Olá,
Eu vou falar unicamente na minha experiência e no que tenho visto.
Quanto às crianças:
Bom , eu tenho um cachorro, e realmente tem feito milagres aos meus filhos (um rapaz de 10 e uma rapariga de 11), estão mais responsáveis, pois têm tarefas que lhes dei em relação ao Labrador, o Amon-Rá (Rá), partilham brincadeiras entre eles e até comunicam melhor entre eles. Não estou nada arrependida do meu "caçulita" que já faz parte da familia, mesmo tendo, por enquanto de ser membro da "brigada da esfregona".
Mas só as gargalhadas e o bem estar que se conseguiu na familia valr apena
Quantoa os idosos:
Eu tinha cão, um pastor alemão, o Reef, do qual eu gostava muito.
Mas abri mão dele para a minha mãe, pois ajuda a quebrar a solidão, agora depois da morte do meu pai, e o carinho e dedicação dele para com ela, valeu a pena, mesmo a custo, ter aberto mão dele.
Continu-o a ver, e vejo que está bem e sei que a minha mãe tem uma companhia com a qual desabafa, mesmo sabendo que não a entende, mas faz companhia e ela da-lhe carinho.
Se isto é terapeutico ou não, naõ tenho conhecimentos sufucientes para o avaliar, mas que equilibrou uma situação, isso sim.
Eu sou a favor de crianças terem cães, assim como os idosos, mas há que ter o cuidado dos vigiar, pois uns estão na 1ª infância os outros na terceira...e o elemento canino, é uma icógnita...talvez na idade do armário ou da travessia.