Cadela Arisca - preciso de dicas!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Olá de novo.
Ora bem, acho que a minha cadela é arisca, uma vez que com 3 meses e meio e já me rosna quando ralho com ela. Quanto a isto leva mais uma palmadeca.
Mas por exemplo relativamente ao sítio "sanitário" deu para andar a fazer pelo meio da cozinha quando sabe perfeitamente qual é o local. E digo que sabe, porque tem usado a maior parte das vezes e um dia destes, que me cansei de ralhar com ela, usei o reforço positivo, com biscoito, que ela compreendeu muito bem e me lembra de lho dar.
Ainda agora a repreendi, mostrei-lhe o sítio onde deve fazer e a deixei de castigo na cama dela, sem que pudesse sair de lá. Mas duvido muito que ela entenda o que é um castigo.
Ou será que entende?!
Eu acho que ela quer marcar uma posição. Que quer ser o líder.
Em algumas brincadeiras, por vezes paro-a, deito-a de lado e encosto-a ao chão, segurando-lhe a cabeça até que deixe de se mexer. Portanto forço-a a ser submissa no meio da brincadeira. Mas não sei se isto é correcto ou não.
O que é que devo fazer para que ela volte a fazer no sítio e para voltar a ter um comportamento mais submisso? Dou-lhe um tratamento de choque e ignoro-a e não lhe dou mimos durante uns tempos. 1 dia ou 2? Mais?
Digam-me o que resultou convosco. Links para tópicos desses aqui da arca também são bem vindos.
Agradeço desde já.
Ora bem, acho que a minha cadela é arisca, uma vez que com 3 meses e meio e já me rosna quando ralho com ela. Quanto a isto leva mais uma palmadeca.
Mas por exemplo relativamente ao sítio "sanitário" deu para andar a fazer pelo meio da cozinha quando sabe perfeitamente qual é o local. E digo que sabe, porque tem usado a maior parte das vezes e um dia destes, que me cansei de ralhar com ela, usei o reforço positivo, com biscoito, que ela compreendeu muito bem e me lembra de lho dar.
Ainda agora a repreendi, mostrei-lhe o sítio onde deve fazer e a deixei de castigo na cama dela, sem que pudesse sair de lá. Mas duvido muito que ela entenda o que é um castigo.
Ou será que entende?!
Eu acho que ela quer marcar uma posição. Que quer ser o líder.
Em algumas brincadeiras, por vezes paro-a, deito-a de lado e encosto-a ao chão, segurando-lhe a cabeça até que deixe de se mexer. Portanto forço-a a ser submissa no meio da brincadeira. Mas não sei se isto é correcto ou não.
O que é que devo fazer para que ela volte a fazer no sítio e para voltar a ter um comportamento mais submisso? Dou-lhe um tratamento de choque e ignoro-a e não lhe dou mimos durante uns tempos. 1 dia ou 2? Mais?
Digam-me o que resultou convosco. Links para tópicos desses aqui da arca também são bem vindos.
Agradeço desde já.
Vou supor que conhece a sua cadela e tem razão ao dizer que está mesmo a tentar subir, sendo assim tem que ser mais rigorosa na educação. Não lhe fazer as vontades quando está a pedir atenção e choramingar, não lhe dar acesso aos quartos, só se alimenta depois dos donos, à ordem e depois de ter cumprido algumas ordens (especialmente a deitar, que é a que eles mais resistem), é a última a passar nas portas, não puxa a trela, treino de obediência diário, é sempre a última a ter atenção (na chegada dos donos ou visitas), só recebe as pessoas se estiver sossegada (caso contrário é deixada sozinha), não perder jogos de disputa com a cadela, sofá nunca, etc… Se for consistente está-lhe a dar uma ideia clara do que pretende, se afrouxar ela vai tentar crescer de novo, há cães que não admitem muitos erros na educação, temos que seguir tudo à risca, felizmente grande parte dos cães admitem os nossos erros sem grandes estragos no seu comportamento. Quando se portar mal ignore-a, está na idade em que exige muita atenção e não lha dar é um bom castigo. Isto não quer dizer que não tenha que continuar a brincar com ela e a dar mimos, claro que tem, há sempre um equilíbrio.
Estas sugestões são genéricas, não faço a mínima ideia de como se relaciona com a cadela, cabe-lhe a si analisar e mudar o que acha que poderá ter influência. Também não conheço a cadela, alguns cães necessitam ainda “mais”, para outros é suficiente “menos”.
Quanto às necessidades, ainda está na idade dos acidentes mesmo que saiba o sítio, tem que continuar a ensinar e ter paciência.
O cão do seu familiar já se dá com ela?
Estas sugestões são genéricas, não faço a mínima ideia de como se relaciona com a cadela, cabe-lhe a si analisar e mudar o que acha que poderá ter influência. Também não conheço a cadela, alguns cães necessitam ainda “mais”, para outros é suficiente “menos”.
Quanto às necessidades, ainda está na idade dos acidentes mesmo que saiba o sítio, tem que continuar a ensinar e ter paciência.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am
Antes de mais: a cadela tem 3 meses e meio... É natural não ser perfeita e ter os seus acidentes. Tem de ser consistente com ela. Se procurar um pouco vai encontrar muitos artigos sobre a questão das necessidades. Muitos elogios quando faz no sitio certo e pegar nela, quando a apanha a fazer no sitio errado, e pô-la rapidamente no sítio certo! Quando não a apanha a fazer no sitio errado, limpe discretamente e sem alaridos.srYuki Escreveu:Olá de novo.
Ou será que entende?!
Agradeço desde já.
Em relação às outras questões que destaquei: como é que sabe que ela compreendeu muito bem e que se lembra? Tem usado sempre a mesma técnica? Se quer usar o reforço positivo não é por dar um biscoito uma vez que ela vai perceber. Tem de haver consistência e persistência. Quanto ao castigo, desde pequenos que os cães percebem muito bem o que é o castigo, se usarmos devidamente o castigo. A cama da sua cadelinha deve ser um local agradável onde ela se sente protegida e segura. É o cantinho dela, onde acontecem coisas boas. Se a quer castigar, na minha opinião, deve escolher um outro local se não vai simplesmente estar a baralhá-la. Ela deve ter "o sítio do castigo", uma casa de banho, uma divisão qualquer onde ela vai quando se porta mal. Aí ela saberá logo por que razão ali foi posta: não devia ter feito o que fez.
Boa sorte com a sua cadelinha e não se esqueça: seja consistente!

FCachapa
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Obrigado. Obrigado.
Era mesmo isto que eu precisava Acena e Fcachapa.
Identifiquei algumas coisas que estou a fazer mal, como deixa-la vir para o sofá. Quanto ao choramingar, estou a aprender a ignorar, até porque ela dá umas ganidelas de alarme quando há qualquer coisa que não está ao jeito dela, às vezes sem se lhe tocar. Mas também a tenho deixado ganhar nos jogos de disputa ou deixa-la subir para o meu colo, mesmo quando não me está a apetecer muito. Não sempre, mas quando opto por a deixar subir para o sofá. Já percebi que o sofá é para abolir, bem como não fazer as coisas quando ela pede (e isso eu já tinha mais ou menos começado a fazer).
Ela não tem acesso aos quartos (nunca teve), mas vai tentando entrar, se bem que isto eu nunca deixo. Não sai de casa na minha frente nem puxa a trela mas aqui é porque por vontade dela nem saia, porque ainda tem medo de ir à rua. Ainda na trela, que sabe andar mal, não a deixo parar quando ela quer e tento andar um pouco e com ritmo no início da caminhada. Isto acho que estou a fazer bem. Só no regresso é que abrando no parque e a deixo cheirar o mundo novo que por aí anda.
Esta noite, ralhei com ela e de facto não lhe dei a atenção que ela queria. Demorou um pouco a vir ter comigo, porque amua - e na verdade isto irrita-me um bocadinho. Como continuei a ignorá-la, lá se resolveu a vir ter comigo, mas não lhe passei confiança.
Resultado?
Fui brindada com mais um "acidente" na cozinha 1h depois. Eu acho mesmo que ela sabe. Mas também estou a achar que lhe passei uma ideia errada e que ela tenha medo de fazer no resguardo. Mas aqui ando baralhada, porque efectivamente tenho sido consistente na recompensa (de xixis e cocós), apenas omitindo quando não estou em casa. Recompenso com biscoito e festas.
(E confesso que acaba por se gerar alguma euforia que vai contra a tecnica da energia calma e assertiva!).
Acho que vou voltar a ignorar quando ela faz fora do sítio, para ver se muda alguma coisa.
Outro aspecto, nisto das necessidades, é que eu acho que ela deixa de fazer no sítio correcto, quando começa a ganhar confiança. Ainda no fim de semana, ao chegar a casa dos meus pais, começou por fazer no sítio correcto e já saí de lá com os cabelos em pé com 1 dia a fazer no sítio errado. É por isto que eu digo que ela sabe e que quer marcar 1 posição.
Como é que me relaciono com a cadela? Dou-lhe disciplina, mas de facto não sou tão rígida quanto poderia ser. Não passo o tempo a ceder, mas poderia ser quase intransigente. Como é um cão de companhia, ela de vez em quando manda-me uns ares tristes e eu... lá tenho caído...
Nessa altura, venho "postar" que a cadela foge dele, porque ela tem estado com a cauda entre as pernas durante estas "apresentações"!
Mas pronto, do mal o menos!!
Edit
Estava a esquecer-me. Alimentação depois dos donos penso que não se aplica porque ela ainda tem comida à descrição. Devo alterar isto já?
Era mesmo isto que eu precisava Acena e Fcachapa.
Acena Escreveu:Vou supor que conhece a sua cadela e tem razão ao dizer que está mesmo a tentar subir, sendo assim tem que ser mais rigorosa na educação. Não lhe fazer as vontades quando está a pedir atenção e choramingar, não lhe dar acesso aos quartos, só se alimenta depois dos donos, à ordem e depois de ter cumprido algumas ordens (especialmente a deitar, que é a que eles mais resistem), é a última a passar nas portas, não puxa a trela, treino de obediência diário, é sempre a última a ter atenção (na chegada dos donos ou visitas), só recebe as pessoas se estiver sossegada (caso contrário é deixada sozinha), não perder jogos de disputa com a cadela, sofá nunca, etc… Se for consistente está-lhe a dar uma ideia clara do que pretende, se afrouxar ela vai tentar crescer de novo, há cães que não admitem muitos erros na educação, temos que seguir tudo à risca, felizmente grande parte dos cães admitem os nossos erros sem grandes estragos no seu comportamento. Quando se portar mal ignore-a, está na idade em que exige muita atenção e não lha dar é um bom castigo. Isto não quer dizer que não tenha que continuar a brincar com ela e a dar mimos, claro que tem, há sempre um equilíbrio.
Identifiquei algumas coisas que estou a fazer mal, como deixa-la vir para o sofá. Quanto ao choramingar, estou a aprender a ignorar, até porque ela dá umas ganidelas de alarme quando há qualquer coisa que não está ao jeito dela, às vezes sem se lhe tocar. Mas também a tenho deixado ganhar nos jogos de disputa ou deixa-la subir para o meu colo, mesmo quando não me está a apetecer muito. Não sempre, mas quando opto por a deixar subir para o sofá. Já percebi que o sofá é para abolir, bem como não fazer as coisas quando ela pede (e isso eu já tinha mais ou menos começado a fazer).
Ela não tem acesso aos quartos (nunca teve), mas vai tentando entrar, se bem que isto eu nunca deixo. Não sai de casa na minha frente nem puxa a trela mas aqui é porque por vontade dela nem saia, porque ainda tem medo de ir à rua. Ainda na trela, que sabe andar mal, não a deixo parar quando ela quer e tento andar um pouco e com ritmo no início da caminhada. Isto acho que estou a fazer bem. Só no regresso é que abrando no parque e a deixo cheirar o mundo novo que por aí anda.
Esta noite, ralhei com ela e de facto não lhe dei a atenção que ela queria. Demorou um pouco a vir ter comigo, porque amua - e na verdade isto irrita-me um bocadinho. Como continuei a ignorá-la, lá se resolveu a vir ter comigo, mas não lhe passei confiança.
Resultado?
Fui brindada com mais um "acidente" na cozinha 1h depois. Eu acho mesmo que ela sabe. Mas também estou a achar que lhe passei uma ideia errada e que ela tenha medo de fazer no resguardo. Mas aqui ando baralhada, porque efectivamente tenho sido consistente na recompensa (de xixis e cocós), apenas omitindo quando não estou em casa. Recompenso com biscoito e festas.
(E confesso que acaba por se gerar alguma euforia que vai contra a tecnica da energia calma e assertiva!).
Acho que vou voltar a ignorar quando ela faz fora do sítio, para ver se muda alguma coisa.
Outro aspecto, nisto das necessidades, é que eu acho que ela deixa de fazer no sítio correcto, quando começa a ganhar confiança. Ainda no fim de semana, ao chegar a casa dos meus pais, começou por fazer no sítio correcto e já saí de lá com os cabelos em pé com 1 dia a fazer no sítio errado. É por isto que eu digo que ela sabe e que quer marcar 1 posição.
Como é que me relaciono com a cadela? Dou-lhe disciplina, mas de facto não sou tão rígida quanto poderia ser. Não passo o tempo a ceder, mas poderia ser quase intransigente. Como é um cão de companhia, ela de vez em quando manda-me uns ares tristes e eu... lá tenho caído...
O cão da minha mãe, uma vez que eu já saí de casa (só por isto). Não, ainda não. Temos feito mais presenças/contactos em segurança e a última atitude do cão era uma cauda a abanar, desta vez sem sinais de agressividade. No entanto com as orelhas muito espertas, portanto seria para partir para a brincadeira como se do tamanho dele se tratasse. Quando ele se apresentar calmo e molengão na presença dela, solto os 2.Acena Escreveu:
Nessa altura, venho "postar" que a cadela foge dele, porque ela tem estado com a cauda entre as pernas durante estas "apresentações"!

Mas pronto, do mal o menos!!
Edit
Estava a esquecer-me. Alimentação depois dos donos penso que não se aplica porque ela ainda tem comida à descrição. Devo alterar isto já?
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Pronto, como eu já disse, desde que esteja em casa e a ver (e sim, estou quase sempre de olho) sou consistente na recompensa. Sempre. E levanto-me ou paro o que estou a fazer, para a recompensa.FCachapa Escreveu:
Antes de mais: a cadela tem 3 meses e meio... É natural não ser perfeita e ter os seus acidentes. Tem de ser consistente com ela. Se procurar um pouco vai encontrar muitos artigos sobre a questão das necessidades. Muitos elogios quando faz no sitio certo e pegar nela, quando a apanha a fazer no sitio errado, e pô-la rapidamente no sítio certo! Quando não a apanha a fazer no sitio errado, limpe discretamente e sem alaridos.
Em relação às outras questões que destaquei: como é que sabe que ela compreendeu muito bem e que se lembra? Tem usado sempre a mesma técnica? Se quer usar o reforço positivo não é por dar um biscoito uma vez que ela vai perceber. Tem de haver consistência e persistência. Quanto ao castigo, desde pequenos que os cães percebem muito bem o que é o castigo, se usarmos devidamente o castigo. A cama da sua cadelinha deve ser um local agradável onde ela se sente protegida e segura. É o cantinho dela, onde acontecem coisas boas. Se a quer castigar, na minha opinião, deve escolher um outro local se não vai simplesmente estar a baralhá-la. Ela deve ter "o sítio do castigo", uma casa de banho, uma divisão qualquer onde ela vai quando se porta mal. Aí ela saberá logo por que razão ali foi posta: não devia ter feito o que fez.
Boa sorte com a sua cadelinha e não se esqueça: seja consistente!
Sobre o castigo... Agora fiquei com 1 coisa em que pensar... Ela ainda não tem acesso "natural" ao wc, mas tenho que pensar que outra divisão devo utilizar...
Se usar o wc... suponho que devo acender a luz e fechar a porta com ela lá dentro, certo?
Quanto tempo? 5m? 10m?
E obrigada pelas dicas.

Quando comecei a ensinar o meu primeiro cão, em relação às necessidades, também ralhava, mas percebi que depois ele evitava fazer à minha frente, era a mensagem que lhe estava a passar sem me aperceber. Desde aí nunca mais ralhei, mas também nunca tive grandes problemas com o ensino das necessidades, todos aprenderam rápido, e com poucos acidentes, por isso não me custava muito ignorar e limpar nessas alturas.
Eu aos meus não deixava o alimento à descrição porque sempre quis controlar o descanso antes/após as refeições, também ajuda a ter uma ideia da hora das necessidades e criei-lhes logo rotinas para a alimentação. Mas não sei se para a sua cadela não é mais adequado como está a fazer, se conseguir dar-lhe pelo menos 3 vezes por dia penso que não haverá problema, mas confirme com o criador.
Eu aos meus não deixava o alimento à descrição porque sempre quis controlar o descanso antes/após as refeições, também ajuda a ter uma ideia da hora das necessidades e criei-lhes logo rotinas para a alimentação. Mas não sei se para a sua cadela não é mais adequado como está a fazer, se conseguir dar-lhe pelo menos 3 vezes por dia penso que não haverá problema, mas confirme com o criador.
srYuki, as minhas cadelas dormem comigo, neste momento estão as 3 a dormir no sofá e nem por isso deixam de saber quem é que manda. Ah e uma delas é dominante q.b.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Não é isso que está em causa Kitten, tive o cuidado de dizer que são dicas generalizadas, se alguém consegue transmitir claramente aos cães qual a sua posição permitindo-lhes dormir na mesma cama, não significa que outras pessoas o consigam. Não confundam as coisas porque por mais que nos agrade dormir com o cão, tudo faz parte da mensagem que transmitimos no conjunto. O mesmo se aplica às restantes dicas, qualquer uma delas, são linhas orientadoras para o comportamento do dono, de acordo com o cão e de acordo com o dono, cada um há-de adaptar à sua maneira. Se há dificuldade em controlar o cão deve-se retirar privilégios de uma forma geral, as particularidades dependem dos casos e não menos importante da experiência e à vontade dos donos com cães. Mas se é verdade que retirar determinado privilégio ao cão o ajuda a posicionar-se na hierarquia, o contrário não pode ser generalizado ainda que haja casos particulares em que tal foi conseguido sem influência no resultado final.kittten Escreveu:srYuki, as minhas cadelas dormem comigo, neste momento estão as 3 a dormir no sofá e nem por isso deixam de saber quem é que manda. Ah e uma delas é dominante q.b.
Absolutamente de acordo, só quis reforçar um ponto.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am
Sobre o castigo: escolha uma divisão em que ela normalmente não possa estar, para ser algo totalmente novo. Contudo, antes de a por lá deve ter em atenção algumas coisas. Veja por exemplo se tem lá objectos ou algo que não queira que ela estrague. Lembre-se que ela vai lá estar fechada, pelo que você não vai ver o que ela vai estar a fazer. E o castigo, como eu o utilizo, funciona da seguinte forma. Ela porta-se mal (sobe para o sofá, caso não a queira ter no sofá, morde-lhe as mãos, salta-lhe para cima...etc) o que deve fazer é pegar imediatamente nela, dizer-lhe o tal "NÃO!" e colocá-la na divisão do castigo. O que é que vai acontecer? Ela vai ficar isolada. Vai ficar bastante triste nas primeiras vezes. Provavelmente vai raspar a porta, ganir, fazer tudo e mais alguma coisa para chamar a sua atenção. E agora vem a parte dificil: resistir a isto. Abra-lhe a porta apenas quando ela estiver calma alguns durante alguns segundos. Não exija muito das primeiras vezes. Conte até 10 por exemplo e abra-lhe a porta. Deixe-a sair e não lhe dê muita atenção de imediato. Se ela continuar calma vá ter com ela e façam as pazes (para ela perceber que se portou mal, mas que a dona gosta dela na mesma e que está contente por ela agora estar mais calma). Mais uma vez, se for consistente, ela vai aprender rapidamente que quando ouve o Não! Para o castigo! é porque se portou mal e que o que você pretende dela é que ela pare de fazer o que está a fazer e que fique calma. Se na primeira vez ela é capaz de ficar meia hora a ganir e a implorar que lhe abra a porta ao fim de algumas vezes esse tempo vai diminuir. Ao ponto de nem chorar nem raspar a porta. Mas atenção no caso das necessidades, volto a repetir que mais vale ignorar quando faz mal e não dar grande importância à situação. Porque apesar de estar a dizer que ela sabe muito bem onde tem de fazer os acidentes acontecem em cachorros tão novos. Procure um pouco aqui no fórum que vai ver que não é a única nessa situação. E se ela já vai à rua, porque é que não começa a fazer o treino para fazer durante o passeio?srYuki Escreveu: Pronto, como eu já disse, desde que esteja em casa e a ver (e sim, estou quase sempre de olho) sou consistente na recompensa. Sempre. E levanto-me ou paro o que estou a fazer, para a recompensa.
Sobre o castigo... Agora fiquei com 1 coisa em que pensar... Ela ainda não tem acesso "natural" ao wc, mas tenho que pensar que outra divisão devo utilizar...
Se usar o wc... suponho que devo acender a luz e fechar a porta com ela lá dentro, certo?
Quanto tempo? 5m? 10m?
E obrigada pelas dicas.
Mais uma vez, boa sorte! E disponha!
FCachapa
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Para as necessidades este é também o método que adoptei e estou satisfeita, pois os resultados foram sempre muito rápidos!FCachapa Escreveu:Muitos elogios quando faz no sitio certo e pegar nela, quando a apanha a fazer no sitio errado, e pô-la rapidamente no sítio certo! Quando não a apanha a fazer no sitio errado, limpe discretamente e sem alaridos.
Exactamente!Acena Escreveu:Quando comecei a ensinar o meu primeiro cão, em relação às necessidades, também ralhava, mas percebi que depois ele evitava fazer à minha frente, era a mensagem que lhe estava a passar sem me aperceber.

"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm
exacto, o mesmo se passa por cá. com a diferença de não serem 3 mas uma apenas.kittten Escreveu:srYuki, as minhas cadelas dormem comigo, neste momento estão as 3 a dormir no sofá e nem por isso deixam de saber quem é que manda. Ah e uma delas é dominante q.b.
o conforto e o carinho têm o seu lugar proprio, as regras e a educação também. Uma coisa não interfere com a outra.
Na hora da verdade quem manda pode... e ela sabe disso e bem!!
A cachorra ainda é bebé, logo tem de haver uma certa tolerancia ( principalmente na questão da higiene ), ainda vão haver muitos deslizes durante muito tempo, mas na parte da obediencia é de pequenino que se torce o pepino.
sem berros nem dramas, nem ralhetes duas horas depois da asneirola, porque eles não percebem patavina.
é corrigir na hora do acto. com sorte e dedicação terá um animal bem comportado antes dos dois anos de idade.
boa sorte.
An ye harm none, do what ye will
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Entendo o que me dizem.
Ela voltou a fazer o xixi no resguardo. Talvez já há 3 dias sem acidentes. O meu desespero volta quando ela resolve esquecer-se 2 manhãs seguidas, por exemplo.
Mas vou engolir a minha frustração e respirar fundo.
Relativamente ao sofá... tenho que lhe retirar o privilégio, de modo a que ela entenda que é um privilégio e não um direito. E isto antes de ela conseguir saltar lá para cima.
Vou então tentar por partes. Deixando-a só lá ficar uns bocados à noite, quando ela já estiver meio adormecida e calminha e porque eu a vou buscar, nunca porque ela peça.
Se não resultar (ela deixar de pedir) então terei que retirar mesmo, enquanto a dona dela não aprender a educa-la direito.
Hoje de manhã, já não lhe dei os bons dias como de costume (correspondendo à euforia dela) ignorei e só quando se aborreceu é que lhe fui fazer umas festas.
Despachei-me saímos para 25m de caminhada. Ela continua sem gostar de caminhar e se paro mais um pouco e olho para ela pede colo e choraminga. E no final choraminga mesmo enquanto caminha. Mas aqui é-me fácil ignora-la.
Mais uma vez, agradeço as dicas.
Ela voltou a fazer o xixi no resguardo. Talvez já há 3 dias sem acidentes. O meu desespero volta quando ela resolve esquecer-se 2 manhãs seguidas, por exemplo.
Mas vou engolir a minha frustração e respirar fundo.
Relativamente ao sofá... tenho que lhe retirar o privilégio, de modo a que ela entenda que é um privilégio e não um direito. E isto antes de ela conseguir saltar lá para cima.
Vou então tentar por partes. Deixando-a só lá ficar uns bocados à noite, quando ela já estiver meio adormecida e calminha e porque eu a vou buscar, nunca porque ela peça.
Se não resultar (ela deixar de pedir) então terei que retirar mesmo, enquanto a dona dela não aprender a educa-la direito.
Hoje de manhã, já não lhe dei os bons dias como de costume (correspondendo à euforia dela) ignorei e só quando se aborreceu é que lhe fui fazer umas festas.
Despachei-me saímos para 25m de caminhada. Ela continua sem gostar de caminhar e se paro mais um pouco e olho para ela pede colo e choraminga. E no final choraminga mesmo enquanto caminha. Mas aqui é-me fácil ignora-la.

Mais uma vez, agradeço as dicas.
Conforto e carinho não têm nada a ver com o facto de o cão dormir na cama, no sofá ou na caminha dele.Netherwing Escreveu:exacto, o mesmo se passa por cá. com a diferença de não serem 3 mas uma apenas.kittten Escreveu:srYuki, as minhas cadelas dormem comigo, neste momento estão as 3 a dormir no sofá e nem por isso deixam de saber quem é que manda. Ah e uma delas é dominante q.b.
o conforto e o carinho têm o seu lugar proprio, as regras e a educação também. Uma coisa não interfere com a outra.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf
Desespero? Qual desespero? É perfeitamente normal que um cachorro cometa alguns lapsos.srYuki Escreveu: O meu desespero volta quando ela resolve esquecer-se 2 manhãs seguidas, por exemplo.
Um cão não é uma ciência exacta e erra, como qualquer Humano, só que erra menos.
<p>"O Hipópotamo comanda o sistema digestivo e o hipótalamo é um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>