Barbado da Terceira e Cão de gado Transmontano finalmente reconhecidos no CPC

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

terça jan 13, 2004 9:30 am

Foi com agrado que hoje de manhã li no Jornal de Noticias, que na próxima reunião do CPC a realizar em Março, vão ser finalmente reconhecidas mais duas raças portuguesas: o cão de gado Transmontano e o Barbado da Terceira. ;)
O reconhecimento oficial das raças terá um carácter provisório, só passando a definitivo quando as próximas gerações de cães confirmarem a manutenção das características estabelecidas nos respectivos escalões.

Segundo José barraca Ribeiro, Presidente da Comissão de Raças Portuguesas do CPC, o cão de gado transmontano vai ser seguramente o maior cão das raças portuguesas. Isto porque, de acordo com o escalão provisório, a altura máxima ao garrote, no macho, é de 82 cms, ou seja, 8 cms acima de um rafeiro do alentejo. É ainda considerado um animal muito bem aprumado para o tamanho que tem.

Quanto á inclusão nos grupos:

Quando for aprovada, esta raça será incluida no grupo 2, a que pertencem também o serra da estrela, o castro laboreiro e o rafeiro do alentejo, dos quais "herdou" algumas das características que apresenta.
Quanto ao cão Barbado da terceira, irá pertencer ao grupo 1, em que se encontram o serra de Aires e o Fila de S. Miguel, este também açoriano. O cão Barbado da Terceira é parecido com o Serra de Aires, mas apesar de pouco corpulento ( a altura máxima ao garrote é de 58 cms, está muito bem apetrechado para conviver com os bovinos, incluindo os de lide.

Recapitulando:

Finalmente vamos ter dez raças portuguesas reconhecidas, para além das oito actuais: Serra da Estrela; Serra de Aires; Cão de Água Português; Castro Laboreiro; Cão de Fila de S. Miguel; Perdigueiro Português; Podengo Português e Rafeiro do Alentejo; ( Barbado da Serra e Cão de Gado Transmontano ).

Up!! ;)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jan 13, 2004 9:35 am

Que alegria tão grande :roll:
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça jan 13, 2004 9:36 am

alguma foto desse cão de gado, por aí?
Isabel
jpfl
Membro
Registado: quarta fev 19, 2003 10:14 pm

terça jan 13, 2004 9:37 am

olá,
aí está uma boa notícia para começar o dia. :D
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jan 13, 2004 9:55 am

Mais umas raças para irem por agaua abaixo ?

Bom, que tudo corra pelo melhor !

Pedra, cá ficam umas fotos no site http://www.moloss.com/001/breed/c/c010/

Não garanto, mas acho que o membro casadoscaes tem mais umas fotos

E o barbado na amostra de pagina - http://www.barbado.cjb.net/
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça jan 13, 2004 10:14 am

Obrigada, Cindel.
Bem... fico-me por aqui e preferir esperar para ver o resultado. Vai na volta e até irão ser muito acarinhadas, ao contrario das ja existentes. Vamos é ver por quanto tempo.
Como em tudo, o tempo o dirá ;)
Isabel
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça jan 13, 2004 1:19 pm

Por acaso ainda não tenho as fotos (tenho 2 cães de gado)... estive presente com eles na apresentação da raça aos juizes a 13 de Dezembro (ainda não me deram as fotografias) onde estavam presentes cães de 7 das 8 linhas já identificadas pelo CPC... curiosamente não ouvi dizer nada do Barbado dos Açores...

Que eu saiba a única raça que está para ser reconhecida é o Cão de Gado Transmontano, mas posso estar enganado, vou descobrir na próxima Assembleia Geral do CPC (a dita reunião de Março). ;)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

terça jan 13, 2004 1:28 pm

casadiscaes,

O que eu li no Jornal de Noticias é que iriam ser as duas raças reconhecidas... :? agora vamos lá a ver!!
Mesmo que seja apenas o Cão de Gado Transmontano, já não é mau ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jan 13, 2004 2:05 pm

Estão de parabéns aqueles (poucos) que se bateram pela preservação e reconhecimento destas raças.

Não é de ignorar pois é um pouco da nossa cultura e tradição que se salvou, uma herança para o futuro.

E, para variar, não foram os estrangeiros a reconheceram primeiro !

Estas coisas dão-me alguma esperança de que, um dia, seremos capazes de tratarmos de nós próprios como pessoas adultas em vez de estarmos à espera que um qualquer paizinho estrangeiro nos diga o que é bom e o que é mau.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

terça jan 13, 2004 2:20 pm

Exacto...

Pode ser que vá mudando a ideia de que as raças estrangeiras são melhores que as nossas.....

Se bem que na minha opinião, isto ainda exija uma grande lavagem cerebral aqui aos tugas!!!

Casadiscaes,

desculpa (lá vem a questão do tu ou vç, mas como és novito, penso que não me levas a mal...espero) se digo uma grande barbaridade, mas este cão não tem semelhanças com o rafeiro alentejano?

Obrigada,

Sandra
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 13, 2004 2:34 pm

São primos, logo são parecidos... o Cão de Gado é maior e mais alto, com mais osso e mobilidade, é um cão mais quadrado, a cabeça é mais dolicocéfala (mais comprida e estreita, com trufa proeminente), bem como a cor predominante e mais apreciada é o branco malhado.

A origem é comum, o antigo cão de trasumância que percorria toda a faixa interior de Trás-os-Montes ao Alentejo com os rebanhos, e que se fixou como guarda no alentejo e continuou como pastor ignorado no Nordeste transmontano... lembram-se dos posts sobre as origens das raças e o que faz o isolamento? têm aqui um bom exemplo em que o isolamento e funções diferentes podem fazer a uma base comum: duas raças diferentes :o

Assim que tiver as fotos da apresentação coloco-as aqui... :o
Última edição por casadiscaes em terça jan 13, 2004 2:39 pm, editado 1 vez no total.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 13, 2004 2:35 pm

Quanto ao tu, estamos entre amigos pelo que estás à vontade :lol:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

terça jan 13, 2004 3:43 pm

Obrigada...

É que de facto eu tinha lido isso mesmo (confesso que já não sei onde). aliás, que ainda não tinha sido reconhecido como raça porque era muito semelhante ao rafeito alentejano.

Pelos vistos estavam totalmente enganados.... Mas dessas origens que me indicaste, parece que tb pode ser parente do serra da estrela, visto que tb deve ter-se iniciado nessas zonas.

Como é que sabes tanto sobre a origem desses cães???

(e quanto ao tu, é que eu já te vi uma vez numa expo com uma setter irlandesa, penso eu, e enfim, não deves ser muito mais velho que eu...)

obrigada pelas explicações,

Sandra
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 13, 2004 5:20 pm

Já sou cota, tenho quase 40 :oops:

Os cães são o meu hobby, pelo que procuro informação e leio sobre eles, bem como falo com juizes (o facto de ser juiz tirocinante tb ajuda) sobre as raças portuguesa (a unica que possuo vai ainda ser reconhecida)... bem como tenho cães de várias raças:

Filas Brasileiros e AmStaffs, a setter, que foi prenda de um grande amigo, o Pedro Completo, dois Rodhesian Ridgeback, dois cães de gado transmontano e duas cockers tricolores (faziam parte do dote da minha mulher 8) ), para além duma rafeirinha que nos apareceu na quinta, e já tive tb um pastor belga, para não dizer que já tive vários dobermans e que os meus primeiros cães foram dálmatas... é uma cãozoada...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 13, 2004 5:24 pm

Se olhares para o serra de pelo curto, que felizmente começa a ser recuperado e que já se vêm alguns exemplares com qualidade, ainda são mais parecidos... a família é comum e remonta (penso eu) ao alano original... ponso que no cão de gado tenha havido uma maior infusão de sangue de mastim espanhol, mas que por exigências funcionais (ainda pastoreia e defende os rebanhos do lobo) manteve a mobilidade e ligeireza que o caracterizam...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”