Ração a dar a gatos castrados
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo set 11, 2011 11:31 pm
Então sendo essencial dar ao gato uma ração para gatos esterilizados, tendo em conta a situação, a purina ONE sterilcat não será muito indicada, dado que é constituída por vaca e TRIGO.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Eu estou indecisa entre dar essa ou a RC Sterilised 37.
A mais aconselhada seria a RC Neutered Young Male, especifica para gatos machos castrados, mas é tão cara
, mesmo comprando On-line a nuestros hermanos.
Mas provavelmente vou optar pela RC Sterilised 37 que não fica muito mais cara que a Purina One.
A mais aconselhada seria a RC Neutered Young Male, especifica para gatos machos castrados, mas é tão cara

Mas provavelmente vou optar pela RC Sterilised 37 que não fica muito mais cara que a Purina One.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Rações constituidas maioritariamente por cereais... Sinceramente, a RC não vale o que custa. Procurem sites de ratings e verão que em 5*, a RC não obtém mais do que 3* (e andamos aqui todos a pensar que a RC é o top).
Pergunta aos "iluminados"
Se é recomendado dar rações para castrados então porque é que noutros países practicamente não há gamas para castrados? Por exemplo, as melhores rações vêm do Canadá, a grande maioria não tem gama para castrados... Será que por lá não se fazem esterilizações? Claro que fazem.
Então em que é que ficamos?
Outro exemplo: As terorias das rações secas já eram, fazem pior que a alimentação húmida (de qualidade, claro!). Só que neste país ainda estamos parados nos anos 90... Como em tudo, de resto, daqui a uns anos chegamos lá!
Pergunta aos "iluminados"

Se é recomendado dar rações para castrados então porque é que noutros países practicamente não há gamas para castrados? Por exemplo, as melhores rações vêm do Canadá, a grande maioria não tem gama para castrados... Será que por lá não se fazem esterilizações? Claro que fazem.
Outro exemplo: As terorias das rações secas já eram, fazem pior que a alimentação húmida (de qualidade, claro!). Só que neste país ainda estamos parados nos anos 90... Como em tudo, de resto, daqui a uns anos chegamos lá!
<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
-
- Membro Veterano
Escolho ração seca por uma questão de comodidade, não é pratico dar-lhes comida húmida ou carne e peixe crus, pois se não comerem tudo na hora, acaba por se estragar.
Essa é uma opção minha e não uma imposição feita pelos outros.
Em relação á ração específica para gatos castrados, o 1º gato que tive castrado morreu aos 3 anos com um problema urinário, graças a maus vets que não o souberam tratar e não me explicaram a necessidade de uma ração específica a fim de prevenir este tipo de situação e que afirmavam que os animais podiam comer tudo o que nós comiamos.
Já foi há uns anos, em que não tinha acesso á net e os vets que havia eram muito limitados, mas se soubesse o que sei hoje, teria sem dúvida investido numa ração para gatos castrados e após o problema ter surgido, teria passado para uma ração específica para problemas urinários.
Em relação ás rações canadianas que fala, já pensou que se calhar ainda não têm as especificas porque ainda não têm capacidade para cria-las. Não sei se é o caso, mas acredito que irão acabar por lançar essas variedades.
Já agora, essa “boca” dos "iluminados" era desnecessária, eu respeito todas as opiniões, mas a Nita77 pode dar a sua opinião sem ser arrogante.
Em relação á ração específica para gatos castrados, o 1º gato que tive castrado morreu aos 3 anos com um problema urinário, graças a maus vets que não o souberam tratar e não me explicaram a necessidade de uma ração específica a fim de prevenir este tipo de situação e que afirmavam que os animais podiam comer tudo o que nós comiamos.
Já foi há uns anos, em que não tinha acesso á net e os vets que havia eram muito limitados, mas se soubesse o que sei hoje, teria sem dúvida investido numa ração para gatos castrados e após o problema ter surgido, teria passado para uma ração específica para problemas urinários.
Em relação ás rações canadianas que fala, já pensou que se calhar ainda não têm as especificas porque ainda não têm capacidade para cria-las. Não sei se é o caso, mas acredito que irão acabar por lançar essas variedades.
Já agora, essa “boca” dos "iluminados" era desnecessária, eu respeito todas as opiniões, mas a Nita77 pode dar a sua opinião sem ser arrogante.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm
Concordo consigo, já não é a primeira vez que ouço falar que só aqui em Portugal há mais esse problema com as infecções urinárias. Lá fora não se queixam tanto disso e digo isto porque pesquiso e pergunto. Pessoal dos EUA responde-me tipo "quê ração para esterilizados? bah, não vás em tangas. o melhor é mesmo alimentação húmida" E faz sentido porque os gatos de rua e mesmo antes de começarem a ser domesticados comiam e comem o quê? Pássaros, ratos, pequenos animais,alimentação que nada tem a ver com ração seca. Coisa que nós introduzimos por comodidade.Nita77 Escreveu:Rações constituidas maioritariamente por cereais... Sinceramente, a RC não vale o que custa. Procurem sites de ratings e verão que em 5*, a RC não obtém mais do que 3* (e andamos aqui todos a pensar que a RC é o top).
Pergunta aos "iluminados"![]()
![]()
![]()
E sim é bastante mais cómodo para mim dar seca

link: http://www.kittykind.org/cc_diet.html
Já me falaram que a àgua é um factor importante... vou passar a dar àgua engarrafada/mineral. Pelo sim pelo não

Eu sei que as opiniões divergem muito neste assunto, vou seguindo aquilo que acho que faz mais sentido para mim...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Minuxa, considera mesmo que os países da América do Norte não têm capacidade para criar rações específicas?! Ou que o mercado deles em relação a animais domésticos é inferior em qualidade ou quantidade relativamente ao Europeu? É bem mais vasto, fazem-se mais pesquisas, etc, etc...Minuxa Escreveu:Escolho ração seca por uma questão de comodidade, não é pratico dar-lhes comida húmida ou carne e peixe crus, pois se não comerem tudo na hora, acaba por se estragar.
Concordo perfeitamente com a Nita neste aspecto... estamos a anos luz...
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
Minuxa:Minuxa Escreveu: Já agora, essa “boca” dos "iluminados" era desnecessária, eu respeito todas as opiniões, mas a Nita77 pode dar a sua opinião sem ser arrogante.
Não sei se reparou nos meus smileys a seguir à expressão e se reparou que esta estava entre ""... Acho que a ironia e o humor não são sinónimos de arrogância mas tudo depende de quem lê... É a mesma coisa que a teoria do copo meio cheio/vazio.
De qualquer forma, não era essa a minha intenção...
Em relação à capacidade de produção, acha mesmo que quem produz as melhores rações do mundo ainda não "descobriu a pólvora"?

<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
-
- Membro Veterano
A parte do humor, acho muito bem, já a parte da Ironia...Nita77 Escreveu:Minuxa:Minuxa Escreveu: Já agora, essa “boca” dos "iluminados" era desnecessária, eu respeito todas as opiniões, mas a Nita77 pode dar a sua opinião sem ser arrogante.
Não sei se reparou nos meus smileys a seguir à expressão e se reparou que esta estava entre ""... Acho que a ironia e o humor não são sinónimo de arrogância mas tudo depende de quem lê... É a mesma coisa que a teoria do copo meio cheio/vazio.
De qualquer forma, não era essa a minha intenção...
Só me parece que ninguém é dono da verdade, existem várias opiniões e todas têm que se aceitar.
Mas entenda-se que não fiz o reparo por mal, apenas achei demasiado brusca a forma como escreveu.
Estas coisas da alimentação, muitas vezes não passa de modas, é como a questão da manteiga, antigamente a manteiga é que era saúdavel, agora á margarina é que é boa e daqui a uns anos, é provavel que volte a ser a manteiga.
Eu pessoalmente acho as rações muito mais práticas e se puder optar por uma especifica para a raça e /ou a condição do animal, sem dúvida que é essa que escolho.
-
- Membro Veterano
Depende de quem escreve e da sensibilidade de quem lê...
Há dias em que estamos mais ríspidos, noutros mais sensíveis (talvez seja o caso de uma e outra). Acho que ironizar uma situação é diminuir a sua importância e muitas vezes é uma forma de gerir o stress perante situações de vida mais complicadas, mas é só a minha opinião e vale o que vale.
Back to topic:
As rações com maior rate são originárias do Canadá. O mercado lá é muito mais dinâmico e agressivo. Eu própria já coloquei essa questão a um vet e a conclusão foi de que, neste tipo de rações, a componente que protege o tracto urinário está presente em TODAS as gamas, não sendo específica das rações para castrados.
Por uma questão de comodidade, a alimentação dos meus também é baseada em ração mas é complementada com húmida.
A minha maior preocupação quanto às ditas rações super-premium nem é tanto a questão urinária e sim a percentegem de gordura e proteína, sendo estas muito mais elevadas que em rações sterilized/light/indoor. Para mim, este é o grande mistério do momento
Já li algures que, sendo a gordura e a proteína de origem animal, os valores elevados não são prejudiciais mais ainda não pesquisei o suficiente sobre o assunto mas estou tentada a experimentar uma amostra de uma destas rações (Acana, Origen Taste of the Wild).
Há dias em que estamos mais ríspidos, noutros mais sensíveis (talvez seja o caso de uma e outra). Acho que ironizar uma situação é diminuir a sua importância e muitas vezes é uma forma de gerir o stress perante situações de vida mais complicadas, mas é só a minha opinião e vale o que vale.
Back to topic:
As rações com maior rate são originárias do Canadá. O mercado lá é muito mais dinâmico e agressivo. Eu própria já coloquei essa questão a um vet e a conclusão foi de que, neste tipo de rações, a componente que protege o tracto urinário está presente em TODAS as gamas, não sendo específica das rações para castrados.
Por uma questão de comodidade, a alimentação dos meus também é baseada em ração mas é complementada com húmida.
A minha maior preocupação quanto às ditas rações super-premium nem é tanto a questão urinária e sim a percentegem de gordura e proteína, sendo estas muito mais elevadas que em rações sterilized/light/indoor. Para mim, este é o grande mistério do momento

Já li algures que, sendo a gordura e a proteína de origem animal, os valores elevados não são prejudiciais mais ainda não pesquisei o suficiente sobre o assunto mas estou tentada a experimentar uma amostra de uma destas rações (Acana, Origen Taste of the Wild).
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am
O feedback que tneho de quem tem gatos castrados que comem Acana ou Orijen é que acabam por comer menos quantidade (ficam mais rapidamente saciados) e não existem grandes alterações de peso. Num caso em particular, o gato era um pouco gorducho e até acabou por perder peso (anteriormente comia Hill´s).Nita77 Escreveu:
Back to topic:
A minha maior preocupação quanto às ditas rações super-premium nem é tanto a questão urinária e sim a percentegem de gordura e proteína, sendo estas muito mais elevadas que em rações sterilized/light/indoor. Para mim, este é o grande mistério do momento![]()
Nenhum come ração especifica para castrados e realmente não é por isso que têm qualquer tipo de problema
Não consegui arranjar amostra de Acana, Orijen ou Taste of the wild, felizmente a criadora dos meus gatos mandou-me 1 pouco por ctt pra ver a reacção deles. Mas encontra a venda pacotes de 400gramas.
Provaram, estão agora a fazer 1 ano e quase a concluir a transição de RC Kitten 36 para Orijen

No dia em que foram castrados, se for possivel e não houver inconvenientes, manter-se-ão com Orijen e quando forem senior passarão para Acana.
Segundo me foi dito e penso ter lido em algum lado, a diferença entre Acana/Orijen e Taste of the wild é o facto de a Acana/Orijen usar uma maior percentagem de ingredientes frescos na ração.
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Concordo consigo, já não é a primeira vez que ouço falar que só aqui em Portugal há mais esse problema com as infecções urinárias. Lá fora não se queixam tanto disso e digo isto porque pesquiso e pergunto. Pessoal dos EUA responde-me tipo "quê ração para esterilizados? bah, não vás em tangas. o melhor é mesmo alimentação húmida" E faz sentido porque os gatos de rua e mesmo antes de começarem a ser domesticados comiam e comem o quê? Pássaros, ratos, pequenos animais,alimentação que nada tem a ver com ração seca. Coisa que nós introduzimos por comodidade.Satomi Escreveu:
E sim é bastante mais cómodo para mim dar seca

link: http://www.kittykind.org/cc_diet.html
Já me falaram que a àgua é um factor importante... vou passar a dar àgua engarrafada/mineral. Pelo sim pelo não

Eu sei que as opiniões divergem muito neste assunto, vou seguindo aquilo que acho que faz mais sentido para mim...[/quote]
Eu dou água engarrafada.
Aliás, até foi recomendado pelo vet, por causa dos niveis de ph e outros factores.
Nos EUA, países nórdicos e afins dão mais comida húmida e menos seca.
No geral, têm menos problemas com infecções urinarias, problemas renais e de figado.
<p>Marisa </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Alguém tem uma boa de cristal para eu ver o futuro do Leo?
Já perdi um gato com 3 anos, castrado graças a alimntação normal, 2 vets impõem que lhe dê ração para gatos castrados, ou corro o risco de depois gastar fortunas em tratamentos e rações para problemas urinários, voçês dizem que não vale a pena rações especificas!
Já não sei o que decida

Já perdi um gato com 3 anos, castrado graças a alimntação normal, 2 vets impõem que lhe dê ração para gatos castrados, ou corro o risco de depois gastar fortunas em tratamentos e rações para problemas urinários, voçês dizem que não vale a pena rações especificas!
Já não sei o que decida

-
- Membro Veterano
Infelizmente, ninguem temMinuxa Escreveu:Alguém tem uma boa de cristal para eu ver o futuro do Leo?![]()
Já não sei o que decida![]()

Por vezes, acho que por muito certinho e direitinho que façamos as coisas, eles podem ficar doentinhos na mesma e depois vemos aquelas pessoas que dão whiskas e restos aos gatos e parece que nunca lhes acontece nada!
Realmente, e como ja foi referido, o componente que ajuda a prevenir possveis problemas urinarios existe em todas as rações... Alias, quer seja, RC, Hill´s ou outras se formos ver a composição são todas mutio semelhantes entre si! O que muda com mais frequência é a % de proteina, gordura, humidade...
Também existem aquelas pessoas que têm uma boa alimentação, fazem exercicio, levam uma vida saudavel, etc e depois um dia de repente... foram-se!
Aquilo que eu fiz foi pesquisar, pesquisar muito e tentar encontrar uma ração que eu achasse ser boa para eles a todos os niveis.
Eles sempre comeram RC e nunca tive problemas, são saudaveis, o pelo esta impecavel, etc mas quando comecei a ver que existiam rações sem cereais, com uma variedade e qualidade de ingredientes muito superior, achei que devia considerar outra hipotese.
Sinceramente, e porque não consiguimos adivinhar o futuro, eu acho que cada 1 deve pesquisar as rações disponiveis no mercado e escolher a ração que lhe parece adequar-se mais aos seus animais (apetite, estilo de vida, prob de saude existentes, etc).
<p>Marisa </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Ninguém sabe o futuro mas concordo com a MarisaV. Há gatos que comem rações premium e não é isso que os impede de ter problemas. Já outros, muitas vezes alimentados a restos, parecem ter saúde de ferro por muitos e longos anos.
Tive as mesma opiniões, vindas dos "States":
- Por lá quando um gato está doente coloca-se imediatemente a dieta, o que por lá é sinónimo de comida húmida. A ração é logo retirada quando estão doentes.
- A base da alimentação é a comida húmida e não a seca.
- Não há practicamente problemas urinários e renais
A verdade é que muitas das rações top que por lá abundam, cá não são distribuídas e em relação à comida húmida, há mais de 2.000 marcas. Por cá a oferta é pouca e a qualidade acompanha a oferta. Por isso disse lá para cima que estamos parados nos anos 90
Tive as mesma opiniões, vindas dos "States":
- Por lá quando um gato está doente coloca-se imediatemente a dieta, o que por lá é sinónimo de comida húmida. A ração é logo retirada quando estão doentes.
- A base da alimentação é a comida húmida e não a seca.
- Não há practicamente problemas urinários e renais
A verdade é que muitas das rações top que por lá abundam, cá não são distribuídas e em relação à comida húmida, há mais de 2.000 marcas. Por cá a oferta é pouca e a qualidade acompanha a oferta. Por isso disse lá para cima que estamos parados nos anos 90

-
- Membro Veterano
Só mais alguns comentários que me parecem relevantes:
As marcas normalmente patrocinam o equipamento dos consultórios/clinícas/hospitais veterinários, mediante um acordo de venda... Ora adivinhem lá que marca é que os vets irão recomendar?
(estou a generalizar, claro!)
Em conversa com um vet, soube que os cursos Superiores de Medicina Veterinária, em PT, não fornecem grandes lições sobre alimentação... A meu ver, este é um ponto que deveria ser alterado com urgência, já que a alimentação e a saúde estão interligadas...
Por mim já era altura de torcermos o nariz ao lobbying das grandes marcas. Nunca mais voltei ao último vet que me disse que a gengivite do Osky (tem apenas 2 anos) era fruto de má alimentação. Como se até essa altura ele sempre comeu rações secas, premium? Proibiu-me terminantemente de lhe dar toda e qualquer comida húmida
Eu que nunca lhes dava comida húmida! Depois de tudo o que pesquisei, li e ouvi, levámos o pequenote a outro vet, este felizmente muito mais informado e que, sobre o dilema ração seca/comuda húmida, me pôs as coisas mais ou menos nestes termos:
Prefiro tratar a boca a um gato do que não haver nada a fazer em casos de insuficiência renal aguda...
Convenceu-me!
As marcas normalmente patrocinam o equipamento dos consultórios/clinícas/hospitais veterinários, mediante um acordo de venda... Ora adivinhem lá que marca é que os vets irão recomendar?

Em conversa com um vet, soube que os cursos Superiores de Medicina Veterinária, em PT, não fornecem grandes lições sobre alimentação... A meu ver, este é um ponto que deveria ser alterado com urgência, já que a alimentação e a saúde estão interligadas...
Por mim já era altura de torcermos o nariz ao lobbying das grandes marcas. Nunca mais voltei ao último vet que me disse que a gengivite do Osky (tem apenas 2 anos) era fruto de má alimentação. Como se até essa altura ele sempre comeu rações secas, premium? Proibiu-me terminantemente de lhe dar toda e qualquer comida húmida

Prefiro tratar a boca a um gato do que não haver nada a fazer em casos de insuficiência renal aguda...
Convenceu-me!