O meu Leao Negro aos 14 meses:)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado out 22, 2011 10:10 pm

ovcharka Escreveu: Doberman: "Nervoso",extremamente territorial, extremamente afectuoso com os donos (só quem os teve é que sabe o que estou a dizer), um pouco imprevisivel, Extremanente desconfiado de tudo o que nao seja os donos. 100% fiel aos donos.Submisso aos donos, vive para os satisfazer. Vive feliz num terreno a fazer o seu trabalho.
Sorry mas tiveste um mau exemplar de Dobermann :?

Ponto por ponto:

Nervoso: não, é até bastante seguro de si, não demonstra nervosismo em circunstância alguma.

extremamente territorial: É cão de guarda por excelência, é normal que seja territorial.

extremamente afectuoso com os donos: Verdade.

um pouco imprevisivel: Nada imprevisível, eu consigo prever EXACTAMENTE o que é que os meus cães, actuais e falecidos, vão fazer.

Extremanente desconfiado de tudo o que nao seja os donos: Não, é só um bom cão de guarda, mas sabem quando e como guardar o dono. No entanto são bastante afectuosos para com estranhos, quando na presença dos donos.

100% fiel aos donos.Submisso aos donos, vive para os satisfazer.: Sim verdade, mas acho que isto é comum a quase todos os cães.

Vive feliz num terreno a fazer o seu trabalho.; Não, ele vive feliz junto aos donos, a trabalhar com os donos, não é feliz num "terreno", antes pelo contrário, é cão de casa :wink:

O que me leva a crer o que disse ao início, tiveste um mau dobermann, :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Catarina91
Mensagens: 5
Registado: sábado out 22, 2011 12:30 pm

sábado out 22, 2011 10:28 pm

Pessoalmente adoro dobermans.
São leais e muito amigos dos donos.
Optimos cães de guarda.
Uma amiga minha teve um, que era super meigo dentro de casa, mas quando estava a guardar o a casa (no quintal), ninguem se podia chegar perto.
A partir do momento em que entravam para dentro juntos dos donos, era um amor.
O seu canito é lindo :D
ovcharka
Membro Veterano
Mensagens: 736
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
Localização: Terrier negro da russia

domingo out 23, 2011 12:45 am

bhess Escreveu:
ovcharka Escreveu:Nao vou a um groomer porque sao 80€ e eu estou a usar o Tosa para trabalho, nao justifica gastar esse dinheiro se nao o vou levar a exposiçoes. O meu cao anda sempre todo sujo do mato e do mar. É esta a vida que eu lhe vou dar.
Espero que não tenha levado a mal... Mas não acho que o grooming seja só para quem vai a exposições, ou se calhar a palavra é que o levou a pensar nisso. O que eu queria dizer é que um bom corte lhe ia ficar bem.
Bhess, claro que nao levei a mal! Eu agradeço todas as opinioes :wink:
ovcharka
Membro Veterano
Mensagens: 736
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
Localização: Terrier negro da russia

domingo out 23, 2011 1:03 am

TheOne Escreveu:
ovcharka Escreveu: Doberman: "Nervoso",extremamente territorial, extremamente afectuoso com os donos (só quem os teve é que sabe o que estou a dizer), um pouco imprevisivel, Extremanente desconfiado de tudo o que nao seja os donos. 100% fiel aos donos.Submisso aos donos, vive para os satisfazer. Vive feliz num terreno a fazer o seu trabalho.
Sorry mas tiveste um mau exemplar de Dobermann :?

Ponto por ponto:

Nervoso: não, é até bastante seguro de si, não demonstra nervosismo em circunstância alguma.

extremamente territorial: É cão de guarda por excelência, é normal que seja territorial.

extremamente afectuoso com os donos: Verdade.

um pouco imprevisivel: Nada imprevisível, eu consigo prever EXACTAMENTE o que é que os meus cães, actuais e falecidos, vão fazer.

Extremanente desconfiado de tudo o que nao seja os donos: Não, é só um bom cão de guarda, mas sabem quando e como guardar o dono. No entanto são bastante afectuosos para com estranhos, quando na presença dos donos.

100% fiel aos donos.Submisso aos donos, vive para os satisfazer.: Sim verdade, mas acho que isto é comum a quase todos os cães.

Vive feliz num terreno a fazer o seu trabalho.; Não, ele vive feliz junto aos donos, a trabalhar com os donos, não é feliz num "terreno", antes pelo contrário, é cão de casa :wink:

O que me leva a crer o que disse ao início, tiveste um mau dobermann, :wink:
TheOne, podes dizer que tive um Doberman com algumas caracteristicas fora do temperamento normal do estalao do doberman, nao podes é afirmar que tive um mau doberman. Se reparares, eu nao falei da raça, mas sim do meu doberman. E neste momento, tu sabes muito bem que o doberman está longe de ter o temperamento para que foi criado. Tens uma catrefada de criadores para exposiçoes que ignoraram completamente a parte temperamental. Já conheci varios doberman, como deves calcular, e quase todos eram nervosos. Talvez nao sejam os outros que têm maus exemplares, tu é que felizmente tens exemplares que já começam a ser raros nos dias de hoje. O criador do que tive era o "Boss dos ventos uivantes". Se é conhecido por ter maus exemplares de acordo com o temperamento, nao sei, mas que tem maus doberman, isso posso garantir-te que nao tem.
Em relaçao a preferir estar dentro de casa do que a vigiar um terreno, das duas uma, ou é um excelente cao de guarda e faz uma vigia constante (logo, tem que gostar de estar no exterior da casa), ou entao nao é um excelente cao de guarda. Se tiveres numa casa com um terreno, e estiveres dentro de casa com a porta aberta o teu doberman prefere ficar quieto dentro de casa? Se for o caso, nao leves a mal, mas nao é um cao nem territorial, nem de guarda. Pode ser sim de defesa pessoal.
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo out 23, 2011 1:10 am

Mas o doberman não foi criado principalmente com o intuito de ser um cão de defesa? Supostamente não era para proteger Louis Dobermann no desempenho das suas funções de cobrador de impostos?
NicaJunior
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

domingo out 23, 2011 1:22 am

c_saraiva Escreveu:Mas o doberman não foi criado principalmente com o intuito de ser um cão de defesa? Supostamente não era para proteger Louis Dobermann no desempenho das suas funções de cobrador de impostos?
:lol: :lol: :lol:
Se fosse hoje em dia era um cão mais assim:

Imagem
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
ovcharka
Membro Veterano
Mensagens: 736
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
Localização: Terrier negro da russia

domingo out 23, 2011 8:55 am

c_saraiva Escreveu:Mas o doberman não foi criado principalmente com o intuito de ser um cão de defesa? Supostamente não era para proteger Louis Dobermann no desempenho das suas funções de cobrador de impostos?
Foi sim, e depois usado por alguns exercitos. Mas a sua "debilidade" face ao clima frio fez com deixasse de ser tao utilizado. Os Dob sao certamente excelente caes de defesa pessoal, pois mantêm uma fortissima relaçao com o dono durante toda a sua vida.
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo out 23, 2011 1:27 pm

ovcharka Escreveu:
c_saraiva Escreveu:Mas o doberman não foi criado principalmente com o intuito de ser um cão de defesa? Supostamente não era para proteger Louis Dobermann no desempenho das suas funções de cobrador de impostos?
Foi sim, e depois usado por alguns exercitos. Mas a sua "debilidade" face ao clima frio fez com deixasse de ser tao utilizado. Os Dob sao certamente excelente caes de defesa pessoal, pois mantêm uma fortissima relaçao com o dono durante toda a sua vida.
Mas isso não significa que seja limitado como guarda de um território nem significa que não seja territorial...alias, vemos rotts, pastores belgas, pastores alemães, etc a desempenhar muito bem a função de guarda, mas a sua principal vocação é a defesa.

Claro que há cães criados especificamente para guarda, e realizam essa função de forma mais eficiente, mas se for para me guardar a casa, um pastor belga lá dentro até me pode servir melhor que um serra da estrela cá fora :wink:
ovcharka
Membro Veterano
Mensagens: 736
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
Localização: Terrier negro da russia

domingo out 23, 2011 2:53 pm

c_saraiva Escreveu:
ovcharka Escreveu:
c_saraiva Escreveu:Mas o doberman não foi criado principalmente com o intuito de ser um cão de defesa? Supostamente não era para proteger Louis Dobermann no desempenho das suas funções de cobrador de impostos?
Foi sim, e depois usado por alguns exercitos. Mas a sua "debilidade" face ao clima frio fez com deixasse de ser tao utilizado. Os Dob sao certamente excelente caes de defesa pessoal, pois mantêm uma fortissima relaçao com o dono durante toda a sua vida.
Mas isso não significa que seja limitado como guarda de um território nem significa que não seja territorial...alias, vemos rotts, pastores belgas, pastores alemães, etc a desempenhar muito bem a função de guarda, mas a sua principal vocação é a defesa.


Claro que há cães criados especificamente para guarda, e realizam essa função de forma mais eficiente, mas se for para me guardar a casa, um pastor belga lá dentro até me pode servir melhor que um serra da estrela cá fora :wink:
C_Saraiva, permite-me discordar, mas os Rotts, pastores belgas, pastores alemaes, sao caes que originalmente faziam guarda de rebanhos e territorios. A sua vocaçao principal é de guarda e nao de defesa pessoal. Que se treine estes caes para defesa pessoal com resultados fantasticos, disso nao tenho duvida.
Um excelente cao de defesa pessoal natural, tem sempre os olhos no dono em situaçoes criticas e nao na defesa de territorio. Muitas e muitas raças defenderao o seu dono em situaçoes criticas, mas o que distingue um cao exepcional na defesa pessoal sem qualquer treino, é a forma como ele se comporta. Nao importa as distraçoes ou provocaçoes, o cao fixa-se somente na protecçao do dono. já dei uma vez um exemplo que define a diferença. Quando existe um barulho que possa sugerir uma ameaça, o meu castro laboreiro sai disparado e cobre todo o perimetro do terreno em busca da ameaça, enquanto o BRT se coloca junto a mim (sem qualquer treino) em postura de defesa. Para onde eu for, o BRT vem atrás, tal e qual um guarda-costas (humano) está treinado para fazer. O meu Doberman fazia exactamente o mesmo que o Castro laboreiro, mas eu nao quero generalizar, porque apenas tive 1.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo out 23, 2011 10:52 pm

E não estarás a confundir nervosismo com dominância? São coisas diferentes, mas podem ser confundidas...

Eu conheço o criador do teu dobermann, mas não vou comentar :wink: .

O Dobermann acompanhou ambas as guerras (I e II), e sempre desempenhou todas as funções que eram esperadas, o frio é uma limitação sim, pela ausência de sub-pêlo, mas não foi isso que fez do dobermann "menos cão".

Não percebo quando afirmas:
E neste momento, tu sabes muito bem que o doberman está longe de ter o temperamento para que foi criado.
O Dob é e sempre será, um cão de guarda, e felizmente que os bons criadores continuam a trabalhar os exemplares que mantêm como reprodutores, ao contrário dos PA's por exemplo, que há linhas distintas de trabalho e beleza.

Quando me perguntas:
Em relaçao a preferir estar dentro de casa do que a vigiar um terreno, das duas uma, ou é um excelente cao de guarda e faz uma vigia constante (logo, tem que gostar de estar no exterior da casa), ou entao nao é um excelente cao de guarda. Se tiveres numa casa com um terreno, e estiveres dentro de casa com a porta aberta o teu doberman prefere ficar quieto dentro de casa? Se for o caso, nao leves a mal, mas nao é um cao nem territorial, nem de guarda.
Os meus cães, se estiver de porta da rua aberta, preferem estar comigo, excepto se ouvirem barulho na rua, aí vão ver o que é, vão patrulhar, dar sinal e regressam para junto dos donos quando o "perigo" passou. Mas se não houver nada na rua que valha a pena, obviamente a a escolha é o dono.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
SaRiNhaHh
Membro
Mensagens: 167
Registado: quinta nov 15, 2007 6:42 pm
Localização: 3 cães e 1 gato

segunda out 24, 2011 7:59 am

Imagem

Adoro esta foto, o Tosa está lindo! Parabéns pelo grandalhão.. :wink:
ovcharka
Membro Veterano
Mensagens: 736
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
Localização: Terrier negro da russia

segunda out 24, 2011 9:07 am

TheOne Escreveu:E não estarás a confundir nervosismo com dominância? São coisas diferentes, mas podem ser confundidas...

Eu conheço o criador do teu dobermann, mas não vou comentar :wink: .

O Dobermann acompanhou ambas as guerras (I e II), e sempre desempenhou todas as funções que eram esperadas, o frio é uma limitação sim, pela ausência de sub-pêlo, mas não foi isso que fez do dobermann "menos cão".

Não percebo quando afirmas:
E neste momento, tu sabes muito bem que o doberman está longe de ter o temperamento para que foi criado.
O Dob é e sempre será, um cão de guarda, e felizmente que os bons criadores continuam a trabalhar os exemplares que mantêm como reprodutores, ao contrário dos PA's por exemplo, que há linhas distintas de trabalho e beleza.

Quando me perguntas:
Em relaçao a preferir estar dentro de casa do que a vigiar um terreno, das duas uma, ou é um excelente cao de guarda e faz uma vigia constante (logo, tem que gostar de estar no exterior da casa), ou entao nao é um excelente cao de guarda. Se tiveres numa casa com um terreno, e estiveres dentro de casa com a porta aberta o teu doberman prefere ficar quieto dentro de casa? Se for o caso, nao leves a mal, mas nao é um cao nem territorial, nem de guarda.
Os meus cães, se estiver de porta da rua aberta, preferem estar comigo, excepto se ouvirem barulho na rua, aí vão ver o que é, vão patrulhar, dar sinal e regressam para junto dos donos quando o "perigo" passou. Mas se não houver nada na rua que valha a pena, obviamente a a escolha é o dono.
TheOne, o problema nao é confundir dominancia com nervosismo, mas sim confundir nervosismo com dominância.
O meu Dob era um cao dominante e nervoso, o BRT é muito mais dominante que o Dob e no entanto é muito mais calmo. O que nao quer dizer que todos os Dobs ou BRT´S sejam assim.
No entao quero que saibas que respeito muito o teu conhecimento pelos Dobs, e nao tenho duvida nenhuma que conheçes muito melhor a raça do que eu (só tive um, e nao é a minha raça de eleiçao, tu tiveste varios e suponho que seja a raça da tua eleiçao). Como tal nao estou nunca a colocar duvidas sobre aquilo que dizes, tou só a falar da minha experiencia com um Dob e com um BRT, pois foi aquilo que me pediram para fazer neste post.
Só mais uma coisa, sabe bem podermos discutir aqui estes pontos sem termos que nos chatear, como estamos a fazer agora. Afinal de contas estamos aqui porque amamos os caes que temos :wink:
SaRiNhaHh
Membro
Mensagens: 167
Registado: quinta nov 15, 2007 6:42 pm
Localização: 3 cães e 1 gato

segunda out 24, 2011 9:35 am

Ovcharka, já que são entendidos em Dob's posso só mostrar uma menina que resgatei de um grupo de ciganos, recentemente? Para ver se tem traços da raça? Ela está bem adoptada, e o dono adora-a, mas tenho essa curiosidade..
ovcharka
Membro Veterano
Mensagens: 736
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
Localização: Terrier negro da russia

segunda out 24, 2011 10:21 am

SaRiNhaHh Escreveu:Ovcharka, já que são entendidos em Dob's posso só mostrar uma menina que resgatei de um grupo de ciganos, recentemente? Para ver se tem traços da raça? Ela está bem adoptada, e o dono adora-a, mas tenho essa curiosidade..
Mostra que tambem fiquei curioso :)
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda out 24, 2011 10:32 am

ovcharka Escreveu:
TheOne, o problema nao é confundir dominancia com nervosismo, mas sim confundir nervosismo com dominância.
O meu Dob era um cao dominante e nervoso, o BRT é muito mais dominante que o Dob e no entanto é muito mais calmo. O que nao quer dizer que todos os Dobs ou BRT´S sejam assim.
No entao quero que saibas que respeito muito o teu conhecimento pelos Dobs, e nao tenho duvida nenhuma que conheçes muito melhor a raça do que eu (só tive um, e nao é a minha raça de eleiçao, tu tiveste varios e suponho que seja a raça da tua eleiçao). Como tal nao estou nunca a colocar duvidas sobre aquilo que dizes, tou só a falar da minha experiencia com um Dob e com um BRT, pois foi aquilo que me pediram para fazer neste post.
Só mais uma coisa, sabe bem podermos discutir aqui estes pontos sem termos que nos chatear, como estamos a fazer agora. Afinal de contas estamos aqui porque amamos os caes que temos :wink:
Easy! Eu não me estou a chatear, muito longe disso :wink: .

Eu percebo o que dizes, tu estás a falar da tua experiência pessoal, e como em todos os cães, nenhum é igual ao outro, mesmo dentro da mesma raça.

Eu só quis realçar que os Dobermanns não são cães nervosos, ou pelo menos isso não é desejável num exemplar, mas é óbvio que eles existem, e há excepções, mesmo dentro de uma ninhada de um Criador que sabe o que faz :wink:

Ah e sim, o dob é a "minha" raça de eleição, mas acho que ninguém ainda tinha reparado 8)

Eu tenho também uma São Bernardo como muitos sabem, e acho o teu cão lindíssimo, mas jamais voltarei a ter um cão de pêlo comprido... não tenho pachorra nenhuma para escovar cães :?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”