Ver , ouvir e reflectir

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
lionman
Membro Júnior
Registado: sexta ago 28, 2009 12:39 pm

segunda set 26, 2011 2:53 pm

Um dia eu disse para mim próprio: ora se eu gosto tanto de animais (sejam eles quais forem), se os tenho em casa e os trato como iguais então que sentido faz eu ser carnivoro ?

Posto esta questão lançei o desafio a mim próprio: se sou carnivoro é porque entendo que deve existir produção de animais para efeitos de alimentação dos humanos e sendo assim tenho de ver um video de um matadouro (documentário, video , palestra , etc).

Se no fim do video eu continuar indiferente então posso dizer que sou carnívoro com a consciência do que se faz por este nosso planeta para me alimentar a mim e outros que têm esta opção de vida. Se eu não ficar indiferente ao video então sinto-me com a obrigação moral de pelo menos não contribuir para aquilo que vi e converto-me ao vegetarianismo.

Isto foi em Junho de 2010 e até hoje nunca mais comi um pedaço de carne ou peixe.....

Não venho aqui dar lições de moral , nem com discursos fundamentalistas nem nada similar.

Apenas deixo o mesmo desafio a quem o quiser aceitar, nada mais que isso. As escolhas de cada um não são para serem julgadas.

Não foi este o video que me fez mudar , mas foi um video muito bom que contribuiu para sentir-me bem na medida em que não contribuo para aquilo que vi.

http://www.youtube.com/watch?v=es6U00LM ... r_embedded
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda set 26, 2011 4:22 pm

Não venho aqui dar lições de moral , nem com discursos fundamentalistas nem nada similar.
mas parece.
Sabia que os animais na selva também se matam e se comem e que um búfalo pode demorar até uma hora a morrer enquanto é devorado pelos leões que o caçaram? As orcas podem brincar com uma foca até a matarem e não a comem.
Ok, vai-me dar o argumento de que nós somos racionais e como tal podemos escolher, mas não é por isso que devemos deixar de comer carne, simplesmente saber escolhê-la, e saber a carne que comemos e de onde vem. Mas isso aplica-se a tudo na vida, porque o que é consumido em massa é erro, seja animal.... ou vegetal :wink:

PS: Eu também não contribuo...e como carne.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda set 26, 2011 4:32 pm

lionman Escreveu:Um dia eu disse para mim próprio: ora se eu gosto tanto de animais (sejam eles quais forem), se os tenho em casa e os trato como iguais então que sentido faz eu ser carnivoro ?

Posto esta questão lançei o desafio a mim próprio: se sou carnivoro é porque entendo que deve existir produção de animais para efeitos de alimentação dos humanos e sendo assim tenho de ver um video de um matadouro (documentário, video , palestra , etc).

...
Não vou ver o vídeo nem debater a questão de se comer ou não comer carne por não se querer matar animais, etc.

Apenas pretendo esclarecê-lo a respeito das suas próprias origens, pois vê-se no seu post um razoável desconhecimento da sua própria origem e evolução.

Os seres humanos são animais e pertencem ao reino animal. Tendo começado a sua evolução por serem carnívoros, condição da qual ainda conservamos vestígios - dentes caninos, aparelho digestivo modificado, etc. -, por diversas condicionates do meio (épocas de carência em que para se sobreviver foi preciso consumir outras coisas além da carne, por exemplo) fomos evoluindo para aquilo que somos hoje: animais omnívoros. A nossa dieta já não é constituída só por carne, precisamos de outros elementos, como cereais, verduras, leguminosas, raízes várias, etc.

Por isso é que as dietas vegetarianas, desde que bem feitas, claro, têm sucesso connosco.

Todos os restantes argumentos morais em benefício da recusa em comer carne apenas têm por base o desconhecimento destas coisas básicas, do que realmente somos.

Para além disso, a necessidade de comer carne vai baixando à medida que avançamos na idade, mas recusá-la com base em considerandos morais da ordem dos que apresenta (e que, à falta de melhor, são geralmente utilizados) é recusar-se a si próprio como animal que se é.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
PauloC3
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am

terça set 27, 2011 11:32 am

Não o aconselho a visitar uma estação de tratamento de esgotos, sob pena de decidir nunca mais ir à casa de banho e puxar o autoclismo.
Há coisa que não vale a pena ver, e não é hipocrisia não ver, é simplesmente uma questão de bom senso.
Cirurgias salvam vidas, e eu seria incapaz de fazê-las, mas não é por isso que vou deixar de lhe dar valor.
Nos matadouros trabalha gente que faz o 'trabalho sujo' por nós, não somos obrigados a vê-lo ou mesmo a fazê-lo para poder usufruir dele.
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

terça set 27, 2011 8:21 pm

Podemos não ser obrigados a ver... mas devemos saber o que lá acontece.
Não somos obrigados a ver... mas por vezes uma imagem vale mais do que mil palavras.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sexta out 28, 2011 11:20 pm

PauloC3 Escreveu:Não o aconselho a visitar uma estação de tratamento de esgotos, sob pena de decidir nunca mais ir à casa de banho e puxar o autoclismo.
Há coisa que não vale a pena ver, e não é hipocrisia não ver, é simplesmente uma questão de bom senso.
Cirurgias salvam vidas, e eu seria incapaz de fazê-las, mas não é por isso que vou deixar de lhe dar valor.
Nos matadouros trabalha gente que faz o 'trabalho sujo' por nós, não somos obrigados a vê-lo ou mesmo a fazê-lo para poder usufruir dele.
Tem razão mas uma coisa e fazer o "trabalho sujo" sem gozos e com respeito o q n acontece e q se ve a matarem o animal com um sorriso na cara e a chamar montes de nomes ao mesmo. Dizem que se tivermos que matar a nossa própria carne, seriamos todos vegetarianos. Concordo&#65279; plenamente com isso.
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
MFPJ
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 12:50 am

Rikass Escreveu:
PauloC3 Escreveu:Não o aconselho a visitar uma estação de tratamento de esgotos, sob pena de decidir nunca mais ir à casa de banho e puxar o autoclismo.
Tem razão mas uma coisa e fazer o "trabalho sujo" sem gozos e com respeito o q n acontece e q se ve a matarem o animal com um sorriso na cara e a chamar montes de nomes ao mesmo. Dizem que se tivermos que matar a nossa própria carne, seriamos todos vegetarianos. Concordo&#65279; plenamente com isso.
1sub: Concordo

2º: é relativo... há quem mate por prazer e muito mais do que aquilo que conseguiria ingerir, e há quem coma demasiada carne e a desperdice, mas coma só bifinhos, nada com osso, pele ou veias para não se "aperceber" que aquilo era um ser vivo... para não se sentir culpado(já ouvi isto mais d´uma vez :o :roll: )

Pessoalmente acho que mato mais "carne" do que a que como, não porque goste de o fazer, mas principalmente quando a minha avó vai matar galinhas, patos, etcs, prefiro eu cortar as cabeças fora instantaneamente e salpicar-me todo de sangue a ver os bichos conscientes enquanto perdem o sangue, ou afastar-me para não ver.
Rikass
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 10:16 am

MFPJ Escreveu:
Rikass Escreveu:
1sub: Concordo

2º: é relativo... há quem mate por prazer e muito mais do que aquilo que conseguiria ingerir, e há quem coma demasiada carne e a desperdice, mas coma só bifinhos, nada com osso, pele ou veias para não se "aperceber" que aquilo era um ser vivo... para não se sentir culpado(já ouvi isto mais d´uma vez :o :roll: )

Pessoalmente acho que mato mais "carne" do que a que como, não porque goste de o fazer, mas principalmente quando a minha avó vai matar galinhas, patos, etcs, prefiro eu cortar as cabeças fora instantaneamente e salpicar-me todo de sangue a ver os bichos conscientes enquanto perdem o sangue, ou afastar-me para não ver.
Pois, concordo :(
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

sábado out 29, 2011 10:49 am

Tendo em vista que os seres humanos são omnívoros, se o sr diz que era carnívoro, não faz sentido nenhum...veja sff as definições
lionman Escreveu: que sentido faz eu ser carnivoro ? ]
MFPJ
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 6:38 pm

O título para este tópico seria mais "Comer carne versus não comer", "Porquê ser vegetariano"....
Já tinha escrito uma vez um grande post a explicar a minha posição, e o seu porquê. Contudo, não copiei primeiro e, talvez devido a falha da net, foi o post à vida :evil: ( :lol: )
Acho que este é um tema digno de discussão, ainda mais num fórum que é sobre animais :)
Foram apresentados argumentos, uns masi válidos, outros menos(a meu entender, claro).
Acho que a questão foi abordada de forma muito superficial, o que invariavelmente não se encaminharia a um consenso.
Pode inicialmente até parecer simples, mas se for devidamente desenvolvido, sem extremismos, com senso crítico e argumentos válidos, é um tema interessante e importante, mas cuja posição face ao mesmo vai depender dos valores e ética de cada pessoa :)

O Lionman, pelo que escreveu, justificou a sua escolha(vegetarianismo) tendo por base o não concordar com a morte de animais para servirem de alimento ao ser humano... deu particular ênfase ao que sentia ao ver o abate...

Um argumento utilizado contra a não ingestão de carne para não matar animais, foi que o Ser humano evoluiu de tal forma que, neste momento evolutivo da espécie, a sua dieta necessita de matérias de origem vegetral, mas também animal. É no entanto também verdade que, actualmente, é possível o Ser humano viver com uma dieta só de matéria vegetal(veganismo). Claro que para manter uma dieta omnívora saudável, é necessário esta ser pelo menos minimamente estruturada, quando se fala de uma dieta vegetariana, e ainda mais vegana, os cuidados a ter na sua estruturação e, "dificuldade" aumentam...
O Ser humano necessita de nutrientes que só existem em matéria animal, e/ou estão presentes em pouca quantidade na matéria vegetal disponível, são eles a vitamina B12, (a B2 também? ou estou a fazer confusão?), a vitD3 para quem vive em zonas com pouco Sol e/ou tem pele bastante escura e/ou apanha pouco Sol, aminoácidos essenciais, o ferro de origem vegetal é de mais difícil absorção devido a interferências com outros compostos orgânicos e inorgânicos, etc.
Contudo, actualmente, e devido ao desenvolvimento da biotecnologia, é banalíssimo a produção por bactérias de vitaminas e outros nutrientes que são posteriormente incorporados em alimentos que naturalmente não os continham, ou em inferior quantidade.
Uma dieta vegetariana, até vegana, hoje em dia não são algo muito difícil de manter. É maior a informação e produtos disponíveis. É obviamente mais "trabalhosa" para que seja completamente saudável, é necessária uma maior "ginástica" na escolha dos alimentos, e suplementos, se necessários.
O argumento de que andar a comer só vegetais, frutas e sementes, e tomar suplementos não é "natural" para o Ser humano, mas sim comer também carne e ovos. É verdade... contudo, definam "natural"?! também não é natural andarmos vestidos, cozinharmos quase tudo, não amamentar os filhos, usar métodos contraceptivos, não sermos capazes recolher/apanhar a nossa comida e defendermo-nos de predadores, etc, etc, etc.
O conceito "natural" é algo subjectivo... ainda mais quando aplicado ao Ser humano.

Já estive "inclinado" para o vegetarianismo... os animais que eu comesse não nasceriam e viveriam(e sofreriam) para tal fim, contudo, a morte e sofrimento de animais para servirem de alimento a outros não iria acabar... apenas diminuia. Era um bocado estranho eu não comer pontinha de carne(em mesmo ovos e leite), mas ter como pet(animal doméstico cuja função é entreter o dono) um gato ou cão cuja alimentação tem de ter por base, carne.
Os animais predadores irão necessitar sempre de carne... quer para alimentação(nutrição)e consequente saúde física, quer para a sua saúde mental... uma chita(p.ex.), está geneticamente programada para sentir satisfação ao avaliar presas, perseguir, caçar, matar e comer... em cativeiro não podia satisfazer estes instintos, logo não obter a satisfação/prazer que lhes é intrínseca(por isto, para mim, entre deixar extinguir uma espécie, e mantê-la assim privada dos seus principais estímulos de satisfação, para nós humanos dizermos que não a deixámos extinguir-se, mas não há uma reintroduçaõ da espécie à vista, real, a meu entender o melhor é mesmo deixar extinguir).
E se acabassem os predadores... as presas estão programadas para reproduzirem-se em maior número, sem eles elas extinguiam-se por esgotarem os recursos. Predadores e presas vivem em Simbiose.
Embora alguns predadores(já referiram a orca, d.komodo, etc, etc) causem muito sofrimento indirecto ou indirecto às suas presas... nada podemos fazer sobre isso, "calhou" evoluirem para matar as presas dessa forma.
Isto referindo-me aos animais selvagens, se toda a gente se tornásse vegetariana e se deixássem extinguir as espécies domésticas(argumento comumente referido), qual era o real problema? não se ia criar nenhum desequilíbrio, as espécies domésticas foram criadas(moldadas) por nós, para nós, se deixar-mos de nos servir delas mais nada é afectado. Acabam e pronto.

Mas nós humanos, somos "racionais", NÃo se justifica o Ser humano causar sofrimento e privação às nossas "presas" por indiferença, muito menos por satisfação/prazer de o fazer. Negar isto é admitir ser egoísta e considerar os outros inferiores, é admitir que o que os outro sentem não tem qualquer valor.

Isto faz levantar uma questão que acho muito importante sobre este tema?
- :arrow: É preferível um animal existir durante um período de tempo (bastante)inferior àquele que pode viver, para depois ser morto, mas enquanto viver ser feliz e a morte indolor ou pouco dolorosa... ou é preferível nunca chegar a existir?
Esta questão demorei a têr-lhe uma resposta firme... por algumas vezes optei por sim, ser melhor existir... mas depois voltei atrás. Actualmente sinto-me "obrigado" a optar pela "existência"(porém limitada e com fim previamente marcado para bem antes do possível) e não pela não existência.
A morte é mesmo inevitável. Além disso os animais "irracionais", ao contrário dos humanos, aproveitam melhor cada segundo de existência, vivem no presente. Não perdem muito tempo a pensar sobre o passado nem futuro e, passam menos tempo a pensar, pensar facilita a vida... mas a consciência é algo que tb tende a trazer muita dor....
Conseguem ser muito mais felizes que nós :) As pessoas nunca estão satisfeitas, nunca têm tudo o que querem, quando têm já não lhe dão o mesmo valor e querem algo mais.
Os animais conseguem ser felicíssimos com muito pouco :)

Com a resposta que dei à anterior questão, decidi optar por uma dieta omnívora, mas integrando matéria animal que não causásse sofrimento nem privação aos animais(coisa difícil! quem vive em apartamento não tem muito espaço! animais criadas de forma mais respeitosa, em Portugal, são caríssimos! os mais acessíveis são de animais que são criados como plantas, como se não tivessem qualquer sentimento! :( !)
Outra coisa(não sou nutricionista, nem sei definir ao certo a qtd mas...), nada de exageros... há pessoas que, verdadeiramente acham, que precisam de comer dois enormes bifes de porco ou vaca ao almoço, outros ao "lanche", e meio frango ao jantar :roll:
Cozinhar um frango inteiro e depois só comer as coxinhas porque se está com pouco apetite, agora não apetece muito, etc, acho estúpido. É um exemplo perfeito de má gestão e subvalorizaer do que se tem.

Parece-me também que há quem dê excessiva importância ao abate dos animais, ou seja, parece que valorizam mais o sofrimento imediatamente pré-morte, que o mesmo sofrimento em outro momento da vida, ou o mesmo sofrimento e até maior, mas distribuído por um maior período de tempo...
:arrow: Qual a diferença entre o sofrimento ser imediatamente antes da morte ou noutro momento da vida?
Não consigo encontar grande diferença...
Acho por isso "preferível"(menos mal) uma morte com (alguma) dor, mas uma vida de "felicidade"(pouco sofrimento, maior felicidade), do que morrer com uma massagem de pedras quentes e envenenamento por CO, no entanto ter vivido quase toda a vida sem me poder virar, sem me mexer, num tédio, angústia e ansiedade profundos...

Ok, isto já vai longo e ainda não está tudo dito.
Mas fica aqui a minha escolha relativamente ao tema em questão e, em que se baseia.

Se tiver dito algo errado, agradeço sinceramente que o indiquem.
Alguma crítica ou sugestão serão também bem-vindos, se fundamentados, dizer que não devia comer carne porque os bichos não me fizeram mal nenhum ou porque a vaca e porco são sagrados, ou que se deve comer carne porque deus os meteu na Terra para esse fim, ou que porque sabem bem serão completamente não tidas em consideração...

Relativamente ao porco, não como porque como já não o faço à muito tempo... neste momento comeria tão facilmente porco como cão...
É de certa forma irracional, admito, mas neste caso isso não trás qualquer problema, a carne de suíno é por comparação muito rica em gordura saturada e colesterol, considero-a uma má escolha.
Rikass
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 9:11 pm

Pois em certa parte concordo eu nunca fui muito de chegar ao pé de uma pessoa e dizer para ser vegetariano acho que tem de ser por vontade propria eu tornei-me vegetariano desde os 15 anos que foi quando me apercebi que adorava animais pq os comia? Foi assim o meu raciocínio ao principio mas depois de muito ler e ver videos percebi melhor o conceito e algumas coisas que n me tinha apercebido e ai ainda fiquei mais empenhado para continuar agora uma pessoa ver um video e ficar vegetariana isso para mim e hipocrisia outra coisa que n mencionei foi o facto de mt gente pensar: "para que me vou converter ao vegetarianismo se nd vai mudar na mesma" esta frase ja ouvi MILHOES de vezes agora imaginam n 1 pessoa so a dizer isto mas sim 6 biliões a dizer isto por isso e q ninguem fica vegetariano pq todos pensam que se mudarem nd vai alterar-se :S Outra coisa q eu acho e q se a pessoa fica vegetariana por motivos de ter pena ou simplesmente adorar animais e achar ridiculo come-los se gosta tanto deles n passa so por deixar de comer carne e peixe passa por tudo desde deixar de usar produtos que sejam testados em animais e acreditem q a quase tantos como os testados por isso falta de escolha n e desculpa, deixar de usar peles seja do que for, deixar de assistir a espectaculos degradantes como touradas, circos com animais, etc. isto tudo e o q eu acho q uma pessoa que se converte para o veganismo por motivos relacionados com direitos dos animais devia ter em conta. Porque á pessoas que se convertem por motivos de saude tenho amigos que isso aconteceu :D
Deaadman
Membro Veterano
Registado: sexta out 21, 2011 8:38 pm

sábado out 29, 2011 9:30 pm

Rikass Escreveu:Pois em certa parte concordo eu nunca fui muito de chegar ao pé de uma pessoa e dizer para ser vegetariano acho que tem de ser por vontade propria eu tornei-me vegetariano desde os 15 anos que foi quando me apercebi que adorava animais pq os comia? Foi assim o meu raciocínio ao principio mas depois de muito ler e ver videos percebi melhor o conceito e algumas coisas que n me tinha apercebido e ai ainda fiquei mais empenhado para continuar agora uma pessoa ver um video e ficar vegetariana isso para mim e hipocrisia outra coisa que n mencionei foi o facto de mt gente pensar: "para que me vou converter ao vegetarianismo se nd vai mudar na mesma" esta frase ja ouvi MILHOES de vezes agora imaginam n 1 pessoa so a dizer isto mas sim 6 biliões a dizer isto por isso e q ninguem fica vegetariano pq todos pensam que se mudarem nd vai alterar-se :S Outra coisa q eu acho e q se a pessoa fica vegetariana por motivos de ter pena ou simplesmente adorar animais e achar ridiculo come-los se gosta tanto deles n passa so por deixar de comer carne e peixe passa por tudo desde deixar de usar produtos que sejam testados em animais e acreditem q a quase tantos como os testados por isso falta de escolha n e desculpa, deixar de usar peles seja do que for, deixar de assistir a espectaculos degradantes como touradas, circos com animais, etc. isto tudo e o q eu acho q uma pessoa que se converte para o veganismo por motivos relacionados com direitos dos animais devia ter em conta. Porque á pessoas que se convertem por motivos de saude tenho amigos que isso aconteceu :D
eu tava lixado da vida, eu gosto tanto de animais como de plantas
Rikass
Membro Veterano

sábado out 29, 2011 9:36 pm

Deaadman Escreveu:
Rikass Escreveu:Pois em certa parte concordo eu nunca fui muito de chegar ao pé de uma pessoa e dizer para ser vegetariano acho que tem de ser por vontade propria eu tornei-me vegetariano desde os 15 anos que foi quando me apercebi que adorava animais pq os comia? Foi assim o meu raciocínio ao principio mas depois de muito ler e ver videos percebi melhor o conceito e algumas coisas que n me tinha apercebido e ai ainda fiquei mais empenhado para continuar agora uma pessoa ver um video e ficar vegetariana isso para mim e hipocrisia outra coisa que n mencionei foi o facto de mt gente pensar: "para que me vou converter ao vegetarianismo se nd vai mudar na mesma" esta frase ja ouvi MILHOES de vezes agora imaginam n 1 pessoa so a dizer isto mas sim 6 biliões a dizer isto por isso e q ninguem fica vegetariano pq todos pensam que se mudarem nd vai alterar-se :S Outra coisa q eu acho e q se a pessoa fica vegetariana por motivos de ter pena ou simplesmente adorar animais e achar ridiculo come-los se gosta tanto deles n passa so por deixar de comer carne e peixe passa por tudo desde deixar de usar produtos que sejam testados em animais e acreditem q a quase tantos como os testados por isso falta de escolha n e desculpa, deixar de usar peles seja do que for, deixar de assistir a espectaculos degradantes como touradas, circos com animais, etc. isto tudo e o q eu acho q uma pessoa que se converte para o veganismo por motivos relacionados com direitos dos animais devia ter em conta. Porque á pessoas que se convertem por motivos de saude tenho amigos que isso aconteceu :D
eu tava lixado da vida, eu gosto tanto de animais como de plantas
Pois mas tambm tive consequencias logo no primeiro ano de vegetarianismo apanhei uma anemia e o medico perguntou-me ou comes peixe ou ficas a soro claro que comi peixe mas depois la recuperei e voltei a ser 100 % vegan mas olha que n sou um vegan armado em heroi do mundo pelo contrário eu tenho a consciencia que ao comprar soja tambm estou a contribuir para a destruição da amazonia para plantações de soja e ainda por cima os meus animais preferidos estão nessa floresta. resumindo e concluindo TUDO o q o humano faz destroi a natureza ate se pensarmos que estamos a ajudar na realidade n estamos
MFPJ
Membro Veterano

domingo out 30, 2011 6:19 pm

Rikass Escreveu:...

Pois mas tambm tive consequencias logo no primeiro ano de vegetarianismo apanhei uma anemia e o medico perguntou-me ou comes peixe ou ficas a soro claro que comi peixe mas depois la recuperei e voltei a ser 100 % vegan mas olha que n sou um vegan armado em heroi do mundo pelo contrário eu tenho a consciencia que ao comprar soja tambm estou a contribuir para a destruição da amazonia para plantações de soja e ainda por cima os meus animais preferidos estão nessa floresta. resumindo e concluindo TUDO o q o humano faz destroi a natureza ate se pensarmos que estamos a ajudar na realidade n estamos
1ºsub.: o ser humano está adaptado para se alimentar de matérias vegetais e animais, não podemos pura e simplesmente negar isso e excluir um tipo alimentos sem fazer outras alterações para compensar a alteração. O resultado viu qual foi :(
Hoje em dia é possível ser até vegano sem grandes dificuldades, em muito graças à produção industrial de determinados nutrientes e sua incorporação em alimentos que não os continham. Contudo não é só deixar de comer carne, leite e ovos! Outras alterações têm de ser feitas!

2º: A soja não será apenas plantada na Amazónia...
Pelos menos essa soja(e outros) será consumida logo por si e não por outros animais que posteriormente, sim, seriam consumidos por si. Poupam-se sim bastante espaço, recursos vários, mão-de-obra, poluição, entre outros.

3º: Não uso esse argumento porque acho que usando-o estou a ser egoísta e considerar-me superior...(não é minha intenção acusá-lo :wink: :? )
Defendo que todos os seres têm igual direito a existir... ache-os eu interessantíssimos e bonitos, ou me causem nojo de tão feios que me sejam e, mesmo que tenha medo(pavor) deles :wink:
Cada animal ocupa uma função no Ecossistema em que está inserido, função essa que ajuda a equilibrar(mais ou menos) todo o Ecossistema.

4º: ... por um lado destruímos, mas também ajudamos...(mais o primeiro(em termos médios claro) que o segundo, não há dúvida (:lol: ))
Podemos ter sempre um impacto negativo... mas podemos minimizá-lo dentro do possível e viável :wink:
Rikass
Membro Veterano

domingo out 30, 2011 8:52 pm

claro mas n percebi qual o proposito de dar essa resposta mas pronto ok respeito :wink: Agora claro que n passa so por n comer carne, peixe, ovos, etc. eu sou muito exigente em algumas coisas n compro produtos testados em animais n compro qualquer tipo de peles, etc.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”