Dúvida sobre coelhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Nicole
Membro
Registado: segunda mar 25, 2002 9:23 pm

domingo out 23, 2011 4:16 pm

Olá. :)

Ontem comprei um coelho (ou coelha, não faço ideia :lol:), num acto bastante impulsivo até porque não tinha nada preparado. No entanto, como já tive um porquinho da Índia, tinha cá em casa quase tudo o que precisava. O resto fui comprar no próprio dia.

De qualquer forma, tenho algumas dúvidas:

1-Os coelhos dormem de dia ?
2-É necessário levá-lo ao vet para alguma vacina ?
3-São animais sociáveis, ou seja, gostam de ter outros coelhos por perto ? Isto porque ouvi dizer que os hamsters siberianos são muito territoriais, e sempre pensei que os animais gostassem de ter companhia por perto
4-Posso deixá-lo a dormir no meu quarto ?
5-Quando mexem o nariz, significa que não querem algo ?

Tentei com que ele/a comesse da minha mão, mas ainda não consegui. É muito tímido/a, apesar de me ter lambido a pele. :P
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo out 23, 2011 4:41 pm

Bom, vamos lá a ver se consigo responder:

-os coelhos domésticos (ênfase em domésticos) dormem quando calha. São nocturnos e diurnos. Eu, que tenho um coelho há 3 anos, raramente o vi a dormir. Assim que me sente por perto... toca a despertar. Ah... e não se assuste se apanhar o seu coelho a dormir de olhos abertos. Acontece com mais frequência do que o meu coração gostaria 8) .

-Precisam de ser vacinados, contra a mixomatose e a hemorragia viral. Consulte um veterinário o mais depressa possível, para iniciar a vacinação.

-os coelhos preferem estar sozinhos, com a companhia do dono, claro.

-Eu deixo o meu coelho dormir no meu quarto e ainda não morri por isso :P. Mas dorme na sua gaiola, para não fazer asneiras durante a noite, que podem custar-lhe a vida (como roer um cabo de electricidade).

- Os coelhos estão sempre a mexer o nariz. Podem mexer mais rápido (quando está agitado ou interessado em algo) ou mais lentamente (quando está calmo, ou a dormir)... mas estão sempre a mover o nariz. Algo que eu acho super engraçado e quase hipnotizante.
Nicole
Membro

domingo out 23, 2011 7:23 pm

Muito obrigada pela resposta. :)

Comeu um pouco de alface da minha mão. :lol: Isto antes de ler que não se deve dar alface aos coelhos. :?

Em relação às vacinas, tive a pesquisar um pouco sobre isso e não sei se serão mesmo necessárias para um coelho que não sai à rua e não está em contacto com outros coelhos. Sei que os mosquitos, por exemplo, podem ser vectores dessas duas doenças, mas isso deve acontecer em meios mais rurais, não ? Também não sei se ele já não terá vindo vacinado da loja (foi no el corte).

Ele está sempre a lamber-se e a coçar-se. Isto é normal e não se deve a nenhum parasita, certo ?

O meu coelho é muito calminho, tenho a gaiola destapada e ele não salta, será que de noite há esse perigo ?

Há pouco andava a correr na gaiola, fiquei um pouco assustada. :lol: É aconselhável tirá-lo da gaiola e deixá-lo explorar o espaço ? É que já fiz isto hoje e ele fez chichi pouco tempo depois :lol: e também não se quis mexer muito.

Pus-lhe um pouco de algodão na gaiola, não há problema certo ?

P.S. Enganei-me no post original, são os hamsters sírios que não são sociáveis, em vez de siberianos. :!:
Nicole
Membro

domingo out 23, 2011 7:33 pm

Estou a ficar um pouco assustada. Ele agora anda sempre aos pulos e aos saltos na gaiola. Não me parece nada normal.

Edit: acabou de sair da gaiola lol. Não sei porquê mas tenho a sensação que vai fazer chichi na carpete. :lol:

Eit2: Alguém já tentou pôr uma fralda aos coelhos ? :lol: Anda a correr pela carpete agora, tão giro. :P
GSfanatic
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 7:53 pm

É assim, vacinar serve para prevenir, e eu, como gosto dos meus animais e quero que vivam o máximo possível, prefiro prevenir do que remediar. Os coelhos morrem de doenças como a mixomatose em qualquer sítio, seja rural ou urbano. Mas a escolha é sua.

No el corte inglês... vacinarem os coelhos? É já a seguir! :twisted:
Se tivessem vacinado, teriam vendido o coelho com boletim de vacinas. Não o fizeram, pois não? Então não está vacinado.

Gaiola aberta por cima... se for baixa, pode crer que ele salta (já saltou, pelos vistos :P).

Se ele se coçar muito e não parar de saltar... pode ter parasitas (pulgas) e estar desconfortável. Ou pode simplesmente estar numa de se lavar e brincar. Você, como dona e sendo quem está perto, a observá-lo, é que pode perceber se ele está alegre ou desconfortável. Pegue nele e veja se encontra parasitas.

Fralda em coelhos? Nunca vi tal coisa. Dona de coelho não castrado tem de se habituar à urina, às caganitas (nesquik), à vassoura e à esfregona. Eu que o diga, que tenho um coelho inteirinho 8) .

Em letra maiúscula para dar ênfase... TIRE O ALGODÃO DA GAIOLA! Já para os hamsters é perigoso (e devia ser proibido vender), quanto mais para os coelhos! Dê-lhe uma toca de madeira (vende-se nas lojas de animais) e ele fica mais do que feliz.
Nicole
Membro

domingo out 23, 2011 8:04 pm

Ok, vou tirar o algodão, mas porque é que é perigoso ? A toca de madeira que vi era muito pequena para um coelho. Também tinha posto um pouco de papel higiénico às tiras, há algum mal ?

Pois, no el corte não me deram boletim nenhum.

Falei na fralda porque assim podia pô-lo na carpete do quarto sem me preocupar com essas coisas. Com a sujidade da gaiola posso eu bem, é relativamente fácil remover.

Passou uns bons 15 minutos a correr. :lol:

Em relação às vacinas, uma delas é 2x ao ano, outra é 1x, certo ? Eles não deviam ganhar imunidade após as tomarem ? É que 40 euros ao ano só para vacinas ainda é um pouco puxado.

Já agora, quando tiver férias queria fazer-lhe uma gaiola de madeira e maior. Sabe de alguns sites com ideias para isto, tanto para coelhos como para hamsters ?
GSfanatic
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 8:59 pm

Ao ingerir o algodão (e as tiras de papel também, portanto tire-as) pode ficar com ele preso nos intestinos, ou até mesmo no estômago. Não vale a pena correr esse risco. Tiras de papel são para os hamsters, que usam-nas para fazer o seu ninho. Os coelhos não precisam disso para nada.

Quanto às vacinas, procure mais veterinários, pode ser que encontre mais barato.

Gaiolas... eu sei que existe um site com boas ideias, mas de momento não me lembro do link. Quando encontrar coloco-o aqui.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda out 24, 2011 5:08 pm

li aqui que comprou o seu coelho no el corte inglês??
eu sou de gaia e passava muitas vezes no el corte para ir fazer festas a uma arara azul que eu adorava mas que infelizmente não tinha dinheiro para a comprar nem condições. numa das minhas visitas deparei-me, ao dar uma olhada nos roedores, que um dos coelhos anões tinha uma pata bastante ferida e já em decomposição na zona!

Tenham cuidado, o el corte é muito caro e não tratam assim tão bem os animais!

Prefiro ir a feira dos pássaros onde a maior parte dos animais que vejo parecem bastante saudáveis, já tive vários de la e nunca tive problemas!
wolfwoman
Membro
Registado: quarta ago 31, 2011 12:44 am

segunda out 24, 2011 6:01 pm

Exacto, há mesmo que tomar em atenção no acto da compra, eu tenho discus e quando vou ao ECI comprar os testes da água fico doente com o estado em que estão os discus, claramente doentes e subnutridos e como se não bastasse, a preços exorbitantes ! Já nem se fala da relação qualidade/preço.
Mas animais com patas em decomposição é chocante e dá direito a uma queixa no livrinho.
Feather to fire, fire to blood, blood to bone, bone to marrow, marrow to ashes, ashes to snow.
Nicole
Membro

terça out 25, 2011 2:24 pm

Sim, quando fui comprar o coelho vi um hamster que estava morto. As condições são péssimas, mas em Lx o el corte é o único sítio que conheço que vende coelhos. :? Senão, teria comprado noutro sítio. Quando o trouxe para casa, até pensei que ele tivesse algum problema de visão, e ainda não tenho bem a certeza se não terá. :? E paguei um pouco mais de 40 euros por ele, o que é um bocadito carote. Também comprei dois orandas no mesmo dia e paguei 11 euros. :o

Já lhe tirei umas fotos com o telemóvel, enquanto não arranjo uma câmara de melhor qualidade.

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/visconde/62870

Como não tenho muita experiência em coelhos, se alguém me pudesse dizer que idade aproximada é que ele tem, agradecia. Pelo tamanho, parece-me ser muito novinho ainda.

Bem, limpo-lhe a gaiola todos os dias e, quando o faço ponho-o ao meu colo com um saco de plástico por baixo, e quando estava a limpar hoje vi que um canto da gaiola estava molhado. Tirei essa areia molhada para um saco e pouco tempo depois o coelhinho saltou para a gaiola e foi fazer chichi no mesmo sítio. :lol: Os coelhos gostam de fazer chichi sempre no mesmo sítio ?

Hoje também lhe pus a cobertura de plástico da gaiola por cima e ele não parece muito feliz com ela.

Em relação às vacinas, em princípio vai levá-las, vou tratar disso este fim-de-semana.
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

terça out 25, 2011 3:09 pm

Nicole Escreveu:Sim, quando fui comprar o coelho vi um hamster que estava morto. As condições são péssimas, mas em Lx o el corte é o único sítio que conheço que vende coelhos. :? Senão, teria comprado noutro sítio. Quando o trouxe para casa, até pensei que ele tivesse algum problema de visão, e ainda não tenho bem a certeza se não terá. :? E paguei um pouco mais de 40 euros por ele, o que é um bocadito carote. Também comprei dois orandas no mesmo dia e paguei 11 euros. :o

Já lhe tirei umas fotos com o telemóvel, enquanto não arranjo uma câmara de melhor qualidade.

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/visconde/62870

Como não tenho muita experiência em coelhos, se alguém me pudesse dizer que idade aproximada é que ele tem, agradecia. Pelo tamanho, parece-me ser muito novinho ainda.

Bem, limpo-lhe a gaiola todos os dias e, quando o faço ponho-o ao meu colo com um saco de plástico por baixo, e quando estava a limpar hoje vi que um canto da gaiola estava molhado. Tirei essa areia molhada para um saco e pouco tempo depois o coelhinho saltou para a gaiola e foi fazer chichi no mesmo sítio. :lol: Os coelhos gostam de fazer chichi sempre no mesmo sítio ?

Hoje também lhe pus a cobertura de plástico da gaiola por cima e ele não parece muito feliz com ela.

Em relação às vacinas, em princípio vai levá-las, vou tratar disso este fim-de-semana.

Já vi coelhos à venda em diversas lojas de animais em Lisboa...
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
Nicole
Membro

terça out 25, 2011 4:55 pm

Ninguém disse o contrário...
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

terça out 25, 2011 5:06 pm

Nicole Escreveu:Ninguém disse o contrário...

Eu não disse por mal!!! :D

Apenas quis dizer que se pretendesse adquirir mais algum animal, me podia perguntar outra loja de animais... :wink:
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
GSfanatic
Membro Veterano

terça out 25, 2011 5:12 pm

Nicole, se queria muito um coelho, podia procurar criadores. Pode crer que encontraria. E o mais provável seria até conseguir encontrar coelhos para adoptar (adultos), procurando em sites, no local das adopções (se calhar até aqui na arca encontraria). No entanto agora que já comprou esse coelho (lindo, por sinal), o que pode fazer é dar-lhe o melhor que pode.

Por exemplo: de que tamanho é a gaiola? Tem de ser espaçosa (eu diria pelo menos 1mx50cm) e ter altura suficiente para que ele consiga colocar-se de pé. A ração é de que marca? A melhor é a Versele-Laga.

Plásticos não são nada boa ideia. O coelho há-de roê-los e ingeri-los, o que pode levar a uma ida ao veterinário por motivos nada agradáveis.

E sim, os coelhos gostam de fazer as necessidades (urina) num único sítio. Manias :roll: . Pode até comprar um wc próprio para coelhos e colocá-lo no canto preferido dele, com substrato lá dentro. Assim fica até mais fácil limpar a gaiola.

Agora... quanto a quem viu animais em mau estado em lojas de animais... alguém pediu o livro de reclamações? Seria a minha primeira atitude.
Nicole
Membro

terça out 25, 2011 6:22 pm

CataPetLover Escreveu:
Nicole Escreveu:Ninguém disse o contrário...
Eu não disse por mal!!! :D

Apenas quis dizer que se pretendesse adquirir mais algum animal, me podia perguntar outra loja de animais... :wink:
Como era o único sítio que conhecia, e foi uma decisão precipitada (depois de, na sexta, me terem morrido 2 peixes por culpa da minha mãe) teve de ser o el corte. No futuro não tenciono lá comprar animais.

Um coelho e dois peixes já dão muito trabalho, mas como devo adquirir um hamster no futuro, as referências seriam bem-vindas. :wink:
GSfanatic Escreveu:Nicole, se queria muito um coelho, podia procurar criadores. Pode crer que encontraria. E o mais provável seria até conseguir encontrar coelhos para adoptar (adultos), procurando em sites, no local das adopções (se calhar até aqui na arca encontraria). No entanto agora que já comprou esse coelho (lindo, por sinal), o que pode fazer é dar-lhe o melhor que pode.
Eu sei que posso adoptar, e até cheguei a contactar uma pessoa, mas não obtive resposta. Para a próxima há-de ser uma decisão mais bem pensada.
GSfanatic Escreveu:Por exemplo: de que tamanho é a gaiola? Tem de ser espaçosa (eu diria pelo menos 1mx50cm) e ter altura suficiente para que ele consiga colocar-se de pé. A ração é de que marca? A melhor é a Versele-Laga.
Fui medir: a gaiola tem 55 por 40, com 27 de altura com a cobertura posta. É pequena para um coelho, eu sei, por isso é que lhe queria fazer uma de madeira em Fevereiro, quando entro de férias.
GSfanatic Escreveu:Plásticos não são nada boa ideia. O coelho há-de roê-los e ingeri-los, o que pode levar a uma ida ao veterinário por motivos nada agradáveis.
O plástico só uso quando o tenho de pôr no colo, não vá ele fazer as suas necessidades. Uso tecido então ?
GSfanatic Escreveu:E sim, os coelhos gostam de fazer as necessidades (urina) num único sítio. Manias :roll: . Pode até comprar um wc próprio para coelhos e colocá-lo no canto preferido dele, com substrato lá dentro. Assim fica até mais fácil limpar a gaiola.
Ok. :) Outra mania dele é escavar. :lol:
GSfanatic Escreveu:Agora... quanto a quem viu animais em mau estado em lojas de animais... alguém pediu o livro de reclamações? Seria a minha primeira atitude.
Fica registado.
Responder

Voltar para “Exóticos”