Schnauzer, Teckel, etc.

Segundo um criador e juiz de Teckel, o Jimmy (e provavelmente a Deane) é fruto do cruzamento entre um Teckel e um Podengo Pequeno de Pêlo Cerdoso.

Desejo-lhe felicidades com a sua pequena e espero que ela seja como o meu velhote: doce, meiga e muito esperta. :D

Bom dia!
Curiosamente nunca a vi postar neste tópico :)
Se a Diana foi tosquiada a máquina 0, foi porque eu pedi à dona para se ver se teria alguma ferida no corpo, antes de a levar à vet. Claro que ninguém pediu para lhes cortar os bigodes...
Quanto à raça, ser cruzada disto ou daquilo, que importância tem isso? :roll: É uma rafeirinha linda, meiga e agradecida e chega!!!

Obrigada pelos votos de felicidade :) A Diana é muito feliz, sim.
Cumprimentos :)

(Para quem interessar: no Canil de Braga, está uma "sosia" da Diana. Igualzinha; talvez mais nova: a BEPPIE).
WaterMonitor
Membro Veterano

terça out 18, 2011 2:26 pm

Nem sabia da existência deste tópico. Tal como expliquei, dei pela existência da Diana quando vi no Facebook um cão igualzinho ao meu Jimmy no avatar da Bronkas, com quem imediatamente me meti. Ela conhece-me e sabe que sou brincalhona.

Quanto à raça, ou os cruzamentos de raças que deram origem à Diana, apenas quis dar uma ajuda à dona para que a compreendesse melhor.

Sou pessoa interessada em comportamento animal e, lamento, mas para mim as raças têm importância sim senhora, pois ajudam-me e muito a saber com o que contar. Dou-lhe um exemplo: podia adoptar um Husky (ou um cruzado de qualquer nórdico), ele podia ser super agradecido e beijar-me a sola dos pés que não íamos nunca ser felizes juntos.

Sei perfeitamente o que posso dar a um animal, por isso escolho para ajudar, e em homenagem aos que comprei e amei até ao último suspiro, um gigante de cada vez. Pode parecer-lhe estranho, mas os gigantes também precisam de ajuda e são precisamente os que não devem ir parar às mãos erradas.

Não pretendi ofender a falta de raça da Diana, apenas achei engraçadas as semelhanças com o meu cerdoso e quis contá-las a quem a adoptou. Quis também ajudar, explicando como funciona a cena das cerdas que é fácil de tratar sem custos.
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

terça out 18, 2011 2:58 pm

Também prefiro grandalhões, o que não me coibe de ajudar também, minorcas.
Quem compra, escolhe a raça pelas características, claro e nada contra. Agora querer comparar o comportamento de arraçados, cruzados ou lá o que seja... com "puros" :roll:
Bom, eu tenho 2 cruzados com características mistas (de rafeiro e de raça) e agora vá-se lá saber a quem sairam: à mãe ou ao pai? E qual dos progenitores era rafeiro?

O que aqui interessa, é que os donos da Diane a aceitaram tal como é ( e é linda e rafeirinha, em tudo!, até a roer os chinelos é gira :) ). Quanto ao banho e respectiva tosquia, tratou-se de uma questão de limpeza e para a próxima já sabem que, NUNCA cortar os pêlos dos bigodes e, tosquiar... o mínimo possível 8).

E a BEPPIE, alguém se interessa por ela? :| Parece irmã da Diana :)
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

terça out 18, 2011 3:19 pm

É bem gira, a Beppie.
Já fui espreitá-la.
Interessar-me, interesso-me. E muito. Por ela e pelos 725.383,5 cães abandonados deste país.
Mas já tenho avondo - termo alentejano que significa que já tenho a minha conta.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça out 18, 2011 3:59 pm

perapado Escreveu:(Para quem interessar: no Canil de Braga, está uma "sosia" da Diana. Igualzinha; talvez mais nova: a BEPPIE).
Ka ganda companheira para a Diana :twisted:
Imagem

O meu gato com 5 meses é do tamanho dela :lol:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

terça out 18, 2011 4:02 pm

Era não era??? :D :D :D É mesmo gira. :D
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

terça out 18, 2011 8:16 pm

Obrigada pelas dicas e pelas informações, mas... não entendi qual o inconveniente de tosquiar a cadela (não me refiro ao corte dos bigodes, claro!!). Agora não o faço tão cedo, mas quando voltar o calor fá-lo-ei outra vez, para que se sinta mais confortável.
:wink:

Bem, quanto ao temperamento do cão, basta-me que não seja agressivo. E lá está... se uma das vantagens de comprar um cachorro de raça é poder esperar que à partida tenha um certo temperamento, adoptar um cão adulto também tem a sua: podermos esperar que mantenha o temperamento que já sabemos que no presente tem :wink:

Para já tudo indica que a Dianinha é bem parecida com o Jimmy! :D Muito dócil e esperta.. para o bem e para o mal :twisted: :lol:
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta out 19, 2011 1:26 pm

ChloeS,

Não há inconveniente nenhum em tosquiar. Talvez as cerdas venham depois mais fortes, não sei. Só tentei explicar que havia uma maneira de o fazer sem gastar dinheiro. :D

Fartei-me de rir a ver as fotos da sua cadela no FB da Bronkas. Ela é o meu Jimmy em novo sem tirar nem pôr. Ele tem muito bom temperamento e há anos que deixou de fazer asneiras, mas em jovem era muito traquinas: cortava mangueiras, roía coisas que apanhasse e literalmente esventrava almofadas. :lol: :lol: :lol:

Até hoje mantém um hábito um bocado misterioso que deve vir do seu passado nas ruas: todos os brinquedos são para enterrar. Enterra os dele, os dos outros cães e até os dos gatos que consiga apanhar.

É um cão extremamente social que não vive bem sem outros cães. É muito gentil com pessoas, mas atenção, com machos acha-se um leão. Adora fêmeas e ajudou-me imenso com a Dogue que tenho actualmente. Ficaram quase logo inseparáveis e, devo confessar, foi o estupor do Jimmy que a ensinou a patrulhar e a ladrar selvaticamente aos meus "inimigos" que são ovelhas, o carteiro e pessoas que ponham coisas na minha caixa do correio. :lol: :lol:
ChloeS
Membro Veterano

quarta out 19, 2011 3:45 pm

WaterMonitor, vou experimentar a técnica que me descreveu quando o pêlo voltar a crescer e o tempo não estiver muito quente. Gosto do pêlo comprido e assim cerdoso fica com ar rebelde :D

Bom, a Diana anda cá uma peste... Agora mesmo anda aqui de um lado para o outro à procura de coisas para roer (qualquer coisa menos os brinquedos :twisted: ). Agora acha que pode saltar para cima das camas. Eu grito um NÃO, ela volta para o chão, mas acho que julga que estou a desafiá-la para a brincadeira :lol: Não leva os meus berros a sério! Mas só faz isso quando estamos a brincar, de resto é muito educada e não troca a cama dela por nada!!

Ando a aprender umas técnicas para que ela ande melhor de trela e não se distraia tanto na rua. Difícil é ter paciência e tempo para aplicá-las... Onde já se viu, cães enormes educadinhos e esta minorquita a meter-se com tudo o que aparece à frente!! :lol:

Adoro esta menina, é muito, muito esperta, meiga, activa (se me dissessem isto há uma semana não acreditava)... A cadela de sonho! 8)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta out 19, 2011 3:54 pm

:lol: Eu disse...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta out 19, 2011 4:10 pm

ChloeS Escreveu:...Bom, a Diana anda cá uma peste... Agora mesmo anda aqui de um lado para o outro à procura de coisas para roer (qualquer coisa menos os brinquedos :twisted: ). Agora acha que pode saltar para cima das camas. Eu grito um NÃO, ela volta para o chão, mas acho que julga que estou a desafiá-la para a brincadeira :lol: Não leva os meus berros a sério! Mas só faz isso quando estamos a brincar, de resto é muito educada e não troca a cama dela por nada!!
:twisted: Voltou atrás, essa mafarrica!

Ao princípio de cá estar, ela também saltava para a minha cama e ficava lá a olhar para mim com aqueles olhinhos suplicantes que sabe fazer tão bem. Depresse descobri que as ordens por voz... lhe entram por um ouvido e saem pelo outro. Portanto, passei a não dizer nada, puxando-a simplesmente pela coleira para o chão. Quando aprendeu que eu não a queria na minha cama, passou a bastar apontar-lhe o chão, dizendo "Sai" em voz firme, que ela saltava, de má vontade, mas saía.

Esta fase durou pouco, a Diana aprende depressa. Ao cabo de uma semana, deixou de todo de saltar, excepto quando foi esterilizada, porque deve ter achado que, tendo um ache, aquilo lhe era permitido. O que não foi, claro.
Ando a aprender umas técnicas para que ela ande melhor de trela e não se distraia tanto na rua. Difícil é ter paciência e tempo para aplicá-las... Onde já se viu, cães enormes educadinhos e esta minorquita a meter-se com tudo o que aparece à frente!! :lol:
Boa sorte! :lol: Eu bem tentei, mas ela é que não quer aprender...
Adoro esta menina, é muito, muito esperta, meiga, activa (se me dissessem isto há uma semana não acreditava)... A cadela de sonho! 8)
É muito activa, sim, sobretudo na rua. Aqui tinha pouco espaço para actividades e correrias, mas aí é diferente.

Quanto aos chinelos, é panca, mesmo, que ela tem. Aos sapatos não ligava nenhuma, era só mesmo so chinelos. Ainda me roeu dois pares, depois passou a levá-los só para a cama, e deixava-os lá bem alinhadinhos... :twisted: Apesar de gostar de trepar acima de tudo para roer o que não deve, vai aprender a não o fazer, desde que sejam firmes e determinantes com ela quando a descobrem em tais preparos. Se eu o consegui...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
ChloeS
Membro Veterano

quarta out 19, 2011 4:15 pm

LuMaria Escreveu::lol: Eu disse...
Pois disse!! E eu pensei: "Esta coisa inocente?? Não pode ser, é exagero!"

:twisted: :twisted: :lol:
Responder

Voltar para “Animais Adoptados”