Lampada UVB 10.0
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm
Porque é que desconfia que esteja avariada?xguita Escreveu:Boas, existe alguma técnica para ver se a lâmpada UVB 10.0 está "avariada"?
Cumps
<p><strong><u>Viver</u> é uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Porque a uns dias para cá o meu dragão com 6 meses está a perder o apetite. Assim queria saber se podia ser da lâmpada ou não. Visto que está quase em fim de vida queria saber se existe outras formas de detectar se avariou ou não.
Cumps
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm
Pois, acho que se está quase em fim de vida deveria troca-la por via das dúvidas 

<p><strong><u>Viver</u> é uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
A nível de aquecimento é tudo através de um termostato, ou seja, tem estado tudo igual. Ele já mudou 2x a pele e nunca deixou de comer, mas ainda não noto sinais de muda. Dou-lhe banho cerca de 1x por semana e na muda 1x por dia +/-. O alimento eu dou sempre todos os dias até ele se fartar.
Até ter esta crise comia cerca de 15/20/30 grilos e agora está a comer cerca de 2/5 por dia. Não sei o que se passa. Tem comido mas nada como era.
Daí eu querer saber se existe alguma maneira de ver se a lâmpada esta estragada ou não. Já li que pode ser uma das causas mas como não tenho 100% a certeza vim aqui perguntar.
Até ter esta crise comia cerca de 15/20/30 grilos e agora está a comer cerca de 2/5 por dia. Não sei o que se passa. Tem comido mas nada como era.
Daí eu querer saber se existe alguma maneira de ver se a lâmpada esta estragada ou não. Já li que pode ser uma das causas mas como não tenho 100% a certeza vim aqui perguntar.
xguita Escreveu:Ele tem quase 6 meses e 29cm, pelo que já vi a nível de crescimento nem ta mal.
O meu tem 1 mês e meio e está com 15cm eh eh eh

Normalmente na muda ficam mais stressados, a cauda começa a ficar ligeiramente menos colorida e, pronto...alguns comem menos... Mas então verifica se com a troca da lampada ele fica mais activo. E não vale a pena esperar muito, porque se for da lampada, a falta de UV pode debelitá-lo e até deixa-lo com problemas graves.
Se não melhorar então o ideal será mesmo consultar um vet.
Era o que o meu tinha mais ou menos. Até aos 25cm foi um pulo, depois custou mais. Começou alargar aos bocados e a crescer menos.VeraG Escreveu:xguita Escreveu:Ele tem quase 6 meses e 29cm, pelo que já vi a nível de crescimento nem ta mal.
O meu tem 1 mês e meio e está com 15cm eh eh eh![]()
Normalmente na muda ficam mais stressados, a cauda começa a ficar ligeiramente menos colorida e, pronto...alguns comem menos... Mas então verifica se com a troca da lampada ele fica mais activo. E não vale a pena esperar muito, porque se for da lampada, a falta de UV pode debelitá-lo e até deixa-lo com problemas graves.
Se não melhorar então o ideal será mesmo consultar um vet.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Desde que emita as mesmas horas de luz, a falta de uvb não vai alterar o comportamento ou apetite do animal, deixa de emitir UVB que faz com que ele fixe o calcio dos alimentos que consome e a longo/medio terá consequências na formação óssea, mas não afecta o apetite..
ok, obg pela correcção!Bondage2010 Escreveu:Desde que emita as mesmas horas de luz, a falta de uvb não vai alterar o comportamento ou apetite do animal, deixa de emitir UVB que faz com que ele fixe o calcio dos alimentos que consome e a longo/medio terá consequências na formação óssea, mas não afecta o apetite..
De qq modo mais vale prevenir que remediar... quanto a mim pretendo trocar a lampada aos 6meses - conheço uma pessoa que por falta de informação não a trocou, e o bichinho ficou com problemas graves (deformações e afins) e acabou por morrer.

-
- Membro Veterano
LOL não te estava a corrigir a tiVeraG Escreveu:ok, obg pela correcção!Bondage2010 Escreveu:Desde que emita as mesmas horas de luz, a falta de uvb não vai alterar o comportamento ou apetite do animal, deixa de emitir UVB que faz com que ele fixe o calcio dos alimentos que consome e a longo/medio terá consequências na formação óssea, mas não afecta o apetite..
De qq modo mais vale prevenir que remediar... quanto a mim pretendo trocar a lampada aos 6meses - conheço uma pessoa que por falta de informação não a trocou, e o bichinho ficou com problemas graves (deformações e afins) e acabou por morrer.

-
- Membro Veterano
Sim estimula o apetite que naturalmente já tem, mas á partida não deixa de comer por falta dos uvb, pode influenciar mais a redução das horas de luz que entram pela janela com os dias mais curtos com a chegada do outono apesar de ter luz no terrarioxguita Escreveu:Obrigada pela explicação. Estava na ideia (já li em alguns sítios) que influenciava o apetite.
Não sei o que se passa.