Gato não se deixa tratar [Ajudem!!]

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

terça nov 01, 2011 11:46 am

Bom dia,

O gato do meu namorado tem historial de infecções urinárias, sempre devidamente acompanhadas pelo veterinário. Estava a tomar a ração Urinary S/O da RC. Passados os meses do tratamento notamos ontem ao fim do dia que estava com dificuldades em urinar... Tentava fazer em todo o lado (lavatórios, chão, etc...) mas sem sucesso. Levámo-lo imediatamente ao veterinário de urgência. Ele é um gatarrão de 6kg que odeia que o agarrem ou façam seja o que for. Assim que chegamos ao veterinário a médica disse que ele ia ter de ser algaliado. Lá vez a ecografia para ver a bexiga que estava mesmo cheia... Não havia hipóteses. Assim que começou a aperceber-se da situação, começou a babar-se muitíssimo como sempre faz quando vai ao veterinário... Não deixava nem a médica nem a veterinária aproximarem-se. Teve de ser tapado com uma toalha para se tentar sedar, para depois algaliar, mas ainda foi pior! Começou a voltar-se para o meu namorado (o dono) e para mim também. Não havia forma de o acalmar. O meu namorado teve de o soltar e ele correu para o chão e escondeu-se por trás de uma mesa (sempre assanhado, a fazer aqueles sons próprios de um gato assustado). Colocamos a caixa transportadora dele para ele se refugiar mas só de o meu namorado se aproximar ele tentava atacar. Nem a médica nem a enfermeira conseguiam fazer nada dele. Esperamos uns minutos e deram imediatamente a sedação por intravenosa. Passados 10 minutos estava adormecido. Mas não totalmente. Quando tocado voltava a tentar atacar, pelo que a enfermeira lhe deu mais uma dose de sedação, porque, simplesmente, era impossível algaliá-lo... Ao fim de duas horas lá estava o gato Meireles algaliado, com a medicação dada por intravenosa. Vai ficar 3 dias internado...

E agora vem o grande problema: depois de todo o aparato que descrevi, telefonaram hoje de manhã do veterinário... Nem toda a medicação pode ser dada por intravenosa. E hoje o Meireles não deixa ninguém aproximar-se sequer da jaula no internamento... Pediram ao meu namorado que lá fosse às 18h30. Estamos muito preocupados porque por experiência nestas situações o gato não se deixa tratar nem por nós... E muito menos num ambiente que lhe é estranho... Portanto, o que é que vocês fariam numa situação destas? Não é obrigação do veterinário arranjar forma de tratar o animal? O que é que nós como donos podemos fazer? Claro que vamos lá às 18h30 e fazer o que for possível... Mas e se ele não se deixar tocar por nós também? O que é que se faz numa situação destas? Estamos mesmo assustados!
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça nov 01, 2011 11:56 am

Claro que é obrigação do veterinário encontrar forma de tratar o animal. Se não é capaz de o fazer, só tem é de vo-lo dizer (e o mais rapidamente possível), para poderem levar o gato a um veterinário que o saiba fazer.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
FCachapa
Membro Veterano

terça nov 01, 2011 12:07 pm

Obrigada tassebem... Nós estamos em tal estado que já pomos tudo em causa. A veterinária diz que ele é meio selvagem (sendo que ele é a coisa mais pachorrenta em casa, enfim) e que se calhar só com os donos é que se deixa tratar. Mas quer dizer, nós somos donos. Tratamos o melhor que sabemos dele. Mas não temos conhecimentos de veterinária...Nem de comportamento felino!
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça nov 01, 2011 12:21 pm

Quando um gato se enerva a esse ponto, deixa de ver dono ou o que quer que seja. E não é só o enervar-se: há que ter em conta que o animal está doente, logo desconfortável ou com dores.

Uma gata minha, que felizmente nunca mais teve um comportamento semelhante, assanhou-se uma vez de tal forma no consultório da veterinária que teve de ser medicada numa jaula de contenção – coisa nada bonita de se ver e que é utilizada em último recurso, mas teve de ser.

O veterinário tem mãos, tem braços, tem cara, logo, também tem medo, mas penso que terá certamente ao seu dispor formas de contornar a situação e medicar o gato. Como digo, se ele (acho que é uma «ela», no caso) não se sente à altura de o fazer, só tem é que o dizer. Fica-lhe melhor isso do que pedir a ajuda dos donos para resolver o problema. Nalguns casos, a presença dos donos ajuda, e aí é uma questão do trabalho em conjunto de donos e veterinário. Mas já se viu que, com o Meireles, não é assim… Se ele hoje está ainda tão agitado ao ponto de não deixar ninguém aproximar-se da boxe, não vejo em que é que a vossa presença vá ajudar.

Falem com a veterinária com calma e coloquem-lhe a situação com toda a clareza. O facto é que o animal tem de ser medicado…

Se estivessem na área de Lisboa, indicava-lhes uma veterinária -- onde nunca fui, mas que amigas de toda a confiança recomendam, e para quem dizem não haver gatos bravios. Mas já vi pelo perfil que se encontram no Alentejo.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

terça nov 01, 2011 2:13 pm

Se o gato nem por vós se deixa tocar é complicado..até porque não se pode manter o animal 3 dias anestesiado.

NUm aparte este é um dos casos em que já alertei na arca do perigo de animais não sociáveis.Depois para tratar é extremamente complicado. è dever do veterinario tratar o animal sim, mas não é dever dele fcar aleijado para a vida como vi um que fazia cirurgia e por causa de um gato assim ficar com perda de sensibilidade num dedo para sempre.

Pode experimentar outro veterinario a ver se esse consegue. Mas atenção que se for alguém que diz que corre tudo bem e o deixa sedado 3 dias seguidos e vai dizer que "não há animais bravios" não me parece boa opção
Tassebem
Membro Veterano

terça nov 01, 2011 5:59 pm

Praziquantel Escreveu: (...)
Pode experimentar outro veterinario a ver se esse consegue. Mas atenção que se for alguém que diz que corre tudo bem e o deixa sedado 3 dias seguidos e vai dizer que "não há animais bravios" não me parece boa opção
Se, diz muito bem.
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

terça nov 01, 2011 9:16 pm

Um se muito pequeno.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 02, 2011 2:23 pm

Olá FCachapa.

Tem aí um bico d'obra... mas que, não será a única a tê-lo. O que não faltam são pessoas detentoras de gatos "difíceis"... e não será por isso que ficam sem tratamento ou tenham que estar sedados dias a fio...
Muitos gatos reagem "MAL", em alguns Vets, porque são assim mesmo, infelizmente. Já outros, reagem "MAL" porque os próprios Vets (felizmente que nem todos) quando se apercebem que têm entre mãos um felino difícil, "transpiram" ansiedade tal, pelo medinho ao animal, que o mesmo apercebendo-se dessa ansiedade por parte de quem supostamente teria que o tratar, ... reage que nem uma "fera" :wink:
Se estivesse mais perto, indicava-lhe uma Vet que, para ela não há "FERAS". Ela consegue dominá-los espectacularmente :wink: Já me tratou de gatos ferais, sem qualquer problema :wink:
Já agora, como vai o bichano?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FCachapa
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 3:05 pm

Olá a todos
e desde já obrigada pelas palavras de apoio e por todas as respostas que tive!

Felizmente trago boas notícias (pelo menos por enquanto)!
Ontem lá fomos ao hospital e levamos também a mãe do meu namorado. É ela quem lhe costuma dar a comida e todas as coisas boas (o papel chato de dar medicamentos, levar ao vet e etc sempre foi do meu namorado). Então lá fomos tentar que a senhora conseguisse seja o que fosse, conforme conselho da veterinária. Quando ela se aproximou da jaula o Meireles lá estava feito autentica FERA! Mas ao fim de uns minutos acalmou e virou um verdadeiro gatinho inofensivo... Miava, pedia festas... Uma coisa que eu acho importante: a veterinária não estava presente na sala... Só a enfermeira. A mãe do meu namorado lá lhe pôs a comida e água (que ele nem isso tinha deixado ainda).. E depois pegou-o ao colo para se dar o tal medicamento por injecção. Foi complicado porque ele deitou as unhas de fora... Mas a enfermeira conseguiu ser tão rápida que num instante estava a injecção dada e a mãe do meu namorado a salvo, porque o Meireles acalmou logo. Voltou para a jaula (porque está algaliado) e lá voltou a pedir festas e a miar. Não chegou a comer nada... Mas com todo o stress parece-me normal. Além de que está a soro e não deve estar por aí com muita fome.
Hoje às 19h lá voltamos. Vai levar uma injecção que substitui a de ontem. Ou seja, em vez de ter de levar uma injecção todos os dias, durante 10 dias, leva a de hoje e dá para 15 dias.
Esperemos que hoje se porte tão bem como ontem!
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 3:08 pm

Fico feliz em saber que o bichano está no bom caminho... :wink:
Continuação das melhoras e boa sorte.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FCachapa
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 3:15 pm

Muito obrigada Leo!
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
Tassebem
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 6:01 pm

leonildecarvalho Escreveu:Olá FCachapa.

Tem aí um bico d'obra... mas que, não será a única a tê-lo. O que não faltam são pessoas detentoras de gatos "difíceis"... e não será por isso que ficam sem tratamento ou tenham que estar sedados dias a fio...
Muitos gatos reagem "MAL", em alguns Vets, porque são assim mesmo, infelizmente. Já outros, reagem "MAL" porque os próprios Vets (felizmente que nem todos) quando se apercebem que têm entre mãos um felino difícil, "transpiram" ansiedade tal, pelo medinho ao animal, que o mesmo apercebendo-se dessa ansiedade por parte de quem supostamente teria que o tratar, ... reage que nem uma "fera" :wink:
Se estivesse mais perto, indicava-lhe uma Vet que, para ela não há "FERAS". Ela consegue dominá-los espectacularmente :wink: Já me tratou de gatos ferais, sem qualquer problema :wink:

Leo
Era a esta veterinária que me referia acima. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 6:03 pm

Ainda bem que a situação se resolveu sem danos para todos. :D

Continuação de melhoras para o Meireles. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 9:31 pm

Tassebem Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Olá FCachapa.

Leo
Era a esta veterinária que me referia acima. :wink:
Ah, ok :wink: Nunca vi Vets como ela para lidar com gatos difíceis... :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 9:35 pm

E mantém-nos sedados dias a fio, num caso de internamento, por exemplo?
Responder

Voltar para “Gatos”