Dúvidas sobre tartarugas..

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
aaaeeerrr
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2010 1:56 pm
Localização: 2 hieroglificas, 1 dalmata arraçado, varios lagostins

domingo out 02, 2011 7:17 pm

sao mas talvez ja exibam esse comportamento é a minha opiniao lol nos com 13 ou 14 anos tb ja o exibimos e ainda somos muito novos :twisted:

alguem com mais experiencia vira confirmar ou desmentir :)
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

segunda out 03, 2011 1:13 pm

isso nao é acasalemento(podia ser) é territorio, e a pequena se continuar com a grande vai sofrer muito, essa diferença de tamanhos é muito grande
separa-las era o melhor
aaaeeerrr
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2010 1:56 pm
Localização: 2 hieroglificas, 1 dalmata arraçado, varios lagostins

segunda out 03, 2011 1:16 pm

Deeadman Escreveu:isso nao é acasalemento(podia ser) é territorio, e a pequena se continuar com a grande vai sofrer muito, essa diferença de tamanhos é muito grande
separa-las era o melhor
pois n pk sao muito novas mas é igual ao comportamento dos adultos quando estao na epoca de reproduçao :)

tenho uma que tambem faz isso com as patas mas é á comida
MCsasodrac
Membro Veterano
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm

terça nov 01, 2011 5:03 pm

Muito obrigada pela resposta.
Ela não voltou a ter esse comportamento, pelo menos não voltei a ver.

Agora algumas mudanças....
Troquei-as para uma caixa maior. Agora têm mais espaço para nadar. Retirei também aquelas pedras que estavam a ocupar muito espaço e fiz um espécie de plataforma.. acho que está funcional.

Já comprei o termóstato à cerca de 2 dias. Comprei o da exoterra, de 50W. Disseram-me que era bom, e como também não encontrei mais nenhum que se adapta-se ao que precisava comprei este.

Algumas fotos, já na nova "casa"

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A carapaça da tartaruga maior está com algumas irregularidades. Já ouvi falar do piramidismo mas como a carapaça nao está muito alta :?
Tenho variado bastante a alimentação delas. A pequena continua sem comer sticks, mas o resto come bem.
MCsasodrac
Membro Veterano

sexta nov 04, 2011 8:15 pm

Olá. Como disse no post anterior, já comprei o termóstato. Como não senti alteração da temperatura, comecei a controlar com um termómetro... Marca sempre os 21ºC e não passa dali! Agora descolou-se das paredes da caixa. Desliguei da corrente para o por na posição correcta e estava super quente, a deitar fumo, e cheirava a um cheiro estranho :o Estará avariado?
No papel diz que já está regulado para a temperatura de 25,5ºC...
MCsasodrac
Membro Veterano

quinta ago 09, 2012 6:50 pm

Para não estar a abrir um tópico novo continuarei a postar aqui as minhas dúvidas, que continuam a surgir.
Infelizmente uma das minhas tartarugas faleceu, a mais pequenita. Agora tenho só a maior que continua a crescer muito, já está com 12cm.

Ela com este tamanho todo, e uma vez que crescerá ainda mais, ponderava no futuro fazer um laguito cá fora.. mas a caixa em que está já é pequena.. portanto.. o lago será para agora.

Agora as dúvidas:

- Ela vai fazer 2 anos, será ainda muito nova para viver no exterior?
- Com esta idade já é seguro hibernar?
- O vento e o frio não poderá provocar doenças?
- Após a morte da outra tartaruga não comprei mais nenhuma porque o "Jorge" podia não se adaptar a ela.. eles vivem bem uma vida solitária?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta ago 09, 2012 7:01 pm

MCsasodrac Escreveu:Para não estar a abrir um tópico novo continuarei a postar aqui as minhas dúvidas, que continuam a surgir.
Infelizmente uma das minhas tartarugas faleceu, a mais pequenita. Agora tenho só a maior que continua a crescer muito, já está com 12cm.

Ela com este tamanho todo, e uma vez que crescerá ainda mais, ponderava no futuro fazer um laguito cá fora.. mas a caixa em que está já é pequena.. portanto.. o lago será para agora.

Agora as dúvidas:

- Ela vai fazer 2 anos, será ainda muito nova para viver no exterior?
- Com esta idade já é seguro hibernar?
- O vento e o frio não poderá provocar doenças?
- Após a morte da outra tartaruga não comprei mais nenhuma porque o "Jorge" podia não se adaptar a ela.. eles vivem bem uma vida solitária?
Na minha opinião, as tartarugas não devem ser mantidas no exterior. Isto por várias razões. Os filtros e os termostatos não podem ser colocados, dificultando uma limpeza que poderia ser mais fácil e oscilando demasiado a temperatura.

Também não é aconselhável hibernarem.

Em relação ao vento e o frio, também é mais uma das razões pelo qual eu não colocaria as tartarugas no exterior. Pode até nem ser prejudicial, mas eu não arriscaria. Ainda mais sabendo que são tartarugas habituadas a viver no interior ( acho eu, desculpe-me se estiver errada ) e no geral, sensíveis a doenças como constipações e pneumonias.

Creio que não há problemas em estar sozinha. As tartarugas pouco interagem umas com as outras e não acho necessário companhia.
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

quinta ago 09, 2012 8:24 pm

Na minha opinião Nitara, acho que só acertou na parte do viver sozinha.

Primeiro se estiver bem alimentada pode hibernar, e há quem defenda que deva.

Depois, com 2 anos de idade usar termostato nesta altura é só gastar electrecidade, pois não precisa.

Por ultimo, pode fazer um lago no exterior, sem problemas, e se não quiser que hiberne compre uma caixa de arrumaçoes e deixe a lá(com os acessorios todos) durante o inverno
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta ago 09, 2012 8:53 pm

dare Escreveu:Na minha opinião Nitara, acho que só acertou na parte do viver sozinha.

Primeiro se estiver bem alimentada pode hibernar, e há quem defenda que deva.

Depois, com 2 anos de idade usar termostato nesta altura é só gastar electrecidade, pois não precisa.

Por ultimo, pode fazer um lago no exterior, sem problemas, e se não quiser que hiberne compre uma caixa de arrumaçoes e deixe a lá(com os acessorios todos) durante o inverno
São opiniões dare :wink: .
Deixei as minhas bem explícitas, se a/o MCsasodrac quiser segui-las tudo bem, se não quiser espero que, de qualquer forma, sejam bem tratadas e tenham uma vida longa e saudável.
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

quinta ago 09, 2012 9:51 pm

Não são bem opiniões.

Não é preciso começar já a hibernar, ou ir para o exteriror, mas a partir de uma certa idade e se queremos que tenham uma vida mais longa e saudavel, as tartarugas têm de hibernar, obrigatoriamente, para carregar as baterias.

Edit: as tartarugas não estam habitudas a viver no interior, aliás nós só fazemos isso e usamos termostato, para que 99% delas consigam sobreviver, pois em estado selvagem isso não acontece. Apesar de alguns países serem mais quentes, uma sala com aquecimento, fazia o mesmo
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

sexta ago 10, 2012 7:28 am

Nitara, eu concordo com o Dare. Isto já não é bem uma questão de opiniões...a verdade é que Trachemys, Pseudemys e Graptemys estão "fabricadas" para hibernar e sempre hibernaram. Um lago é uma excelente opção para estas espécies. O que se diz , e com alguma razão, é que nos primeiros anos não devem hibernar porque estão mais susceptíveis... mas na natureza hibernam desde cedo, claro...
Nitara, há aí um fórum jeitoso que tem montes de gente com lagos, aparece lá! (mundo das tartarugas).
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

sexta ago 10, 2012 7:49 pm

dare Escreveu:Não são bem opiniões.

Não é preciso começar já a hibernar, ou ir para o exteriror, mas a partir de uma certa idade e se queremos que tenham uma vida mais longa e saudavel, as tartarugas têm de hibernar, obrigatoriamente, para carregar as baterias.
Esta informação é novidade para mim. Com o tempo frio elas normalmente ficam mais paradas mas hibernar dá-lhes longevidade? Sinceramente não sabia.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”