Imunidade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quinta nov 03, 2011 9:23 pm

Boas,
o meu cão, um (kind of) boxer, está neste momento com uma dermatite demodécica, uma otite e agora quando cheguei a casa reparei que estava com um corrimento ocular purolento, muito característico das suas conjuntivites :(
Desde o ínicio do ano teve umas 3 infecções urinárias, inúmeras otites, conjuntivites, dermatites, colites... Enfim, cura-se uma e aparece logo outra. Raramente consigo estar afastada do veterinário mais de duas semanas.
É um cão que vive em apartamento, dorme comigo na cama, tenho todos os cuidados e mais alguns com ele (limpezas de orelhas, escovagem, etc), come RC especifica de boxer, faz muito exercicio diário, fisicamente ele está óptimo. Fez análises relativamente à pouco tempo, e estava tudo OK, à excepção da glucose que estava um bocadinho aumentada, mas nada que o veterinário desse importância.

O post não é um simples desabafo, a minha dúvida é se conhecem ou se já tiveram cães que fiquem doentes assim com tanta frequência, e sem motivo aparente, porque eu não conheço mais nenhum.
Começa a tornar-se desesperante vê-lo sempre doente, e uma sensação de frustação da minha parte, porque não sei que mais fazer para evitar o aparecimento de mais problemas...
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

quinta nov 03, 2011 9:47 pm

Já ponderou dar-lhe uma dieta equilibrada natural?
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
mi_xen
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 9:53 pm

CupCakes Escreveu:Já ponderou dar-lhe uma dieta equilibrada natural?
Sinceramente nunca pensei muito nisso porque tudo o que ele come que não seja ração provoca colite. Experimentei várias rações e demorei até conseguir uma que o mantivesse bem e estável a nível digestivo, por isso desde que acertei não pensei mais em mudar... E por outro lado faz-me muita confusão dar-lhe carne crua, visto que é um animal muito sensível a qualquer tipo de parasita (seja bacteriano, ou outro qualquer), e como é necessário alguma resistência para se defender dos possíveis parasitas que estejam presentes nos alimentos, tenho medo que saia pior a "emenda que o soneto"...
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta nov 03, 2011 10:02 pm

Pois, e a demodex é sintoma disso, defesas em baixo.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
mi_xen
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 10:11 pm

kittten Escreveu:Pois, e a demodex é sintoma disso, defesas em baixo.
Pois, eu sei disso kitten, mas já não sei de onde poderá vir esta baixa imunidade. Abri o tópico para saber se já alguém teve ou conhece um caso parecido, porque pode ser simplesmente um indivíduo mais "frágil", tal como acontece nos humanos, ou pode ser sintoma de algo que nos está a falhar à vista, porque já não sei mais o que procurar, e não vou desatar a fazer exames a tudo e mais alguma coisa sem ter ideia do que possa estar por trás...
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

quinta nov 03, 2011 10:39 pm

Há dietas equilibradas cozinhadas.
Sempre foi assim? Ou ficou assim?
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta nov 03, 2011 10:39 pm

Ponha essa questão ao veterinário, ninguém melhor que ele para saber a que fazer testes.
Já está testado para a leish? Olhe eu era o 1º. que faria.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
mi_xen
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 10:45 pm

CupCakes Escreveu:Há dietas equilibradas cozinhadas.
Sempre foi assim? Ou ficou assim?
Sempre foi assim... No início quando ele veio para casa, eu achava que a baixa imunidade se devia ao facto de ele ter saído de um criadeiro com 4 semanas de idade, mas agora com 3 anos acho que ele já teve tempo para desenvolver as suas defesas.
mi_xen
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 10:49 pm

kittten Escreveu:Ponha essa questão ao veterinário, ninguém melhor que ele para saber a que fazer testes.
Já está testado para a leish? Olhe eu era o 1º. que faria.
Não está testado, porque não vivo numa zona endémica, e por isso não é muito frequente fazer-se aqui o teste. Vou falar com o vet sobre o despiste da próxima vez que lá for avaliar a sarna.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 03, 2011 11:31 pm

sei que os gatos são muito diferentes dos cães, mas tive um gato assim, muito frágil, que sofria de alergias alimentares, IBD (inflamatory bowel disease) e era muito susce(p)tível aos ácaros, fazia otites com alguma facilidade. A solução encontrada, para além da dieta específica hipoalergénica, foi usar bons acaricidas com regularidade e estimular o sistema imunitário. Fale com o seu veterinário, é bem capaz de ser aconselhável uma mudança na alimentação. A carne crua, desde que mantida congelada PELO MENOS uma semana, em princípio não representa perigo, mas basta "escaldá-la" com água a ferver durante alguns minutos para eliminar os parasitas que houver.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
mi_xen
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 11:38 pm

Chamarrita, eu por acaso perguntei ao vet se não seria melhor alterar a ração, e ele disse que pelo menos nesta altura não. Ia causar diarreia de certeza absoluta, e consecutivamente deprimir o sistema imunitário, portanto até estar tudo bem novamente continua com esta ração.
Quanto à alimentação natural, existem inúmeras bactérias termoestáveis, mesmo congeladas com antecedência, elas permanecem lá. E tudo o que eu li sobre RAW falava em alimentos crus.
Sinceramente tenho medo de partir para uma alimentação natural e depois não satisfazer todas as necessidades nutricionais do meu cão. É que ainda por cima é daqueles que tenho literalmente de lhe meter a comida na boca...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 04, 2011 12:07 am

Mi_xen, toda a vida até há uns anos, quando as rações surgiram e começaram a ser mais um negócio como qualquer outro, os cães comeram comida cozinhada ou crua. E a esmagadora maioria deles só comia porcaria, os detritos da comida dos donos.

Estaria isto bem? Claro que não. Entretanto, com a crescente publicidade às raças, que para muitos passaram a ser também um negócio, começaram a surgir os problemas de saúde daquelas mais em moda, a par com o desenvolvimento de toda uma parafernália canina, quantas vezes desnecessária, inútil.

Tudo isto para dizer que alimentar o cão com outra coisa diferente da ração não é nada do outro mundo. Não é preciso ser BARF nem RAW, basta frango cozido com um pouco de arroz, comida de doentes, por exemplo. E também para dizer que a ração nem sempre é a melhor escolha para um animal com problemas de imunidade.

Claro que nesta altura do campeonato, com tantas afecções sucessivas, o sistema imunitário do seu cão está pelas ruas da amargura. Já não devia ser famoso à partida, e o resultado é, como a Kitten disse, o recrudescer do Demodex, que por seu turno vai deprimir ainda mais as já fragilizadas defesas do seu cão.

Não sei se será de boa política mudar agora o regime alimentar do bicho, mas, se calhar, sem essa mudança ele não criará essas tão necessárias defesas. Se ele não come bem a ração, e ao que parece nunca comeu, nada lhe garante que vire o nariz à comida a que o/a CupCakes chamou de "natural". Isso não acontece com nenhum cão, por norma eles deliram com o belo bife de vaca ou a perna de frango.

Isto são só os meus cinco tostões, mais nada. Os cinco tostões de alguém que cada vez mais torce o nariz à comida liofilizada, extrudida e depois cortada em pedacinhos castanhos duros e secos...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sexta nov 04, 2011 12:34 am

LuluB Escreveu:Mi_xen, toda a vida até há uns anos, quando as rações surgiram e começaram a ser mais um negócio como qualquer outro, os cães comeram comida cozinhada ou crua. E a esmagadora maioria deles só comia porcaria, os detritos da comida dos donos.

Estaria isto bem? Claro que não. Entretanto, com a crescente publicidade às raças, que para muitos passaram a ser também um negócio, começaram a surgir os problemas de saúde daquelas mais em moda, a par com o desenvolvimento de toda uma parafernália canina, quantas vezes desnecessária, inútil.

Tudo isto para dizer que alimentar o cão com outra coisa diferente da ração não é nada do outro mundo. Não é preciso ser BARF nem RAW, basta frango cozido com um pouco de arroz, comida de doentes, por exemplo. E também para dizer que a ração nem sempre é a melhor escolha para um animal com problemas de imunidade.

Claro que nesta altura do campeonato, com tantas afecções sucessivas, o sistema imunitário do seu cão está pelas ruas da amargura. Já não devia ser famoso à partida, e o resultado é, como a Kitten disse, o recrudescer do Demodex, que por seu turno vai deprimir ainda mais as já fragilizadas defesas do seu cão.

Não sei se será de boa política mudar agora o regime alimentar do bicho, mas, se calhar, sem essa mudança ele não criará essas tão necessárias defesas. Se ele não come bem a ração, e ao que parece nunca comeu, nada lhe garante que vire o nariz à comida a que o/a CupCakes chamou de "natural". Isso não acontece com nenhum cão, por norma eles deliram com o belo bife de vaca ou a perna de frango.

Isto são só os meus cinco tostões, mais nada. Os cinco tostões de alguém que cada vez mais torce o nariz à comida liofilizada, extrudida e depois cortada em pedacinhos castanhos duros e secos...
realmente...
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
mi_xen
Membro Veterano

sexta nov 04, 2011 12:34 am

Seguiu MP para a LuluB :)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 04, 2011 1:06 am

Já li e já respondi, mi_xen. :D

Acho que nestas coisas de alimentação o importante é que o animal com defesas baixas coma o suficiente para as repor e recuperar, e para isso só é preciso usar de algum bom senso.

No caso dos cães doentes ou fracos, se eles não gostam de ração e não a comem bem, a comida dita natural (a ração também é natural, pois é feita com os mesmos elementos, o seu processamento é que o não é) pode melhorar muito o seu estado geral.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”