Barbado da Terceira e Cão de gado Transmontano finalmente reconhecidos no CPC
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
- Contacto:
hum....
Quer dizer que uma grande parte das raças portugas têm uma origem comum? (Isabel, já sei que não estás incluida neste rol....)
Tens cockers? eu bem sabia que devias ser boa pessoa!!!!
Quer dizer que uma grande parte das raças portugas têm uma origem comum? (Isabel, já sei que não estás incluida neste rol....)
Tens cockers? eu bem sabia que devias ser boa pessoa!!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Totalmente de acordo...Só as do Grupo 2
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm
Embora não seja um perito em raças de cães, também partilho o vosso contentamento em relação a esta iniciativa, pois a preservação do nosso património não passa só pelos monumentos… mas é bom que seja feita com pés e cabeça.
Como eu referi acima (não sou perito em raças de cães), por isso tenho algumas dúvidas que me assaltam e penso que este é um belo local para as pôr:
Quando se tenta “fixar” uma raça através de um tipo de cão já existente, como são definidos os padrões standard?
Faço esta pergunta porque geralmente antes de se tentar a fixação dos padrões, estes entre si são muito heterogéneos quanto ás suas características.
Agora em relação a outra raça que nunca se houve falar:
Existe algum projecto tendo em vista a recuperação do Cão de Fila da Terceira?
Espero não ter dito nenhuma barbaridade, mas se o disse corrijam-me por favor.
Um bem haja
Como eu referi acima (não sou perito em raças de cães), por isso tenho algumas dúvidas que me assaltam e penso que este é um belo local para as pôr:
Quando se tenta “fixar” uma raça através de um tipo de cão já existente, como são definidos os padrões standard?
Faço esta pergunta porque geralmente antes de se tentar a fixação dos padrões, estes entre si são muito heterogéneos quanto ás suas características.
Agora em relação a outra raça que nunca se houve falar:
Existe algum projecto tendo em vista a recuperação do Cão de Fila da Terceira?
Espero não ter dito nenhuma barbaridade, mas se o disse corrijam-me por favor.
Um bem haja
-
- Membro Veterano
- Contacto:
O estalão a ser criado baseia-se nos pontos comuns dos exemplares das familias identificadas... Graças ao trabalho dos técnicos do Parque de Montesinho que têm feito um trabalho excepcional na preservação do património genético do Cão de Gado, foram possiveis de identificar 8 familias (só me lembro de 3 depois coloco as outras - Vinhais, Macedo de Cavaleiros, Rio de Onor - a dos meus cães), e dentro destas, aqueles exemplares mais funcionais e dentro do que os pastores procuram... sobretudo o branco, se bem que um dos cães de base do estalão provisório, o Leão de Vinhais, seja sobretudo preto (mas mesmo para quem está a começar a conhecer a raça é um grande cão); as características mais comuns e ao mesmo tempo mais identificadoras da raça são as salientadas no estalão. Foram medidos vários exempalres adultos (machos e fêmeas), quer o comprimento, a altura, o perímeto toráxico, o comprimento médio dos ossos, perímetros cefálicos, os chanfros, mãos, pés, caudas, etc... o estalão é a média objectiva das medições efectuadas acrescidas das necessidades funcionais e o uso que felizmente ainda tem como guarda imprescindível de rebanhos. Algo que ainda está incerto é o tamanho real dos cães pois ainda são muito poucos os que estão com uma alimentação "moderna"... mas para terem um exemplo, os irmãos Gavião e Pardal mediam respectivamente 80 cm e 78 cm de altura aos 10 meses de idade.... O estalão provisório prevê uma altura máxima de 82 cm.Quando se tenta “fixar” uma raça através de um tipo de cão já existente, como são definidos os padrões standard?

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Contacto:
O Fila da Terceira, também conhecido como Rabo Torto ou Rabo de Peixe... o mesmo eng.º zootécnico (o Eng.º André Oliveira) que se envolveu com nos Açores com o Barbado, em Trás-os-Montes com o Cão de Gado Transmontano também tinha um projecto de recuperação do Fila da Terceira que podem ver em: http://www.moloss.com/001/breed/c/c008/
Tinha uma cadela que eu vi, que iria ter uma ninhada, ficamos de retomar o contacto por altura do World Dog Show de 2001 mas nunca mais soube nada dele (não queria ficar com nenhum mas ofereci-me para ajudar no programa de recuperação da raça)...
Tinha uma cadela que eu vi, que iria ter uma ninhada, ficamos de retomar o contacto por altura do World Dog Show de 2001 mas nunca mais soube nada dele (não queria ficar com nenhum mas ofereci-me para ajudar no programa de recuperação da raça)...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Em vez de recuperar mais raças fazia-se bem era em divulgar e fortalecer as que já existem. isto parece-me uma espécie de mania de coleccionismo de cromos ( perdão, raças
) raras.
Bem, para a pessoa que colocou este tópico, Hip Hip..... o hurra ficará para daqui a vinte anos...

Bem, para a pessoa que colocou este tópico, Hip Hip..... o hurra ficará para daqui a vinte anos...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm
CasadeAnaval,
Concordo quando diz que se devia divulgar e fortalecer as oito raças portuguesas reconhecidas no CPC, mas também concordo em finalmente reconhecerem o Barbado da Terceira e o Cão de Gado Transmontano, pois afinal o que é Nacional, é BOM!!
Já agora muito obrigado pelo Hip, Hip....
:p
Concordo quando diz que se devia divulgar e fortalecer as oito raças portuguesas reconhecidas no CPC, mas também concordo em finalmente reconhecerem o Barbado da Terceira e o Cão de Gado Transmontano, pois afinal o que é Nacional, é BOM!!

Já agora muito obrigado pelo Hip, Hip....

-
- Membro Veterano
SeaLords... já agora porquê?? A minha vida interessa-lhe??
Também quer o meu saldo bancário??

Tenho Perdigueiros Portugueses e um Rafeiro Alentejano. Já para não falar dos srd...
Ai, ai...no comments!!
Já agora, Sealords... Quantos de raça portuguesa possui?

Tenho Perdigueiros Portugueses e um Rafeiro Alentejano. Já para não falar dos srd...
Ai, ai...no comments!!

Já agora, Sealords... Quantos de raça portuguesa possui?

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Não tenho nenhum. E, a bem dizer, não tenciono ter. É que essa do que é nacional é bom ... que eu saiba, era um anúncio de massas.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
Perdigueiros Portugueses, as palavras mágicasAna_Bela Escreveu: Tenho Perdigueiros Portugueses e um Rafeiro Alentejano. Já para não falar dos srd...

Não dá para colocar algumas fotografias no album, pf?
Cumprimentos
Tiago
A forma é a imagem plástica da função
-
- Membro Veterano
Eu sei que é um anúncio de massas, mas não me pareçe que a "Nacional" me vá cobrar direitos de autor...não acha??
Já agora qual é o mal de utilizar essa expressão??
Por acaso neste contexto até fica bem...:p 

Já agora qual é o mal de utilizar essa expressão??

-
- Membro Veterano
Tiago, eu posso colocar fotografias no albúm, mas neste momento não as tenho cá...visto que estou em Lisboa a estudar e os meus pais moram no Alentejo. Em todo o caso, este fim de semana vou estar com a minha famelga e com os meus bichinhos
, por isso vamos lá a ver se não me esqueço das fotografias