Gato Macho...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
HugoF9
Membro
Registado: quarta mar 23, 2011 3:13 pm

domingo out 23, 2011 4:25 pm

Olá, gostaria de saber se os gatos têm o cio, já ouvi dizer que sim.. e qual é o comportamento?
O meu gatito Steve, nasceu a 18 de Abril (dia dos meus anos :D), já esta com uns 6 mesitos, já sai fora de casa, será que anda "ás gatas" ? :lol:
Quando abano o saco da comida cá fora, passado um pouco ouso os guisos dele, e lá aparece ele, nao sei por onde anda :)
Obrigado ...
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo out 23, 2011 4:49 pm

Não, não têm. As gatas é que têm o cio. Os gatos simplesmente sabem quando as gatas estão com o cio e vão atrás delas.

O melhor que faz é castrar o seu gato. Principalmente se ele anda na rua. Ao deixar o gato inteiro andar por aí, está a ajudar a que apareçam mais ninhadas (que depois andam por aí sem dono) e corre o risco de ficar sem gato, pois os acidentes acontecem e as lutas de gatos pelas fêmeas não são propriamente bonitas.
HugoF9
Membro

domingo out 23, 2011 5:00 pm

Exacto, eu queria que ele apenas ficasse cá em casa, mas ele consegue sempre sair...
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo out 23, 2011 6:17 pm

Era mesmo preferível castrá-lo. Para além do que a GSfanatic disse, evita também a marcação do território com urina em sua casa, com o consequente cheiro intenso "a gato" que isso implica (e que não é nada agradável).
HugoF9
Membro

domingo out 23, 2011 6:40 pm

Eu também li por algum lado, que eles marcam território se sentirem a presença de outros machos... e por aqui é só ele...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo out 23, 2011 8:04 pm

Então leia mais um pouco e verá porque é que a castração é aconselhada.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
HugoF9
Membro

domingo out 23, 2011 8:28 pm

Eu sei que é aconcelhavel... Familiares meus também o fizeram, e falei com eles...
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo out 23, 2011 8:56 pm

HugoF9 Escreveu:Eu sei que é aconcelhavel... Familiares meus também o fizeram, e falei com eles...
:lol: mas nos gatos há mais vantagens do que nas pessoas! :P (estou a brincar, mas da maneira que escreveu... :D )

Há muita gente que tem pena, que acha que é uma mutilação, que é contranatura, etc. Mas contranatura é a própria domesticação. A castração dos gatos não os torna gordos e preguiçosos, nem menos "machos" - dois dos meus MUITOS gatos continuam a "praticar o acto", assim as gatas (também esterilizadas, ou demasiado novas para a esterilização) o permitam. Mas evita as fugas em busca de fêmeas com o cio, as terríveis lutas entre machos e os ferimentos e doenças incuráveis que daí podem advir (como o FIV e o FELV - a SIDA dos gatos e o vírus da leucemia felina) e os desaparecimentos para sempre - porque encontram outra casa, porque são atropelados ou mortos de algum modo, porque mudam de território (e o território de um macho inteiro é bem superior ao de um macho castrado), porque emprenham as gatas não esterilizadas...

A cirurgia é muito simples e rápida, poucas horas após o recobro estão como se nada fosse. Depois convém mantê-los fechados algumas semanas (3, 4...) pois durante esse tempo ainda há hormonas em circulação e ainda podem engravidar as gatas. E é possível mantê-los fechados em casa, sim, porque eu vivo numa moradia, os meus gatos têm acesso ao exterior e todos foram castrados, e todos estiveram fechados em casa pelo menos um mês.
HugoF9
Membro

segunda out 24, 2011 10:03 pm

:D Sim, a maneira que escrevi foi engraçada :)
Bem, eu também moro numa moradia, o que é facil o gato ter acesso ao exterior... Eu nao acho que seja antinatura, até acho que é uma medida que muitos deviamos tomar, só faz bem a todos... :)
Em relaçao a preços? Sabem informaçoes sobre isso, é que se for um bocado puxado, é dificil... :|
Chamarrita
Membro Veterano

segunda out 24, 2011 10:23 pm

Depende das zonas e das clínicas. Aqui por Leiria rondam os 60 ou 70 euros, em Lisboa sei que os sócios da AZP pagam um pouco menos. Pode sempre contactar associações na sua área de residência e saber se é possivel ajudarem mediante o seu contributo (tornando-se sócio, oferecendo-se como voluntário para capturas, FAT, enfim, ajudar no que puder também...).
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 25, 2011 9:09 pm

HugoF9 Escreveu:Exacto, eu queria que ele apenas ficasse cá em casa, mas ele consegue sempre sair...
Consegue sempre sair porque o instinto dum macho, inteiro, é mesmo o de sair para ir em busca das gatas em cio... :wink:
Se não quer sofrer um desgosto numa dessas saídas... é castrá-lo o quanto antes.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
HugoF9
Membro

terça out 25, 2011 10:58 pm

Já contactei uma clinica aqui perto, e é por volta dos 6 meses, e lá é por 54.84 euros... Vou fazer isso,,
Responder

Voltar para “Gatos”