Olá, eu sou a dona do Jimmy e descobri a existência da sua cadela através da Bronkas no Facebook. Fiquei de boca aberta quando vi a foto dela no avatar da Bronkas.
Quero dizer-lhe desde já que o meu Jimmy está inocente (isto é brincadeira, obviamente) quanto à existência da Deane, mas se não fosse por eu o ter há 13 anos, juro que ele podia bem ser o pai da sua cadela. São praticamente iguais. A Deane é mais para o ruivo, o Jimmy é mais cor de areia.
Em conversa com a Bronkas no FB descobri que tinham dado uma carecada na menina e vim dar uma dica: nestes cães de pêlo cerdoso não se faz tosquia, faz-se uma coisa chamada stripping e que consiste em tirar com a nossa mão (ou com uma faca própria que se vende nas lojas de animais) os pêlos maiores. Isto faz-se em Julho ou Agosto e não lhes causa qualquer dor ou desconforto. O meu Jimmy costuma dormir ao colo da minha cunhada enquanto ela faz isto. Faz-se com movimentos rápidos, puxando apenas as "cerdas" compridas. Sabemos que chegou a altura quando puxamos e aquilo sai tudo facilmente. E notamos que o animal está a gostar. Não se tiram os pêlos à volta dos olhos e podemos, se gostarmos, apenas aparar os pêlos ao redor da boca.
Faz-se isto a todos os cerdosos: Westies, Schnauzer, Teckel, etc.
Segundo um criador e juiz de Teckel, o Jimmy (e provavelmente a Deane) é fruto do cruzamento entre um Teckel e um Podengo Pequeno de Pêlo Cerdoso.
Desejo-lhe felicidades com a sua pequena e espero que ela seja como o meu velhote: doce, meiga e muito esperta.