desmame, como fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Vaaanesssa
Membro Veterano
Registado: terça jun 28, 2011 9:51 am

sábado out 29, 2011 3:03 pm

Boa tarde,
precisava de conselhos para fazer o desmame dos cachorrinhos da minha cadela, pois ela já não está a aceitá-los muito bem pois estão a ficar com 1 mês e os dentinhos já magoam nas mamocas dela.
Que ração e como faço o preparado para lhes dar?
Agradeço algumas sugestões.
Rafeirinho30
Membro
Registado: domingo out 23, 2011 12:23 am

sábado out 29, 2011 3:08 pm

Os meus ainda têm 2 dias mas vou estar atento às respostas também. :P
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado out 29, 2011 3:29 pm

Ração:

- Qualquer ração de boa qualidade própria para cachorrinhos.

Nos primeiros dias, amolece-se com água ou leite quente, depois mete-se-lhe a varinha mágica e faz-se uma papa. Pode dar uma ou duas vezes com biberão, para eles lhe tomarem o gosto, mas depois ponha-a num pratinho e faça-os lamber. É claro que vão começar por fazer muita porcaria, pois metem as patinhas dentro do prato, afocinham nele e ficam com papa até aos olhos, etc., mas rapidamente aprendem como se lambe. :D

Também pode ajudar a cadela mãe aparando com um corta-unhas as pontinhas das unhas dos cachorros. Enquanto mamam, eles "amassam" para puxar o leite, e com as unhas afiadas que têm massacram muito as maminhas da mãe. Se as tornarmos mais rombas, ajudaremos muito.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
naturiis
Membro Júnior
Registado: segunda out 03, 2011 6:05 pm

sábado out 29, 2011 3:31 pm

Leite de qual? Não é de vaca, ou é? :roll:
Vaaanesssa
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 3:32 pm

Obrigada,
Realmente ela está toda vermelha à volta das mamas por causa das unhas deles, mas pensei que não se pudesse cortar.
Vou aparar aquelas unhas logo.
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sábado out 29, 2011 3:34 pm

Olhe que aparar não é cortar rente. É mesmo só as pontas.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
LuluB
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 3:37 pm

naturiis Escreveu:Leite de qual? Não é de vaca, ou é? :roll:
Pode ser de vaca, sim, eles ainda produzem lactase. :roll:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Vaaanesssa
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 3:38 pm

NicaJunior Escreveu:Olhe que aparar não é cortar rente. É mesmo só as pontas.
:lol: :wink:
LuluB
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 3:38 pm

Vaaanesssa Escreveu:Obrigada,
Realmente ela está toda vermelha à volta das mamas por causa das unhas deles, mas pensei que não se pudesse cortar.
Vou aparar aquelas unhas logo.
Só mesmo as pontinhas, não esqueça. :D
<p>&nbsp;</p>
Vaaanesssa
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 3:40 pm

:D

Sim só as pontinhas :D
LuluB
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 3:45 pm

LuluB Escreveu:Ração:

- Qualquer ração de boa qualidade própria para cachorrinhos.

Nos primeiros dias, amolece-se com água ou leite quente, depois mete-se-lhe a varinha mágica e faz-se uma papa. Pode dar uma ou duas vezes com biberão, para eles lhe tomarem o gosto, mas depois ponha-a num pratinho e faça-os lamber. É claro que vão começar por fazer muita porcaria, pois metem as patinhas dentro do prato, afocinham nele e ficam com papa até aos olhos, etc., mas rapidamente aprendem como se lambe. :D

...
Esqueci-me de dizer mais isto: no primeiro dia, a papa é dada só uma vez, no resto do tempo continuam a mamar. No segundo dia, dá-se duas vezes. No terceiro, três. E assim por diante. O desmame tem de ser gradual, como toda a mudança de alimentação.

Mesmo quando já estão a comer ração em todas refeições, eles irão ainda dar umas chupadelas nas maminhas da cadela, mas esta logo se encarregará de acabar com isso, até porque o leite também se vai.

Além disso, não vale a pena estar aqueles dias todos a moer a ração, vai ver que eles próprios começarão a escolher a ração inteira e a rejeitar a papa. A partir do segundo dia pode mesmo pôr-lhes ao lado do prato da papa outro com ração humedecida, que depois passará a ser apresentada seca.
<p>&nbsp;</p>
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sábado out 29, 2011 3:47 pm

Se estão com quatro semanas está na altura de os começar a desmamar.

Eu desmamo com a mesma ração que a mãe come (ela já a come molhada) e são os cachorros que começam a ir comer ao prato dela, e com carne de vaca picada crua (congele durante 24 horas antes de dar). Não costumo dar leite.
Vaaanesssa
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 3:51 pm

Boas dicas, era isso mesmo que eu precisava saber.
Obrigado Vou começar já hoje :wink:
É que a minha cadela já não está a querer amamentar e não sabia como fazer o desmame.

Vai ser lindo
:roll:
Responder

Voltar para “Cães”