Não sei o que fazer...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Moka
Membro
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm

terça jan 13, 2004 4:46 pm

Olá a todos

Tenho andado pouco participativa no forum, pelo que 1º. quero pedir desculpas pela ausência.
Infelizmente, o que me leva a escrever hoje, são as dúvidas que tenho em relação à Julieta, uma gatinha da rua, que se encontra doente.

À cerca de 10 dias, reparei que a Julieta começou a emagrecer muito (apesar de ter sempre muito apetite). Pensei que talvez a comida não era suficiente e comecei a reforçar as refeições. Mas a Julieta continuou a emagrecer até ficar só pele e osso, por isso ontem levei-a às urgências do H. V. São Bento onde ficou internada. Fizeram-lhe uma ecografia e foi-lhe detectada uma massa muito grande na zona abdominal. Não fizeram testes Fiv nem Felv porque infelizmente se tinham acabado os kits.

Hoje repetiram a ecografia e o diagnóstico confirmou-se: a Julieta tem um tumor muito grande nos intestinos e /ou no baço e apenas a cirurgia poderá avaliar melhor a extensão do mesmo. A Julieta apesar de muito magra está bem disposta e tem apetite.

Ainda não foi feito o despiste de doenças infecto-contagiosas, pois os kits só chegam ao final do dia.
Se a Julieta, para além do tumor que já foi diagnosticado, tiver ou Fiv ou Felv, o que devo fazer?

Será que alguém conhece ou já teve algum gato com este tipo de tumor (intestinal e / ou baço)?
O vet disse-me que o baço é um orgão que pode ser retirado... mas dado o estado geral da Julieta acha que talvez não faça sentido operá-la...

Peço desculpa pelo texto ser tão grande e muito obrigada pelo vosso tempo.

PS - Para aqueles que ainda se lembram do Teco quero dizer-vos que ele é um verdadeiro resistente. Contra todas as expectativas dos vets, mantém-se muito agarrado à vida e super bem disposto
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça jan 13, 2004 4:52 pm

Moka, este é tempo de coragem, a sua menina precisa muito do seu apoio! Deve ser muito difícil para si esta fase, mas talvez tudo melhore!
Nunca me aconteceu os gatinhos terem tumores, ou sequer Fiv e Felv, acho que só poderá tomar uma decisão depois dos testes todos feitos!
Pessoalmente tentaria tudo para salvar uma das minhas, mas sei que se soubesse que elas estariam em sofrimento o teria de fazer...É uma situação muito delicada...
Peço desculpa por não ser de maior ajuda, sim?
As melhoras para a peluda...
pastorius
Membro
Registado: quinta out 09, 2003 12:47 pm

terça jan 13, 2004 4:59 pm

Antes de mais permita-me concordar que deve aguardar pelos resultados dos testes.Acredito e tenho plena confiança no julgamento dos profissionais de H.V de S Bento e deve ter em conta as opinioes que lhe transmitirem.Já me foram bastante valiosas as informações e apoio que me prestaram anteriormente em altura de aflição.Acho que deve colocar o bem estar da sua gata acima de tudo.Temos a tendencia egoista de prolongar o inevitável porque custa separarmo-nos dos que mais gostamos mas em caso de ser impossivel uma vida ao nivel minimo do que qual ser merece não teria duvidas...
Desejo sinceramente que traga boas noticias em breve porque estes bichanos batem records de sobrevivencia e vontade para viver.
Muita sorte para si e principalmente para a bichana.
rita_feria
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am

terça jan 13, 2004 5:04 pm

Olá Moka,

Acho que deveria pedir opinião a outros veterinários e fazer aquilo que poder para salvar a vida dessa gatinha. Se as coisas não correrem bem pelo menos a sua consciência estará tranquila por saber que fez tudo o que podia, se não (como eu espero), será uma grande felicidade para si e para a gatinha que ficará grata para o resto da vida.

Não acompanhei a história do Teco mas fico contente por saber que as coisas estão a correr bem. Espero que continuem por muito tempo.

Pense bem e espero que tudo corra da melhor maneira!

Rita F
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

terça jan 13, 2004 5:11 pm

ola ola

não sei se vai servir de muito o que lhe vou dizer mas a minha opinião é bastante parecida com algumas que já aqui estão.....espere pelo que lhe disserem e responda-me só a uma coisa (ou responda a i mesma) se os tstes forem positivos isso muda o seu amor pela sua gata? muda o seu gostar o seu comportamento para com ela? eu acho que não...quanto ao tumor....ouça com a razão o que os médicos lhe disserem...faça o que a menos fizer sofrer a si e a ela...pois o meu querido Michell tinha 7 anos quando um tumor na bexiga o levou...ainda hoje não me consigo perdora não ter ouvido a minha vet e não o ter ajudado...pelo menos tinha partido sem sofrer tanto, mas eu queria tanto que ele vivesse!! que não a ouvia quando ela dizia que já não podemos fazer mais nada mais vale ajudá-lo a partir!!! ajude a sua bichana se os medicos lhe propuserem....porque se não vai ter sempre a carita dela a olhar para si....a dizer-lhe que lhe quer tanto....mas que já não aguenta mais!!!!
eu não fui capaz....se calhar tinha sido mais amiga dele...mas...há sempre um mas....ele não se salvou!! pode ser que no caso da sua menina seja ainda bom de salvar.....espero que sim vá dando noticias!!

fique bem
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

terça jan 13, 2004 5:25 pm

Tumor nos intestinos e/ou baço? Vai-me perdoar, mas sinceramente... receio o pior e ainda por cima num animal que está muito fraquinho
Desistir é dos fracos sempre o disse e os gatos têm um "agarrar à vida" espetacular, a natureza tem dessas coisas. Mas uma coisa eu lhe digo e lhe peço, para seu bem mental e acima de tudo do bem estar dela pq é ela que mais sofre ou sofrerá... se for para sofrer (não havendo solução) o melhor será mesmo fazer aquilo que há a fazer... Mas isso só o Vet, na sua competência e consciência ética melhor poderá avaliar.
No caso da gatinha, o que há a fazer por enquanto é dar-lhe os cuidados devidos, não ter dores... e acima de tudo muito carinho, pois eles sentem e de que maneira... mas uma das ultimas palavras é sempre a do Vet.
Carpe Diem
JCNogueira
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jan 13, 2004 5:31 pm

Olá

Moka imagino aquilo porque está a passar. Deve ser uma situação verdadeiramente angustiante. Antes de tudo acho que deve ter calma e esperar pelos resultados dos testes.
Se forem positivos, ouça o que lhe dizem os vets.
Acho que caso veja que não há solução deve tentar dar o fim mais digno e com menos sofrimento possível a essa gatinha. É uma decisão difícil, mas é a melhor.

Desejo-lhe muita força e que tudo isto seja apenas um pesadelo.
Fico contente por o teco estar bem.

beijokas
kathleen
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

terça jan 13, 2004 5:41 pm

Olá

Em relação ao FIV e oa FELv nã me posso pronunciar pois nunca tive nenhum gatinho com esse problema.Segundo o que sei que é pouco, eles se só tiverem este problema existe maneira de viverem com as codições dignas que merecem. Quanto ao tumor, inflizmente posso dizer que já passei por isso, e lamento por si se tiver que passar pelo mesmo.
É sempre uma decisão muito dificil de tomar, e parece que qualquer que seja ficaremos sempre na duvida. Eu tentei que o RonRon ( era este o nome dele) vivesse, e durante uns dias ele ficou connosco, mas dia após dia viamos o sofrimento dele ( tinha um tunor na garganta), definhava de dia para dia, já não conseguia comer e para beber eramos nós com uma gaze que lhe tentavamos dar, o que lhe custava imenso. Só me decidi quando ( e sito é a mais pura das verdades ) estava com ele ao colo a fazer-lhe festinhas e ele levantou a cabeça e tinha os olhinhos com lágrimas e deu um miarinho tão triste como que a pedir ajuda que fiz o que até então por egoismo meu não tinha feito.O vet já me tinha dito que nada havia a fazer, o estado dele só tinha tendencia a piorar.
Desculpe estar a usar o seu tópico para contar esta minha história, mas isto tudo só para lhe dizer que deve fazer o que for melhor para si e para a Julieta, eu sei que custa muito, e que a dor demora a passar, mas se essa for a única maneira .....
Nos animais acho que eles tem tanto direito a uma vida digna como a uma m... digna.
Não estou a ser pessimista, mas segundo o que disse, é o que a minha pouca experiência me diz, mas Deus queira que me engane e que ela recupere, como todos sabemos eles tem imensa força e por vezes contra todas as expectativa dão a volta à situação. Espero bem que sim !!!!
Desejo-lhe muita sorte e força , um beijinho meu à Julieta
E por favor vá contando o desenrolar da situação
Moka
Membro

terça jan 13, 2004 5:41 pm

Muito obrigada pelas vossas respostas, pois apesar de já ter um gato com um tumor maligno, não tenho experiência neste tipo de doença. O tumor do Teco é diferente, chama-se sarcoma e é uma massa grande que cresce para fora. No caso da Julieta, pelo que percebi é uma forma de tumor mais grave (se é que isso existe). E ainda existe outro factor... a Julieta é uma gatinha que até ontem vivia na rua e no caso de ser portadora de alguma doença infecto-contagiosa, como devo proceder? É que tenho mais 5 gatos...

Agora vou ausentar-me... vou visitar a Julieta ao Hospital e como só tenho net no emprego, só poderei dar notícias amanhã.

Beijinhos e mais uma vez, obrigada
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 13, 2004 6:43 pm

Como já tudo, o que eu lhe diria, lhe foi dito, resta-me dizer-lhe que sinto muito... e desejo-lhe muita força, coragem e as possíveis melhoras da gatinha,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Moka
Membro

quarta jan 14, 2004 11:15 am

Bom dia

Quero, mais uma vez agradecer a todos. É bom ler palavras amigas.

Para a Brum
Não tem que me pedir desculpa por contar a história do RonRon. Eu é que agradeço por ter partilhado connosco esse momento tão difícil na sua vida.

Em relação à Julieta, as notícias que trago não são animadoras.
Confirmou-se o diagnóstico de tumor no baço e só com uma intervenção cirúrgica se poderá perceber qual a gravidade e extensão do mesmo. Entretanto, descobriu-se que a Julieta tem um sopro cardíaco que, segundo os vets, poderá ser derivado da sua anemia. Falta ainda o despiste de Fiv e Felv, pois os kits ainda não tinham chegado.

Mas ainda tenho esperanças que a Julieta consiga viver por algum tempo com qualidade de vida. É que ela, apesar de muito magra, continua super bem disposta e é uma grande comilona .Nem sequer está a soro, pois come tudo o que lhe põem à frente. E isso é um bom sinal, não é?

Tenho muitas esperanças de trazer hoje a Julieta para casa. Os vets disseram que, caso os testes sejam negativos, ela poderá vir para casa para recuperar e engordar e depois logo se vê... é que a Julieta está fraca de mais para ser submetida a uma operação... tudo o que desejo é tê-la em casa
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jan 14, 2004 11:28 am

Olá

Acho que quando os animais comem e estão bem dispostos é sempre um sinal muito positivo.

Se o sopro foi originado por esta situação, pode ser que ela fortalecnedo-se ele desapareça, é possível?

Espero que os testes dêm negativo e ela venha para casa.

Por agora espero que ela se fortaleça para poder ser operada e ficar boa.

Muita força para si.

beijokas
kathleen
Moka
Membro

sexta jan 16, 2004 12:18 pm

Bom dia

O céu do gatinhos ganhou mais uma estrela: a minha Julieta, minha porque não era de ninguém, minha porque alguém não a quis... estava abandonada perto da minha casa e durante 9 meses alimentei-a sempre com esperanças de algum dia ela quisesse ir para casa comigo. Ontem fui vencida pelo Fiv, por um sopro cardíaco e pelo maldito tumor no baço que se espalhou por outros orgãos.

O meu namorado diz que não os posso salvar sempre... infelizmente, tem razão. Desta vez não consegui. Espero que me perdoes!

A todos os que desejaram o melhor para a Julieta, o meu muito obrigada.

Beijinhos
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta jan 16, 2004 12:46 pm

Bem Moka... o que há a dizer... já tou aqui com as lágrimas nos olhos, feita uma uma tontinha.

Fizeste tudo o que podias e a gatinha já tinha o destino traçado. Pelo menos não passou os restantes dias na rua, ao frio e à chuva.

Animo

Miau
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta jan 16, 2004 1:11 pm

Sinto muito pelo que se passou com a Julieta, você ajudou-a como pode e tenho a certeza que enquanto esteve consigo ela foi feliz. Se o tumor estava espalhado provavelmente já não havia muito a fazer.
Em relação ao Fiv e ao Felv a convivência entre gatos castrados, vacinados e bem alimentados, à partida não traz problemas de maior. O felv transmite-se mais facilmente mas como há vacina basta ter todos os animais com as vacinas em dia e cumprir as especificações dadas pelo vet. Para o fiv não há vacina mas a transmissão é consideravelemente mais difícil e entre gatos esterilizados e sem grandes disputas territoriais não há grande probabilidade de transmissão. Os gatos fiv ou felv + devem fazer tratamento preventivo para evitar o aparecimento da doença (poderam ser apenas seropositivos durante anos).
Eu tenho uma gata que à partida deve ser felv de nascença (ou apanhou em bébe muito pequenina) que conviveu já com várias outras gatas e nunca lhes pegou felv (mas eu sempre as vacinei). Ela agora faz tratamento preventivo e está bem.
Responder

Voltar para “Gatos”