Alguem sabe onde posso encontrar um criador de Munchkins
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
e para que quer um gato com nanismo...?
ainda quando, desafortunadamente, nascem assim, de patinha curta e por vezes com sérias deformações na coluna, entre outros problemas, tudo bem, já cá estão, que possam ser felizes. Mas criar gatos PROPOSITADAMENTE com nanismo...? já pensou bem...?

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Chamarrita, por acaso comprei um livro lindo e enorme sobre gatos, "O Grande Livro do Gato" de David Taylor, Editora Civilização (porque tinha fotos de um gato clone do Bicas e pensei que me ajudaria no bendito "grume"), por acaso vem lá esta raça e outras. É incrível como muitos gatos advêm deste tipo de deformações congénitas. Mesmo o Sphinx actual deriva de gatos com deformações congénitas. Tal como o Fold Escocês, por exemplo....Chamarrita Escreveu:e para que quer um gato com nanismo...?ainda quando, desafortunadamente, nascem assim, de patinha curta e por vezes com sérias deformações na coluna, entre outros problemas, tudo bem, já cá estão, que possam ser felizes. Mas criar gatos PROPOSITADAMENTE com nanismo...? já pensou bem...?
Eu, por exemplo, não fazia ideia de tantas raças e das suas origens....
Talvez a forista também não....
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
só que o Munchkin não é propriamente uma "raça". Qualquer gato - seja Persa, Bosques, Europeu, Bengal, Sphynx - pode ser "Munchkin", desde que sofra de nanismo...
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
É reconhecida como raça pela TICA mas não pela CFA americana nem pela GCCF britânica mas isso não quer dizer que não se tenha tornado raça. Muitas raças não são reconhecidas em Portugal mas plenamente aceites na GB e nos EUA.Chamarrita Escreveu:só que o Munchkin não é propriamente uma "raça". Qualquer gato - seja Persa, Bosques, Europeu, Bengal, Sphynx - pode ser "Munchkin", desde que sofra de nanismo...
Mas sim, é uma raça arquitectada pelos humanos com origem num gene causador de nanismo nos felinos. Apesar de ser uma raça ainda considerada experimental, outras també o foram....
Grande número de raças felinas e caninas acaba por se basear numa característica muitas vezes causada por um gene malformador mas que acaba por ser apurado de forma a persistir nas gerações vindouras e se tornar, enfim, uma raça...
Não sou fã mas enfim....
Também gosto dos Sphinx que têm uma génese actual semelhante....
No fundo, é isso que me assusta nas raças. O serem, à partida, seres desenvolvidos com base, muitas vezes, em defeitos genéticos que originam uma menor qualidade de vida dos exemplares....
Por exemplo, os Persas. Têm grande dificuldade em respirar, muitos problemas de olhos, etc, etc....
Os Fold têm inúmeros problemas quer em audição quer em infecções auditivas... Mas, caso não "apurassem" esses genes, as raças não passariam de uns quantos gatos "anormais" de tempos a tempos. A exploração dessas deficiências é que os torna únicos, uma raça. E eu não me conformo muito com esse tipo de pessoas. Acaba por se olhar ao aspecto estético e financeiro sim (porque quanto mais rara for uma raça, melhor e mais cara e não me digam que 10000 Euros por um Savannah, por exemplo, não cobre as despesas médicas que eventualmente acontecem), ou que, como no outro dia vi num documentário, alguém que tem o título de vender o gato mais caro do mundo (um bengal por mais de 25000 Euros) o fez por amor à raça em si e não ao lucro. Ele próprio admitiu que o estilo de vida que tinha (tipo lorde inglês) era devido a esse facto....
Por isso, sinto algum desagrado por animais de "raça" porque são eternos sofredores nas suas existências, fruto das mãos humanas e nem sempre abnegadas....
Mas isto sou eu nas mihas divagações....
Mesmo assim, os munchkin, apesar das patas curtas conseguem existências indolores, apenas com as limitações físicas derivadas das patas curtas ( o que, quando apanho os meus em cima dos móveis da sala, nem me parece tão desagradável assim

<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
ok, a Tica pode reconhecer o Munchkin enquanto raça, mas a única característica é mesmo serem rodas baixas. E isso pode suceder em qualquer raça de gatos, é por isso que não me "entra". Há cães baixotes também, mas têm raças específicas: basset, teckel e assim. Agora imagine um persa de pata curta. É persa E munchkin? só munchkin?...
Os sphynx e os peterbald são gatos sem pelo e o meu olho leigo não os distingue, mas não é apenas a ausência de pêlo que os diferencia, há outras características morfológicas (deve haver, digo eu...). Não é qualquer gato careca que pertence a uma destas raças.
Na minha modestíssima opinião, no que toca a esta coisa de raças, reconhecer um gato anão como um Munchkin é a mesma coisa que dizer que todos os colourpoint são siameses...
Os sphynx e os peterbald são gatos sem pelo e o meu olho leigo não os distingue, mas não é apenas a ausência de pêlo que os diferencia, há outras características morfológicas (deve haver, digo eu...). Não é qualquer gato careca que pertence a uma destas raças.
Na minha modestíssima opinião, no que toca a esta coisa de raças, reconhecer um gato anão como um Munchkin é a mesma coisa que dizer que todos os colourpoint são siameses...
-
- Membro Veterano
A raça munchkin apresenta outros requisitos além da pata curta mas, na realidade, esse é o requisito primordial. De resto, coloração, pelagem, etc., são aceites em todas as variedades. A cauda também é uma cauda normal. A característica chave é sim, a pata curta.
O actual Sphinx teve origem em 1966 (existem registos de ter existido uma raça semelhante criada pelos Astecas, são referidos em livros do Século XIX como "Mexicanos Pelados") mas o dos dias de hoje é fruto de uma mutação espontânea no Canadá. Provávelmente, passados 20 anos também não haveriam os padrões da raça como os conhecemos hoje porque ainda estariam a aprimorá-la (ou o que quer que isso seja). O mesmo deve aplicar-se aos Munchkin, tendo surgido em 1983, são recentes. Mas como todas as raças, alguém lhes deve achar piada e daí estarem a aprimorar esta "raça"também.... Se calhar daqui a 20 anos terá requisitos muito mais rigorosos, no entanto, manter-se-à a característica chave: o nanismo
E não, não estou a defender a raça ou quem a está a desenvolver mas aposto que surgirão, no futuro, munchkin de pêlo curto e comprido....
Neste momento, e pelo que li, um gato com nanismo é virtualmente um munchkin....
E parece que há quem goste mesmo deles, a minha filha achou-lhes piada. Talvez porque não se aperceba ainda da complexidade do assunto.
Enfim, são opiniões....
O actual Sphinx teve origem em 1966 (existem registos de ter existido uma raça semelhante criada pelos Astecas, são referidos em livros do Século XIX como "Mexicanos Pelados") mas o dos dias de hoje é fruto de uma mutação espontânea no Canadá. Provávelmente, passados 20 anos também não haveriam os padrões da raça como os conhecemos hoje porque ainda estariam a aprimorá-la (ou o que quer que isso seja). O mesmo deve aplicar-se aos Munchkin, tendo surgido em 1983, são recentes. Mas como todas as raças, alguém lhes deve achar piada e daí estarem a aprimorar esta "raça"também.... Se calhar daqui a 20 anos terá requisitos muito mais rigorosos, no entanto, manter-se-à a característica chave: o nanismo
E não, não estou a defender a raça ou quem a está a desenvolver mas aposto que surgirão, no futuro, munchkin de pêlo curto e comprido....
Neste momento, e pelo que li, um gato com nanismo é virtualmente um munchkin....
E parece que há quem goste mesmo deles, a minha filha achou-lhes piada. Talvez porque não se aperceba ainda da complexidade do assunto.
Enfim, são opiniões....
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
- Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33
Pah, o forista quer é saber onde pode arranjar um exemplar de Munchkin cá em Portugal, mais nada!
Se gosta da raça ou se esta de acordo com o seu desenvolvimento é problema dele! De certeza não é a primeira nem a última pessoa no mundo que gosta destes gatinhos.

We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
- Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33
The gene responsible has been compared to the one that give Welsh Corgis, Basset Hounds and Dachshunds their short stature; however, Munchkins do not suffer from the many spinal problems that are typically associated with those canine breeds[2] as cats' spines are physically different from dogs'. The spine of a Munchkin cat is usually indistinguishable from that of other cats.[3] (Wikipedia.org)
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
-
- Membro Veterano
Ninguém está a dizer o contrário, apenas se discutiram pontos de vista sobre a raça referida. Um fórum é, supostamente, um ponto de troca de ideias e de pontos de vista. Leu, em algum ponto do que escrevi, uma crítica aos gostos da forista?MmeMorgana Escreveu:Pah, o forista quer é saber onde pode arranjar um exemplar de Munchkin cá em Portugal, mais nada!Se gosta da raça ou se esta de acordo com o seu desenvolvimento é problema dele! De certeza não é a primeira nem a última pessoa no mundo que gosta destes gatinhos.
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
então se a forista até conhece o conceito de "criador", basta pedir a lista ao Clube Português de Felinicultura.
-
- Membro Veterano
Já agora... eu tenho uma gata "bonsai"! Mas não está para adopção e será esterilizada logo que a sua saúde o permita. A minha Kali tem tamanho de 6 meses, o seu crescimento parou devido a otites recorrentes e antibioterapia, não é nenhum problema genético.
(lá se foi mais uma oportunidade de aumentar os rendimentos!
)

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
possibilidades grandes de ser aldrabado pois tal não existe no nosso país. E cuidado com importações...pode estar a contribuir para pupoy mills...ou ser embarretadomimi112 Escreveu:Ola, queria imenso ter esse gato mas não onde posso encontrar-lo:( .
Alguem sabe onde posso encontrar?
Ola... essa raça é realmente complicada de achar no brasil, encontramos apenas um criador no rio de janeiro, segue o site:mimi112 Escreveu:Ola, queria imenso ter esse gato mas não onde posso encontrar-lo:( .
Alguem sabe onde posso encontrar?
[Editado pela moderação - Este tipo de recomendações deve ser feito via PM]
Esses filhotes são vendidos somente castrados devido ao alto valor, um filhote custa por volta de R$5.000,00 cadastrado e tem uma variação conforme a cor, podendo chegar a R$8000,00.
Caso você deseje ter um filhote não castrado, você terá que ir para os Estados Unidos e comprar de um criador registrado, nesse caso o filhote tanto faz o sexto custa por volta de U$12.000,00.
Ele é um gato bem caro, mas se você tiver o investimento vale muito a pena. Compramos uma faz um mês e ela é um amor. Super dócil, carinhosa e brincalhona. Muito educada.
O gatil que eu lhe indiquei fica no Rio de Janeiro, nós moramos em Foz do Iguaçu e fomos busca-la, mas eles enviam por avião pela TAM dependendo do peso do animal. Eles são entregues com aproximadamente 5 meses devido a ser a
idade para ser cadastrado. E tem fila de espera dependendo da cor, por exemplo se você quiser uma fêmea tricolor a espera é de mais ou menos 3 a quatro anos. Entre em contato com eles caso deseje, são super atenciosos!