Cão que não gosta de estar sozinho em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ana1802
Mensagens: 2
Registado: segunda out 24, 2011 1:46 pm

segunda out 24, 2011 2:14 pm

Ora Boa Tarde a todos

Então a situação é a seguinte, o meu namorado foi buscar um Pittbul, já crescido 2 ou 3 anos, a uma associação, o cão já tinha hábitos de apartamento, é muito sossegado, não rói, não faz barulho, isto quando está acompanhado. Ele veio para ca na 6a, e das vezes que ficou sozinho, uma vizinha queixou-se de que ele fica a chorar.
Eu penso que seja normal é tudo novo para ele, e que é uma questão de tempo e habito para que as coisas fiquem calmas. Mas como nunca tive cães gostava de saber se me podem fornecer alguns conselhos ou dicas?

Obrigado, Ana M.
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Mensagens: 390
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

segunda out 24, 2011 2:36 pm

Isso é Ansiedade de Separação.
"O cão pode ser treinado a ficar sozinho. Desde pequeno, o dono deve começar a deixá-lo sozinho por pequenos períodos de tempo. Primeiro basta sair de casa por alguns segundos, só o suficiente para o cão deixar de o ver, mas não demasiado para que comece a chorar ou a ladrar. O cão deve ser recompensado com festas e mimos caso se mantenha calado e bem comportado. Se o cão ladrar ou chorar e o dono voltar a abrir a porta, estará a reforçar o choro e o ladrar em vez do bom comportamento. Aumente o tempo gradualmente: passe para 5 minutos, depois para meia hora e por fim para algumas horas. Se repetir estes passos todos os dias a uma determinada hora, o cão mecaniza que ela altura o dono tem de sair, mas que vai voltar."
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=577

Eu tive uma cadela com o mesmo problema. Eu ao sair de casa evitava falar-lhe, tocar-lhe ou olhar para ela, simplesmente saia. Ao chegar a casa todos temos o habito de chamar logo por eles e dar-lhes imensos mimos mas devemos chegar e fingir que eles não estão lá, esperar cerca de 10 minutos e ai o cão deve tomar a iniciativa de vir ter connosco, nunca ao contrário. Nesse momento podemos estar com eles normalmente e recompensa-los. Gradualmente o cão vai-se habituando á nossa ausência, sabendo que acabamos sempre por voltar e que não há necessidade de ficarem tristes. Com a minha cadela resultou desta forma.
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda out 24, 2011 2:55 pm

Ana1802 Escreveu:Ora Boa Tarde a todos

Então a situação é a seguinte, o meu namorado foi buscar um Pittbul, já crescido 2 ou 3 anos, a uma associação, o cão já tinha hábitos de apartamento, é muito sossegado, não rói, não faz barulho, isto quando está acompanhado. Ele veio para ca na 6a, e das vezes que ficou sozinho, uma vizinha queixou-se de que ele fica a chorar.
Eu penso que seja normal é tudo novo para ele, e que é uma questão de tempo e habito para que as coisas fiquem calmas. Mas como nunca tive cães gostava de saber se me podem fornecer alguns conselhos ou dicas?

Obrigado, Ana M.
Acho que houve aqui um erro fundamental da vossa parte: o de não terem dado tempo ao cão para se adaptar ao novo ambiente e aos novos donos. Não se pode ir buscar um cão a um sítio e depois de o meter em casa tornar a sair e demorar-se. Claro que o cão, que ainda não absorveu a mudança, desata a ganir quando se vê sozinho numa casa desconhecida e, pelo ponto de vista dele, abandonado lá por desconhecidos.

O que tem a fazer agora, caso possa dispor dos seus horários, é começar por habituar o animal às vossas saídas, tal como se habitua os cachorros: primeiro sai por momentos e volta a entrar, daí a bocado sai com um pouco mais de demora (por exemplo, cinco minutos), e assim por diante, até verificar que ele já não se queixa por ficar sozinho em casa.

Também lhe deve dar com que se entreter durante as suas saídas. Deixe-lhe um rádio ligado, para que ele oiça vozes, um brinquedo do tipo kong (há vários tópicos sobre os kongs, pesquise e leia-os), um osso grande que ele possa roer, etc. Verifique a quem ele se prende mais na família e deixe-lhe na cama uma peça de roupa dessa pessoa, para que ele sinta o cheiro e se acalme por essa ligeira presença.

O que fazer ao sair e voltar para casa também não é chapa um. Deve variar conforme o cão. Dos meus últimos quatro, dois sofriam de ansiedade de separação. Um manifestava-se ruidosamente, o outro não. O que verifiquei com o tempo é que a saída indiferente agravava os comportamentos ansiosos. Por isso, optei por não fazer grandes dramas: ao sair dizia-lhes"A dona já vem, fiquem aqui", e eles lá se conformavam. Ao reentrar, não lhes dava grandes festas, mas também não os tratava com indiferença. Ia pousar embrulhos, tirar o casaco, etc., mas sempre falando com eles de maneira natural e calma, como se não me tivesse ausentado.

Mas repito: todos estes comportamentos da nossa parte dependem do cão e das suas reacções às situações. Há que os estudar e ir experimentando até se encontrar aquilo que melhor lhes serve.
Última edição por LuluB em segunda out 24, 2011 9:40 pm, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Ana1802
Mensagens: 2
Registado: segunda out 24, 2011 1:46 pm

segunda out 24, 2011 8:35 pm

Sim nós sabemos disso, ate porque ele nunca esteve sozinho desde que foi la para casa, foi entregue na 6a a noite, esteve sempre comigo, depois passou o sábado todo com o meu namorado e o domingo também, so o deixamos sozinho para ir as compras, e nem demoramos muito. e hj sai por 5 min, e foi o valha.me deus.
Mas obrigado pelos conselhos de ambas (LuluB e ASTAHOLIC) e vou meter isso em pratica amanha. vamos la ver se conseguimos que o nosso babão fique bem quando sozinho.
ovcharka
Membro Veterano
Mensagens: 736
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
Localização: Terrier negro da russia

segunda out 24, 2011 9:36 pm

Já foi aqui muito bem aconselhada, nao acrescento mais nada :wink:
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda out 24, 2011 9:53 pm

Ana1802, leia o artigo reproduzido neste tópico, é muito bom e contém dicas muito úteis:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=93347
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”